Tcharlata Françoise Stinghen

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari. Atua na área de ensino, pesquisa e extensão com o projeto Itinerário das Plantas Alimentícias Não Convencionais, promovendo oficinas e minicursos para produtoras rurais e discentes do ensino básico da região de Joinville/SC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tcharlata Françoise Stinghen
Nome em citações bibliográficas
STINGHEN, T. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari.
Rodovia BR 280 - km 27
Porto Grande
89245000 - Araquari, SC - Brasil
Telefone: (47) 38037257


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Licenciatura em ciências agrícolas.
Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
VII Curso de Entomologia. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Manejo de Colmeias. (Carga horária: 16h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2011 - 2011
Libras. (Carga horária: 40h).
Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, JRM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Substrato a base de esterco de coelho no desenvolvimento vegetal
Descrição: Utilização de esterco de coelho bioestabilizado em diferentes concentrações testados em substrato base no desenvolvimento vegetal com o intuito de verificar sua eficiência em termos quantitativos e qualitativos a partir da medição de parâmetros biométricos em diferentes culturas agrícolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tcharlata Françoise Stinghen - Integrante / Jainara Pacheco de Braga - Integrante / Überson Boaretto Rossa - Integrante / Patrick Barros de Andrade - Integrante / Alan Remor Lopes - Coordenador / Jacob Selhorst - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Itinerário PANC
Descrição: O projeto Itinerário das Plantas Alimentícias Não Convencionais inicialmente vinculado ao PIBID, promove oficinas e minicursos para produtoras rurais e discentes do ensino básico da região de Joinville/SC..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tcharlata Françoise Stinghen - Integrante / Fabiana Odorizzi Uber - Integrante / Elder Bianco - Coordenador / Paulo Ricardo Oliveira de Moura - Integrante.
2015 - 2016
Plantas que curam na escola
Descrição: A implementação do projeto ?Plantas que Curam na Escola? na E.B.M. Waldemar da Costa é uma parceria com Instituto Federal Catarinense ? IFC/ Campus Araquari através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID. Este trabalho tem como objetivo o resgate do cultural de cultivo e utilização fitoterápica de plantas medicinais dentro da comunidade escolar, utilizando esta prática como tema gerador em Educação Ambiental e Patrimonial com alunos do Ensino Fundamental II..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Compostos Orgânicos Fermentados
Descrição: O projeto ?Compostos Orgânicos Fermentados? visa à introdução aos conceitos e práticas agroecológicas na escola, através do manejo e gestão de resíduos sólidos orgânicos e a adubação verde como propostas em educação ambiental. A execução do trabalho foi realizada com os alunos do Ensino Fundamental II da E.B.M. Waldemar da Costa localizada em São Francisco do Sul, em parceria com o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do Instituto Federal Catarinense/Campus Araquari. O projeto tem como objetivo a inserção de práticas orgânicas de cultivo no espaço escolar, produzindo e utilizando diferentes tipos de compostos fermentados, como o silo de microrganismos, o biofertilizante de abóbora e o Bokashi. Tais práticas buscam demonstrar a importância da agricultura orgânica para saúde dos solos, das plantas e das pessoas, regenerando áreas depauperadas e figurando uma alternativa à utilização dos adubos químicos e agrotóxicos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tcharlata Françoise Stinghen - Integrante / Jainara Pacheco de Braga - Integrante / Paola de Castro Calocci - Integrante / Überson Boaretto Rossa - Coordenador.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
STINGHEN, T. F.; UBER, F. O ; BIANCO, E. ; MOURA, P. R. O. . Estudo das plantas alimentícias não convencionais na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
STINGHEN, T. F.; MATHIAS, J. ; ALBERTO, S. . A importância do currículo oculto na comunidade escolar: o caso da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
STINGHEN, T. F.. Plantas alimentícias não convencionais: uma visão para soberania alimentar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
STINGHEN, T. F.; BIANCO, E. ; MOURA, P. R. O. . Plantas alimentícias não convencionais (PANCs): a importância do estudo de hortaliças alternativas como temática interdisciplinar no ensino fundamental II. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
STINGHEN, T. F.; SOUZA, D. C. . Diagnóstico rural participativo> região de Jaraguá do Sul/SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SOUZA, D. C. ; STINGHEN, T. F. ; UBER, F. O ; PAIXÃO, A. E. ; BIANCO, E. . O estudo das PANC's: relato de experiência através da oficina pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
STINGHEN, T. F.. Plantas alimentícias não convencionais: uma visão para soberania alimentar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
STINGHEN, T. F.. Manejo de colmeias: importância e cuidados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BRAGA, J. P. ; STINGHEN, T. F. ; ROSSA, U. B. ; CALOCCI, P. C. . Instalação de horto de plantas medicinais na escola como proposta de educação ambiental: intervenção do PIBID no pátio escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BRAGA, J. P. ; STINGHEN, T. F. ; CALOCCI, P. C. ; ROSSA, U. B. . Plantas que curam: uma abordagem técnica e didática na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
STINGHEN, T. F.; BRAGA, J. P. ; CALOCCI, P. C. ; ROSSA, U. B. . Produção de compostos orgânicos fermentados como introdução às práticas agroecológicas na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Mulher e Sociedade. 2017. (Seminário).

2.
55° Congresso da UNE. 2017. (Congresso).

3.
Oficiagro.Plantas Alimentícias Não Convencionais: Uma visão de soberania alimentar. 2017. (Oficina).

4.
Saude da Mulher Rural.Plantas Alimentícias Não Convencionais: Uma visão de soberania alimentar. 2017. (Seminário).

5.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Manejo de colmeias: importância e cuidados. 2017. (Oficina).

6.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Microrganismos Eficientes: Pequenos trabalhadores em ação. 2017. (Oficina).

7.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.PANC! Saber reconhecer para utilizar. 2017. (Oficina).

8.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Dinâmicas de ensino-aprendizagem: o estudo das plantas alimentícias não convencionais na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke. 2017. (Outra).

9.
1° Congresso saberes, fazeres e discursos da docência. 2016. (Congresso).

10.
Ciclo de debate - PIBID. 2016. (Simpósio).

11.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: políticas de formação nos países Ibero-Americanos. Instalação de horto de plantas medicinais na escola como proposta de educação ambiental: intervenção do PIBID no patio escolar. 2016. (Congresso).

12.
II Encontro de Sementes Crioulas. 2016. (Encontro).

13.
II Workshop sobre atividades do PIBID/LICA/IFC.Compostos Orgânicos Fermentados. 2016. (Outra).

14.
Manejo de Colmeias. 2016. (Outra).

15.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Exposição).

16.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).

17.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).

18.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS: O ESTUDO DO MANEJO INADEQUADO DOS RECURSOS NATURAIS E SEUS EFEITOS NO AMBIENTE E SAÚDE DOS PRODUTORES DA REGIÃO DE JARAGUÁ DO SUL/SC. 2016. (Outra).

19.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).

20.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Plantas Alimentícias Não Convencionais: Uma visão de soberania alimentar. 2016. (Outra).

21.
Semana das Licenciaturas - SELIC.Oficina: Compostos Orgânicos Fermentados. 2015. (Oficina).

22.
Semana das Licenciaturas - SELIC. Plantas Medicinais. 2015. (Exposição).

23.
Semana das Licenciaturas - SELIC. Compostos Orgânicos Fermentados. 2015. (Exposição).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STINGHEN, T. F.. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Congresso).

2.
CAETANO, C. ; STINGHEN, T. F. ; ANDRADE, R. M. . Oficina domo geodésico para estufa agrícola. 2016. (Outro).

3.
STINGHEN, T. F.; BRAGA, J. P. ; PROENCA, F. M. N. ; STURMER, M. A. . II Encontro de Sementes Crioulas. 2016. .



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos



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