Francisco José Tosi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9956210615697240
  • Última atualização do currículo em 10/10/2017


MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2010), certificado CSM pelo Scrum Alliance, Certificado PMP pelo PMI (2011), possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1985). Atualmente é professor auxiliar i da Universidade Metodista de São Paulo. 34 anos de experiência na área de Tecnologia em carreira ascendente e continuada. Experiência nas empresas: Banco Itaú-Unibanco, BankBoston, Banco Santander Noroeste S/A, Banco Cidade S/A, Banco Francês e Brasileiro S/A, Conforja S/A, Pirelli Pneus S/A, Mangels São Bernardo S/A, Borg Warner Ltda (Sachs Automotive). Ocupei cargos de analista de projetos (PMO), analista de negócios em tecnologia(gestor de projetos), analista de sistemas, programador e operador de computador. Habilidade em gerenciamentos de projetos utilizando práticas do guia PMOBOK, levantamento de necessidades em projetos tecnológicos, levantamento de requisitos de software, elaboração de prioridades, desenvolvimento de projetos lógico e físico, testes e implantação de sistemas, treinamento e suporte técnico à clientes, elaboração de normas e manuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco José Tosi
Nome em citações bibliográficas
TOSI, F. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo.
Rua do Sacramento, 230
Rudge Ramos
09640000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 41252293


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1985
Graduação em Sistemas de Informação.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2010
MBA em MBA Em Gestão de Projetos. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 19
Outras informações
Lecionando no módulo governança em TI (Cobit) para turma de 5º semestre do curso de Governança em Tecnologia da Informação. Lecinando no módulo Introdução Engenharia Sistemas para turma do 1º semestre do cusrso de Sistema de Informação Lecionando no módulo Introdução à Engenharia nos cursos de Engenharia Ambiental Sanitária e Enhenharia de Produção


Itau Unibanco, ITAU UNIBANCO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos Sr, Carga horária: 40
Outras informações
? Desde abril de 2010 trabalho no Escritório de Gerenciamento de Projetos da área de tecnologia do Itaú-Unibanco, efetuando acompanhamento e auditoria aos projetos em execução, dando suporte e mentoring aos gerentes de projetos, referentes à iniciação, planejamento, identificação e gestão de riscos, execução, monitoramento e controle de projetos e encerramento, efetuando também a comunicação do status dos projetos em comitê executivo. ? Pelo Banco Itaú-Unibanco, atuei no sistema de gerenciamento eletrônico de documentos da empresa Itaú Seguros. O projeto gerou um software que permitia aos corretores o envio de documentos digitalizados através do Portal do Corretor via internet. O sistema também faz o controle de pendências de envio de documentos dos corretores, enviando email automático de alerta de pendências de documentos. Foi gerado também módulos que efetuava a conversão, análise e indexação dos documentos enviados. ? Trabalhando no sistema de corretora de seguros do BankBoston, efetuei o pré-projeto para elaborar um sistema para venda de seguros multiofertas e multiprodutos para seguros pessoa física e jurídica. ? Atuei na manutenção do sistema de seguros, que consistia nas vendas de seguros, envio das propostas para as seguradoras, recepção das apólices emitidas, gerenciamento e contabilização das comissões recebidas pela corretora, controle das comissões pagas aos gerentes de clientes pessoa física que efetuou a venda do seguro. O sistema também efetuava o genrenciamento dos seguros pós venda, com emissão de cartas de renovação e cobrança. ? Atuando na área de crédito, tive a oportunidade de elaborar um sistema de negativação e habilitação de clientes junto à Serasa e SPC. ? Atuei na manutenção dos sistemas de cobrança de atraso e crédito em liquidação.


Banco Santander Noroeste, DS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistema, Carga horária: 40
Outras informações
? Elaborei juntamente com a Unisys um novo sistema de aprovação e liberação de créditos a clientes, que consistia em um aplicativo utizando o sistema de worflow, INFOIMAGE FOLDER, que efetuada a análise do cliente desde restrições internas e externas, consultando SERASA e SPC, passando pelas várias alçadas de risco, gerando informações para o analista de crédito aprovar ou não o crédito. O sistema tinha uma função de workflow para negociação de taxas do gerente pessoa física com a mesa de negócios até a formalização da operação, utilizando um servidor de fax e scanner na captura de imagem de documentos gerados pelo negócio. O sistema ganhou como melhor workflow do ano de 1999, prêmio concedido pela SENADEN, órgão que controla sistemas de workflow e imagem. ? Atuando na área de desenvolvimento de sistemas de crédito, efetuei trabalho de manutenção em sistemas de Credit Score, Risco, Ficha Cadastral, Proposta de Crédito e Pesquisa Restrições SERASA.


Banco Cidade, BC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sr, Carga horária: 40
Outras informações
? Levantamento de dados e elaboração do projeto lógico e físico de contrato de câmbio exportação, controlando adiantamentos, travas, deságios, prêmio, e todos encargos. Efetuava as respectivas contabilizações, lançamento de débito ou crédito efetuados em contas correntes de clientes. Emitia planilhas de cálculos enviadas aos clientes com informações dos débitos ou créditos referentes aos contratos. Fazia o controle das garantias oferecidas pelo cliente na obtenção de adiantamentos. O sistema permitia ao usuário do departamento de câmbio controle total nos contratos de câmbio exportação, podendo com muita rapidez obter informações sobre a situação dos contratos, permitia ainda controlar os encargos devidos pelos clientes, e efetuar a cobrança dos encargos atrasados com mais rapidez. ? Efetuei manutenção no sistema de gerenciamento de cambiais, para que pudesse efetuar automaticamente as contabilizações de cambiais e documentos a prazo. ? Efetuei a conversão dos arquivos e programas do sistema de câmbio exportação para aceitar datas com ano 2000.


Banco Frances e Brasileiro, BFB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sr., Carga horária: 40
Outras informações
? Atuei na manutenção para melhoria da performance de processamento do sistema de câmbio com a transformação de processamento com leitura de arquivos adabas por arquivos sequencializados e alterações físicas em files adabas. ? Possibilidade de análise da rentabilidade de cada cliente em operações de câmbio, com a criação de sistema que apurava os lucros líquidos que cada cliente de câmbio proporcionava ao banco. ? Efetuei a coordenação de manutenção referente ao sistema de contabilização de operações de câmbio. Com esta manutenção obteve-se um ganho nas novas alterações de contabilização e ganho na performance do processamento ?ON-LINE? do sistema. ? Era de minha responsabilidade verificar a qualidade das manutenções efetuadas por empresas de consultoria contratadas pelo BFB, que atuava nos sistemas de câmbio, sendo também a pessoa do BFB que acompanhava os consultores nas reuniões com usuários do sistema de câmbio.


Conforja S/a, CJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas SR
Outras informações
?Efetuei levantamento das necessidades para elaboração do sistema de exportação, que gerenciava e controlava os produtos exportados, gerando documentos de exportação.


Pirelli Pneus, PIRELLI PNEUS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pl, Carga horária: 40
Outras informações
? Elaboração de um sistema de controle nos custos de matéria prima que permitia obter maior controle e redução nos preços nas negociações com fornecedores, agilização do processo de análise de preços do produto promovendo maior poder de decisão para fechamento de contratos em concorrências e redução de funcionários, maior organização e agilização nas comunicações entre os departamentos através da criação de normas de utilização de dados referentes aos custos de matéria-prima. ? Efetuei a construção e implantação do sistema de análise da sazonalidade, que permitiu maior precisão na estratégia de Marketing a ser utilizada e programação da produção através do fornecimento de detalhes sobre a tendência do mercado. ? Atuei no levantamento das necessidade e manutenção do sistema de Gerenciamento de Vendas.


Mangels Indústria e Comércio - Matriz, MANGELS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador de Computador, Carga horária: 40
Outras informações
? Atuava na elaboração e manutenção de programas na área de contas a pagar.


Borg Waner Ltda, BW, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Computador, Carga horária: 40
Outras informações
?Como progrador atuava na elaboração e manutenão de programas em linguagem cobol. ?Como operador de computador era responsável por todo processamento batch noturno.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Tecnologia da Informação.


Produções



Produção bibliográfica


Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Francisco Tosi. Como a implantação das práticas PMBOK podem auxiliar uma empresa de desenvolvimento de software como serviço a melhorar sua produtividade. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Francisco José Tosi.

2.
Francisco Tosi. A importancia do gerenciamento da comunicação para o sucesso de projetos de TI: estudo de caso em projeto crítico para a gestão de certificados digitais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Francisco José Tosi.

3.
Francisco Tosi. Plano de Projeto para Implantação do Circuito Fechado de Administração de Medicamentos com Utilização de Tecnologias. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Francisco José Tosi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ricardo Crepalde. A escolha de uma ferramenta de uma ferramenta para geração de Relatórios Gerenciais: um estudo de caso em uma Prestadora de Serviços em TI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Francisco José Tosi.

2.
Alexandre Atanes de Jesus. Sistema de controle de presença e eventos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Francisco José Tosi.

3.
Regis Reis. Incheckhour: agendamento online de serviço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Francisco José Tosi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:03:02