Bárbara Santos Soeiro

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4759365498143873
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Graduanda do curso de licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia, desenvolve pesquisa na área de Literatura Infantil e Juvenil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bárbara Santos Soeiro
Nome em citações bibliográficas
SOEIRO, B. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Graduação em Abi - Letras Vernáculas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Curso e Colégio Oficina, CO, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Cartografias da infância: leituras a contrapelo da literatura infantil e juvenil
Descrição: O Projeto Cartografias da infância: leituras a contrapelo da literatura infantil e juvenil tem como proposta ler crítica e comparativamente obras destinadas a crianças e adolescentes publicadas no país nos últimos trinta anos, buscando colocar em discussão questões emergentes no Brasil na contemporaneidade, tais como: identidades étnico-raciais, de gênero, sexuais, de classe etc; bem como discussões sobre machismo, heteronormatividade, heterossexualidade compulsória, cultura do estupro, preconceitos, padrões de comportamento e padrões estéticos impingidos a mulheres e homens, noções de infância e de adolescência; além das discussões sobre os processos de representação e performance na literatura contemporânea, das relações complexas entre texto e ilustração flagradas nas obras infantis e juvenis, do lugar da literatura infantil e juvenil nos estudos literários e das polêmicas sobre usos literatura na e pela escola e pelas instâncias de poder, dentre outros, a fim de se constituir - a partir de como esses temas são tratados nessas obras - uma cartografia sobre os conceitos de infância e de adolescência que se elaboram e reelaboram desde a modernidade no Ocidente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Poéticas do processo na biografia literária contemporânea
Descrição: Descrição: A pesquisa tem como objetivo maior mapear as particularidades dos gêneros biográficos no século XXI, delineando as "regras do jogo" de produção de biografias hoje, com ênfase no exame de casos de inovação e exploração de novos domínios para os gêneros biográficos. Voltado, nesse momento, para o exame em particular de casos de biografia literária - aqui compreendida como aquela que se debruça sobre figuras, temas e lugares conectados ao campo literário, em particular dos sujeitos que ocupam lugar de autoria - o trabalho busca aproveitar e expandir o trabalho fundamental de Arfuch (2010), aprofundando a discussão em uma zona particular de análise, constituída por situações nas quais há o investimento, por parte do biógrafo, em formas explícitas de inscrição de si e do processo da pesquisa na construção e apresentação da biografia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2015 - 2017
PIBID - Letras. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Descrição: O subprojeto PIBID Letras Língua Portuguesa prioriza o aprimoramento da formação dos graduandos no que respeita ao ensino da leitura e produção textual. Em conformidade com as diretrizes curriculares oficiais (PCN), a Educação Básica deve preparar os alunos para o uso competente da língua escrita. Assim, a proposta do Instituto de Letras para o PIBID enfoca as práticas relacionadas à formação em leitura e escrita, objetivando, da parte dos graduandos, o desenvolvimento de saberes ligados à prática e ao cotidiano escolar, levando os bolsistas a compreender o contexto de atuação profissional e a iniciar um processo de construção de sua identidade docente. Pretende-se, ainda, que os bolsistas aprendam a desenvolver um fazer docente pautado na ética e na consciência política demandada por toda prática pedagógica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEPESQ - XII Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras.Poética e ilustração em Gabrielle Vincent. 2018. (Seminário).

2.
Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA. Metabiografia em A mulher calada, de Janet Malcolm. 2017. (Congresso).

3.
III Simpósio do PIBID-UFBA.Linguagens Conectadas: vivências de leitura e escrita do Pibid Letras - Língua Portuguesa no Centro Juvenil de Ciência e Cultura. 2017. (Simpósio).

4.
SEPESQ - XI Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras.Metabiografia em A mulher calada, de Janet Malcolm. 2017. (Seminário).

5.
II Encontro Nacional de Educação - ENE. 2016. (Encontro).

6.
II Simpósio do PIBID-UFBA.Sequência didática: Trabalhando leitura e escrita no Colégio Manoel Devoto. 2016. (Simpósio).

7.
IV Encontro de Leitura e Escrita do Geling: Invenção e ousadia no legado de Edgard Santos.A memória como impulso para a descoberta do sujeito poético. 2016. (Encontro).

8.
SEMENTE: Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.A memória como impulso para a descoberta do sujeito poético. 2016. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 8:43:56