Yalorisa Andrade Santos

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  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Graduanda em Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsista de Iniciação Científica pela UEPB, cota 2017/2018. Atua como membro do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento - TDAC, que vem realizando estudos e publicações. Participou como membro no Projeto de Extensão da UEPB que teve como título: Calculadoras, Tarefas e Comunicação nas Aulas de Matemática (2015-2016). Colaborou na Formação Continuada dos Professores de Matemática da Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB em 2017, no qual ministrou o Minicurso sobre investigações numéricas. Além disso, tem experiência como professora da educação básica, Mediadora do Programa Mais Educação (2016) e Novo Mais Educação (2017) e na área de Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Yalorisa Andrade Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Y. A.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2000 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Alfredo Dantas, CAD, Brasil.




Atuação Profissional



E.E.E.F.M.Ademar Veloso Da Silveira, ESTADUAL DE BODO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Mediadora do Mais Educação, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 8
Outras informações
Mediadora em Matemática do Projeto Mais Educação em turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, no qual tem como objetivo ajudar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no qual ocorre no horário oposto as suas aulas.


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 15
Outras informações
Estudante do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Aquisição de Conhecimento (TDAC), que tem o objetivo de desenvolver e realizar pesquisas sobre as tecnologias digitais. O TDAC, é composto de professores pesquisadores, alunos da graduação, especialização, mestrado e doutorado de diversas áreas do conhecimento, além disso, foi fundado e é coordenado pela Prof. Dra. Filomena Moita.


Escola Mnicipal Lions Prata, LIONS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Mediadora, Enquadramento Funcional: Mediadora de Matemática, Carga horária: 8
Outras informações
Mediadora de Matemática no projeto do Novo Mais Educação, de turmas do 6º ao 9º ano, que teve por objetivo, melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar dos alunos, no turno oposto as aulas.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Minecraft no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em escolas públicas da cidade Campina Grande
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Yalorisa Andrade Santos - Coordenador / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Integrante / Lucas Henrique Viana - Integrante / Daniele da Silva Pereira - Integrante / José Fernandes da Cruz Neto - Integrante.
2016 - 2017
Tecnologias assistivas como instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico matemático
Descrição: Atualmente as propostas de ensino têm se comprometido com o projeto de formação de um ser humano crítico e atuante. Sabe-se, no entanto que, não é tarefa fácil pôr em prática esse objetivo nas diferentes áreas e, em especial, na área de Língua Portuguesa e Matemática. Esse desafio comum a todos os níveis e modalidades de ensino torna-se mais difícil frente aos muitos e constantes desafios enfrentados pelos deficientes, sejam eles físicos ou intelectuais, problemas de acessibilidade, preconceito, comunicação, dificuldades quanto ao atendimento médico adequado e de acesso as escolas e instituições especializadas ao seu desenvolvimento, sempre problematizam a qualidade de vida destas pessoas. A inclusão de alunos com deficiências nas escolas tem sido objeto de investigações e em ambas as instituições publicas e privadas, e diversas alternativas têm sido investigadas para proporcionar uma melhor vivência a estas pessoas, em especial aos que possuem deficiências como o autismo. Nesta perspectiva, este projeto apresenta uma investigação que tem por objetivo pesquisar sobre tecnologias assistivas enquanto instrumentos de apoio a construção de narrativas e ao raciocínio lógico?matemático de crianças e adolescentes autistas de duas instituições, sendo uma pública e outra privada do Estado da Paraíba.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Yalorisa Andrade Santos - Coordenador / Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita - Integrante / Lucas Henrique Viana - Integrante / Daniele da Silva Pereira - Integrante / José Fernandes da Cruz Neto - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Calculadoras, Tarefas e Comunicação nas Aulas de Matemática
Descrição: Este projeto de extensão foi desenvolvido e aplicado na escola E.E.E.F.M Ademar Veloso da Silveira, localizada em Campina Grande. No qual tem como objetivo geral desenvolver atividades com a formulação e a resolução de problemas matemáticos. Trabalhando junto com professores de matemática da escola campo, a importância da utilização da calculadora na sala de aula, deixando claro o momento adequado para utilização deste recurso, podendo melhorar o raciocínio cognitivo do aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Y. A.; VASCONCELOS, H. E. A. . Os jogos matemático para minimizar a matematofobia dos alunos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, Y. A.; VASCONCELOS, H. E. A. . Licenciatura em matemática a distância: Repensando e investigando essa modalidade educacional.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Educação. Revisitando o jogo da "amarelinha" numa proposta interdisciplinar. 2017. (Congresso).

2.
Congresso Nacional de Educação. Investigação numéricas com a calculadora básica: uma experiencia extensionista. 2017. (Congresso).

3.
Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia.III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia. 2017. (Encontro).

4.
EPEM. Resolvendo problemas matemáticos com a utilização da calculadora básica. 2017. (Congresso).

5.
Congresso Nacional de pesquisa e ensino em ciencias. Licenciatura em matemática a distancia:Repensando e investigando essa modalidade educacional. 2016. (Congresso).

6.
EPEBEM. OS JOGOS MATEMÁTICOS PARA MINIMIZAR A MATEMATOFOBIA DOS ALUNOS: UM ENCONTRO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Y. A.; VASCONCELOS, H. E. A. . Os jogos matemático para minimizar a matematofobia dos alunos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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