Rômulo Andrade de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2920269252604421
  • Última atualização do currículo em 16/10/2016


Estudante de Licenciatura - Português / Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou de projeto de Iniciação Científica vinculado ao NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português) e ao IFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rômulo Andrade de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, R. A.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Letras - Português e Francês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Morfologia e uso: por novas perspectivas para o ensino de português
Descrição: Em uma tentativa de observar os equívocos e confusões no ensino de morfologia (em especial, a formação de palavras), há como objetivo, neste projeto, destrinchar e exemplificar tais falhas a partir de dados obtidos em materiais como compêndios gramaticais e livros didáticos, evidenciando a influência da abordagem da Gramática Tradicional sobre materiais voltados para a educação. Os apontamentos são feitos, então, a partir de pesquisa e análise de capítulos destinados ao assunto referido, tendo em vista, ainda, ligações com estudos da Linguística no que se trata de processos de formação de palavras no Português Brasileiro. A abordagem vai dos processos tidos como canônicos, como a Composição e a Derivação, até os processos não-concatenativos ou ?marginais?, como a Reduplicação, o Cruzamento Vocabular e o Truncamento, por exemplo. Nesse sentido, a análise visa perceber qual o foco dado ao ensino de morfologia nas escolas e como esse ensino é direcionado para que uma percepção sobre o cenário atual seja construída. Assim, através dos desdobramentos desse mapeamento, são propostos novas direções e abordagens do conteúdo em uma visão voltada para a língua em uso e para um contexto de uso que faça parte do cotidiano do aluno, ativando a criatividade de falante em prol do entendimento dos processos e promovendo uma aproximação entre o aluno e o assunto estudado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rômulo Andrade de Oliveira - Integrante / Vítor de Moura Vivas - Coordenador / Carlos Alexandre Victorio Gonçalves - Integrante / Felipe da SIlva Vital - Integrante / Wallace Bezerra de Carvalho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, R. A.2016OLIVEIRA, R. A.; VITAL, F. S. ; CARVALHO, W. B. ; GONCALVES, C. A. V. ; VINCO, T. . Revendo a Composição: Por uma abordagem centrada no uso. Revista Philologus, v. 1, p. 924-931, 2016.

2.
VITAL, F. S.2015VITAL, F. S. ; CARVALHO, W. B. ; VIVAS, V. M. ; GONCALVES, C. A. V. ; OLIVEIRA, R. A. . Problemas no ensino de composição, derivação e processos não concatenativos: a necessidade de um ensino de morfologia criterioso e pautado no uso. Revista Philologus, v. 1, p. 1788-1797, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, R. A.; VIVAS, V. M. . Revendo a Composição: por uma abordagem centrada no uso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIVAS, V. M. ; CARVALHO, W. B. ; VITAL, F. S. ; OLIVEIRA, R. A. . Morfologia e Ensino: abordagem de problemas e expectativa de soluções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIVAS, V. M. ; CARVALHO, W. B. ; VITAL, F. S. ; OLIVEIRA, R. A. . Morfologia e uso: por novas perspectivas para o ensino de português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:12:58