Fátima Gomes Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4325908928348621
  • Última atualização do currículo em 16/08/2016


Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com enfase em Psicologia clínica/Psicanálise. Trabalha na função de Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) contratada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais (ADRA) desde 01/09/2015 em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/ Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social(SMAAS). Desenvolve atividades de cunho sócio assistencial e educativo destinadas ao público alvo dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nas regiões de maior vulnerabilidade social de Belo Horizonte. Coordena processos de planejamento, execução e avaliação da equipe do serviço/entidade, acolhe os usuários no SCFV, realiza o planejamento e a avaliação das ações junto ao SCFV em parceria com o CRAS e equipe de supervisão. Assessora ações socioeducativas sobre Direitos Humanos/Cidadania e de intervenção comunitária. Planeja e acompanha as atividades socioeducativas visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Avalia continuamente o Serviço com a participação do CRAS, Orientador Social, usuários e Supervisão. Trabalhou como Educadora Social contratada pela Associação Municipal de Assistência Social- AMAS de 25/05/2011 a 22/08/2015 em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/ Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social(SMAAS). Desenvolveu atividades de cunho sócio assistencial e educativo destinadas ao público alvo dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nas regiões de maior vulnerabilidade social de Belo Horizonte. Fez parte de uma Equipe de Educadores Sociais que atuou junto a grupos específicos de crianças, adolescentes, adultos e idosos com a finalidade de contribuir para o fortalecimento de laços familiares e comunitários; ampliação da capacidade protetiva e de superação de fragilidades sociais; desenvolvimento da autoestima e auto valorização; o despertar da consciência de identidade e cidadania; potencialização do protagonismo e autonomia das famílias; o desenvolvimento de padrões não violentos de resolução de conflitos. Para tanto, utilizou como estratégias de ação: oficinas temáticas de convivência e de reflexão, palestras, rodas de conversa, teatro, contação de história, dentre outras dinâmicas de grupo. Atuou ainda na organização e execução de atividades lúdicas e educativas destinadas às famílias que participaram de eventos e campanhas sócio educativas patrocinadas pela SMAAS/CRAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fátima Gomes Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, F. G.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Graduação em Psicologia.
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Título: A Separação entre Mãe e Filha: uma leitura Psicanalítica.
Orientador: Geraldo Majela Martins.




Formação Complementar


2014
Prevenção dos Problemas Relacionados ao uso de Dro.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2010
Trans. Tecno. da Abordagem da Violên.Constr.e Paz. (Carga horária: 240h).
Faculdade de Medicina, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Municipal de Assistência Social, AMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador Social V, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participa de uma Equipe de Educadores Sociais que desenvolve palestras, oficinas e eventos temáticos para crianças, adolescentes, adultos e idosos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nas regiões de maior vulnerabilidade de BH.


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalhou com crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, inscritas no Projeto Socialização Infanto-Juvenil, tendo como objetivo acompanhar o desenvolvimento socioafetivo deste público. Para tanto, utilizou estratégias que privilegiam o desenvolvimento de ações de convivência, o sentimento de pertença e o fortalecimento de vínculos.


Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Socioassistênciais, ADRA-BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, F. G.; PEREIRA, M. I. ; PEREIRA, M. N. ; SOARES, R. E. . Diagnóstico e prevenção do bullying no Instituto de Educação de Minas Gerais: Um relato de experiência. In: Maria Inêz Pereira;Fátima Gomes Pereira;Maria Nazaré Pereira;Romana Elismar Soares. (Org.). Diagnóstico e prevenção do bullying no Instituto de Educação de MInas Gerais: Um relato de experiência. 1ªed.Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde- Representação Brasil, 2010, v. 1, p. 233-242.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, F. G.; PEREIRA, M. I. ; PEREIRA, M. N. ; SOARES, R. E. . De mãos dadas, contra o bullying a favor da paz. AMAE educando, p. 08 - 16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. G. ; PEREIRA, F. G. ; BERALDO, C. A. ; FERREIRA, D. T. ; SOUZA, J. O. D. ; RAMOS, R. . A LEI DO PAI EM 'A ÁRVORE DA VIDA:UMA VISÃO PSICANALÍTICA. In: III JORNADA INTERDISCIPLINAR CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON, 2012, BELO HORIZONTE. ANAIS DA III JORNADA INTERDISCIPLINAR CENTRO NEWTON PAIVA. BELO HORIZONTE: EDITORA DE ARTE E PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO- HELÔ COSTA, 2012.

2.
PEREIRA, F. G.; OLIVEIRA, A. G. ; BERALDO, C. A. ; FERREIRA, D. T. ; RAMOS, R. . ÉTICA E VIOLÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES:UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA. In: II JORNADA INTERDISCIPLINAR CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA, 2011, BELO HORIZONTE. ANAIS DA II MOSTRA INTERDISCIPLINAR. BELO HORIZONTE: EDITORA DE ARTE E PROJETO GRÁFICO- HELÔ COSTA, 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina PAIF. 2014. (Oficina).

2.
Politicas sobre drogas e conflito social: redução de danos e govenamentalidade. 2014. (Outra).

3.
IV Jornada Interdisciplinar no Centro Universitário Newton Paiva.Os idosos no Brasil e as Políticas Públicas. 2013. (Outra).

4.
Trabalho Social com Famílias do PAIF. 2013. (Seminário).

5.
2 MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA. A LEI DO PAI EM " A ÁRVORE DA VIDA": UMA VISÃO PSICANALÍTICA.. 2012. (Congresso).

6.
III Jornada de Apresentação de trabalhos Interdisciplinares do Centro Universitário Newton Paiva.A LEI DO PAI EM " A ÁRVORE DA VIDA": UMA VISÃO PSICANALÍTICA.. 2012. (Outra).

7.
II Semana Interdisciplinar do Centro Universitário Newton Paiva.ÉTICA E VIOLÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES. 2011. (Outra).

8.
VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. 2011. (Outra).

9.
Encontro de Educadores da APPMG. 2010. (Encontro).

10.
IV Seminário dobre o Fenômeno Bullying. 2010. (Seminário).

11.
Jornada Sobrevivendo as Brigas de Família. 2010. (Outra).

12.
VII Seminário de Análise do Comportamento. 2010. (Seminário).

13.
XI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2010. (Outra).

14.
XXV Jornada de Psicologia" De um curso a um discurso"Psicologia, Sociedade e Trabalho.. 2010. (Outra).

15.
IX Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2008. (Outra).

16.
XII Seminário Interativo de Psicologia"A Travessia da Avaliação Psicológica nos contextos da Psicologiaia"c. 2008. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 1:58:15