Lilian Silva Scher

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  • Última atualização do currículo em 29/08/2017


Atualmente é bolsista de iniciação científica em Psicolinguística na Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Silva Scher
Nome em citações bibliográficas
SCHER, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus UFJF)
São Pedro
36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 32292150


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Letras - Português.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cristo Redentor Academia de Comércio, AC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Programação e análise de dados experimentais utilizando o LINGER. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Atividades

2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Psicolinguística


Linhas de pesquisa


1.
Psicolinguística


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Interfaces internas e externas na aquisição e no processamento adulto de L1 e L2: concordância e tópico/foco no PB
Descrição: Investiga-se, na perspectiva psicolinguística, a Hipótese das Interfaces, que contrasta interfaces internas (sintaxe-semântica) e externas (sintaxe-discurso/pragmática) à gramática e prevê que construções vinculadas às interfaces externas seriam suscetíveis a maior instabilidade na aquisição e no processamento adulto de falantes monolíngues e bilíngues. Elegeram-se 2 fenômenos linguísticos como tema da pesquisa empírica: (a) construções nas quais o fenômeno da concordância tem papel crucial na estruturação da informação na sentença e (b) construções envolvendo informações associadas à periferia esquerda da sentença ? focalização e topicalização. São objetivos do projeto: 1) Discutir o conceito de interface tal como proposto na Teoria Linguística de orientação gerativista, em propostas não necessariamente convergentes com a visão chomskyana e nos estudos sobre aquisição da linguagem monolíngue e bilíngue; 2) Explorar possíveis relações de interface nos fenômenos selecionados ? concordância e foco: sintaxe-semântica e prosódia/discurso-sintaxe; 3) Verificar experimentalmente o processamento da concordância por adultos monolíngues de PB e bilíngues PB-inglês e PB-espanhol, na produção e compreensão; 4) Verificar experimentalmente o processamento da topicalização/focalização por adultos monolíngues de PB e bilíngues PB-inglês e PB-espanhol, na produção e compreensão; 5) Verificar experimentalmente a aquisição da concordância verbal por crianças adquirindo o PB, na produção e compreensão; 6) Verificar experimentalmente a aquisição das estruturas de tópico e foco por crianças adquirindo o PB, na produção e compreensão; 7) Articular os resultados experimentais à discussão teórica (noção de interface e caracterização da arquitetura/dinâmica das relações de interface) e empírica/procedimental (relativa a aquisição e processamento monolíngue e bilíngue de estruturas que demandam integração de informações associadas a dimensões internas e externas ao domínio linguístico)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lilian Silva Scher - Coordenador / Lydsson Agostinho Gonçalves - Integrante / Mercedes Marcilese - Integrante / Erica dos Santos Rodrigues - Integrante / Luciana Teixeira - Integrante / Marina Rosa Ana Augusto - Integrante / Clara Villarinho - Integrante / Maria Cristina Lobo Name - Integrante / Cristina Azalim - Integrante / Késsia da Silva Henrique - Integrante / Mailce Borges Mota - Integrante / Laís Silveira Martins - Integrante / Priscila da Silva Ferreira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Trabalho de Iniciação Científica premiado no 22º Seminário de Iniciação Científica da UFJF,, Universidade Federal de Juiz de Fora.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SCHER, L.; GONCALVES, L. A. ; AZALIM, C. ; LAIER, P. ; MAIA, M. . Aquisição da linguagem e variação linguística: um estudo experimental sobre a concordância nominal variável na fala infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SCHER, L.; GONCALVES, L. A. ; MARCILESE, M. . Interfaces internas e externas na aquisição da linguagem e no processamento adulto de L1 e L2: concordância e tópico/ foco no PB - Tópico 1: concordância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NAME, M. C. L. ; MARCILESE, M. ; SCHER, L. ; GONCALVES, L. A. ; MAIA, M. ; LAIER, P. ; AZALIM, C. . Concordância nominal variável no PB: um estudo sobre o papel da saliência fônica na aquisição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHER, L.; GONCALVES, L. A. ; MARCILESE, M. ; AZALIM, C. . Saliencia fônica e processamento da concordancia nominal variavel no PB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Semana de Letras da UFJF.. Psicolinguística e Linguística: articulação e inserção profissional. 2017. (Exposição).

2.
Enanpoll.Saliencia fonica e processamento da concordancia nominal variavel no PB. 2016. (Encontro).




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