Hélen Vitória Machado Treméa

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  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela EMEF Pedro Cattani(2013) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2017). Atualmente é Estagiária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Reitoria. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Hélen Vitória Machado Treméa
Nome em citações bibliográficas
TREMÉA, H. V. M.


Formação acadêmica/titulação


2018
Graduação em andamento em Licenciatura em matemática.
IFRS - Campus Bento Gonçalves, IFRS-BG, Brasil.
2014 - 2017
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2005 - 2013
Ensino Fundamental (1º grau).
EMEF Pedro Cattani, EMEFPC, Brasil.




Atuação Profissional



IFRS - Campus Bento Gonçalves, IFRS-BG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Confecção de recursos pedagógicos acessíveis, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisa/desenvolvimento de materiais p/ EaD, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisa de plug-ins, Carga horária: 12


Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Reitoria, IFRS - REITORIA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Desenvolver atividades sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva e material pedagógico adaptado.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Acessibilidade Virtual e Tecnologia Assistiva
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Assistentes Inteligentes: promovendo suporte a atividades docentes em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem
Descrição: Descrição: Os assistentes inteligentes consistem em soluções computacionais que visam auxiliar o professor em suas diversas tarefas dentro de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Eles podem automatizar tarefas repetitivas ou orientar o professor, utilizando dados do próprio sistema. Como consequência, o professor pode se dedicar mais às atividades onde seu papel é imprescindível, como na elaboração do curso e assistência aos alunos. O conceito de assistentes inteligentes não é recente, entretanto, sua aplicação na prática ainda não vem sendo muito explorada; uma vez que as pesquisas enfocam mais nas necessidades do aluno, e por ora esquecem que o professor também é sujeito importante no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a proposta visa o desenvolvimento de assistentes inteligentes que contribuam na automatização e orientação do professor em suas atividades cotidianas. Para isso, serão estudados os assistentes já propostos e implementados por pesquisadores e desenvolvedores. Com base nesta revisão, serão modelados e implementados assistentes, a fim de avaliar sua aplicabilidade junto a professores. O projeto visa a parceria de três instituições, as quais colaborarão nas diversas etapas do projeto. Ainda, o desenvolvimento dos assistentes será realizado por alunos do ensino médio técnico, visando a aplicação de seus conhecimentos e inserção na iniciação científica e tecnológica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2017 - 2017
Confecção de recursos pedagógicos acessíveis para alunos com necessidades educacionais específicas
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis junto ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Bento Gonçalves. Esses recursos incluem materiais tangíveis e digitais, e ficarão disponíveis para uso dos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), apoio aos docentes e também para consulta e uma possível utilização dos outros campi do IFRS (de acordo com a disponibilidade). O desenvolvimento desses artefatos vem ao encontro de uma demanda bastante antiga, que se torna contínua e urgente, uma vez que por meio dela surgirão os subsídios para que as atividades de ensino dos alunos com NEE possam ser realizadas de forma mais eficiente e inclusiva. Nesse contexto, a produção de tais materiais levará em consideração os princípios de Acessibilidade e Desenho Universal, tendo como objetivo principal eliminar barreiras e possibilitar e/ou facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, considerando e valorizando suas especificidades, auxiliando o fazer pedagógico por meio de adaptações de acesso ao currículo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão
Descrição: O projeto 'Educação e Tecnologia na perspectiva da Inclusão' visa oferecer aos alunos dos cursos Técnico em Informática e Licenciaturas a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos ao longo de seu curso, de forma interdisciplinar, em todas as etapas da concepção e aplicação de um curso na modalidade EaD dentro da temática da inclusão. O projeto irá se desenvolver junto ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e CTA - Centro Tecnológico de Acessibilidade. Os bolsistas, junto à equipe de coordenação e orientação, terão a oportunidade de elaborar material para a EaD, implementar o curso ?Educação e Tecnologia na perspectiva da Inclusão? no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, planejar e realizar o processo de inscrição, atuar como tutores no curso e auxiliar no processo de avaliação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PHP RS. 2016. (Encontro).

2.
VIII Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. 2016. (Olimpíada).

3.
I Mostra de Pesquisa Interdisciplinar de Filosofia, Ciência e Tecnologia e VII Etapa Pré-Olímpica de Filosofia - OLIFRS.. 2015. (Olimpíada).

4.
V Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFRS Bento Gonçalves;.O Brasil e a Pena de Morte: uma Solução para a Criminalidade?. 2015. (Outra).

5.
Rails Girls. 2014. (Oficina).

6.
Seminário de Tecnologia em Software Livre TcheLinux.. 2014. (Seminário).




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