Suéllen Melo de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7278628087263415
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Graduada pelo curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PROATEC - PROPEd/UERJ. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica-CNPq do grupo de pesquisa: Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais de 2015 a 2018, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suéllen Melo de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades.
Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340120


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Práticas Pedagógicas em Educação Infantil para crianças surdas: reflexões a partir do campo de estágio.
Orientador: Joab Grana Reis.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
CEJA SENAI PACIÊNCIA, CEJA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS IV. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2015 - 2015
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS III. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2012 - 2013
Espanhol. (Carga horária: 320h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
BOLSA PROATEC

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - CNPq, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .



Linhas de pesquisa


1.
Educação Inclusiva e Processos Educacionais

Objetivo: 1 - Analisar e descrever os mecanismos de inclusão e exclusão derivados das representações determinantes nas relações do aluno com a escola, desde o ponto de vista da identidade do sujeito escolar e o do das macro-representações subjacentes ao conceito moderno de sujeito escolar. 2 - Analisar e descrever as condições de inclusão de sujeitos cognoscentes em contextos escolares marcados pela diversidade, tomando por parâmetro a análise de sistemas cognitivos em processo de desenvolvimento proximal. 3 - Analisar e descrever o impacto dos diferentes tipos de deficiência na caracterização de sujeitos cognoscentes, visando a definir parâmetros para a identificação dos portadores de necessidades educativas especiais à condição de alunos no ensino formal, bem como as adaptações curriculares e prático-educativas. 4 - Analisar a linguagem, sua fenomenologia e seus sistemas de expressão e representação enquanto fatores interferentes na produção de conhecimentos e na inserção dos sujeitos nos processos educacionais. 5 - Descrever a natureza conceitual do processo de letramento, tomado como fenômeno de natureza cognitivo-cultural associado aos modos do pensamento humano e aos movimentos de desenvolvimento proximal provocados a partir das relações interpessoais..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Palavras-chave: Educação Inclusiva.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual
Descrição: Entendendo que políticas e práticas de inclusão são operacionalizadas e direcionadas a pessoas reais em suas inter-relações nos diferentes espaços sociais, e que os sujeitos que as vivenciam são as mais importantes fontes de dados, objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos das políticas de inclusão educacional e social na autopercepção e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais. Para tal serão realizados dois estudos complementares. O Estudo I consistirá no estado da arte da produção nacional e internacional sobre autopercepção de pessoas com deficiência intelectual nas bases de dados CAPES e Scielo (Brasil) e outras bases internacionais. O Estudo II analisar, por meio da metodologia de História de Vida, depoimentos de jovens e adultos com deficiência intelectual, levando em consideração diferentes aspectos psicossociais. Espera-se que os resultados alcançados no cotejamento do estado da arte da produção nacional e internacional sobre auto percepção de pessoas com deficiência intelectual (Estudo I) com a análise de histórias de vida desses sujeitos (Estudo II) contribuam para o aprofundamento e ampliação da produção científica no campo da Educação Especial e Inclusiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Suéllen Melo de Araújo - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Annie Gomes Redig - Integrante / Flávia Dutra - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Joab Grana Reis - Integrante / Carla Fernanda Siqueira - Integrante / Nathália Eugenio - Integrante / Patrícia Cardoso Macedo - Integrante / Suzanli Estef - Integrante.
2013 - 2015
Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inclusão e escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CAp/UERJ. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, tento como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico. Os procedimentos de coleta de dados incluíram análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações de campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Suéllen Melo de Araújo - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Annie Gomes Redig - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Joab Grana Reis - Integrante / Carla Fernanda Siqueira - Integrante / Nathália Eugenio - Integrante / Patrícia Cardoso Macedo - Integrante / Suzanli Estef - Integrante / Elen Cristina Guiomar de Oliveira - Integrante / Raquel Lanine da Silva - Integrante / Thais Fonseca - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, E. C. G. ; ARAÚJO, S. M. ; REIS, J. G. . PRÁTICA PEDAGÓGICA: SUPORTE EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO COMUM. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. Anais - IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016. p. 258-268.

2.
ARAÚJO, S. M.; REIS, J. G. ; GLAT, R. . Discutindo a Educação Inclusiva no Colégio de Aplicação da UERJ: Avanços e Desafios. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais - VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, S. M.. Autopercepção de pessoas com deficiência intelectual. In: 26ª Semana de Iniciação Científica UERJ, 2017, Rio de Janeiro. Livro de resumos 2017 - 26ª SEMIC. Rio de Janeiro, 2017. p. 623-624.

2.
ARAÚJO, S. M.. Discutindo a Educação Inclusiva no CAp/UERJ: atendimento educacional especializado e processo ensino e aprendizagem. In: 25ª Semana de Iniciação Científica, 2016, Rio de Janeiro. 25ª Semana de Iniciação Científica, 2016. p. 680-681.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, S. M.. Práticas Pedagógicas Inclusivas no Segundo Segmento do CAp/UERJ: segundo as percepções dos professores. In: 26 UERJ Sem Muro - 24 Semana de Iniciação Científica (SEMIC)/UERJ, 2015, Rio de Janeiro. 24 Semana de Iniciação Científica (SEMIC)/UERJ. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2015. v. 24. p. 506-506.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, S. M.; REIS, J. G. ; GLAT, R. . Discutindo a Educação Inclusiva no Colégio de Aplicação da UERJ: Avanços e Desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Oliveira, E. C. G. ; ARAÚJO, S. M. ; REIS, J. G. . Práticas Pedagógicas: Suporte Educacional Especializado para Estudante com Deficiência Intelectual no Ensino Comum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GLAT, R. ; REDIG, A. G. ; PLETSCH, M. D. ; CARLOU, A. ; MASCARO, C. A. A. C. ; REIS, J. G. ; SIQUEIRA, C. F. ; EUGENIO, N. ; MACEDO, P. C. ; ESTEF, S. ; ARAÚJO, S. M. . Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar. 2016. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário em Educação Matemática: Formação de Professores dos Anos Iniciais. 2017. (Seminário).

2.
I Seminário de História da Educação Especial: Pesquisas, Políticas e Formação de Professores. 2017. (Seminário).

3.
III Feira Interativa de Educação Matemática. Dominó de frações equivalentes. 2016. (Feira).

4.
II Surdez em Foco. 2016. (Seminário).

5.
Investigações Matemáticas: possibilidades e desafios. 2016. (Seminário).

6.
IV Congresso Internacional Inclusão em Educação: universidade e participação inclusão, ética e interculiralidade.Prática Pedagógica: Suporte Educacional Especializado para Estudante com Deficiência Intelectual no Ensino Comum. 2016. (Seminário).

7.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação.Práticas Pedagógicas: suporte educacional especializado para estudante com deficiência intelectual no ensino comum. 2016. (Seminário).

8.
O desenvolvimento do grafismo na Educação Infantil. 2016. (Oficina).

9.
Para entender Vygotsky e Bakhtin e suas pertinências na educação de surdos. 2016. (Outra).

10.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Discutindo a Educação Inclusiva no Colégio de Aplicação da UERJ: Avanços e Desafios. 2016. (Congresso).

11.
VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. 2016. (Outra).

12.
Relação do corpo com o brincar. 2015. (Oficina).

13.
Seminário Inclusão e Mediação Escolar 2015 - Alternativas para Alunos com Desenvlvimento Atípico. 2015. (Seminário).

14.
UERJ sem muros/ Semana de Iniciação Científica -UERJ.Práticas Pedagógicas Inclusivas no Segundo Segmento do CAp/UERJ: segundo as percepções dos professores. 2015. (Outra).

15.
VI Semana Pedagógica do INES. 2015. (Outra).

16.
XIX Seminário de Psicopedagogia. 2015. (Seminário).

17.
Jornada Pedagógica. 2014. (Outra).

18.
Roda de Conversa: Lei 11.645/08 ou 10.639/03? Eu quero saber o que é!. 2014. (Outra).

19.
XVIII Seminário de Psicopedagogia. 2014. (Seminário).

20.
XX Encontro Café com Pesquisa - Debatendo a Inclusão na Administração Pública. 2014. (Encontro).



Outras informações relevantes


Áreas de interesse: Educação Especial/Inclusiva, Educação de Surdos, Processos de Letramento.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:09:55