Bárbara Elisa Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1830514920518229
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Possui Licenciatura em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente cursa Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa "Cultura, Escola e Ensino". Atua como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Paraná, campus Pinhais, lecionando Língua Portuguesa e Língua Espanhola para os cursos de Ensino Médio Técnico Integrado em Administração e Informática. Tem experiência no ensino de espanhol e português como línguas estrangeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bárbara Elisa Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, B. E.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná.
Rua Humberto de Alencar Castello Branco, 1575
Jardim Amélia
83330200 - Pinhais, PR - Brasil
Telefone: (41) 33754970


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Orientador: DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO.
Coorientador: TANIA MARIA FIGUEIREDO BRAGA GARCIA.
2010 - 2014
Graduação em Abi - Letras Português e Espanhol.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Orientador: Francisco Javier Calvo del Olmo.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Acreditación de Examinadores DELE B1-B2. (Carga horária: 16h).
Instituto Cervantes, IC, Espanha.
2015 - 2015
Curso de Acreditación de Examinadores DELE A1-A2. (Carga horária: 16h).
Instituto Cervantes, IC, Espanha.
2013 - 2013
Intercâmbio Universitário. (Carga horária: 280h).
Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
2011 - 2012
Extensão universitária em PIBID - Subprojeto Espanhol. (Carga horária: 390h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2011
O Português Afro-Brasileiro: contato entre línguas. (Carga horária: 25h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2011 - 2011
Didáctica de la enseñanza de ELE. (Carga horária: 40h).
Academia Uruguay, ACADEMIA UY, Uruguai.
2011 - 2011
Introdução à teoria da Variação e da Mudança. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2011 - 2011
Español para extranjeros - nivel Avanzado. (Carga horária: 35h).
Academia Uruguay, ACADEMIA UY, Uruguai.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Franciscana Senhor Bom Jesus, ASFSBJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 38


Centro de Línguas e Interculturalidade, CELIN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de língua espanhola nos cursos de extensão do Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná (CELIN-UFPR). Cursos ministrados: Espanhol Básico I e II.


Associação de Educação Personalizada, AEP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 15



Linhas de pesquisa


1.
Didática, práticas escolares e formação de professores
2.
Manuais Escolares
3.
Linguagem e Ensino
4.
Cultura, Escola e Ensino


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA DE REFERENCIAS TEÓRICOS DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS NOS LIVROS DE ESPANHOL DO PNLD (título provisório)
Descrição: A pesquisa visa analisar os livros de língua espanhola do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio para verificar a permanência dos referenciais teóricos do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. A maioria dos livros adotados para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), inclusive no contexto brasileiro, está formulada segundo as diretrizes do Quadro e do modelo teórico e metodológico que se depreende do mesmo, que é adaptado ao espanhol no Plano Curricular do Instituto Cervantes. Trata-se de uma abordagem centrada na ação, em que o aprendiz é estimulado a realizar tarefas que simulariam situações reais de uso da língua. Por outro lado, a recente inclusão dos livros de língua estrangeira moderna no Programa Nacional do Livro Didático representou uma reconfiguração nestes materiais. De maneira a seguir o que se pede sobre ELE nos editais do PNLD, os livros de língua espanhola devem atender à visão de ensino médio proposta pelos documentos oficiais orientadores da educação nacional e contribuir para a formação de um leitor crítico. Assim, se distanciariam a priori da proposta da maioria dos livros didáticos de ELE que são regidos pela força centrípeta representada pelo Quadro. A relevância desta pesquisa se justifica pela compreensão de que o ensino de língua estrangeira na escola básica tem objetivos distintos aos objetivos de, por exemplo, um curso de idiomas. Assim, propõe-se refletir sobre a forma como os materiais, distribuídos em grande escala pelo PNLD, buscam dar conta de tais objetivos, já que são destinados a uma realidade muito singular e devem considerar suas especificidades. Este projeto está incluído em um projeto mais amplo intitulado ?A cultura escolar e a construção do método de ensino: manuais didáticos, práticas escolares e formação docente?, coordenado pela Dra. Tânia Maria F. Braga Garcia. Ele integra as atividades do Grupo de Pesquisa CNPq ?Didática, práticas escolares e publicações didáticas? e do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Manuais Escolares.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, B. E.; GARCIA, T. M. F. B. ; PICANCO, D. C. L. . Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas e sua presença nos livros de espanhol do Programa Nacional do Livro Didático. In: IX Ciclo de Estudos de Linguagem e II Congresso Internacional de Estudos de Linguagem, 2017, Ponta Grossa. Anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 2017. v. 1. p. 63663.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, B. E.. Entre pabellones... Una experiencia universitaria en la Córdoba argentina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARQUES, B. E.; TAKAO, E. L.; JAVAREZ, J. G.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto de Língua Portuguesa e Língua Inglesa (IFPR - Campus Pinhais).. 2016. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS. Integrando saberes: o uso de gêneros textuais nas aulas de línguas a partir de práticas interdisciplinares. 2018. (Congresso).

2.
14th IARTEM International Conference on Textbooks and Educational Media.The Common European Framework of Reference for Languages and its influence in Spanish textbooks in the National Textbook Program (PNLD). 2017. (Outra).

3.
III Mostra de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica.Influência da Cultura Hispânica na Formação do Povo Brasileiro. 2017. (Outra).

4.
IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas. MARCO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS E SUA PRESENÇA NOS LIVROS DE ESPANHOL DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. 2017. (Congresso).

5.
Procedimentos para o atendimento aos estudantes com necessidades específicas no IFPR. 2017. (Seminário).

6.
Procedimentos para o atendimento aos estudantes com necessidades específicas no IFPR. 2017. (Seminário).

7.
SEPE 2017 - Ética e Educação: ensino, pesquisa e extensão.Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas e sua presença nos livros de espanhol do Programa Nacional do Livro Didático. 2017. (Outra).

8.
XVII EnPLEE - Encontro de Professores(as) de Língua Espanhola do Estado do Paraná, com a temática sobre o Plurilinguismo no Estado do Paraná: para quê e para quem?.Faces latino-americanas: minibiografias de personagens históricos integrando saberes de língua espanhola e história. 2017. (Encontro).

9.
Elaboración de materiales didácticos para las clases de español como lengua adicional: diversidad, plurilingüismo e interdisciplinaridad. 2014. (Oficina).

10.
Critérios para Avaliação da Prova Oral em Língua Espanhola: níveis iniciais. 2013. (Oficina).

11.
Encontro linguístico-cultural entre docentes do Brasil e do Paraguai - UNIOESTE. 2013. (Encontro).

12.
Menos es más para llegar a la meta y El texto como pretexto: competencia comunicativa. 2013. (Outra).

13.
Cognição e segundas línguas: visões de como se dá a aquisição/aprendizagem na mente do aprendiz. 2012. (Outra).

14.
I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino. Um relato sobre a elaboração e a aplicação de uma atividade baseada nos gêneros discursivos no Projeto Espanhol do PIBID/UFPR. 2012. (Congresso).

15.
III Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina: Semeando Novos Rumos. 2012. (Congresso).

16.
Interculturalidade, Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica na América Latina. 2012. (Outra).

17.
I Seminário Estadual PIBID do Paraná.Igualdade de Gênero em pauta: uma estratégia para a produção escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira. 2012. (Seminário).

18.
Semana de Letras 2012 - UFPR.O Projeto PIBID - Espanhol: uma breve apresentação. 2012. (Outra).

19.
Workshop Vida e Condição do Trabalho Docente - PIBID/UFPR. 2012. (Oficina).

20.
10º Encontro das Atividades Formativas da 3ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.PIBID - subprojeto espanhol: A expressão e a compreensão leitora no contexto da sala de aula. 2011. (Encontro).

21.
3ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Outra).

22.
Ciclo de literatura hispano-americana. 2011. (Outra).

23.
I Fórum de Áreas do PIBID - UFPR/UTFPR. 2011. (Outra).

24.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).PIBID UFPR - SUBPROJETO ESPANHOL. 2011. (Seminário).

25.
O Pesquisador e a Pesquisa na área de linguagem. 2011. (Outra).

26.
Semana de Letras 2011 - UFPR. 2011. (Outra).

27.
XII Congresso Internacional da ABRALIC. 2011. (Congresso).

28.
Conhecendo o CELU (Certificado de Español Lengua y Uso). 2010. (Outra).

29.
Jornadas Didácticas de Lengua Española. 2010. (Outra).

30.
Las tendencias actuales de la narrativa cubana. 2010. (Outra).

31.
Poéticas experimentales desde la vanguardia hasta hoy. 2010. (Outra).

32.
Processos de Prefixações. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, J. A. ; MARQUES, B. E. ; MASCARELO, M. L. ; MARTINS, R. ; SILVA, I. V. ; WOJCIECHOWSKI, T. ; ZAVALA, A. B. P. . III Semana Cultural - IFPR - Campus Pinhais. 2017. (Outro).

2.
MARTINS, R. ; MARQUES, B. E. ; BRUZ, I. M. ; JAVAREZ, J. G. ; JASINSKI, L. P. ; WOJCIECHOWSKI, T. . III Semana de Intercâmbio - IFPR - Campus Pinhais. 2017. (Outro).

3.
MARQUES, B. E.; JASINSKI, L. P. ; MARTINS, R. ; IACHINSKI, L. ; TUZIMOTO, P. A. ; MASCARELO, M. L. ; TAKAO, E. L. ; ZAVALA, A. B. P. . II Semana de Intercâmbio - IFPR - Campus Pinhais. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Diploma de Español como Lengua Extranjera (Nivel C2) obtido na convocatória de novembro de 2011; Certificado de Español Lengua y Uso (Nivel Avanzado con mención Excelente) obtido na convocatória de junho de 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:46:40