Maria Lucia Badalotti Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0514438737152163
  • Última atualização do currículo em 15/04/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí 1993. Especialista em Sexualidade Humana pela Universidade Tuiuti do Paraná 1996. É Coordenadora do Curso de Psicologia desde março de 2016 e da Clinica escola e docente na Faculdade Celer de Xaxim-SC Ministra as disciplinas de Psicologia e Sexualidade Humana, Psicologia do portador de necessidades especiais, Estagio Especifico na Ênfase: Psicologia e promoção da saúde, Estágio Básico I e é Orientadora de TCCs nas Linha de Pesquisa 1: SAÚDE PÚBLICA E HUMANIZAÇÃO e Linha de Pesquisa 2: SAÚDE MENTAL. Atuou na Associação de Pais e Amigos dos excepcionais - APAE de Chapecó nos períodos de 1994 a 2001 e de 2006 a 2011 nas seguintes área e equipes. Psicóloga da Equipe de avaliação diagnóstica e de avaliação da Pensão ao Excepcional do Estado de Santa Catarina e do Projeto de Cinoterapia. É psicóloga clinica na cidade de Chapecó- SC desde 1994 até o atual momento. Foi coordenadora do Núcleo de Saúde da Associação Comercial e Industrial de Chapecó - ACIC - no ano de 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Lucia Badalotti Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, M. L. B.


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1997
Especialização em Sexualidade Humana. (Carga Horária: 360h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: A SEXUALIDADE DO DEFICIENTE MENTAL VISTA POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM ESCOLA ESPECIAL.
Orientador: PROFESSORA DRA. MARIA DO CARMO DE ANDRADE SILVA.
1989 - 1993
Graduação em Psicologia.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2007
Curso de Formação em Terapia Familiar e de Casal.
Orgone Psicologia Clínica, ORGONE, Brasil.
1996 - 1996
CAFS - CENTRO AVANÇADO DE FORMAÇÃO EM SEXOLOGIA -. (Carga horária: 150h).
INSTITUTO CAVALCANTI - CENTRO DE ESTUDOS EM SEXUALIDADE HUMANA, IC, Brasil.
1996 - 1996
Triagem e Avaliação Inicial. (Carga horária: 16h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em A Psicanálise Perante o Sofrimento e o Bem Estar. (Carga horária: 27h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
1992 - 1993
ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA CORPORAL. (Carga horária: 360h).
Orgone Psicologia Clínica, ORGONE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Paulista de Sexualidade, InPaSex, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Psicologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 2

Atividades

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades de Ciencias Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante.

Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR-PESQUISADOR FORMADOR, Carga horária: 12
Outras informações
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Área: Área de Ciências Humanas e Jurídicas Curso: 1022 - PEDAGOGIA Matriz: Educação Especial Componente Curricular: 70830047 - SEXUALIDADE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Turma: A Período: 7 Carga horária: 36 h/a Ano/Semestre: 2013 / 1 Professor(a): Maria Lucia Badalotti Tavares


APAE DE CHAPECO, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: PSICOLOGA, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: PSICOLOGA, Carga horária: 12

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA E SEXUALIDADE HUMANA
PSICOLOGIA DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS
ESTAGIO ESPECIFICO NA ÊFASE: PSICOLOGIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

CONSULTORIO DE PSICOLOGIA, PSICOSEX, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: PSICOLOGA CLINICA, Enquadramento Funcional: ATENDIMENTO CLINICO EM PSICOLOGIA, Carga horária: 30


Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE CURRICULAR COMPLEMENTAR, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Pesquisa em Sexualidade Humana (GPSH)
Descrição: O grupo de pesquisa em Sexualidade Humana (GPSH), tem por finalidade desenvolver estudos relacionados à educação, sexualidade humana, gênero e diversidades, bem como propiciar discussões, estudos, realizar projetos de pesquisas e extensão nos campos teóricos e práticos. Os estudos se nortearão pelos referenciais teóricos da psicologia, educação, filosofia, área médica e áreas afins. Frente às demandas existentes, o projeto também abre espaço para repercussões que envolvem a pesquisa, a formação inicial e continuada de educadores(as); alunos(as) dos cursos de psicologia, educação, filosofia e demais áreas afins, como também para a produção de materiais educativos, livros, capítulos de livros, artigos, folders explicativos, palestras, fóruns e eventos de ordem educacional que possam auxiliar a academia e a sociedade em geral. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Psicologia (2015), as atividades de extensão permeiam todo o processo pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas ? Facisa/Celer Faculdades, cuja proposta busca abranger projetos que envolvem a academia e a sociedade em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, com recurso a fundo perdido ou subsidiado. Assim, considera-se que este projeto é uma atividade de extensão que envolve a participação acadêmica, a comunidade interna e externa, permitindo que a população tenha acesso à informação e melhore a sua qualidade de vida, usufruindo do conhecimento produzido na Instituição. Nesta perspectiva, este projeto de pesquisa e extensão, propiciará a implementação de uma educação permanente e, de forma integrada, através de projetos de atualização em parceria com outras entidades, instituições de ensino e profissionais, proporcionando o estímulo à participação da comunidade acadêmica e da comunidade em geral na problemática social, local e regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Maria Lucia Badalotti Tavares - Coordenador / AJAUNA PICCOLI FERREIRA - Integrante / Marli Kasper Rex - Integrante / Oswaldo Rodrigues Junior - Integrante / Anderson Luiz Tedesco - Integrante / Ricardo Telch - Integrante / Junior Vitorio RomanzinI - Integrante / Maria Alves de Toledo Bruns - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7


Projetos de extensão


2016 - Atual
Nome do Projeto: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL: O QUE EU QUERO SER?
Descrição: Ementa: Orientação vocacional e profissional; Avaliação vocacional e profissional; Habilidades e competências na escolha da formação; Assertividades na escolha da profissão; Avaliação profissional e vocacional por competências e habilidades. Psicologia e Educação vocacional e profissional. Público-alvo: Estudantes de escolas públicas e particulares que frequentam o ensino médio. Local de Execução: Escolas Públicas e Particulares do município de Xaxim e Região Oeste de Santa Catarina, bem como na sede da Celer Faculdades do Município de Xaxim..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Paciente Feliz
Descrição: Ementa: Aspecto emocional dos pacientes hospitalizados; interação entre pacientes e profissionais; aconselhamento psicológico; resgate da motivação; adesão ao tratamento; minimização do sofrimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - Atual
Nome do Projeto: CINECELER
Descrição: Ementa: Trata-se de um projeto de extensão a ser desenvolvido junto a alunos de escolas públicas e particulares do município de Xaxim e região oeste de Santa Catarina. O CINECELER, enquanto projeto, busca o envolvimento de alunos do ensino médio com temáticas que envolvam as realidades sociais e jurídicas, instrumentalizando informações por meio de diversos filmes - nas mais variadas áreas ? e debates que identificam e demonstram a importância dos cursos da IES que estão envolvidos, sua atuação na sociedade, instigando uma reflexão em relação à modificação de valores dos sujeitos sobre si e sua relação com a sociedade e o direito, além do contato com a ciência do Direito e seu papel, enquanto tal, dentro do corpo social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2016
PROJETO HISTÓRIAS DAS SEXOLOGIA BRASILEIRAS
Descrição: Colaboração escrevendo um capítulo para o livro homônimo, organizado e publicado pelo InPaSex - Instituto Paulista de Sexualidade.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - Atual
Projeto "Cinoterapia"
Descrição: Em 2007 O Instituto Sadia através do Programa de Investimento Social oferecia recursos financeiros para projetos de desenvolvimento local. A equipe de cinoteapia escreveu um projeto sobre a Cinoterapia e mandar, pois os projetos seriam selecionados de acordo com os seguintes critérios: inovação, impacto potencial no desenvolvimento local, estrutura da organização e estratégia do projeto e por acreditar que os critérios encaixava-se no nosso trabalho resolvemos arriscar. Esse projeto nos deu esperança de conseguirmos os recursos financeiros necessários para dar continuidade ao projeto de Cinoterapia. Os projetos eram analisados conjuntamente pelo Instituto Sadia e por Comitês Locais de Investimento Social, compostos por colaboradores voluntários da Sadia e presentes em 15 municípios onde a Sadia possuía unidades produtivas ou centros de distribuição. Cerca de 300 propostas foram recebidas desde a abertura do processo seletivo. As ações foram feitas em municípios de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e no Distrito Federal. Os projetos foram selecionados através da Primeira Chamada Pública realizada pelo instituto entre setembro de 2007 e janeiro de 2008. Foram desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos e tiveram como foco o desenvolvimento de comunidades onde a Sadia atuava. Ao todo, foram destinados cerca de R$ 824 mil para 26 projetos. O Projeto "Cinoterapia", desenvolvida pela APAE, em Chapecó (SC) foi um dos projetos financiados devido ao esforço e empenho da equipe na época. O recurso financeiro recebido nos possibilitou comprar os matérias necessários para que toda a equipe técnica pudesse trabalhar, realizar as suas atividades de uma forma que os objetivos de cada profissional fosse alcançada..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
STOCKMANN, A. R. ; TAVARES, M. L. B. . O TRABALHO E AS RELAÇÕES DE CASAIS. In: ANDRÉS LÓPES DE LA LLAVE. (Org.). O TRABALHO E AS RELAÇÕES DE CASAIS. 1ed.MADRI: Imprime y encuaderna: Agencia Estadual Boletin Oficial, 2016, v. 1, p. 295-300.

2.
CRUZ, A. L. ; TAVARES, M. L. B. . 0 AMOR É CEGO E A SEXUALIDADE?. In: ANDRÉS LÓPES DE LA LLAVE. (Org.). SEXOLOGIA POSITIVA: PLACER, SALUD Y BIENESTAR. 1ed.MADRI: IMPRIME Y ENCUADERNA; AGENCIA ESTADUAL BOLETIN OFICIAL, 2016, v. 1, p. 117-122.

3.
TAVARES, M. L. B.; TAVARES, E. F. . Psicosex - Psicologia Clínica e Sexualidade Humana. In: Oswaldo M Rodrigues Junior. (Org.). Historias das sexologias Brasileiras. 1ed.São Paulo - SC: INSTITUTO PAULISTA DE SEXUALIDADE, 2015, v. 01, p. 183-196.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAVARES, M. L. B.. Sentimentos que permeiam o casal infertil. Anna Loide saúde, CHAPECÓ -SC, p. 29 - 29, 09 jun. 2014.

2.
TAVARES, M. L. B.. A sexualidade e o envelhe(ser). Diário do Iguaçú, CHAPECÓ -SC, 06 ago. 2009.

3.
TAVARES, M. L. B.. Erotismo masculino e feminino igual ou diferente?. Revista toda bela ? Santa Catarina ? Ano II ? n° 24, CHAPECÓ -SC, 20 jul. 2007.

4.
TAVARES, M. L. B.. Fantasias Sexuais. Revista toda bela ? Santa Catarina ? Ano II ? n° 22, CHAPECÓ -SC, 20 abr. 2007.

5.
TAVARES, M. L. B.. O câncer de mama e suas implicações na sexualidade. Revista toda bela ? Santa Catarina ? Ano II ? n° 21, CHAPECÓ -SC, 22 mar. 2007.

6.
TAVARES, M. L. B.. Trair e coçar é só começar??. Revista toda bela ? Santa Catarina ? Ano II ? n° 19, CHAPECÓ -SC, 20 dez. 2006.

7.
TAVARES, M. L. B.. O beijo e suas representações na vida cotidiana. Revista toda bela ? Santa Catarina ? Ano II ? n° 18, CHAPECÓ -SC, 20 nov. 2006.

8.
TAVARES, M. L. B.. Disfunção Erétil essa ?Velha Conhecida?. REVISTA TODA BELA - SANTA CATARINA ? Ano II ? n° 17, CHAPECÓ -SC, 20 out. 2006.

9.
TAVARES, M. L. B.. A deterioração da vida erótica. REVISTA TODA BELA ? Ano II ? n° 16, REVISTA TODA BELA - SC, 19 set. 2006.

10.
TAVARES, M. L. B.. Ciúme na relação de Casal. Chapecó SC - Jornal Diário da manhã ? Abril / 2006, CHAPECÓ, 03 abr. 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STOCKMANN, A. R. ; TAVARES, M. L. B. ; TAVARES, M. L. B. . O TRABALHO E AS RELAÇÕES DE CASAIS. In: 18 Congresso Latinoamericano de Sexologia e Educación sexual, 2016, Madri - Espanha. clases2016 MADRID Livro de resúmenes - Sexologia positiva: Placer, salud y bienestar. Madrid: Impresión y encuadernación: Imprenta Nacional de la AEBOE, 2016. v. 1. p. 151-152.

2.
CRUZ, A. L. ; TAVARES, M. L. B. ; TAVARES, M. L. B. . El amor es ciego y la sexualidade?. In: 18º Congreso Latinoamericano de Sexologia y educación sexual, 2016, Madri. Sexologia Positiva: Placer, salud y bienestar. Madri: Impresión y encuadernación: Imprenta Nacional de la AEBOE, 2016. v. 1. p. 174-174.

3.
TAVARES, M. L. B.. COMPARISON OF SEXUAL SELF-EFFICACY BETWEEN MEN WITH AND WITHOUT SEXUAL DYSFUNCTION.. In: 21st Congress of the World Association for Sexual, 2013, Porto Alegre. ABSTRACTS FROMTHE 21ST CONGRESS OFTHEWORLD ASSOCIATION FOR SEXUAL HEALTH. PORTO ALEGRE: The Journal of Sexual Medicine (Print), 2013., 2013. v. v. 10. p. p.368-369.

4.
TAVARES, M. L. B.. COMPARISON OF SEXUAL DESIRE BETWEEN WOMEN WITH AND WITHOUT SEXUAL DYSFUNCTION.. In: 21ST World Congress for Sexual Health, 2013, PORTO ALEGRE. ABSTRACTS FROMTHE 21ST CONGRESS OFTHEWORLD ASSOCIATION FOR SEXUAL HEALTH. PORTO ALEGRE, 2013. v. V.10. p. p. 368-368.

5.
TAVARES, M. L. B.. COMPARISON OF SEXUAL DESIRE BETWEEN MEN WITH AND WITHOUT SEXUAL DYSFUNCTION. In: 21ST World Congress for Sexual Health, 2013, Porto Alegre. ABSTRACTS FROMTHE 21ST CONGRESS OFTHEWORLD ASSOCIATION FOR SEXUAL HEALTH. PORTO ALEGRE, 2013. v. V.10. p. 368-368.

6.
TAVARES, M. L. B.. COMPARISON OF SEXUAL SELF-EFFICACY BETWEEN WOMEN WITH AND WITHOUT SEXUAL DYSFUNCTION. In: 21ST World Congress for Sexual Health, 2013, Porto Alegre. The Journal of Sexual Medicine Official Journal of the International Society for Sexual Medicine. PORTO ALEGRE, 2013. v. V.10. p. 369-369.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, M. L. B.. GÊNERO, DIVERSIDADE E POPULAÇÃO LGBT: UM DEBATE SOBRE A LUTA POR DIREITOS E LIBERDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAVARES, M. L. B.. CAFÉ PSICANALÍTICO - MODERNIDADE - AMOR E DESEJO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TAVARES, M. L. B.. A SEXUALIDADE DAS PESSOAS COM AUTISMO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LAZZAROTTO, S. ; TAVARES, M. L. B. . Expectativas dos pais diante do nascimento de um filho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TAVARES, M. L. B.. Psicosex: História das Sexologias Brasileiras na I Semana Acadêmica de Psicologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TAVARES, M. L. B.. Pessoas com Deficiência: Aspectos da sexualidade.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
TAVARES, M. L. B.. SEXUALIDADE: UM OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TAVARES, M. L. B.. Psicocine: Apresentação e análise do filme 'A pele que habito'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TAVARES, M. L. B.. A mulher e a sua sexualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TAVARES, M. L. B.. 5º Workshop da Mulher: Atenção ao corpo e mente femininos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TAVARES, M. L. B.. OFICINA DE CINOTERAPIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
TAVARES, M. L. B.. A SAÚDE E A SEXUALIDADE DO HOMEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TAVARES, M. L. B.. A saúde e a sexualidade do Homem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TAVARES, M. L. B.. AS DISFUNÇÕES SEXUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS CASAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
TAVARES, M. L. B.. Mesa redonda sexualidade e deficiência: Deficiencia mental, sexualidade e cinoterapia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
TAVARES, M. L. B.. Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no Mercado de Trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVARES, M. L. B.. Educação sexual. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, M. L. B.. Formação para o 2° Professor na Rede Municipal de Educação na Prefeitura de Chapecó - A Sexualidade do aluno com deficiência.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TAVARES, M. L. B.. Curso de Prevenção à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. 2007. .

3.
TAVARES, M. L. B.. Curso de Prevenção à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil - Gerência de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina ? Chapecó ? SC. 2007. .

4.
TAVARES, M. L. B.. Curso para professores da rede municipal de ensino Chapecó sobre Sexualidade X Deficiência Mental, no II Seminário Escola Viva Teoria e Prática - Caminhos Convergentes que se realizou no dia 21/07/2006 nas dependências da Unochapecó ? SC. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TAVARES, M. L. B.. CURSO BASICO EM SEXUALIDADE HUMANA. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de ADONES LUAN DA CRUZ.O AMOR É CEGO E A SEXUALIDADE?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

2.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de MAIARA BRUNETO.ADOÇÃO FILHOS GERADOS COM O CORAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

3.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de ANDRESSA B. ZAMPRONHA.ALIENAÇÃO PARENTAL CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS E SOCIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

4.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de ANGELA R. STOCKOMANN.O TRABALHO E AS RELAÇÕES DE CASAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

5.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de FRANCIESCO L. GRAFFITTI.QUANDO O SONHO PERFEITO TORNA-SE PESADELO - IMPLICAÇÕES DO CIÚMES NAS RELAÇÕES CONJUGAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

6.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de VENILCE S. DA SILVA.OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NOS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

7.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de LIDIA M. MIGLIORANZA.ASSEDIO MORAL: SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

8.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de GEISI MARIA HOSS.A INTERFERÊNCIA DO ALCOOLISMO NAS RELAÇÕES FAMILIARES DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPs I DE SÃO CARLOS - SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

9.
TAVARES, M. L. B.. Participação em banca de SILVANA M. DOS SANTOS.A PERDA DO CÔNJUGE NA TERCEIRA IDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LAZARETTI, S. M.; TAVARES, M. L. B.; TAVARES, E. F.; REX, M. K.. O APOIO FAMILIAR NO TRATAMENTO DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA. 2017. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

2.
TAVARES, M. L. B.; DEBASTIANI, G.; TELCH, RICARDO. Expectativa dos pais diante do nascimento de um filho. 2016. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

3.
TAVARES, M. L. B.. O AMOR É CEGO E A SEXUALIDADE?. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

4.
TAVARES, M. L. B.. A PERDA DO CÔNJUGE NA TERCEIRA IDADE. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

5.
TAVARES, M. L. B.. O TRABALHO E AS RELAÇÕES DE CASAIS. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

Livre docência
1.
HAIDUKE, E.; TAVARES, E. F.; TAVARES, M. L. B.; REX, M. K.; TAVARES, M. L. B.. ASSEXUALIDADE: UMA NOVA ORIENTAÇÃO SEXUAL?. 2017. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

2.
DEMETRIO, B. A.; REX, M. K.; TAVARES, E. F.; TAVARES, M. L. B.; TAVARES, M. L. B.. EFICÁCIAS DOS PSICOFÁRMACOS E DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. 2017. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

Outras participações
1.
TELCH, RICARDO; TAVARES, M. L. B.; DEBASTIANI, G.. Transsexualidade e Família: Um estudo de caso. 2016. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

2.
TAVARES, M. L. B.. ADOÇÃO FILHOS GERADOS COM O CORAÇÃO. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

3.
TAVARES, M. L. B.. ALIENAÇÃO PARENTAL CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS E SOCIAIS. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

4.
TAVARES, M. L. B.. QUANDO O SONHO PERFEITO TORNA-SE PESADELO - IMPLICAÇÕES DO CIÚMES NAS RELAÇÕES CONJUGAIS. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

5.
TAVARES, M. L. B.. OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NOS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

6.
TAVARES, M. L. B.. ASSEDIO MORAL: SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

7.
TAVARES, M. L. B.. A INTERFERÊNCIA DO ALCOOLISMO NAS RELAÇÕES FAMILIARES DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPs I DE SÃO CARLOS - SC. 2015. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

8.
TAVARES, M. L. B.; Ajauna Piccoli Ferreira; BILHAR, P. F. Z.. PSICOMOTRICIDADE NA TERCEIRA IDADE. 2014. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

9.
TAVARES, M. L. B.; Ajauna Piccoli Ferreira; BILHAR, P. F. Z.. DIVÓRCIO. 2014. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

10.
TAVARES, M. L. B.; Ajauna Piccoli Ferreira; BILHAR, P. F. Z.. COMBATENDO O BULLYNG COM AS TÉCNICAS DO PSICODRAMA. 2014. Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.

11.
TAVARES, M. L. B.; Ajauna Piccoli Ferreira; BILHAR, P. F. Z.. PSICOFARMACOLOGIA E PSICOTERAPIA: UMA VIA DE MÃO DUPLA. 2014.

12.
GRASSI, M. V. C.; TAVARES, M. L. B.. O corpo na linguagem e seu papel no relacionamento entre casais: uma visão psicanalítica.. 2005. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1° SEMINÁRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CURSO DE PSICOLOGIA.PSICOLOGIA E SEXUALIDADE HUMANA. 2017. (Seminário).

2.
2° CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO , AMBIENTE E SAÚDE. COPARENTALIDADE: UM NOVO CONCEITO DE FAMÍLIA. 2017. (Congresso).

3.
2° CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO , AMBIENTE E SAÚDE. DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO. 2017. (Congresso).

4.
2° CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO , AMBIENTE E SAÚDE. SEXUALIDADE HUMANA. 2017. (Congresso).

5.
AULA MAGNA DO CURSO DE PSICOLOGIA. 2017. (Outra).

6.
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC. 2017. (Oficina).

7.
II ENCONTRO REGIONAL DA POLÍTICA DE PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO. 2017. (Encontro).

8.
I JORNADA LATINOAMERICANA DE SEXUALIDADE NO SUDOESTE DO PARANÁ. 2017. (Encontro).

9.
WORKSHOP: PROFISSIONAIS DE ALTA PERFORMANCE. 2017. (Outra).

10.
XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SEXUALIDADE HUMANA. 2017. (Congresso).

11.
1° CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS: EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SAÚDE. EXPECTATIVAS DOS PAIS DIANTE DO NASCIMENTO DE UM FILHO. 2016. (Congresso).

12.
1° CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS: EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SAÚDE. PAINEL DE DEBATES INTITULADO: POLITICAS PÚBLICAS EDUCAÇÃO E SAÚDE. 2016. (Congresso).

13.
1° CONGRESSO REGIONAL DE DIREITOS HUMANOS: EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SAÚDE. COORDENAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTADOS NO CONGRESSO NA SALA 402. 2016. (Congresso).

14.
18 Congreso Latinoamericano de Sexología y Educación sexual. O AMOR É CEGO E A SEXUALIDADE?. 2016. (Congresso).

15.
18 Congresso Latinoamericano de Sexologia e Educación sexual. O TRABALHO E AS RELAÇÕES DE CASAIS. 2016. (Congresso).

16.
Conversas sobre Pesquisa e Elaboração de Artigos Científicos. 2016. (Encontro).

17.
Desfile Cívico.Intervenção na Comunidade. 2016. (Outra).

18.
Dia do Psicólogo.Encontro do Dia do Psicologo na Praça Frei Bruno de Xaxim - SC. 2016. (Encontro).

19.
I Seminário de Estudos do Curso de Pedagogia: Histórias e Memorias de Xaxim. 2016. (Seminário).

20.
Curso de extensão a distancia intitulado Abordagem interdisciplinar ao usuário de crack e seus familiares. us f. 2015. (Outra).

21.
II Congresso Catarinense Psicologia Ciência e profissão - ' Sociedade Contemporânea e Produção ção de Subjetividade. Intervenções Psicológicas e a Deficiência Intelectual. 2015. (Congresso).

22.
I Seminário Saúde, Educação e Inclusão das Pessoas com deficiência, em Concórdia..Pessoas com Deficiência: Aspectos da sexualidade.. 2015. (Seminário).

23.
XIII CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINOAMERICANA DE MEDICINA SEXUAL. Relato dos alunos sobre a importância da disciplina de Psicologia e Sexualidade Humana nas Faculdades Celer de Xaxim, Estado de Santa Catarina, Brasil.. 2015. (Congresso).

24.
XIII CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINOAMERICANA DE MEDICINA SEXUAL. 2015. (Congresso).

25.
XIII CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINOAMERICANA DE MEDICINA SEXUAL. A criação da disciplina de Psicologia e Sexualidade Humana no Curso de Psicologia nas Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas Facisa - Celer Faculdades de Xaxim, Estado de Santa Catarina, Brasil.. 2015. (Congresso).

26.
XIII CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINOAMERICANA DE MEDICINA SEXUAL. SEXUALIDADE E SÍNDROME DE DOWN. 2015. (Congresso).

27.
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE SEXUALIDADE HUMANA -SEXUALIDADE : NOVOS OLHARES E NOVAS PERSPECTIVAS. A SEXUALIDADE DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN, VICTA POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO OESTE DE SANTA CATARINA- BRASIL. 2015. (Congresso).

28.
XVII CONGRESO LATINOAMERICANO DE SEXOLOGIA Y EDEDUCACIÓN SEXUAL (CLASES 2014). 2014. (Congresso).

29.
21st Congress of the World Association for Sexual. 2013. (Congresso).

30.
VII Simposio Sulbrasileiro de Fisioterapia e II Congresso Brasileiro de Fisioterapia na Atenção Integral a Saúde e I Encontro de Egressos Unochapeco URI FADEP.. CINOTERAPIA. 2013. (Congresso).

31.
II Congresso Mundial de Sexologia Médica e III Congresso Chileno de Sexologia Y Educación Sexual ? Sexualidad Del Nuevo Milenio. Sexologia Médica: Enfoques, Reflexión y Desarrollo. Educación sexual: Nuevas Tendencias. 2011. (Congresso).

32.
10 Congress of the European Federation of Sexology. Cinotherapy, intellectual deficiency and human sexuality - project at APAE - Chapecó, Brrazil. 2010. (Congresso).

33.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA - DIVERSIDADE COMO PARADIGMA DA AÇÃO PEDAGOGICA. 2010. (Outra).

34.
XIII CONGRESSO ESTADUAL DAS APAES E DO IV FÓRUM DE AUTODEFENSORES. 2010. (Congresso).

35.
Curso de avaliação diferenciada atraves de elaboração de conteúdos at. 2009. (Outra).

36.
Curso de doenças Neuropsiquiátricas e suas Repercussões sobre a Rotina do Escolar. 2009. (Outra).

37.
XII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana - Interdisciplinaridade & Saúde Sexual.. Deficiencia mental, sexualidade e cinoterapia.. 2009. (Congresso).

38.
Curso de formação continuada para professores de educação especial. 2008. (Outra).

39.
Congresso Brasileiro de AET ( Atividade Educação Terapia) Assistida por animais Organização Brasileira de Interação Homem- Animal ? OBIHACC - São Paulo ? SP 14 e 15 de Julho de 2007. 2007. (Congresso).

40.
Jornada de Atualização em Disfunção Erétil. 2003. (Encontro).

41.
Instituto Paulista de Sexualidade XXX Curso de Terapia Sexual ? 2002. 2002. (Outra).

42.
Congresso Nacional de Educação Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais ? CEITEC 2000. 2000. (Congresso).

43.
I Encontro de Sexualidade Humana no Sudoeste do Paraná Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana ? Delegacia de Pato Branco 1998. 1998. (Encontro).

44.
II Jornada de Sexualidade Humana Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana ? Delegacia de Erechim 1998. 1998. (Encontro).

45.
I Jornada de Sexualidade Humana Unoesc ? Chapecó/Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana ? Delegacia de Chapecó 1998. 1998. (Encontro).

46.
I Jornada de Sexualidade Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana ? Delegacia de Erechim 1997. 1997. (Outra).

47.
Fundação Catarinense de Educação Especial - Triagem e Avaliação Inicial. 1996. (Encontro).

48.
I Fórum Paranaense de Sexualidade Humana Faculdades Integradas Da Sociedade Educacional Tuiuti 1996. 1996. (Outra).

49.
Psicanálise Perante o Sofrimento e o Bem Estar Psíquico no Cotidiano de Nossas Vidas.. 1994. (Outra).

50.
IV Ciclo Reich ? 1 Jornada Sul-Brasileira de Psicoterapias Corporais ? 2 Simpósio Brasileiro de Terapias Energéticas. 1993. (Simpósio).

51.
XI World Congress of Sexology World Association for Sexology ? WAS 1993. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VARASCHIN, R. S. ; FINOTELLI JR., I. ; GONCALVES, A. C. C. ; PORTELA, Y. ; TAVARES, M. L. B. . XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SEXUALIDADE HUMANA. 2017. (Congresso).

2.
TAVARES, M. L. B.; REX, M. K. . II SEMANA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA: O PSICÓLOGO NOS DIFERENTES CONTEXTOS DE TRABALHO. 2017. (Outro).

3.
TAVARES, M. L. B.. PAINEL DE DEBATES DO EIXO TEMÁTICO I: SEXUALIDADE HUMANA. 2017. (Outro).

4.
TAVARES, M. L. B.; REX, M. K. . I Semana Acadêmica de Psicologia. 2016. (Outro).

5.
TAVARES, M. L. B.. 7º Workshop da Mulher destaca o empreendedorismo feminino. 2015. (Outro).

6.
TAVARES, M. L. B.. 6º workshop da mulher. 2014. (Outro).

7.
TAVARES, M. L. B.. 5º Workshop da Mulher: Atenção ao corpo e mente femininos. 2013. (Outro).

8.
TAVARES, M. L. B.. 4º worchop da mulher. 2012. (Outro).

9.
TAVARES, M. L. B.. II Jornada de Sexualidade Humana: Sexo e Qualidade de vida - Chapecó (SC), 30 e 31 de Maio de 2008.. 2008. (Outro).

10.
TAVARES, M. L. B.. I JORNADA PARANAENSE DE DISFUNÇÕES SEXUAIS DA ABEIS. 2004. (Congresso).

11.
TAVARES, M. L. B.. I Jornada de Sexualidade Humana. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CARLA CRISTINA GASPARETTO KNONER. AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. (Orientador).

2.
ILANA RITA BUSATTO DE CARVALHO. OS PROCESSOS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO AMBIENTE ESCOLAR. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. (Orientador).

3.
SONIA MARIA ROSSI LAZZAROTTO. EXPECTATIVAS DOS PAIS DIANTE DO NASCIMENTO DE UM FILHO. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sonia Lazzarotto. Expectativa dos pais diante do nascimento de um filho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

2.
ANGELA R. STOCKOMANN. O TRABALHO E AS RELAÇÕES DE CASAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

3.
SILVANA M. DOS SANTOS. A PERDA DO CÔNJUGE NA TERCEIRA IDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

4.
ADONES LUAN DA CRUZ. O AMOR É CEGO E A SEXUALIDADE?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

5.
KARINE SCHABAT. A sexualidade das pessoas com Síndrome de Down: A educação sexual vista pela equipe multiprofissional da escola especial de Coronel Freitas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - CELER FACULDADES. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

6.
Ivanir Terezinha Cechin Giacomin. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLINICA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO MUNICÍPIO DE XAXIM ? SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

7.
GISSELE DEBASTIANI. RELATÓRIOFINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA NA CLÍNICA ESCOLA DE XAXIM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

8.
ELIANE DA SILVA. RELATÓRIO FINAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA NA CLINICA ESCOLA DE XAXIM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

9.
JÉSSICA FOPPA. RELATÓRIO FINAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA NA CLINICA ESCOLA DE XAXIM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

10.
LARISSA JULIANA DUZ. RELATÓRIO FINAL SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA REALIZADO NA REDE FEMINIA DE COMBATE AO CÂNCER DE XAXIM/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.

11.
VIVIANE SEGALIN. RELATÓRIOFINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA NA CLÍNICA ESCOLA DE XAXIM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas. Orientador: Maria Lucia Badalotti Tavares.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAVARES, M. L. B.. Sentimentos que permeiam o casal infertil. Anna Loide saúde, CHAPECÓ -SC, p. 29 - 29, 09 jun. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, M. L. B.. AS DISFUNÇÕES SEXUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DOS CASAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAVARES, M. L. B.. SEXUALIDADE: UM OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TAVARES, M. L. B.. CAFÉ PSICANALÍTICO - MODERNIDADE - AMOR E DESEJO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TAVARES, M. L. B.. Curso de Prevenção à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. 2007. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVARES, M. L. B.. Educação sexual. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, M. L. B.; REX, M. K. . I Semana Acadêmica de Psicologia. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:37:47