Dorisnei Jornada da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8371243824624637
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Psicóloga graduada pela PUCRS; Psicanalista; Membro praticante da Associação Psicanalíitica de Porto Alegre (APPOA);Analista de crianças e adultos na Nova Clínica na APPOA (2017); Analista em consultório particular (2008-20017) Analista do Serviço de Atendimento Clínico da APPOA (2008-2016); Psicanalista de Crianças da Clínica Interdisciplinar Maud Mannoni (2004), Psicanalista da Clínica Palavra Viva ( 2005 a 2013), Professora da Escola Factum de Psicologia e ministrante da disciplina Técnicas de Comunicação (2003 a 2006); Criou o Serviço de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial nas escolas especiais Tristão Sucupira Vianna (1990) e E.M. Especial Lygia Morrone Averbuck (1998); criou e coordenou o Serviço de Educação Precoce no HMIPV na UTI Neonatal (1994); iniciou o Assessoramento EP/PI à Educação Infantil (1991) da SMED/POA-RS; Terapeuta em estimulação precoce; Pedagoga Especial para Deficientes Mentais; Trabalhou em Educação Precoce na Escola Municipal Lygia Morrone Averbuck, com bebês de 0-3 anos com problemas de desenvolvimento; Assessora de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial nas escolas infantis da Prefeitura de Porto Alegre ( 1991-2015); aluna PEC do Mestrado de Pós-Graduação em Psicanálise iniciado em 2015; Professora convidada do Pós em Educação Inclusiva da Unilasalle de Canoas, RS, para ministrar aulas e supervisão de artigos (2013 a 2015). Em 2016 ingressou no mestrado no PPG/UFRGS em Psicanálise Clínica e Cultura, com a proposta de pesquisar as posições discursivas dos educadores de berçário que trabalham com bebês com sinais de Autismo Precoce.Em 2018 concluiu o Mestrado no PPG/UFRGS, sob supervisão da Dra. Andrea Gabriela Ferrari, sendo Mestre com Louvor, da Pesquisa : O educador e a Assessoria EP/PI de Porto Alegre,em cena na prevenção do Autismo. Ela participa como pesquisadora da pesquisa AP3/ Avaliação Psicanalítica aos 3 anos de crianças acompanhadas pela Metodologia IRDI (2016-2018) e inicou em 2018, sua participação no projeto da metodologia IRDI à escolas infantis conveniadas, pela orientação do grupo de pesquisa, orientado pelas professoras Milena Silva e Andrea Ferrari. Atualmente criou e coordena o Pós de Estimulação Precoce e Assessoria na faculdade de Educação Física Sogipa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dorisnei Jornada da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, D. J.

Endereço


Endereço Profissional
Consultório isolado, Conselho Regional de Psicologia.
Rua General João Telles - lado par
Bom Fim
90035120 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 32210103


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em mestrado em PPG/Cínica e cultura.
Instituto de Psicologia da UFRGS, IP, Brasil.
Título: o educador e a Assessoria EP/PI de Porto Alegre em cena na prevenção do Autismo Autismo Precoce,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Andrea Gabriela Ferrari.
Palavras-chave: Autismo; Assessoria EP/PI;Educação infantil e espe; semblante; Psicanálise; AEE; Educação infantil e especial; bebês.
Setores de atividade: Educação.
2000 interrompida
Especialização interrompida em 2002 em Percurso Escola com formação em Freud Lacan. (Carga Horária: 552h).
Associação Psicanalítica de Porto Alegre, APPOA, Brasil.
Ano de interrupção: 2002
1991 - 1991
Especialização em Método Neuroevolutivo do Dr. Samarão BRandão. (Carga Horária: 352h).
Instituto Brasileiro de Reeducação Motora Clínica de Paralisia Cerebral, IBRM, Brasil.
Título: Não exigido..
Orientador: Samarão Brandão.
1990 - 1991
Especialização em Educação Psicomotora. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
Título: não realizou.
Orientador: não há.
1993 - 1998
Graduação em Psicologia 1031.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1983 - 1988
Graduação em Pedagogia Educação Especial- Deficientes Mentais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


2015
Extensão universitária em PPG em Psicanálise: Clínica Psic. com Crianças. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011
Cuidado a 1ª Infância - Psic. e Intervenção. (Carga horária: 1h).
Instituto APPOA Clínica, Intervenção e Pesquisa, Instituto APPOA, Brasil.
2000
Cuidado à primeira infância, Psicanálise e intervenção. (Carga horária: 100h).
Instituto APPOA, APPOA, Brasil.
2017 - 2017
RELENDO FREUD E CONVERSANDO SOBRE A APPOA: UM DISTÚRBIO DE MEMÓRIA NA ACRÓP. (Carga horária: 12h).
ASSOCIAÇãO PSICANALÍTICA, APPOA, Brasil.
2017 - 2017
AUTISMO E INTERFACES EM REDE. (Carga horária: 16h).
MOVIMENTO PSICANáLISE, AUTISMO E SAÚDE Pública, MPASP, Brasil.
2016 - 2016
ENCONTRO COM JOSEPH KNOBEL FREUD. (Carga horária: 11h).
Univresidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Palestra O nascimento do pensar na criança - o autismo e sua prevenção.
Escola de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, EEP, Brasil.
2015 - 2015
CONGRESSO INTERNACIONAL DA APPOA 2015. (Carga horária: 24h).
ASSOCIAÇãO PSICANALÍTICA, APPOA, Brasil.
2015 - 2015
Disciplina A Clínicia Psicanalítica com Crianças. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
I Jornada do Curso de Especialização em Intervenção Psicanalítica....
Instituto de Psicologia da UFRGS, IP, Brasil.
2015 - 2015
Procesos Fund. Constituição do Sujeito. (Carga horária: 8h).
Associação Psicanalítica de Porto Alegre, APPOA, Brasil.
2015 - 2015
I Jornada do Curso de Especialização em Intervenção Psicanalítica....
Instituto de Psicologia da UFRGS, IP, Brasil.
2015 - 2015
I Jornada Curso Especialização Interv. Psic.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2005 - 2014
Grupo de Formação. (Carga horária: 120h).
Associação Psicanalítica de Porto Alegre, APPOA, Brasil.
2013 - 2013
Ênfase em Deficiência Múltipla. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMED, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Semináro Avançado: Estudo Crítico Semináros Lacan. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2002 - 2003
O Diagnóstico e a Estrut. Criança Pequena. (Carga horária: 60h).
Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, CLCPA, Brasil.
2000 - 2001
Ciclo de Seminários em Estimulação Precoce. (Carga horária: 60h).
Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, CLBA, Brasil.
1995 - 1995
Pasantia Abordgaje Interdisciplinario de los probl. (Carga horária: 36h).
Centro Dra. Lydia Coriat Buenos Aires, CLBA, Argentina.
1994 - 1994
Pasantia Abordgaje Interdisciplinario de los probl. (Carga horária: 36h).
Centro Dra. Lydia Coriat Buenos Aires, CLBA, Argentina.
1993 - 1994
Um Olhar Clínico nas Intervenções Precoces. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMED, Brasil.
1988 - 1988
Jornada de Estudos Dr. Jean Bergès. (Carga horária: 4h).
Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, CLCPA, Brasil.
1988 - 1988
Jornada de Estudos Dr. Jean Bergès. (Carga horária: 20h).
Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, CLCPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR DA METODOLOGIA IRDI EM CRECHES CO, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR do pós-graduação de estimulação p, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora da AP3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A AP3 é uma continuação da Metodologia IRDI nas escolas e creches conveniadas municipais de POA/Rs


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de crianças e adultos na Nova Clinic, Carga horária: 20
Outras informações
A novas clinica da APPOA, está dedicada a atendimentos de crianças, adolescentes e adultos. Extingue-se em 2016 o serviço de atendimento clinico e funda-se a nova clinica, composta por praticantes do percurso-escola da APPOA e menbros praticantes da APPOA

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de educação especial aposentada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria de Inclusão à Educação Infantil, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial M5, Carga horária: 40
Outras informações
Terapeuta em estimulação precoce a bebês e crianças de 0 a 3 anos com transtorno de desenvolvimento na Escola Municipal Especial Lygia Morrone Averbuck. Assessoria as escolas infantis da SMED para inclusão das crianças com transtornos de desenvolvimento.

Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Terapeuta Estim. Precoce - Ed. Especial, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intervenção Hospitalar da Estimulação Precoce, Carga horária: 8
Outras informações
Criou o Serviço de Estimulação Precoce na UTI Neonatal do Hospital Materno-Infantil do Presidente Vargas.


Consultório particular, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Consultório particular, Enquadramento Funcional: Consultório, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento a bebês, crianças, adolescentes com transtorno de desenvolvimento, análise de adultos e assessoria à educação infantil e fundamental.


Associação Psicanalítica de Porto Alegre, APPOA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: analista na Nova Clínica na APPO, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 0
Outras informações
Analista de crianças do Serviço de Atendimento Clínico da APPOA.


Escola Técnica Factum, ETF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professsora de Psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Criadora da disciplina das Técnicas de Comunicação no Curso Técnico em Enfermagem.


Clínica Interdisciplinar Maud Mannoni, CIMM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Psicóloga/Psicanalista de Cr, Enquadramento Funcional: autônoma, Carga horária: 12
Outras informações
Atendimento a bebês com problemas de desenvolvimento e análise de crianças e adolescentes.


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: autônoma, Carga horária: 4
Outras informações
30 horas no total da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil-Inclusão.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: autônoma


Faculdade SOGIPA, SOGIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: coordenador do pós-graduação de estimulação p, Carga horária: 20
Outras informações
Também dou algumas aulas no pós-graduação de EP E ASSESSORIA


Instituto de Psicologia da UFRGS, IP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: estágio de docencia, Enquadramento Funcional: docente da discipllina de met.clinico., Carga horária: 4
Outras informações
As aulas eram de estágio de docencia referente ao Mestrado de Psicologia/ PPG/ psicanálise: clinica e cultura,a disciplina era responsabilidade da dra. Andrea ferrari



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
acompanhamento com a metodologia irdi nas escolas infantis como dispositivo de promoção de saúde mental nos bebês-2018
Descrição: projeto irdi de detecção e prevenção de transtornos psíquicos nos bebês. Formação e intervenção quando bebês tem sinais de risco psíquico para educadoras.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Dorisnei Jornada da Rosa - Integrante / Andrea Gabriela Ferrari - Coordenador / milena silva - Integrante.
2016 - Atual
Avaliação Psicanalítica aos 3 anos de crianças acompanhadas pela metodologia IRDI
Descrição: o presente projeto é uma proposta de continuidade de uma pesquisa desenvolvida nos anos de 2014 e 2016 pelo mesmo grupo de pesquisa. durante este período, a pesquisa-intervenção: " O impacto da Metodologia IRDI na prevenção de risco psíquico em crianças que frequentam creche em seu primeiro ano de vida- IRDI na creche?"( Ferrari, Silva & Cardoso, 2013) avaliou com Instrumento IRDI 76 bebês que estavam nos berçários das creches municipais conveniadas de Porto Alegre, tendo idade entre 03 e 18 meses. Os bebês foram avaliados em relação com suas educadoras. Após esta avaliação inicial, os bebês e suas educadoras foram acompanhadas semanalmente, no contexto da escola, do mês de abril até o mês de dezembro de 2014.Ao final deste período, eles foram avaliados novamente pelo instrumento IRDI. Diante disso, o atual projeto de pesquisa tem o objetivo de acessar novamente as crianças acompanhadas pela Metodologia IRDI na cidade de Porto Alegre, através da Avaliação Psicanalítica aos três anos (AP3). A AP3 é um roteiro para uma avaliação psicanalítica da criança , formulado a partir das quatro operações constituintes da subjetividade utilizadas para construir o IRDI: Suposição de um sujeito, Estabelecimento da Demanda, Alternância presença e Ausência e Função paterna. AP3 busca observar manifestaçóes em quatro novas categorias, que se referem a formação do inconsciente: A fala e a posição na linguagem: o brincar e a fantasia; o corpo e sua imagem; e manifestação diante das normas e posição frente à lei. Essas categorias teriam por objetivo contemplar o esperado no funcionamento psíquico de uma criança em torno de três anos de idade, considerando a presença ou não de sintomas clínicos. no presente projeto de pesquisa, a partir desta avaliação, pretendemos verificar em que momento constitutivo as crianças se encontram, agora aos 3 anos,, bem como se elas estão se deparando com problemas ou entraves no seu desenvolvimento/constituição psíquica. Pretendemos também avaliar se o acompanhamento dos bebês com a Metodologia IRDI no seu primeiro ano e meio de vida produziu efeitos sobre o seu desenvolvimento ou constituição psíquica até este momento: intervir a tempo em crianças que possam ter sintomas clínicos; e estudar as manifestações da infãncia em crianças dos 3 aos 4 anos que frequentam a creche, a saber: o brincar, a imagem inconsciente do corpo, as formações da lei e a posição do sujeito na linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (6) .

Integrantes: Dorisnei Jornada da Rosa - Coordenador / Milena da Rosa Silva/ Dorisnei Jornada da Rosa/ Jamille mate - Integrante / Andrea Gabriela Ferrari/coordenação - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, D. J.2018ROSA, D. J.; FERRARI, A. G. . Bebês com sinais de autismo na escola infantil: etrelançando histórias na transmissão de marcas subjetivantes. CORREIO DA APPOA, v. 282, p. 2018-15, 2018.

2.
ROSA, D. J.2011ROSA, D. J.. A educação estruturante na educação infantil. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE, v. 1, p. 99-108, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
DORISNEI JORNADA DA ROSA ; ROSA, D. J. . O EDUCADOR E A ASSESSORIA EP/PI DE PORTO ALEGRE EM CENA NA PREVENÇÃO DO AUTISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, D. J. ; DORISNEI JORNADA DA ROSA ; ROSA, D. J. . O EDUCADOR E A ASSESSORIA EP/PI DE PORTO ALEGRE EM CENA NA PREVENÇÃO DO AUTISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSA, D. J. ; ROSA, D. J. . AS POSIÇÕES DISCURSIVAS DE SEMBLANTE DO EDUCADOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROSA, D. J.. O ENTRE E A METODOLOGIA NA PESQUISA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROSA, D. J.. A interdisciplinaridade e a pesquisa o educador e a assessoria Ep/pi na prevenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ROSA, D. J.. O educador e a assessoria ep/pi em cena na prevenção do Autismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ROSA, D. J.. O IRDI NA ESCOLA INFANTIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROSA, D. J.; FERRARI/COORDENACAO, A. G. . O semblante do educador e da Assessoria da Educação ESTRUTURANTE Municipal em cena na prevenção do Autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROSA, D. J.. Clínica do Autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ROSA, D. J.; DUTRA, F. ; GRANDE, A. ; gabriela araújo . Estimulação e Assessoria:O que nos preocupa nos primeiros anos de vida de uma criança?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DORISNEI JORNADA DA ROSA ; ROSA, D. J. . 501 anos sem Thomas Morus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ROSA, D. J.. Autismo precoce e os educadores : contribuições psicanalíticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ROSA, D. J.. Crianças de Inclusão na Educ. Infantil e a EP/PI em interdisicplinariedade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante e a Psicanálise na Educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ROSA, D. J.. Políticas e Práticas Inclusivas e Agressividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante na educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROSA, D. J.. Agressiv idade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ROSA, D. J.. As quatro operações do mestre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ROSA, D. J.. Inclusão e as quatro operações do sujeito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ROSA, D. J.. Agressividade X Acolhimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ROSA, D. J.. A análise de crianças no serviço de At. /APPOA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ROSA, D. J.. O caso Pedro e as quatro operações fundantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante: é possível?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ROSA, D. J.. Autoridade X Auteridade X Lei. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante: o trabalho preventivo na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante: a importância da borda no manejo com os alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
ROSA, D. J.. Limites - Filme Calvin e Haroldo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
ROSA, D. J.. O Brincar Estruturante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
ROSA, D. J.. O lugar de mestre na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
ROSA, D. J.. Adaptação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
ROSA, D. J.. Adaptação na Escola Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
ROSA, D. J.. Processos Inclusivos na Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
ROSA, D. J.. Refletindo sobre a intervenção com crianças de inclusão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
ROSA, D. J.. Refletindo sobre a intervenção com crianças de inclusão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
ROSA, D. J.. Adaptação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
ROSA, D. J.. Crianças de Inclusão e Brincadeiras Estruturantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
ROSA, D. J.. Prevenção e Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
ROSA, D. J.. O lugar do mestre na educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
ROSA, D. J.. Limite e Pais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
ROSA, D. J.. Alteridade onde está?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
ROSA, D. J.. O Brincar e os Educadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
ROSA, D. J.. Encontro sobre Experiências de Inclusão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
ROSA, D. J.. Formação com Educadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante e Inclusão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
ROSA, D. J.. Bases de um trabalho em estimulação precoce. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
ROSA, D. J.. Limites. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
ROSA, D. J.. É Possível uma Educação Estruturante?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
ROSA, D. J.. Limites. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
ROSA, D. J.. Limites e Bordas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
ROSA, D. J.. Curso Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
ROSA, D. J.. A Borda para Crianças de 0 a 6 Anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
ROSA, D. J.. Psicanálise e Educação infantil: uma parceria possível na Rede Mun. de POA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
ROSA, D. J.. Inclusão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
ROSA, D. J.. Crianças de Inclusão e Intervenções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
ROSA, D. J.. Alteridade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
ROSA, D. J.. Detecção de Sinais de Riscos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
ROSA, D. J.. Autismo e Inclusão na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
ROSA, D. J.. Momento Clínico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
ROSA, D. J.. Clínica, Pesquisa e Intervenção em Psicanálise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
ROSA, D. J.. Ciclo de debates: inclusão escolar e as interfaces necessárias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
ROSA, D. J.. Retirada de Fralda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
ROSA, D. J.. Curso Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
ROSA, D. J.. Limites. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
ROSA, D. J.. II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
ROSA, D. J.. A adaptação e as estórias infantis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

71.
ROSA, D. J.. Limites. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
ROSA, D. J.. A função simbólica do brincar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
ROSA, D. J.. O trabalho dos cuidadoes de bebês, crianças pequenas e a intedisciplina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
ROSA, D. J.. Educação precoce e processo de inclusão: efeitos e possibilidades educativas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

75.
ROSA, D. J.. Estimulação Precoce e a Interdisciplinariedade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
ROSA, D. J.. A Educação precoce, seus percursos e interlocuções com a Saúde. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ROSA, D. J.; FERRARI, A. G. ; sofia piccinini . O educador e a assessoria ep/pi em cena na prevenção do Autismo. POA: caseira, 2018 (Artigo).

2.
ROSA, D. J.; FERRARI, A. G. . o semblante: o educador e a assessoria ep/pi de Porto Alegre na prevenção do autismo. SÃO PAULO: usp/feusp.br, 2017 (digital).

3.
ROSA, D. J.. A Educação Estruturante na Educação Infantil. Porto Alegre: Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA, v. 1, n. 1., 2011 (Artigo).

4.
FREITAS, C. R. ; ROSA, D. J. ; MILANESI, R. B. S. ; STONA, V. L. . De bebê a criança pequena: uma trilha possível. Porto Alegre: Tecendo idéias na Cidade que Aprende, 2005 (Artigo).

5.
ROSA, D. J.. Da Estimulação Precoce à Análise de Crianças Pequenas. Porto Alegre: C. Correio da APPOA, 2004 (Artigo).

6.
ROSA, D. J.. Educação Precoce ou Educação Precoce eis a questão. Porto Alegre: Das Diferenças: Experiências e Reflexões, 1998 (Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, D. J.. Estimulação Precoce. 2017.

2.
ROSA, D. J. ; francisco dutra ; ROSA, D. J. . Estimulação precoce e Assessoria a equipes de Saúde e ed. infantil.. 2017.

3.
ROSA, D. J.. Democracia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ROSA, D. J.. Democracia nº 138: Combate ao Bullyng. 2015.

5.
ROSA, D. J.. Apresentação de caso clínico: O Cartunista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
ROSA, D. J.. Cuidar, eDucar e Prevenir. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
ROSA, D. J.. E a interdisciplina. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
ROSA, D. J.. Apresentação de caso: 'interditos de R'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, D. J.. Psicologia do Desenvolvimento e Processo Ensino Aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ROSA, D. J.. Práticas de Intervenção em Estimulação Precoce. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A PSICANÁLISE COM BEBES NAS CRECHES E OTRATAMENTO S. 2018. (Outra).

2.
CARTEL DO FEMININO.GRUPO DE ESTUDO. 2018. (Encontro).

3.
CARTEL SEMINÁRIO: O AVESSO DA PSICANALISE. 2018. (Outra).

4.
EXERCICIOS CLINICOS DA APPOA. 2018. (Encontro).

5.
GRUPO DA PRIMEIRA INFANCIA. 2018. (Outra).

6.
indicadores de risco do desenvolvimento infantil-IRDI. 2018. (Outra).

7.
PSICANALISE E O ESPIRITO DO NOSSO TEMPO. 2018. (Congresso).

8.
relendo Freud e conversando sobre a APPOA. 2018. (Outra).

9.
INQUIETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS:AUTISMO,PSICOSE NA INFÂNCIA E SEXUALIDADE FEMININA. 2017. (Outra).

10.
relendo Freud e conversando sobre a APPOA. 2017. (Encontro).

11.
V JORNADA MPASP.AUTISMO E INTERFACES DA REDE. 2017. (Outra).

12.
XII COLOQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI. 2017. (Congresso).

13.
XII CONGRESSO DO LEPSI. AS POSIÇÕES DISCURSIVAS DE SEMBLANTE DO EDUCADOR. 2017. (Congresso).

14.
ENCONTRO COM JOSEPH FREUD.ENCONTRO COM JOSEPH FREUD. 2016. (Encontro).

15.
Relendo Freud e Conversando sobre APPOA.Considerações atuais sobre a guerra e a morte (1915). 2016. (Encontro).

16.
Congresso Internacional da APPOA 2015. 2015. (Congresso).

17.
I Jornada da Espec. em Inter. Psi. Clínica Inf. e Adols.. 2015. (Seminário).

18.
Jornada de Abertura da APPOA 2015. 2015. (Seminário).

19.
Relendo Freud e conversando sobre a APPOA.As pulsões e seus destinos. 2014. (Encontro).

20.
Ciclo de Debates.A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: contexto histórico e normativo, perspectivas da regulamentação local. 2013. (Encontro).

21.
Curso com Ênfase em Deficiência Múltipla - DMU. 2013. (Simpósio).

22.
Fórum de EP e PI. 2013. (Simpósio).

23.
Fórum de EP e PI. 2013. (Oficina).

24.
III Jornada Psicanálise e Intervenções Sociais.Desamparo e vulnerabilidades. 2013. (Encontro).

25.
Jornada de Abertura da APPOA 2013.Quatro ensaios sobre o sexo. 2013. (Encontro).

26.
Políticas Públicas em Saúde Mental: educação, saúde, trabalho.Palestra promovida pelo Fórum pela Incusão Escolar. 2013. (Encontro).

27.
Relendo Freud e conversando sobre a APPOA.Além do Princípio do Prazer. 2013. (Encontro).

28.
Seminário de Formação.A Aprendizagem como desafio constante. 2013. (Simpósio).

29.
Enconctro sobre Experiências de Inclusão.Experiências de Inclusão. 2012. (Encontro).

30.
Fórum pela Inclusão Escolar.Curso Educação Inclusiva: condições para a inclusão escolar de qualidade. 2012. (Encontro).

31.
Jornadas Clínicas da APPOA 2012.Ainda mais sobre gozo. 2012. (Encontro).

32.
Jornadas da Maiêutica Florianópolis.Autorizar-se analista. 2012. (Encontro).

33.
Relendo Freud e conversando sobre a APPOA.Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos (1925). 2012. (Encontro).

34.
Ensinar e aprender no mundo contemporâneo: diálogos com a Neurociência. 2011. (Outra).

35.
Jornada de Abertura da APPOA 2011.O infantil na psicanálise. 2011. (Encontro).

36.
3º Ciclo de Debates Câmara de Vereadores. Inclusão escolar: construção de estratégias. 2010. (Exposição).

37.
Curso de Capacitação de Professores para Reconhecimento e Manejo de Problemas de Saúde Mental na Infância. 2010. (Seminário).

38.
Formação Docente em Comunicação Aumentativa e Alternativa.Curso a Distancia e Presencial. 2010. (Outra).

39.
Jornada de Abertura da APPOA 2010.Ato e transgressão. 2010. (Encontro).

40.
Jornadas Clínicas da APPOA 2010.Dizer e fazer em análise. 2010. (Encontro).

41.
Palestra Detecção de Problemas na Infância: o que educadores e terapeapeutas podem fazer?. 2010. (Encontro).

42.
Relendo Freud.A psicopatologia da vida cotidiana. 2010. (Encontro).

43.
Jornadas Clínicas da APPOA 2009.Estruturas Freudianas. 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eva Cristina Fachinelli. O Bebê que responde ao vazio materno: um caso de Estimulação Precoce. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu de Educação Inclusiva) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Dorisnei Jornada da Rosa.

2.
Ana Paula Porto Aquino. O desejo dos gestores e educadores frente à inclusão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu de Educação Inclusiva) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Dorisnei Jornada da Rosa.

3.
Fernanda Dal Pont. A pesquisa IRDI como instrumento de observação pedagógica no desenvolvimento infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu de Educação Inclusiva) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Dorisnei Jornada da Rosa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, D. J.. Educação precoce e processo de inclusão: efeitos e possibilidades educativas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSA, D. J.. Psicanálise e Educação infantil: uma parceria possível na Rede Mun. de POA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSA, D. J.. A análise de crianças no serviço de At. /APPOA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ROSA, D. J.. Crianças de Inclusão na Educ. Infantil e a EP/PI em interdisicplinariedade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROSA, D. J.. Educação Estruturante e a Psicanálise na Educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROSA, D. J.. Autismo precoce e os educadores : contribuições psicanalíticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ROSA, D. J.. Práticas de Intervenção em Estimulação Precoce. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ROSA, D. J.. Psicologia do Desenvolvimento e Processo Ensino Aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROSA, D. J.. E a interdisciplina. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ROSA, D. J.. Democracia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ROSA, D. J.. Cuidar, eDucar e Prevenir. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ROSA, D. J.. Democracia nº 138: Combate ao Bullyng. 2015.

5.
ROSA, D. J.. Estimulação Precoce. 2017.

6.
ROSA, D. J. ; francisco dutra ; ROSA, D. J. . Estimulação precoce e Assessoria a equipes de Saúde e ed. infantil.. 2017.

7.
ROSA, D. J.. Apresentação de caso: 'interditos de R'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
ROSA, D. J.. Apresentação de caso clínico: O Cartunista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:32:40