Gabriela Agostinho Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7137079199500952
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ética Comunicação e Consumo (GPECC). Possui experiência profissional com produção de conteúdo para redes sociais e administração de redes sociais. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Agostinho Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, G. A.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: GÊNERO, ÉTICA E DISCURSO: Produção, circulação e consumo do discurso de ódio motivado por questões de gênero em sites de redes sociais,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Luiz Peres Neto.
Bolsista do(a): Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Ética; Discurso de Ódio; Questões de Gênero; Redes Sociais Digitais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2011 - 2014
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Lif Hub.
Orientador: Matheus Matsuda Marangoni.




Formação Complementar


2018 - 2018
O circuito da cultura como instrumental analítico: da produção ao consumo. (Carga horária: 2h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Atividade de Formação Científica ? Resultados da bibliometria e metodometri. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Política e Método em Comunicação. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
I Jornada Científica dos Grupos de Pesquisa do PPGCOM-ESPM. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Objetos de Consumo e o Pathos da Violência. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Meu partido é o Brasil?: corpo, comunicação e consumo nos protestos de rua. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Cultura do consumo: fundamentos, mutações, desafios. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Viejos medios, nuevos medios. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Identidades performáticas em sites de redes sociais. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Processos de Recepção e Contextos Socioculturais Articulados ao Consumo. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Encontro de Formação Acadêmica. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Corrupción política y escándalo ciudadano: el papel de los medios. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2012 - 2012
Comunicação Integrada de Marketing - Como Planejar e Desenvolver Projetos. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Marketing de Moda. (Carga horária: 21h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Empreendedorismo e Criatividade" ministrada pela Profa. Dra. Maria Alice.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Princípios da Interação Humano-Computador" ministrada pela Profa. Me. Laura Pimentel.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Arquitetura da Informação e Design de Interação" ministrada pela Profa. Thais Campas.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da segunda turma da disciplina EAD "Mídias Digitais II" ministrada pela Profa. Me. Luciana Corrêa.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Empreendedorismo e Criatividade" ministrada pelo Prof. Rafael Zappia.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Gamificaçãor" ministrada pel Prof. Nelson Vasconcelos.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Prototipagem e Testes de Usabilidade" ministrada pela Profa. Me. Laura Pimentel.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Digital Branding" ministrada pelo Prof. Fred Albuquerque.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Bolsista Institucional do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM - ESPM). Atuação no Memorial do Consumo da ESPM.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente da Disciplina EAD "Mídias Digitais II" ministrada pela Profa. Me. Luciana Corrêa.

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, .


Philips Brasil, PHILIPS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Contrato de trabalho (estágio), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio em marketing realizado no departamento de Consumer Lifestyle.


Produção de Conteúdo e Administração de Redes Sociais, GABRIELA PEREIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo



Linhas de pesquisa


1.
Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo

Objetivo: Investigação da interface comunicação/consumo no plano da recepção e dos contextos macrossociais. As diversas implicações da comunicação e do consumo no cotidiano, na cultura e na sociedade: recepção e audiências; educação; questões geracionais e de classe; novos sensórios, regimes de visibilidade, estetização e espetáculo; apropriações e ressignificações das tecnicidades; processos e ações socioculturais de engajamento característicos das culturas midiáticas e do consumo..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Implicações éticas da privacidade digital: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo
Descrição: A discussão acerca da privacidade digital contemporaneamente tem se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do público e do privado . Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania cada vez mais global. Tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar as demarcações éticas que subsidiam teoricamente as políticas e práticas de comunicação atinentes à privacidade digital. Tal estudo se mostra pertinente e fértil uma vez que o Brasil conta com uma nova e pioneira legislação nessa matéria, o chamado Marco Civil da Internet - que ainda carece de um regulamento específico para a sua efetiva aplicação e grande parte dos debates nesta matéria apontam para a visão da privacidade a partir de questões consumeristas e/ ou de controle social. Projeto financiado com amparo no Edital CNPq MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Nº do Processo CNPq: 472105/2014-0..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Gabriela Agostinho Pereira - Coordenador / Luiz Peres Neto - Integrante / Raquel Duarte Hadler - Integrante / Clovis de Barros Filho - Integrante / Joan Botella - Integrante / José Antonio Ramos Vásquez - Integrante / Fabrizzio Chioccola - Integrante / Maria Neusa dos Santos - Integrante / Marília Duque Estrada Soares Pereira - Integrante / André de Nardi Senna Moraes - Integrante / André Kupfermann Rodarte - Integrante / Pedro Quirino Ferreira - Integrante / Mike Akama - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Consumo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Membro da Equipe ganhadora do Marketing Best 2016 com o case "ESPM: inovação e pesquisa transformando o mercado" (Memorial do Consumo), Academia Brasileira de Marketing (Abramark).
2015
Prêmio Francisco Gracioso de Comunicação de 2014-2 - Grand Prix, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2015
Prêmio Francisco Gracioso de Comunicação de 2014-2 - Empreendedor, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2012
Prêmio de Melhor Trabalho Acadêmico na Disciplina "Responsabilidade Socio-ambiental e Sustentabilidade", Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, G. A.. Misoginia no newsfeed: a comunicação e o consumo de discursos de ódio de gênero no Facebook. In: PERES-NETO, Luiz; BOTELLA, Joan. (Org.). Eticas em rede: políticas de privacidade e moralidades pública. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, v. 1, p. 1-15.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, G. A.. Algumas Reflexões Sobre Gênero e Discurso de Ódio no Facebook a Partir do ?Desafio da Maternidade?. In: Comunicon, 2016, São Paulo. 6º Encontro de GTS de Pós-Graduação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, G. A.. Algumas Reflexões sobre Gênero e Discurso de Ódio no Facebook a partir do Desafio da Maternidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, G. A.; HADLER, R. D. . Miss Universo e a imposição do corpo ?perfeito?. 2017; Tema: post no Ética de Bolso. (Blog).

2.
PEREIRA, G. A.. Não podemos esquecer que existe uma Escola de Princesas. 2017; Tema: post no Ética de Bolso. (Blog).

3.
PEREIRA, G. A.; AKAMA, M. . Comunicação e Consumo no filme Meia Noite em Paris. 2017; Tema: texto no site Memorial do Consumo. (Site).

4.
PEREIRA, G. A.. E se não aceitarmos os termos da política de privacidade do Google?. 2017; Tema: texto no site Memorial do Consumo. (Site).

5.
PEREIRA, G. A.. As análises empíricas da comunicação e do consumo. 2017; Tema: texto no site Memorial do Consumo. (Site).

6.
PEREIRA, G. A.. Os Estudos Críticos do Discurso na Comunicação. 2017; Tema: texto no site Memorial do Consumo. (Site).

7.
PEREIRA, G. A.. Escrito na testa e a lógica produtiva da publicidade. 2017; Tema: texto no site Memorial do Consumo. (Site).

8.
PEREIRA, G. A.. Charlottesville, homossexualidade como doença e o ódio como base. 2017; Tema: post no Ética de Bolso. (Blog).

9.
PEREIRA, G. A.. Femvertising. 2016; Tema: post no blog Ética de Bolso. (Blog).

10.
PERES NETO, L. ; PEREIRA, G. A. ; FERREIRA, P. Q. ; PEREIRA, M. D. E. S. ; SANTOS, M. N. ; AKAMA, M. ; RODARTE, A. K. ; MORAES, A. N. S. ; CHIOCCOLA, F. ; HADLER, R. D. ; SACOMANI, D. . Ética de Bolso. 2016; Tema: Observatório de Ética, Comunicação e Consumo. (Blog).

11.
HOFF, T. M. C. ; CASADEI, E. ; PEREIRA, G. A. ; PORTELINHA, M.B ; PEZZOTI, R. . Memorial do Consumo ESPM. 2016; Tema: Comunicação e Consumo. (Site).

12.
PEREIRA, G. A.. A representação das atletas olímpicas nos meios de comunicação. 2016; Tema: post no Ética de Bolso. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, G. A.. Discurso de ódio de gênero em sites de redes sociais (provisório). 2016. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comunicon. Algumas Reflexões sobre Gênero e Discurso de Ódio no Facebook a partir do ?Desafio da Maternidade?. 2016. (Congresso).

2.
Intercom Júnior. Não Aguento Quando. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:34:39