Emanuele Dias Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8316910365031189
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Formada no magistério, em Anos Iniciais, pelo Instituto Juvenal Miller. Em, 2010 formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande no curso Letras/Português e no ano de 2014 formou-se em Letras/Francês, no mesmo ano especializou-se em Educação Infantil e Anos Iniciais. No ano de 2015, concluiu sua segunda especialização ? Psicopedagogia Clínica e Institucional - nesse mesmo ano, fez cursos de formação voltados à área da educação e deu início, como professora de letramento no Projeto Mais Educação, projeto este que findou-se no final do primeiro semestre de 2016. Em 2018 concluiu uma especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação - TICEDU, é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participa do grupo de pesquisa Educamemória na linha de pesquisa ?Redes de Cultura, Estética e Formação na/da cidade ? RECIDADE?/ FURG. - Coordenado pela Profª. Drª. Vânia Alves Martins Chaigar. Atualmente cursa pedagogia. É professora dos anos iniciais, na rede municipal, da escola de ensino fundamental França Pinto e professora de língua Portuguesa do fundamental II na Escola São Luiz Gonzaga. ORCID: 0000-0002-7829-0859 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emanuele Dias Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, E. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação - IE.
Fundação Universidade do Rio Grande
Carreiros
96203900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32935213
URL da Homepage: http://www.furg.br/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: OLHARES INFANTIS SOBRE A CIDADE COMO ESPAÇO DE CULTURA E VIVÊNCIAO ENSINO DA CIDADE PARA CRIANÇAS EM PERSPECTIVA: OLHARES SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Vânia Alves Martins Chaigar.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2018
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TICEDU. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: COMO PERCEBO O ENTORNO DA MINHA ESCOLA? QUANTO O SMARTPHONE APROXIMOU ESTE(S) ESPAÇO(S) E O QUANTO O POWER POINT AUXILIOU NESTE PROCESSO..
Orientador: Joice Rejane Pardo Maurell.
2013 - 2015
Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL. (Carga Horária: 600h).
Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, FDB, Brasil.
Título: É SÓ BRINCAR? O QUE VEM COM O BRINCAR.
Orientador: MARIA MIRTA CALHAVA.
2012 - 2014
Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais. (Carga Horária: 450h).
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO MATERIAL PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA..
Orientador: LIGIA CONCEIÇÃO DE ARAUJO.
2018
Graduação em andamento em Pedagogia.
Unifacvest, UNIFAC, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Letras - Português e Francês.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
1999 - 2002
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, IEEJM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em CEAMECIM - Experimente Anos Iniciais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Congresso Online de Psicomotricidade. (Carga horária: 20h).
Congresso Online Internacional de Psicomotricidade, CONGIP, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento do Portal de Periódicos Capes.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em GEALI. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em GESE. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em NEPE. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em SNED. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Alfabetização. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2014 - 2014
Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 50h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2014 - 2014
Informática - Básico. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Libras Nível I. (Carga horária: 64h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FBEDS, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, EMEFDP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID - Francês

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação - IE, .

2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação - IE, .

Linhas de pesquisa
Espaços e Tempos Educativos

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Letramento, na Escola Municipal Dom Pedro II, no Programa Mais Educação - MEC

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Letramento, na Escola Municipal Dom Pedro II, dentro do Programa Mais Educação - MEC.


Escola São Luiz Gonzaga, SLG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Língua Portuguesa (Fundamental II), Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Monitora Educação Infantil, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal da cidade do Rio Grande - SMEd, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora dos Anos Iniciais, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto



Linhas de pesquisa


1.
Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade - RECIDADE

Objetivo: Promover interlocuções/aprendizagens através de redes de saberes entre praticantes da cidade, suas culturas, memórias, estéticas e saberes tradicionais, junto-com a universidade. Deshierarquizar o conhecimento. Evidenciar projetos emancipatórios da sociedade local. Fomentar o diálogo intercultural e o reconhecimento do outro sob o viés da alteridade e da incompletude cultural. Reconhecer epistemologias plurais na base da formação discente e docente...
Palavras-chave: Educação; Formação na/da cidade; Cultura; Estética.
2.
Espaços e Tempos Educativos


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Redes de Cultura, Estética e Formação na/da cidade - RECIDADE
Descrição: A pesquisa desdobra-se de outros projetos formativos associando ensino, pesquisa e extensão. Possui relação direta com o projeto de extensão (PROEXT 2016) Redes de Cultura, Estética e Formação na/da cidade que visa potencializar aprendizagens de discentes de graduação e pós-graduação, mediante intercâmbios e interlocuções com saberes produzidos no espaço-tempo da cidade. Entre seus principais objetivos destaca-se a promoção de interlocuções e aprendizagens através de ?redes de saberes? entre ?praticantes? da cidade, suas culturas, memórias, estéticas e saberes tradicionais, junto-com a universidade, de forma a auxiliar na deshierarquização do conhecimento, disponibilizando-o como base de projetos emancipatórios da sociedade local. A pesquisa localiza-se na área das Ciências Humanas e de modo específico na Educação/Ensino e Aprendizagem, caracteriza-se como um projeto formativo e reconhece que a educação perpassa a cidade como um todo, incluindo os saberes tradicionais produzidos no local. Estes ao serem visibilizados ajudam a evitar o ?desperdício da experiência? e a criar laços de pertencimento.....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Cultura, Estética e Formação: redes de saberes, incompletudes e territorialidades - EDITAL PROEXT 2016
Descrição: A ação de extensão ?CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO: redes de saberes, incompletudes e territorialidades? insere-se na necessidade contemporânea de produzir interlocuções da Academia com a Sociedade Civil e seus 'praticantes' (CERTEAU, 1998) seja através de grupos e associações populares ou sujeitos sociais engajados em processos de cidadania ativa baseada na tradição e/ou cultura local. Quer potencializar conhecimentos de modo a produzir movimentos e ações que repercutam na qualidade das aprendizagens de jovens estudantes universitários/as incorporando nelas porções generosas de saberes e relações invisibilizadas sob o peso do ?imperialimo cultural e epistemicídios? (SOUSA SANTOS, 1997) que tem sido pródigos em apagar a produção social/cultural de populações inteiras ao longo de muitos séculos, gerando desidentificações e (alguns) imobilismos. O trabalho terá início em março de 2016..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Programa Mais Educação
Descrição: O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. A bolsista atuava na Escola Municpal de Ensino Fundamentaql Dom pedro II, localizada na Rua Cristovão Pereira, nº 880, Bairro Bosque..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - SubProjeto Francês
Descrição: O presente Projeto de Extensão visa inserir os licenciandos no ambiente escolar para vivenciar a prática docente antes mesmo do estágio propriamente dito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Identidade
Descrição: Este projeto, fez parte do Programa Mais Educação, desenvolvido na Escola Municipal Dom Pedro II, na cidade do Rio Grande, com alunos pertencentes ao programa. O objetivo era expor temas necessários ao convívio em grupo e ao reconhecimento pessoal, ao pertencimento naquela comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Emanuele Dias Lopes - Coordenador / Katia Wailla - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:5
Total de citações:5
Fator H:1
LOPES. E. D.  Data: 20/09/2016

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, E. D.. Que/Qual cidade do Rio Grande é ensinada às crianças nos anos iniciais. In: IV Seminário Interfaces: Licenciaturas em diálogo - Escola e Universidade - Utopias, Tempos e Experiências, 2016, RIO GRANDE. IV Seminário Interfaces: Licenciaturas em diálogo - Escola e Universidade - Utopias, Tempos e Experiências, 2016.

2.
LOPES, E. D.. IV Seminário Interfaces: Licenciaturas em Diálogo. In: IV Seminário Interfaces: Licenciaturas em Diálogo, 2016, RIO GRANDE. IV Seminário Interfaces: Licenciaturas em Diálogo, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, E. D.. Que/Qual cidade - do Rio Grande - é ensinada às crianças nos Anos Iniciais?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LOPES, E. D.. Programa Mais Educação e seus Benefícios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LOPES, E. D.; VIATROSKI, P. C. . Didática do Intercultural: PIBID Francês no Colégio Estadual Lemos Júnior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LOPES, E. D.; ESCOUTO, P. T. . UMA REALIDADE AINDA DESCONHECIDA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LOPES, E. D.. 25 Abril poemas musicados de Manuel Alegre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, E. D.. Programa Mais Educação e seus Benefícios. RIO GRANDE: Furg, 2016 (E-Book).

2.
LOPES, E. D.. Que/Qual cidade - do Rio Grande - é ensinada às crianças nos Anos Iniciais?. RIO GRANDE: Furg, 2016 (E-Book).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, E. D.. IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CHAIGAR, V. A. M. ; LOPES, E. D. ; SOARES, L. P. S. ; FERREIRA, S. C. T. ; CHAGAS, P. W. V. ; SIQUEIRA, A. R. M. . IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. 2016; Tema: Escola e Uviversidade: Utopias, tempos e experiências. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, E. D.. Tratando a água na prática na Escola Dom Pedro II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOPES, E. D.. Hora do Conto - Hora do Abraço. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LOPES, E. D.. É SÓ BRINCAR? O QUE VEM COM O BRINCAR?. 2015. (Editoração/Outra).

4.
LOPES, E. D.. Teatro de Sombras na Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 Maio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LOPES, E. D.. Teatro de Sombras - PIBID Francês. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LOPES, E. D.. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO MATERIAL PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Editoração/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16ª Mostra de Produção Acadêmica - MPU.O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E O ENSINO DA CIDADE NOS ANOS INICIAIS. 2017. (Outra).

2.
V Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo.MATERIAIS DIDÁTICOS E A CIDADE: PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS. 2017. (Seminário).

3.
?Educação para a sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos. 2016. (Outra).

4.
CONGIP - Congresso online Internacional de Psicomotricidade. 2016. (Congresso).

5.
Docência na Educação Infantil. 2016. (Outra).

6.
Experimente Anos Iniciais.Tratando a água na prática na Escola Dom Pedro II. 2016. (Outra).

7.
Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento na Infancia - GEALI. 2016. (Outra).

8.
II Encontro Humanístico Multidisciplinar.TERRITORIALIDADES DA FORMAÇÃO: NARRATIVAS DISCENTES SOBRE O MOVIMENTO INTERFACES II. 2016. (Encontro).

9.
II Encontro Humanístico Multidisciplinar (EHM).Territorialidades da Formação: Narrativas Discentes sobre o Movimento Interfaces II. 2016. (Encontro).

10.
I Movimento Interfaces: Conhecimentos para além dos muros. 2016. (Encontro).

11.
IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo.Programa Mais Educação e seus Benefícios. 2016. (Seminário).

12.
IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo.Que/Qual cidade - do Rio Grande - é ensinada às crianças nos Anos Iniciais?. 2016. (Seminário).

13.
Programa de Treinamento no Portal dos Periódicos CAPES. 2016. (Outra).

14.
CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA. 2014. (Outra).

15.
ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FRANCÊS DO RIO GRANDE DO SUL. 2013. (Encontro).

16.
I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DISCURSIVOS - SNED. 2013. (Seminário).

17.
SESC Oficinas. 2013. (Oficina).

18.
VI SEMANA DE LETRAS - O REGIONALISMO: RESTRINGINDO LUGARES, AMPLIANDO CONCEITO E HORIZONTES.25 de abril - Poemas musicados de Manuel Alegre. 2008. (Outra).

19.
VI SEMANA DE LETRAS - O REGIONALISMO: RESTRINGINDO LUGARES, AMPLIANDO O CONCEITO E HORIZONTES. 2008. (Outra).

20.
V SEMANA DE LETRAS - LÍNGUA, LINGUAGEM E ENSINO: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. 2007. (Outra).

21.
IV SEMANA DE LETRAS - A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFISSIONAL DE LETRAS: PROCEDIMENTOS PRÁTICOS EM SALA DE AULA. 2006. (Outra).

22.
CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS NÍVEL 1 FASE 1. 2001. (Outra).

23.
CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, E. D.. V Seminário Interfaces: Licenciaturas em Diálogo. 2017. (Outro).

2.
CHAIGAR, V. A. M. ; LOPES, E. D. ; SOARES, L. P. S. ; SODRE, C. R. S. ; CHAGAS, P. W. V. ; FERREIRA, S. C. T. ; SIQUEIRA, A. R. M. . IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. 2016. (Outro).

3.
SIQUEIRA, A. R. M. ; LOPES, E. D. ; SOARES, L. P. S. ; CHAGAS, P. W. V. ; FERREIRA, S. C. T. ; CHAIGAR, V. A. M. . I Movimento Interfaces: Conhecimentos para além dos muros. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, E. D.. IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:30:00