Arthur César Pacheco Lopes

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  • Última atualização do currículo em 17/01/2018


Graduando na área de Medicina, pela Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira. Pesquisador de IC do Núcleo de Biointegração (NBio) do Instituto Multidisciplinar em Saúde, vinculado ao programa Health Rise. Ligante fundador e coordenador de pesquisa da LACLIMS - Liga Acadêmica de Clínica Médica do Instituto Multidisciplinar em Saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arthur César Pacheco Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, A. C. P.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Medicina.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Colégio da Policia Militar Eraldo Tinoco, CPM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Doença de Chagas - Triagem e diagnóstico sorológico. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Inglês Básico - PET Biotecnologia. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016 - 2016
Processo de trabalho no SUS e ações de planejamento em Saúde.. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2016 - 2016
Morte e o Processo de Morrer. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Educação Médica, ABEM, Brasil.
2016 - 2016
Inglês - Nível 4. (Carga horária: 60h).
National Geographic Society, NGS, Estados Unidos.
2016 - 2016
Minicurso Prático de Suporte nas Urgências e Emergências. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2016 - 2016
Manejo Clínico de Chikungunya. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
Ensino da Saúde Coletiva na Formação Médica. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Educação Médica, ABEM, Brasil.
2016 - 2016
Atualização do Manejo Clínico da Dengue. (Carga horária: 10h).
Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, SVS, Brasil.
2016 - 2016
?Zika: abordagem clínica na atenção básica?. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
I Simpósio Multidisciplinar em Urgência e Emergência. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2016 - 2016
A interiorização do ensino superior.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
IC vinculado ao Núcleo de Biointegração (NBio)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
IC vinculado ao Núcleo de Biointegração (NBio)

Atividades

2/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, NBio.


IInternational Federation of Medical Students, IFMSA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro fundador do comitê local


Liga Acadêmica de Clínica Médica do Instituto Multidisciplinar em Saúde, LACLIMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Ligante Fundador



Linhas de pesquisa


1.
Detecção, resistência e patogenicidade de estafilococos multirresistentes em amostras de pacientes com pé diabético no Hospital Geral de Vitória da Conquista.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Detecção, resistência e patogenicidade de estafilococos multirresistentes em amostras de pacientes com pé diabético no Hospital Geral de Vitória da Conquista.
Descrição: As lesões plantares conhecidas por pé diabético, complicação crônica e frequente do diabetes mellitus, resultam principalmente da neuropatia e da microangiopatia degenerativa caracterizada por alteração da estrutura capilar e da função endotelial protetora. Os microorganismos associados às lesões de membros inferiores fazem parte da microbiota da pele, comumente ocorrendo associações de bactérias anaeróbias e aeróbias facultativas e resultando em infecções mistas. Nas infecções graves com celulite extensa, úlcera, linfangites e isquemia, estão presentes cocos gram-positivos como Staphylococcus aureus importante patógeno humano. Sendo assim, o objetivo do estudo é isolar e caracterizar Staphylococcus aureus a partir de lesões de membros inferiores como o pé diabético, bem como determinar o perfil de suscetibilidade dos isolados e associar os dados com a clínica do paciente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Arthur César Pacheco Lopes - Integrante / LUCAS MIRANDA MARQUES - Coordenador / Luciano Dias Nascimento - Integrante / Luiza Moreira Garcia - Integrante / Guilherme B. Campos - Integrante / Maryana Morais - Integrante / Letícia Oliveira da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. S. M. ; LOPES, A. C. P. ; MILET, T. C. ; AMARAL, L. S. B. . Emprego de Metodologias Ativas de Ensino na Formação de Profissionais Médicos com Perfil Copartícipe na Gestão em Saúde. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2017, Brasília. 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2016. p. 126-126.

2.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; BRITO, B.B. ; OLIVEIRA, C. G. ; MARQUES, C.R. ; MELO, F. F. . Simulação em Metodologias Ativas de Ensino Objetivando Produto para Integração Ensino-Comunidade. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2017, Brasília. 54º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2017. p. 116-116.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; BRITO, B.B. ; OLIVEIRA, C. G. ; ROCHA, T. P. ; MELO, F. F. . O uso de metodologias ativas no estudo da relação entre biodiversidade e saúde.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRITO, B.B. ; MELO, A. S. ; LOPES, A. C. P. ; CORREA, C. F. ; ALVES, J. L. S. M. ; MELO, F. F. . A aplicação de mapas mentais no processo de ensino-aprendizagem do Metabolismo Microbiano,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MELO, A. S. ; LOPES, A. C. P. ; BRITO, B.B. ; CORREA, C. F. ; ALVES, J. L. S. M. . O uso do portfólio como ferramenta efetiva na formação médica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; BARROS, K. O. ; LIMA, H. N. ; PINHEIRO, F. D. ; TEIXEIRA, A. F. . LACLIMS: A experiência em uma Liga de Clínica Médica no Instituto Multidisciplinar em Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; ARRAIS, T. S. ; PINHEIRO, F. D. ; TEIXEIRA, A. F. . O emprego do mnemônico SPIKES e das metodologias ativas de ensino no desenvolvimento de habilidades de comunicação de más notícias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; BRITO, B.B. ; SILVA, K. O. . Oficina de Produção em Saúde: Experiência em um modelo autoral de integração ensino-comunidade dentro da educação médica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MELO, A. S. ; LOPES, A. C. P. ; BRITO, B.B. ; SILVA, K. O. . Utilização de metodologias ativas de ensino para o desenvolvimento de competências necessárias à elegibilidade de anticoncepcionais na prática clínica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. . Oficina de produção em saúde orientada por diagnóstico situacional em territorialização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; BRITO, B.B. ; CORRÊA, C. F. S. ; ALVES, J. L. S. M. ; FRAGA, R. E. . O uso do corpo vivo e sua subjetividade no ensino de anatomia voltada à prática médica,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; BRITO, B.B. ; OLIVEIRA, C. G. ; MARQUES, C.R. ; MELO, F. F. . SIMULAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO OBJETIVANDO PRODUTO PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, G. S. M. ; LOPES, A. C. P. ; AMARAL, L. S. B. ; MILET, T. C. . EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS COM PERFIL COPARTÍCIPE NA GESTÃO EM SAÚDE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LOPES, A. C. P.. Portfólio de Atividades. 2016; Tema: O percurso da formação Médica.. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; CORREA, C. F. . Mecanismo de ação de estrógenos e progestágenos.. 2017. Vídeo.

2.
MELO, A. S. ; LOPES, A. C. P. ; CORREA, C. F. . Você Conhece o DIU ?. 2017. Outra.

3.
LOPES, A. C. P.; MELO, A. S. ; BRITO, B.B. ; OLIVEIRA, C. G. ; MELO, F. F. . Você ja ouviu falar sobre Epidermólise Bolhosa ?. 2016. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. Oficina de Produção em Saúde: Experiência em um modelo autoral de integração ensino-comunidade dentro da educação médica. 2017. (Congresso).

2.
CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA - COBREM. O uso de metodologias ativas no estudo da relação entre biodiversidade e saúde.. 2017. (Congresso).

3.
Encontro Regional dos Estudantes de Medicina - Eremzão.O uso do corpo vivo e sua subjetividade no ensino de anatomia voltada à prática médica. 2017. (Encontro).

4.
I CURSO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. 2017. (Seminário).

5.
Mini Encontro Regional dos Estudantes de Medicina.Metodologias Ativas de Ensino. 2017. (Encontro).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Saúde da População Quilombola e Software STATA. 2017. (Congresso).

7.
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Monitoria. 2017. (Congresso).

8.
Simpósio de Entomologia Médica do Sudoeste da Bahia.LACLIMS: A experiência em uma liga de clínica médica no instituto multidisciplinar em saúde.. 2017. (Simpósio).

9.
Abordagem no Cuidado dos Pacientes Portadores de Parkinson e Alzheimer. 2016. (Simpósio).

10.
Capacitação de Suporte Básico de Vida.. 2016. (Oficina).

11.
CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA - COBEM. SIMULAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO OBJETIVANDO PRODUTO PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE.. 2016. (Congresso).

12.
Estágio de Vivência no Sus. 2016. (Encontro).

13.
I ExplanaMED: Anamnese às Avessas. 2016. (Encontro).

14.
IMS 10 ANOS. 2016. (Outra).

15.
I Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência.. 2016. (Simpósio).

16.
SESSÃO TÉCNICA AVALIAÇÃO E CONTROLE DA DOR. 2016. (Outra).

17.
SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR HIV/AIDS. 2016. (Simpósio).

18.
ZIKALERTA: Uma abordagem epidemiológica e patogênica.. 2016. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
LOPES, A. C. P.. Portfólio de Atividades. 2016; Tema: O percurso da formação Médica.. (Site).



Outras informações relevantes


Aprovado em Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/Enem) na Universidade Federal da Bahia (2016.1) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016.2).



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