Alisson Fernandes da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0226494361633988
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Possui graduação em Tecnologia em Fabricação Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é aluno a nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alisson Fernandes da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, A. F.;FERNANDES DA ROSA, ALISSON;ROSA, ALISSON F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto de Soldagem e Mecatrônica - LABSOLDA.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37219471
URL da Homepage: www.labsolda.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estudo do Processo TIG com Estratégias Inovadoras de Inserção de Arame para Melhoria de Desempenho em Soldagem de União e Revestimento,Orientador: Mateus Barancelli Schwedersky.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
2013 - 2017
Graduação em Tecnologia em Fabricação Mecânica.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Avaliação do Processo de Soldagem GMAW-P com Variação De Polaridade Aplicado a Revestimentos.
Orientador: Cristiano José Scheuer.




Formação Complementar


2014
Curso de Idiomas - Língua Inglesa. (Carga horária: 76h).
Centro Cultura Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
2013
Curso de Idiomas - Língua Espanhola. (Carga horária: 76h).
Centro Cultura Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
2012 - 2012
Sistemas de Injeção Eletrônica. (Carga horária: 100h).
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.
2012 - 2012
Mecânico de Manutenção de Veículos Leves. (Carga horária: 420h).
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.
2010 - 2010
Mecânico de Manutenção de Aeronaves. (Carga horária: 400h).
Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou com pesquisa e desenvolvimento de procedimentos para viabilizar a manufatura aditiva assistida pelo processo de soldagem GTAW automatizado em ligas de Fe-Cr.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou no Laboratório de Metalografia do CTISM, com monitoria de preparações e caracterizações de materiais ferrosos e não ferrosos e com Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos de Materiais.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiário no LABSOLDA - Instituto de Soldagem e Mecatrônica da UFSC. Atua com estudos e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem: Processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avanços no Processo TIG Aplicado à Soldagem Orbital Automática e Semi-automática de Tubulações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Régis Henrique Gonçalves e Silva em 08/02/2018.
Descrição: O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação proposto tem como objetivo global a disponibilização e adequada implementação de novas tecnologias de soldagem semi-automática e automática orbital nas operações de soldagem inseridas na Construção e Montagem de dutos e tubulações, que permitam aumento de produtividade. As inovações serão baseadas no processo TIG (maior qualidade e menor susceptibilidade a defeitos) em duas de suas variantes modernas (injeção tangencial de arame e arame pulsado) alternativamente aos processos MIG/MAG e Eletrodo Revestido, para aplicação principalmente na soldagem de tubulações de aços inoxidáveis e ligas de Níquel. Visa-se, assim, gerar tecnologia própria nacional para aplicação das variantes do processo TIG, englobando os sistemas integrados e procedimentos de soldagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alisson Fernandes da Rosa - Integrante / Mateus Barancelli Schwedersky - Integrante / Régis Henrique Gonçalves Silva - Coordenador / Jair Carlos Dutra - Integrante / João Facco de Andrade - Integrante / Raul Gohr Junior - Integrante / Cleber Marques - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Manufatura Aditiva Assistida por GTAW de Ligas de Fe-Cr
Descrição: As técnicas de manufatura aditiva correspondem à processos utilizados para fabricação e reparos de peças que apresentam geometrias complexas, ou que necessitem de gradiente funcional (gradiente de propriedades ao longo das suas seções). Nesta técnica, múltiplas camadas de material são depositadas progressivamente até obter-se a geometria final ou semifinal do componente. O sucesso desta técnica é dependente do processo de deposição empregado, dos parâmetros do processo de deposição, do procedimento adotado durante a deposição, da composição química da matéria-prima empregada, e da natureza e condições das operações de pós-processamento. Com base nas potencialidades desta técnica que tem sido projetada como o processo de fabricação mecânica do futuro, elaborou-se o presente projeto que visa a determinação do potencial de aplicação da técnica de GTAW para a manufatura aditiva de ligas de Fe-Cr. Dessa forma, propõe-se estudar a capacidade de produção de componentes partindo-se de duas ligas, os aços AISI 410NiMo e AISI 316, materiais estes extensivamente aplicados em meio industrial. A determinação dos parâmetros para o processamento dos referidos materiais utilizando a técnica proposta, foi feita a partir de um levantamento bibliográfico. As técnicas de caracterização propostas, foram escolhidas em função destas permitirem a caracterização das propriedades dos componentes gerados, tendo em vista o seu desempenho em aplicações de engenharia. Este projeto encontra-se segmentado em nove capítulos: o primeiro tem o propósito de apresentar a pesquisa; no segundo, são apresentados os objetivos geral e específicos; no terceiro, a justificativa para o desenvolvimento do projeto tendo em vista o atendimento ao PDI do CTISM; no quarto, é feita uma revisão bibliográfica descrevendo o estado da arte dentro do tema; no quinto capítulo, é feita a descrição dos procedimentos que serão adotados durante o desenvolvimento do projeto; no sexto, é apresentado o orçamento detalhado do projeto; no sétimo, o cronograma de atividades tendo em vista o seu período total de vigência; no oitavo, são enumerados os integrantes da equipe do projeto; no nono capítulo, é estipulado o prazo de vigência deste; e, por fim, ao final do documento são enumeradas as referência bibliográficas utilizadas na sua elaboração. Finalmente, a expectativa de sucesso deste projeto está apoiada na experiência da equipe de projeto juntos aos temas abordados, e no ineditismo do tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alisson Fernandes da Rosa - Integrante / CRISTIANO JOSE SCHEUER - Coordenador / Marco Aurélio da Fontoura Gonçalves - Integrante / Romário Maurício Urbanetto Nogueira - Integrante.
2015 - 2015
Medida De Esforços de Usinagem e Análise de Tensões
Descrição: O projeto proposto visa dar continuidade as atividades desenvolvidas dentro do projeto nº 025307 MEDIDA DE ESFORÇOS DE USINAGEM, executado no período 2009-2015. O objetivo principal daquele projeto era a medida das três forças simultânea de usinagem e aplicações envolvendo a medida de força. Foi possível medir independentemente as forças de corte e de avanço simultaneamente . Agora se pretende realizar a medida simultânea das três forças de corte da usinagem, e montar plataformas para a medida de esforços em operações de furação e fresamento, além de continuar a fornecer suporte em projetos de alunos da UFSM/CTISM que envolvam medidas usando Strain Gages..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Projeto e Construção de Veículos de Alta Eficiência Energética
Descrição: Este trabalho visa realizar um estudo global de um veículo automotor, buscando a máxima eficiência energética possível, respeitando as restrições impostas pelo regulamento da Maratona Universitária da Eficiência Energética. Após o estudo inicial, o veículo proposto será projetado e construído, visando à participação na competição, como forma de comparar os resultados obtidos com os resultados de outras universidades brasileiras. Esta proposta justifica-se principalmente por seu caráter multidisciplinar, onde teremos a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o curso tanto nas áreas técnicas, quanto nas áreas de gestão e administração de projetos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Alisson Fernandes da Rosa - Integrante / Fernando Mariano Bayer - Coordenador / Luciano Caldeira Vilanova - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2017
Projeto de Ensino em Gestão Industrial, Empreendedorismo e Metrologia
Descrição: Atualmente tem-se trabalhado para elaborar materiais diferenciados e que envolvam exemplos práticos embasados nas especificidades de cada curso. Além disso, são disponibilizadas aulas práticas em laboratório de informática para utilização das diversas ferramentas disponíveis para tomada de decisões e sistematização de processos. Também são direcionadas aulas teóricas que agreguem uma visão geral dos tipos de operações relacionados com cada curso técnico industrial. Finalmente, para direcionar a formação profissional em relação a sua administração e possíveis empreendimentos, tem-se tentado trabalhar de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de projetos em cada curso, a disciplina de metrologia e desenho técnico assistido por computador. Para isso, existe um grande envolvimento e a necessidade de um sólido planejamento e busca por materiais e procedimentos adequados, a fim de atender às necessidades de cada área do conhecimento industrial efetivamente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alisson Fernandes da Rosa - Integrante / ALEXSANDRA MATOS ROMIO - Coordenador / MOACIR ECKHARDT - Integrante / Luigi Bertoldo Squio - Integrante / Marco Aurelio Garcia Bandeira - Integrante.
2016 - 2017
Projeto de Operação do Laboratório de Metalografia do CTISM
Descrição: O CTISM apresenta diversos cursos de nível superior e nível médio voltados para a área mecânica totalmente (Tecnologia em Fabricação Mecânica, Técnico em Mecânica, Técnico em Soldagem) ou parcialmente (Técnico em Eletromecânica). As disciplinas de Tecnologia Mecânica e Ciência dos Materiais fazem parte do currículo dos vários cursos listados, e possuem atividades em todos os turnos e com vários professores. São nessas disciplinas, nas aulas práticas, que são usados microscópios, embutidoras, politrizes, máquinas de ensaio universal e de ensaio de dureza, fornos de até 1000 ºC, e outros acessórios para demonstração das propriedades dos materiais, como resistência à tração e dureza, além da análise de sua macro e micro estrutura, através de corpos de prova preparados para tal. A preparação de corpos de prova ou de ensaios demanda um tempo muito grande frente a duração da aula. Os bolsistas deste projeto atuam na preparação de atividades práticas para as disciplinas mencionadas e também auxiliam outros setores da UFSM a usar equipamentos como a máquina de ensaios universais para medir a resistência de material orgânico ou não..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alisson Fernandes da Rosa - Integrante / LUÍS EDUARDO CIELO CILIATO - Integrante / carlos roberto cauduro - Coordenador.
2014 - 2017
Desenvolvimento dos Cursos Técnicos na Modalidade a Distância do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Rede E-TEC Brasil - Etapa 2014
Descrição: O Projeto dos Cursos Técnicos na modalidade a distância do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria tem por objetivo geral oportunizar as aprendizagens necessárias para a formação de profissionais Técnicos na área de Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Informática para Internet e Mecânica. Os profissionais da área de Automação Industrial são capazes de atuar no planejamento, implementação, otimização e manutenção de linhas de produção automatizadas, na gestão de processos de produção e unidades automatizadas nas indústrias, visando valorizar e qualificar os sistemas locais de produção. Já os profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho são capazes de promover, após análise, o planejamento e o controle de ações de educação preventiva, implementação de ações que visem à preservação da integridade física dos trabalhadores e a segurança nas atividades ocupacionais, pela utilização de tecnologias, métodos e habilidades específicas. O Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet, modalidade EAD, tem como objetivo geral capacitar profissionais no desenvolvimento de sistemas computacionais para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos e no desenvolvimento e realização de manutenção de sites e portais na internet e na intranet. O Curso Técnico Subsequente em Mecânica, na modalidade EaD tem como objetivo geral oportunizar as aprendizagens necessárias para a formação de profissionais Técnicos em Mecânica que possam atuar na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Que possam, também, planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. E, ainda, possam controlar processos de fabricação, aplicar técnicas de medição e ensaios, e especificar materiais para construção mecânica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARNEIRO, LEANDRO Z.2017CARNEIRO, LEANDRO Z. ; MISTIERI, MARIA L.A. ; CAUDURO, CARLOS R. ; ROSA, ALISSON F. ; PASCON, JOÃO P.E. . Haste intramedular bloqueada em comparação com placa de compressão dinâmica na estabilização de osteotomia intertrocantérica varizante em cães: estudo ex vivo. PESQUISA VETERINARIA BRASILEIRA, v. 37, p. 1474-1478, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, A. F.; SKOWRONSKI, M. O. ; SCHWEDERSKY, M. B. ; SILVA, R. H. G. . Contribuição ao Estudo do Processo de Soldagem TIG - Duplo Eletrodo com Vistas à Operações de Revestimento. In: X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2018, Salvador - BA. Anais do X CONEM, 2018.

2.
ROSA, A. F.; DIRENE, H. ; DALPIAZ​ ; SCHWEDERSKY, M. B. ; SILVA, R. H. G. . Estudo dos Limites Operacionais do Processo TIG Semiautomático com Variação do Ângulo de Injeção de Material Viabilizada por um Bocal Especial. In: Congresso Nacional de Soldagem, 2018, Uberlândia. Anais do XXXVIII Consolda, 2018.

3.
SCHEUER, CRISTIANO ; FERNANDES DA ROSA, ALISSON ; NOGUEIRA, ROMÁRIO ; BEVILAQUA, WILLIAM ; SCHEUER, CRISTIANO . SOLDAGEM DE AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO EMPREGANDO O PROCESSO TIG COM ALIMENTAÇÃO DE ARAME FRIO. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2017. Anais do IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação.

4.
ROSA, A. F.; GARCIA, G. D. ; SCHWEDERSKY, M. B. ; OKUYAMA, M. P. ; SILVA, R. H. G. . Caracterização dos Efeitos da Polaridade Variável de um Processo GMAW-P. In: Congresso Nacional de Soldagem, 2017, Joinville - SC. Anais do XLIII Congresso Nacional de Soldagem - CONSOLDA, 2017.

5.
SCHEUER, C. J. ; ROSA, A. F. ; BRUNATTO, S. F. ; CARDOSO, R. P. . Influence Of Process Temperature on Phase Formation in Plasma Nitrided AISI 420 Steel. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal/RN. Anais do CBECIMAT, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, A. F.; SCHEUER, C. J. ; NOGUEIRA, R. M. U. . Seleção dos Parâmetros do Processo GTAW para a Manufatura Aditiva de Peças de Aço Inoxidável Austenítico. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria/RS. Anais da JAI/UFSM, 2016.

2.
ROSA, A. F.; SANTOS, T. G. ; CILIATO, L. E. C. . Caracterização de Solda por Fricção em Válvulas de Motores de Combustão Interna. In: XXX Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

3.
VASCONCELOS, R. R. ; ROSA, A. F. . Proposta de Otimização na Gestão de Projetos e Manufatura de Caixas de Transmissão de Potência. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais da JAI, 2015.

4.
CILIATO, L. E. C. ; ROSA, A. F. ; SANTOS, T. G. . Efeito do Número de Ciclo de Normalizações na Microestrutura de Soldagem. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais da JAI, 2015.

5.
SANTOS, T. G. ; ROSA, A. F. ; BENETTI, C. ; CAUDURO, CARLOS R. . Medição da força de corte e de avanço em um centro de torneamento.. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. https://portal.ufsm.br/jai/trabalho/anais, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM. Contribuição ao Estudo do Processo de Soldagem TIG-Duplo Eletrodo com Vistas à Operações de Revestimento. 2018. (Congresso).

2.
XLIII Congresso Nacional de Soldagem - CONSOLDA. Caracterização dos Efeitos da Polaridade Variável de um Processo GMAW-P. 2017. (Congresso).

3.
31ª Jornada Acadêmica Integrada.Seleção dos Parâmetros do Processo GTAW para a Manufatura Aditiva de Peças de Aço Inoxidável Austenítico. 2016. (Outra).

4.
Shell Eco-Marathon Challenger Event Brazil. 2016. (Outra).

5.
30ª Jornada Acadêmica Integrada.Caracterização de Solda por Fricção em Válvulas de Motores de Combustão Interna. 2015. (Outra).

6.
11ª Maratona Universitária da Eficiência Energética. 2014. (Outra).

7.
23ª Feira de Subcontratação e Inovação Industrial. MERCOPAR. 2014. (Feira).



Outras informações relevantes


Aprovação no Processo Seletivo 00358/2018 - SENAI/Brusque - SC (Março de 2018). Cargo: Especialista de Ensino II. Área ocupacional: Metalmecânica. (1º Colocado)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 18:14:39