Ligia Fagundes

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  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Bacharel em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Larga experiência como gestora de multinacionais nas áreas de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de novos mercados, com foco na performance e melhoramento da estratégia corporativa, norteado, principalmente, pelos preceitos de marketing e comunicação, inovação e sustentabilidade. Especialista em Marketing profissional pela Universidad Complutense de Madrid e com diversos cursos de especialização em Inteligência de Mercado, B2B, Varejo, Neuromarketing, entre outros. Mestre, agraciada com aprovação honrosa, em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2018), com projeto voltado ao Omnichannel e ao impacto das tecnologias na comunicação mercadológica, consumo e modelos de negócios. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ligia Fagundes
Nome em citações bibliográficas
FAGUNDES, L.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Omnichannel; Comunicação Integrada; comunicação multicanal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Administração.
2000 - 2001
Mestrado profissional em Magister Marketing Profesional.
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Título: Marketing Game - Caso empresa "La Camponesa", Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Juan Gómez Castaneda.
Coorientador: Juan Gómez Castaneda.
1993 - 1996
Graduação em Administração.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Importação.
Orientador: Professor Miguel Rocha.




Formação Complementar


2018
Integrated Marketing Communications. (Carga horária: 40h).
Instituto de Empresa Business School, IE, Espanha.
2017
Estágio Docente. (Carga horária: 40h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2017 - 2017
Design Thinking. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2017 - 2017
Intercambio. (Carga horária: 100h).
Universidad San Jorge, USJ, Espanha.
2016 - 2016
Capacitação em Adwords. (Carga horária: 8h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2016 - 2016
Escrita Cientifica - Produção de artigos de alto impacto. (Carga horária: 8h).
USP São Carlos, VEDUCA, Brasil.
2016 - 2016
Cidadania e identidades nas representações discursivas dos sujeitos consumi. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2016 - 2016
Retorica nas organizações contemporâneas. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2016 - 2016
Narrativas Orais de Historias de vida.. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2015 - 2015
E-commerce. (Carga horária: 12h).
Sebrae, SEBRAE, Brasil.
2015 - 2015
Fluxo de Caixa. (Carga horária: 8h).
Sebrae, SEBRAE, Brasil.
2015 - 2015
Custos, despesas e preço de venda. (Carga horária: 8h).
Sebrae, SEBRAE, Brasil.
2014 - 2014
Marketing de Varejo - Do planejamento a execução. (Carga horária: 20h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
Database em Marketing. (Carga horária: 20h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2005 - 2005
Técnicas de Apresentação. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Pesquisa de Mercado. (Carga horária: 16h).
ASBPM, ASBPM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Outras informações
Comtec - grupo de pesquisa de comunicação digital, presidido pelo Prof. Sebastião Squirra.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Capes em Comunicação Social. Área de comunicação institucional e mercadológica. Pesquisa - Omnichannel e a a Comunicação Integrada de Marketing. Linhas de Inovação, tecnologia, comportamento do consumidor, gestão de novos modelos de negócio.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Outras informações
ECOM - Trata-se de um grupo de pesquisa formado em 2007 e que tem por objeto de estudo o debate entre os processos comunicacionais e suas interfaces com o mercado. O grupo reúne professores, pesquisadores acadêmicos e profissionais do mercado vinculados ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos relacionados ao objeto específico de estudo. O grupo promove anualmente a Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado. Presidido pelo Doutor Daniel dos Santos Galindo

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente no curso de Comunicação Integrada de Marketing, para graduandos do curso de Publicidade e Propaganda.


Cequent South America, CEQUENT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Marketing e Negócios América do Sul, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela criação da área de Marketing e Comunicação da empresa, implementando ferramentas de gestão e sedimentando o marketshare da empresa. Desenvolvi todo o branding das marcas, que até então estava sem foco e personalidade, assim como a construção de estratégia para o gerenciamento das mesmas, até então desconhecidas no mercado brasileiro. Implantei programas de fidelização com os clientes mais rentáveis e estratégicos da empresa, assim como apliquei outras ferramentas para crescimento e sustentabilidade das marcas e da empresa. Responsável pelo crescimento anual de mais de 30% entre 2013 e 2014 no canal aftermarket e sustentação de resultados nos anos seguintes. Desenvolvimento, planejamento de introdução e ciclo de vida de produtos nacionais e importados, por meio de pesquisa de demanda e de mercado. Responsável pela abertura de novos canais (E-commerce e Retail), sendo gestora destes projetos na concepção, execução e ROI. Gestora de grupo multidisciplinar das áreas: comunicação, vendas canal retail e e-commerce, planejamento, lançamento de novos produtos e exportação.


Novozymes Latin America, NOVOZYMES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Marketing e Negócios América do Sul, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente de Marketing e Business Development Reporte ao Diretor Global de Biomassa e Biocombustíveis. Fui responsável pela gestão de Marketing e Business Development para os países latino-americanos relacionados ao mercado de biocombustíveis, resultando no aumento exponencial da carteira de clientes e efetivação de negócios estratégicos, revertendo em milhões para empresa na região e globalmente. Atuei como catalisadora nas áreas de Vendas, Customer Service e Pesquisa e Desenvolvimento, sendo responsável por ações estratégicas, lançamento de produtos e desenvolvimento de novas parcerias, resultando em importantes alianças nos últimos dois anos. Identifiquei oportunidades ligadas ao desenvolvimento de negócios em mercados relacionados à Bioenergia (biodiesel, biomassa, químicos verdes, etanol e biogás), abrindo o mercado latino-americano para utilização de enzimas e criando sustentabilidade do negócio no longo prazo. Implantei a Inteligência de Marketing, com análise sistemática e estratégica de mercado, desdobrando ações para manutenção de liderança da marca e portfólio de produtos. Desenvolvi a carteira de clientes e stakeholders ligados à cadeia de valor na produção de biocombustíveis e bioquímicos, assim como órgãos governamentais e associações, ampliando exposição da empresa e posicionamento enquanto líder de mercado na região.


Bühler, BÜHLER, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing América do Sul, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente de Marketing América do Sul ? Reporte ao Presidente América do Sul. Respondi pela gestão de marketing na América do Sul, integrando diretivas da matriz europeia e sua implementação na região, trazendo crescimento real de mais de 40 % ao ano em vendas. Implantei e liderei projetos e estudos de mercado, mapeando oportunidades, com diferenciação e tendências nos vários nichos e manutenção do posicionamento de líder de soluções e equipamentos. Desenvolvi o espírito de marketing nas diferentes unidades de negócio, fortalecendo a motivação e sinergia entre Marketing e Vendas. Realizei estudos de mercado e projetos que possibilitaram a aquisição de empresa competidora no Brasil, aumentando share consideravelmente, assim como desenvolvi oportunidades em nichos e reposicionamentos, o que levou à abertura de novos segmentos de mercado e de mais uma fábrica Buhler no Brasil. Especialista nos mercados de moagem e grãos e tecnologias de inovação para fabricas.


Eaton S/A, EATON, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Especialista em Marketing América do Sul - Reporte ao Diretor de Vendas e Marketing América do Sul. Organizei estudos de mercado nos diversos segmentos de negócio ? automotivo, mineração, construção, petróleo, energia, agrícola e industrial, construindo uma base sólida de dados e inteligência de mercado, norteando planos de ação e planejamento estratégico. Fui responsável pela comunicação com o mercado e interno (endomarketing) por meio de releases, boletins, treinamentos, intranet, jornal, internet, apoio à rede de distribuição, normatizando a comunicação e os padrões da marca. Fiz a interface entre o Marketing Corporativo e seu desdobramento na América do Sul, atuando como membro divisional do Conselho de Marketing Global da divisão Eaton. Contribuí para o aumento do mindshare por meio das contas de campanhas dirigidas, com consequente incremento em 25% do faturamento no canal de distribuição, estabelecimento de ferramentas de marketing e E-commerce.


Frost & Sullivan Consultoria, FROST, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Mercado Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Analista de Mercado Industrial Sênior ? Reporte à Diretora de Pesquisa de Mercado Latam. Realizei análises e projetos de Inteligência de Mercado para segmentos do setor industrial, tais como cana-de-açúcar, gerenciamento de resíduos, tratamento de água e efluentes, plásticos de engenharia etc. Desenvolvi projetos para o mercado industrial (estudos de inteligência de mercado e estratégia para motores elétricos, bombas e componentes hidráulicos, embalagens industriais, plásticos de engenharia etc.) em segmentos como químicos, cana-de-açúcar, elétrico, petróleo e gás, entre outros, e também no setor de Biotecnologia aplicada (tratamento de águas efluentes, tecnologia de tratamento de resíduos).


Kraft Foods do Brasil, KRAFT, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Executiva, Carga horária: 40
Outras informações
Assistência a compras e contratos com empresas de fornecimento de commodities alimentícias (grãos, óleos, açúcar, cacau, etc)


Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira, PIRELLI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 36
Outras informações
Estágio em Administração com Comércio Exterior. Área: Compras Internacionais.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
CONTEC
Descrição: As inovações tecnológicas digitais da comunicação que configuram o campo novo da Ciberlogia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
AS PERSPECTIVAS DO OMNICHANNEL FRENTE A COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
Descrição: Projeto de Pesquisa ? Mestrado em Processos Comunicacionais As perspectivas do Omnichannel frente a Comunicação integrada de marketing Aluna Postulante: Ligia Fagundes Linha de Pesquisa: Comunicação Institucional e Mercadológica Orientador:Daniel Galindo FAGUNDES, Ligia. As Perspectivas do Omnichannel frente à Comunicação Integrada de Marketing. 2018 (237 p.). Dissertação (Dissertação em Comunicação Social) ? Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. O tema deste estudo foi incitado pelos questionamentos sobre os aspectos socioculturais e suas associações com a forma de consumo moderno e suas decorrências em vários âmbitos da sociedade, além do dimensionamento que esses aspectos tomam sob a influência da tecnologia e dos impactos exponenciais proporcionados por ela. Surge assim, a análise sobre o objeto desta pesquisa, o Omnichannel, que emerge como potencial protagonista nas formas de comunicação e gestão, intrinsecamente associadas à tecnologia digital e suas interfaces, impactando, sobretudo, no varejo e na comunicação no século XXI. O termo Omnichannel (omni + canal) se relaciona com as atividades envolvidas na venda de produtos e serviços e distribuição entre os múltiplos canais de venda. A pesquisa discutirá a abordagem sobre o Omnichannel nas transações comerciais e seu impacto na comunicação multicanal, como alternativa às buscas incessantes por parte do consumidor em fazer parte do processo de incorporação de novos produtos e soluções, de amenizar as distâncias e de promover experiências nos canais físicos e on-line. Os resultados esperados por meio deste estudo recaem sobre a eficácia da comunicação integrada na gestão Omnichannel e sobre os desafios no processo de integração dos canais. Será utilizado o método exploratório-descritivo para a coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa de campo, com executivos de mercado que atuam junto ao objeto de estudo. Palavras-chave: Comunicação Integrada de Marketing. Omnichannel. Comunicação multicanal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ligia Fagundes - Integrante / kleber markus - Integrante / Daniel Galindo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2015 - 2015
Novos Canais - Introdução ao Retail e E-Commerce
Descrição: Responsável pelos projetos de novos canais em empresa tipicamente B2B. Em minha gestão realizei uma modelagem de negócios para introdução do canal retail (trade) sem ferir ao canal distribuição, que tradicionalmente era o unico explorado pela empresa. Fui Project Maganer da introdução da plataforma E-Commerce, gerenciando e viabilizando o projeto no Brasil. Fiz estágio na matriz norte-americana, para entendimento de como era o Retail naquele país, para depois personalizar a extensão dentro dos padrões brasileiros de consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2012
Usinas Flex
Descrição: Utilização da mesma usina de produção de açúcar e etanol à partir de diferentes tipos de culturas, que poderiam produzir durante praticamente o ano todo, fazendo com que as instalações fossem rentáveis e otimizadas por mais tempo, não dependendo da sazonalidade da safra. Exemplo: utilização de culturas conjuntas como cana de açúcar e milho..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2012
Desenvolvimento do etanol celulósico na Industria de energia brasileira
Descrição: Estabeleci parcerias com os principais "players" do mercado sul-americano, com as mais renomadas universidades e centros tecnológicos para a aplicação de enzimas para quebra de biomassa e conversão em açúcares fermentáveis. A exemplo do projeto, está a produção hoje em escala industrial da empresa Raízen/Shell (inaugurada em 2015) a partir da biomassa da cana-de-açúcar. Além dessa biomassa em questão, também fiz parcerias como Braskem, Cia Suzano, Petrobras - Cenpes, Governo de Pernambuco, univerisdades do Brasil e de outros países (Universidad de Chile, de Mexico, Unicamp, USP, UFRJ, UFP, etc ), Lund Institute, Scania, etc para o desenvolvimento de energias renováveis a partir de outros resíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2010
Solução em equipamentos para o mercado brasileiro de rações animais.
Descrição: Adequação de solução européia ao mercado sul-americano. Estudo de mercado e de viabilidade conduzido por mim, junto as necessidades do mercado brasileiro com clientes como BRFoods, Frangos Canção, etc, traduzidos em uma solução viável economicamente e tecnologicamente a região. Interface com engenharia, custos, importação, etc ..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação com Honra mestrado Comunicação Social, UMESP.
2001
Honra como estudante, Universidad Complutense de Madrid.
1999
Best composition about Canada, LSI / Cel Lep.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAGUNDES, L.. revisitando a comunicação integrada de marketing em ambientes multicanais. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2018, São Paulo. Revistando a Comunicação Integrada de Marketing em ambientes Multicanais, 2018.

2.
FAGUNDES, L.. As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing. In: Congresso Nacional Intercom, 2017, Curitiba. As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing, 2017.

3.
FAGUNDES, L.; BOARINI, Margareth . Despindo a lógica - a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding. In: Congresso Intercom, 2017, Curitiba. Despindo a lógica - a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding, 2017.

4.
FAGUNDES, L.. A comunicação de marketing no Omnichannel em uma sociedade plural e participativa. In: eCom 2017, 2017, Sao Paulo. A comunicação de marketing no Omnichannel em uma sociedade plural e participativa. Sao Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2017. p. 395-410.

5.
FAGUNDES, L.; BOARINI, Margareth . Despindo a lógica - a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding. In: Intercom 2017, 2017, Curitiba. Despindo a lógica - a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding, 2017.

6.
FAGUNDES, L.. As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing. In: Intercom 2017 - 40 anos, 2017, Curitiba. As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing, 2017.

7.
FAGUNDES, L.. Seculo 21 - A era do consumidor onipresente - caso Amazon. In: VI Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado, 2016, São Bernardo do Campo. Século XXI - A era do consumidor onipresente.

8.
FAGUNDES, L.. Século XXI A era do consumidor onipresente - Caso Amazon. In: eCom 2016, 2016, Sao Bernardo do Campo. Século XXI A era do consumidor onipresente - Caso Amazon.

Artigos aceitos para publicação
1.
FAGUNDES, L.. As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing. Intercom, 2017.

2.
FAGUNDES, L.; BOARINI, Margareth . Despindo a lógica - a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding. Intercom, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FAGUNDES, L.. As perspectivas do Omnichannel no varejo e na indústria brasileira e seus pilares tecnológicos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FAGUNDES, L.. A comunicação de marketing no Omnichannel em uma sociedade plural e participativa1. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FAGUNDES, L.. Século XXI - A Era do cliente Onipresente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FAGUNDES, L.. Etanol Celulosico - bom para quem?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FAGUNDES, L.. As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing1. 2017 (artigo).

2.
FAGUNDES, L.; BOARINI, Margareth . Despindo a lógica - tudo o que a tecnologia revela sobre decisões de consumo 2017 (Artigo cientifico).

3.
FAGUNDES, L.. A Sociedade hibrida e as novas tendências sócio mercadológicas sob impacto da tecnologia. 2016 (Artigo cientifico).

4.
FAGUNDES, L.. A Flexibilidade como premissa na Comunicação Mercadológica intercultural 2016 (Artigo cientifico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FAGUNDES, L.. Planejamento comunicação de marketing. 2018.

2.
FAGUNDES, L.. Gerente de Projeto para plataformas digitais e e-commerce. 2016.

3.
FAGUNDES, L.. Desenvolvimento de mercado e canais (varejo e e-commerce). 2013.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Daniel Galindo ; FAGUNDES, L. . Crowdsourcing. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Daniel Galindo ; FAGUNDES, L. . Crowdsourcing e Capital Social - A gênese do publicitário anônimo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FAGUNDES, L.. Nova Tecnologia aproxima Novozymes da produção de etanol celulósico. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
FAGUNDES, L.. Brasil ganha espaço em etanol celulósico e atrai olhares da Novozymes. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
FAGUNDES, L.. Soluções e Equipamentos para industria de rações. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
FAGUNDES, L.. Processo de Aquisição de empresa - Sanmak. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
FAGUNDES, L.. Suiça Buhler compra Sanmak. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
FAGUNDES, L.. Tendencia de crescimento segmento PET. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FAGUNDES, L.. L-Consutling Consultoria de Resultados. 2016; Tema: Consultoria. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FAGUNDES, L.. Mini Curso Jornalismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FAGUNDES, L.. Oficina de Leitura para graduação em Comunicação Social - Jornalismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FAGUNDES, L.; BOARINI, D. M. . Omnichannel e as perspectivas na Industria brasileira. 2017. .

4.
FAGUNDES, L.. Manual Corporativo de Comunicação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manuais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FAGUNDES, L.; Santos, Lana; Fardo, José; Eloi, Fabio; Ferreira, Fernando. Participação em banca de Alunos do primeiro ciclo do curso de Publicidade e Propagand.Projetos Integrados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Metodista 2017.Crowdsourcing e a gênese dos publicitários anônimos. 2017. (Seminário).

2.
EBICC. Cognitive Science for Cognitive Science. 2017. (Congresso).

3.
ECOM 2017. Omnichannel e a multiterritoriedade. 2017. (Congresso).

4.
Intercom 2017. Despindo a lógica - a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding. 2017. (Congresso).

5.
Intercom 2017. As perspectivas do Omnichannel frente a comunicação integrada de marketing. 2017. (Congresso).

6.
Marketing Motors.Inteligência de Mercado e sua importância no século 21. 2017. (Encontro).

7.
Semana Internacional da Universidad San Jorge Zaragoza.Omnichannel. 2017. (Seminário).

8.
Ideologia de gênero em debate: mídia, religão e politica. 2016. (Seminário).

9.
Sexta aula magna de referência Interprogramas. Sexta aula magna de referência Interprogramas. 2016. (Congresso).

10.
VI Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado. Seculo XXI - A era do consumidor onipresente. 2016. (Congresso).

11.
Fórum E-commerce Brasil. 2015. (Congresso).

12.
Sugar & Ethanol Brazil. 2012. (Congresso).

13.
Ethanol Summit. Ethanol 2G. 2011. (Congresso).

14.
Sugar & Ethanol Brazil. 2011. (Congresso).

15.
Forum de Inteligência de Mercado. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FAGUNDES, L.. Lançamento enzima Cellic Ctec 3 - Produção de Etanol Celulósico na América Latina. 2012. (Outro).

2.
FAGUNDES, L.. Papel dos açúcares da celulose na produção de Bioquimicos. 2012. (Congresso).

3.
FAGUNDES, L.. Agrishow - Estande Eaton. 2005. .



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FAGUNDES, L.. Século XXI - A Era do cliente Onipresente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FAGUNDES, L.. As perspectivas do Omnichannel no varejo e na indústria brasileira e seus pilares tecnológicos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FAGUNDES, L.; BOARINI, D. M. . Omnichannel e as perspectivas na Industria brasileira. 2017. .

2.
FAGUNDES, L.. Mini Curso Jornalismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Daniel Galindo ; FAGUNDES, L. . Crowdsourcing e Capital Social - A gênese do publicitário anônimo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Experiência nas áreas de Marketing & Comunicação Estratégica e Desenvolvimento de Novos Negócios nos segmentos Industrial (alimentício, bens de consumo e duráveis), de Serviços (hospitalar e consultoria) e Biotecnologia (energia renovável).
Estruturação de Marketing e Vendas em multinacionais e responsabilidade por start up de empresas. 
Liderança e participação em projetos para ampliação de mercado, conquista de novos clientes, fusões e aquisições de empresas, inovação e lançamento de produtos e soluções.
Parcerias em mercados com alto nível de inovação, em que a conjugação de habilidades de comunicação, negociação, venda de ideias e novos conceitos / investimentos transformaram projetos em cases. 
Desenvolvimento de novos negócios e condução de estratégias de marketing para diferentes unidades, baseados nas necessidades dos clientes, com retorno de rentabilidade em curto prazo e relações ganha-ganha. 
Profundo conhecimento dos setores de atuação (cana-de-açúcar, alimentício, alimentação animal, energia etc.) em toda a cadeia de valores e dos principais expoentes, tanto na indústria e nos fornecedores de tecnologia quanto no governo, universidades e entidades de classe. 
Fluente em inglês e espanhol, com atuação profissional em países da Europa, América do Norte e do Sul. 
Capacidade para desenvolver parcerias e soluções, facilidade de comunicação e relacionamento interpessoal, agilidade para tomada de decisão e identificação de necessidades e oportunidades.
Perfil voltado à entrega de resultados e a novas soluções, mercados e parceiros. Excelente capacidade de obtenção de conhecimentos técnicos e respectiva tradução para linguagem de diferentes tipos de público.
(*) Curso de Educação para o Ensino Superior e Estágio Docente Umesp 2016/17 (áreas de Educação, Comunicação e Marketing)



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