Martin Ricardo Schulz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6462610002087411
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Martin Ricardo Schulz, é consultor de empresas em posicionamento estratégico e gestão de processos de mudanças desde 1994. Graduado em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUCRS, possui mestrado profissional da École Universitaire de Management pelo IAE ? Université de Poitiers ? França, mestrado profissional em Gestão e Negócios pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, e MBA Internacional em Business Leadership pela Ohio University ? EUA e Fundação Getúlio Vargas ? FGV. Possui também MBA em Marketing de Varejo e E-Commerce pela FGV e é Pós-Graduado em Administração e Marketing pela PUCRS. Por 19 anos foi alto executivo de grandes corporações nacionais e implementou negócios em sete países, duas vezes como CEO. Sua carreira profissional foi substanciada por empresas de renome internacional e dirige atualmente a Schulz Business Advisory, onde atua como consultor, instrutor e mentor de empresas nas áreas de governança, educação corporativa, desenvolvimento organizacional e de lideranças e entrada em novos mercados. É credenciado como diretor regional pela ABCO - Associação Brasileira de Consultores, além de diretor e conselheiro empresarial da Câmara de Comércio e Serviços Brasil Alemanha. Desde 2004 é professor da FGV e professor visitante de universidades no Brasil e China. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Martin Ricardo Schulz
Nome em citações bibliográficas
SCHULZ, M. R.


Formação acadêmica/titulação


1998 interrompida
Mestrado interrompido em 2000 em Administração.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Orientador: Edi Madalena Fracasso.
Ano de interrupção: 2000
2016 - 2018
Mestrado profissional em Gestão e Negócios.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: FRAMEWORK DE ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA SUSTENTÁVEL PARA EMPRESAS VINÍCOLAS FAMILIARES DA SERRA GAÚCHA, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Guilherme Trez.
2016 - 2018
Mestrado profissional em École Universitaire de Management - Institut D'Administration des Enterpris.
Université de Poitiers, UNIV-POITIERS, França.
Título: FRAMEWORK DE ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA SUSTENTÁVEL PARA EMPRESAS VINÍCOLAS FAMILIARES DA SERRA GAÚCHA, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Guilherme Trez.
2013 - 2014
Especialização em MBA Executivo Internacional. (Carga Horária: 40h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Strategic Business Leadership.
Orientador: Pedro Carvalho de Mello.
2000 - 2001
Especialização em MBA em Varejo E-Commerce. (Carga Horária: 360h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Modelagem de Loja Virtual.
Orientador: Ulisses Alves dos Reis.
1994 - 1994
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 375h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Inteligência Comercial aplicada à venda de Armas e Blindagens.
Orientador: José Roberto Müssnich.
1982 - 1986
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Aplicação da Aerografia na Produção Gráfica.
Orientador: Martin Ricardo Schulz.
2013 - 2013
Curso técnico/profissionalizante em Estratégias de Apresentações Empresariais.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Curso técnico/profissionalizante em Certificação em Jogos de Negócios.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Curso técnico/profissionalizante em Treinamento em Técnicas de Apresentações Empresariais.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2004 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Formação de Consultores.
Instituto Amanhã, AMANHÃ, Brasil.
1998 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Imersão em Administração de Estratégias e Mudanças.
Würtemberg Consultoria, WTB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação de Pilotos. (Carga horária: 20h).
Escola Gaúcha de Pilotos, AGP, Brasil.
2015 - 2015
XXIII Avaliação Nacional de Vinhos.
Associação Brasileira de Enologia, ABE, Brasil.
2014 - 2014
XXII Avaliação Nacional de Vinhos.
Associação Brasileira de Enologia, ABE, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Degustação de Vinho. (Carga horária: 5h).
Vinícola Perini, VINÍCOLA PERINI, Brasil.
2010 - 2010
XVIII Avaliação Nacional de Vinhos.
Associação Brasileira de Enologia, ABE, Brasil.
2010 - 2010
Diálogos da Comunicação. (Carga horária: 3h).
Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul, CIC, Brasil.
2008 - 2008
Técnicas de Eliminação das Atividades que não Agregam Valor ao Produto. (Carga horária: 8h).
Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul, CIC, Brasil.
2005 - 2005
XIII Avaliação Nacional de Vinhos.
Associação Brasileira de Enologia, ABE, Brasil.
2002 - 2002
Planejamento Pessoas PowerSelf. (Carga horária: 12h).
Power Self, PS, Brasil.
1998 - 1998
Seminário 7º Imersão - Administração de Estratégias e Mudanças.
Württemberg Consultoria, WÜRTTEMBERG CONS, Brasil.
1997 - 1997
Análise e Decisão de Crédito. (Carga horária: 8h).
Grupo Planes Planejamento Estratégico, PLANES, Brasil.
1997 - 1997
VII Congresso Internacional de Marketing.
Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ADVB, Brasil.
1996 - 1996
Seminário Voltando Sua Empresa Para o Cliente.
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.
1996 - 1996
A Excelência no Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 15h).
Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ADVB, Brasil.
1996 - 1996
Etiqueta Profissional e Social. (Carga horária: 3h).
Arca Consórcios, ARCA, Brasil.
1996 - 1996
I Seminário Comunicação & Atendimento. (Carga horária: 6h).
SECOVI/RS, SECOVI/RS, Brasil.
1996 - 1996
1º Congresso Gaúcho de Crédito.
Serviço de Proteção ao Crédito de Porto Alegre, SPC, Brasil.
1994 - 1994
II Congresso Gaúcho de Vendas.
Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ADVB, Brasil.
1991 - 1991
Cerimonial e Protocolo. (Carga horária: 12h).
Treinamento Objetivo, TO, Brasil.
1991 - 1991
Intermediário - Revólver.
Small Arms Training Center, SATC, Brasil.
1990 - 1990
Iniciação ao Tiro.
Forjas Taurus S.A, TAURUS, Brasil.
1988 - 1988
Técnicas Avançadas de Negociação e Vendas. (Carga horária: 15h).
Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ADVB, Brasil.
1981 - 1981
XVII Olimpíada Estudantil Evangélica.
Colégio Evangélico Panambi, CEP, Brasil.
1978 - 1978
Curso de Fotografia. (Carga horária: 40h).
Biblioteca Pública Infanto-Juvenil Prof. Romano Reif, DAC/SEC, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Post-Graduation and MBA Professor at Fundação Getúlio Vargas (FGV), since 2004;


Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
MBA Guest Professor of Marketing Diagnostics and Analysis and Organizational Consultant Formation at Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).


Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
? Post-Graduation and MBA Professor at Universidade de Caxias do Sul (UCS);



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Consultoria.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHULZ, M. R.. Colapso nos Talentos. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 20 - 20, 18 fev. 2011.

2.
SCHULZ, M. R.. Comportamento Borbulhante. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 17 - 17, 04 fev. 2011.

3.
SCHULZ, M. R.. Tsunamis Empresariais II. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 17 - 17, 21 jan. 2011.

4.
SCHULZ, M. R.. Treinando o Treinador. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 18 - 18, 07 jan. 2011.

5.
SCHULZ, M. R.. Sistema de Legos. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 06 - 06, 17 dez. 2010.

6.
SCHULZ, M. R.. Confusão Operacional. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 12 - 12, 03 dez. 2010.

7.
SCHULZ, M. R.. Cardume de Gente. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 14 - 14, 19 nov. 2010.

8.
SCHULZ, M. R.. Chocolate Acebolado. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 08 - 08, 05 nov. 2010.

9.
SCHULZ, M. R.. Razão X Emoção. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 18 - 18, 22 out. 2010.

10.
SCHULZ, M. R.. Tsunamis Empresariais. O FLORENSE, Flors da Cunha - RS, p. 18 - 18, 08 out. 2010.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHULZ, M. R.. Razão X Emoção. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 18 - 18, 22 out. 2010.

2.
SCHULZ, M. R.. Chocolate Acebolado. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 08 - 08, 05 nov. 2010.

3.
SCHULZ, M. R.. Cardume de Gente. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 14 - 14, 19 nov. 2010.

4.
SCHULZ, M. R.. Confusão Operacional. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 12 - 12, 03 dez. 2010.

5.
SCHULZ, M. R.. Sistema de Legos. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 06 - 06, 17 dez. 2010.

6.
SCHULZ, M. R.. Treinando o Treinador. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 18 - 18, 07 jan. 2011.

7.
SCHULZ, M. R.. Tsunamis Empresariais II. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 17 - 17, 21 jan. 2011.

8.
SCHULZ, M. R.. Comportamento Borbulhante. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 17 - 17, 04 fev. 2011.

9.
SCHULZ, M. R.. Colapso nos Talentos. O FLORENSE, Flores da Cunha - RS, p. 20 - 20, 18 fev. 2011.

10.
SCHULZ, M. R.. Tsunamis Empresariais. O FLORENSE, Flors da Cunha - RS, p. 18 - 18, 08 out. 2010.



Outras informações relevantes


Martin Ricardo Schulz, é consultor de empresas em Marketing Estratégico e Gestão de Processos de Mudanças desde 1994. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUCRS), possui MBA Internacional em Business Management (FGV/OHIO University), MBA em Marketing de Varejo e E-Commerce (FGV), e Pós-Graduado em Administração (PUCRS). Por 19 anos foi alto executivo comercial e de marketing de grandes corporações nacionais e implementou negócios em sete países em todos os continentes. Sua carreira profissional foi substanciada por empresas de renome internacional e dirige atualmente a Mars Educação Corporativa - Assessoria em Capacitação Empresarial e a MDI Participações. É também diretor regional da ABCO - Associação Brasileira de Consultores e Diretor e Conselheiro Empresarial da AHK - Câmara Brasil Alemanha no Rio Grande do Sul. Além disso é professor da Fundação Getúlio Vargas no Rio Grande do Sul e professor convidado da UCS e UNOESC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 17:01:57