Guilherme Matos de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4287796780429210
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Geografia-UESB. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Movimentos Sociais Camponeses, Educação do Campo e Ensino de Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo Cidade na Produção do Espaço (LEAU-UESB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (UFS/CNPq). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Matos de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, G. M.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A Escola Família Agrícola (EFA) nas estratégias de reprodução camponesa do município de Anagé/BA.
Orientador: Suzane Tosta Souza.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Renato Viana, CERV, Brasil.




Formação Complementar


2018
Leituras sobre a Produção do Espaço por Henri Lefebvre. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2017 - 2017
Alinhamento para aplicação da prova Brasil. (Carga horária: 30h).
Sistema de Avaliação da Educação Básica, SAEB, Brasil.
2013 - 2013
Administração, RH, Noções de Contabilidade e Departamento Pessoal.. (Carga horária: 10h).
Projeto Social Qualifica Brasil, PSQB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Paróquia São João Batista - Anagé, PSJBANAGÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 20


Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, CMLEM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como Professor Substituto de Geografia e Filosofia na unidade de ensino sob a intermediação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.


Centro Educacional Renato Viana, CERV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor da disciplina Geografia no CERV sob intermediação da Secretaria Municipal de Educação de Anagé/BA.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Luta pelo trabalho na periferia de Vitória da Conquista: mobilidade, permanência camponesa e reprodução da vida nas contradições do urbano
Descrição: Subprojeto: O projeto da EFA como estratégia de reprodução camponesa no município de Anagé-BA. O projeto de pesquisa tem por objetivo compreender a luta pelo trabalho na periferia de Vitória da Conquista e nas comunidades camponesas do Sudoeste Baiano, tendo como desdobramento a questão da centralidade do trabalho como condição de reprodução social para trabalhadores assalariados e camponeses, a mobilidade da força de trabalho entre o campo e a cidade e o processo de reprodução camponesa frente as intervenções e expansão do modo de produção capitalista no campo. Nesse subprojeto em específico, busca-se compreender as estratégias de permanência do campesinato local, compreendido como expressão das contradições do modo de produção no campo. Para tanto, busca-se compreender as diversas experiências de permanência e resistência do campesinato, tanto daqueles que se reproduzem na terra, quanto aqueles que lutam, via movimentos sociais, adentrar na terra de trabalho. Almeja analisar como esse campesinato se reproduz historicamente, tanto por meio da luta pela permanência da terra, quanto na manutenção dos valores camponeses pautados na tríade: terra, trabalho e família. Para tanto, compreende-se a educação voltada aos valores camponeses como um aspecto fundamental no fortalecimento e reprodução do campesinato local, e seus enfrentamentos a lógica do assalariamento. Assim, pretende-se analisar as estratégias da Escola Família Agrícola, no município de Anagé/BA e a importância do seu projeto pedagógico no fortalecimento da luta camponesa e da permanência na terra de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Matos de Oliveira - Integrante / Suzane Tosta Souza - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID
Descrição: Subprojeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, que tem como tema o Ensino de Geografia e Formação docente: saberes e fazeres no cotidiano escolar e visa entre outras ações: o Desenvolvimento de atividades relativas à pesquisa-ação; o Estudo do tipo etnográfico; as Rodas de Estudo; o Planejamento e Elaboração de Materiais Didáticos; a Monitoria Didática; os Diários de Campo, Relatos de Experiência e Relatórios; os Encontros nas Escolas de Educação Básica; a Socialização dos resultados das atividades do Projeto; as Estratégias de aperfeiçoamento da língua portuguesa dos bolsistas no programa; as Estratégias de acompanhamento dos bolsistas no Programa; e por fim o acompanhamento das ações dos bolsistas nos diferentes espaços através dos indicadores de avaliação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Matos de Oliveira - Integrante / Nerêida Maria Santos Mafra De Benedictis - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2017 - 2017
Programa de Bolsa de Monitoria
Descrição: Monitor Bolsista da disciplina Iniciação à Pesquisa Geográfica. Descrição: Monitor bolsista de acompanhemento e auxílio da disciplina Iniciação à Pesquisa Geográfica, coordenada pela professora Fernanda Viana de Alcântara, no primeiro semestre letivo de 2017..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Guilherme Matos de Oliveira - Integrante / Fernanda Viana de Alcantara - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Movimentos Sociais Camponeses.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Educação do Campo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, S. T.2017 SOUZA, S. T. ; SOUZA, J. M. C. ; OLIVEIRA, G. M. . DA EXPANSÃO TECNOLÓGICA DO CAPITAL NO CAMPO À PERMANÊNCIA E RESISTÊNCIA CAMPONESA PELA VIA DA EDUCAÇÃO. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 6, p. 35-54, 2017.

2.
BUSCIOLI, L. D.2017 BUSCIOLI, L. D. ; OLIVEIRA, G. M. . A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO LUTA DO MST: O CASO DA ESCOLA SÃO JUDAS EM RIO BRILHANTE (MS). GEOGRAFIA EM ATOS (ONLINE), v. 1, p. 1-14, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, G. M.; TRINDADE, L. S. ; LISBOA, J. S. ; CARVALHO, J. M. ; BENEDICTIS, N. M. S. M. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA ETNOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: Conhecendo o espaço escolar e os alunos do CEAP por meio do PIBID/UESB Geografia. In: Andrecksa Viana Oliveira Sampaio; Lídia Nunes Cunha; Maria Cristina Dantas Pina; Nerêida Maria Santos Mafra de Benedictis. (Org.). Geografia e história: reflexões sobre a escola. 1ªed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017, v. 05, p. 43-54.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. M.; PEREIRA, L. B. ; SOUZA, S. T. . OS ESPAÇOS DE REPRODUÇÃO CAMPONESA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: HISTÓRICO E PROPOSTA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA EM ANAGÉ/BA. In: II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS, 2017, Salvador. II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS. Salvador: UFBA, 2017. v. Único. p. 1-11.

2.
SOUZA, J. M. C. ; OLIVEIRA, G. M. ; DUTRA JUNIOR, W. . APROPRIAÇÃO DA RENDA DA TERRA NA PRODUÇÃO FUMAGEIRA. In: II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS, 2017, Salvador. II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS. Salvador: UFBA, 2017. v. Único. p. 1-10.

3.
PEREIRA, L. B. ; OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, S. T. . O PROCESSO DE RESFRIAMENTO DA LUTA PELA TERRA DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO/DO CAMPO. In: II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS, 2017, Salvador. II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS. Salvador: UFBA, 2017. v. Único. p. 1-10.

4.
OLIVEIRA, G. M.. DA DIALÉTICA CAPITAL X TRABALHO À PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PELO FORTALECIMENTO DO CAMPESINATO EM ANAGÉ/BA. In: IV Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho: O fim do pensamento crítico reflexivo? A negação do humano e a banalização da teoria, 2017, Aracaju. IV Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho: O fim do pensamento crítico reflexivo? A negação do humano e a banalização da teoria. Aracaju: UFS, 2017.

5.
FERNANDES, G. B. ; OLIVEIRA, G. M. ; SANTOS, V. G. C. ; BENEDICTIS, N. M. S. M. . DA UNIVERSIDADE AO ?CHÃO DA ESCOLA?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DA UESB NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. In: VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2017, Vitória da Conquista. Didática, Currículo e Formação de Professores. Vitória da Conquista: UESB, 2017. p. 1-12.

6.
OLIVEIRA, G. M.; PEREIRA, L. B. ; FIALHO, A. F. . MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 2017, Belo Horizonte. Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 1. p. 1-11.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. T. ; SILVA, P. G. ; OLIVEIRA, G. M. ; ANDRADE, J. B. S. ; OLIVEIRA, M. C. S. C. . A QUESTÃO DA NATUREZA NA CIDADE: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. In: II BIOAMB: SEGUNDA SEMANA DA BIOLOGIA E DA ENGENHARIA AMBIENTAL, 2018, Itapetinga. Um olhar sobre a educação, o meio ambiente e a qualidade de vida. Itapetinga: UESB, 2018.

2.
OLIVEIRA, G. M.; BENEDICTIS, N. M. S. M. . PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UESB. In: XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2017, Vitória da Conquista. Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. v. 12. p. 944-949.

3.
PEREIRA, L. B. ; OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, S. T. . A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ENQUANTO CONTEÚDO IDEOLÓGICO DA CLASSE DOMINANTE NO CAMPO. In: XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2017, Vitória da Conquista. Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. v. 12. p. 1315-1320.

4.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, J. M. C. ; BUSCIOLI, L. D. . LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SOB O TRIPÉ ESTRATÉGICO DE FORMAÇÃO, REPRODUÇÃO E EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS CAMPONESES DE ANAGÉ/BA. In: VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2017, Curitiba. GT 14 - Educação do/no Campo. Curitiba: UFPR, 2017. v. 1. p. 1-5.

5.
BUSCIOLI, L. D. ; OLIVEIRA, G. M. . A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO LUTA DO MST: O CASO DA ESCOLA SÃO JUDAS EM RIO BRILHANTE (MS). In: IV SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA XVIII SEMANA DE GEOGRAFIA XIII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, 2017, Presidente Prudente. 7 ? Espaço Rural: questão agrária e relação cidade campo. Presidente Prudente: UNESP, 2017. v. 1. p. 1-5.

6.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, S. T. . O PROJETO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE ANAGÉ/BA. In: XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB, 2017, Vitória da Conquista. XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, S. T. . A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NAS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO CAMPONESA DO MUNICÍPIO DE ANAGÉ/BA. In: XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB, 2018, Vitória da Conquista. XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB, 2018.

2.
SOUZA, J. M. C. ; OLIVEIRA, G. M. ; SANTOS, J. R. D. . O DISCURSO (IN) SUSTENTÁVEL NA CADEIA PRODUTIVA DO FUMO. In: II Encontro de Geografia: 25 anos trilhando caminhos e I Encontro de ex-alunos, 2017, Caetité. Leituras contemporâneas sobre urbano/rural. Caetité: UNEB, 2017. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, S. T. . A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NAS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO CAMPONESA DO MUNICÍPIO DE ANAGÉ/BA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PEREIRA, L. B. ; OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, S. T. . O PROCESSO DE RESFRIAMENTO DA LUTA PELA TERRA DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO/DO CAMPO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOUZA, J. M. C. ; OLIVEIRA, G. M. ; DUTRA JUNIOR, W. . APROPRIAÇÃO DA RENDA DA TERRA NA PRODUÇÃO FUMAGEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, G. M.; PEREIRA, L. B. ; SOUZA, S. T. . OS ESPAÇOS DE REPRODUÇÃO CAMPONESA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: HISTÓRICO E PROPOSTA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA EM ANAGÉ/BA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
OLIVEIRA, G. M.. DA DIALÉTICA CAPITAL X TRABALHO À PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PELO FORTALECIMENTO DO CAMPESINATO EM ANAGÉ/BA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
OLIVEIRA, G. M.. MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, G. M.; BENEDICTIS, N. M. S. M. . PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UESB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TRINDADE, L. S. ; LISBOA, J. S. ; OLIVEIRA, G. M. ; CARVALHO, J. M. ; BENEDICTIS, N. M. S. M. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA ETNOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR E OS ALUNOS DO CEAP POR MEIO DO PIBID/UESB GEOGRAFIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERNANDES, G. B. ; OLIVEIRA, G. M. ; SANTOS, V. G. C. ; BENEDICTIS, N. M. S. M. . DA UNIVERSIDADE AO 'CHÃO DA ESCOLA': UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DA UESB NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BUSCIOLI, L. D. ; OLIVEIRA, G. M. . A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO LUTA DO MST: O CASO DA ESCOLA SÃO JUDAS EM RIO BRILHANTE (MS). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SOUZA, J. M. C. ; OLIVEIRA, G. M. ; SANTOS, J. R. D. . O DISCURSO (IN) SUSTENTÁVEL NA CADEIA PRODUTIVA DO FUMO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, S. T. . O PROJETO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE ANAGÉ/BA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, S. T. . Relatório de IC Voluntária. 2018. (Relatório).

2.
OLIVEIRA, G. M.. O mundo em conflito: tensões que existem e persistem no espaço. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, S. T. . Relatório Parcial de Iniciação Científica. 2017. (Relatório).

4.
OLIVEIRA, G. M.; SOUZA, S. T. . Relatório Final de Iniciação Científica. 2017. (Relatório).

5.
OLIVEIRA, G. M.; ALCANTARA, F. V. . Relatório de Monitoria da Disciplina Iniciação a Pesquisa Geográfica. 2017. (Relatório).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Quem produz comida para os brasileiros?10 anos do Censo Agropecuário 2006. 2018. (Outra).

2.
Visões e Métodos na Geografia. 2018. (Outra).

3.
II Seminário de Pesquisa do PPGeo - UESB. 2017. (Seminário).

4.
II Simpósio Baiano de Geografia Agrária: entre a teoria e a prática,articulações e resistências. 2017. (Simpósio).

5.
I Seminário de Pesquisa do PPGeo - UESB. 2017. (Seminário).

6.
I Seminário em Educação do Campo do Mestrado em Ensino PPGEN UESB. 2017. (Seminário).

7.
IV Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho: O fim do pensamento crítico reflexivo? A negação do humano e a banalização da teoria.. 2017. (Encontro).

8.
Lançamento do livro: "Conflitos no Campo Brasil" CPT. 2017. (Outra).

9.
Mobilidade do trabalho e acumulação do capital. 2017. (Outra).

10.
Prosas no PPGEO: Produção do Espaço. 2017. (Outra).

11.
Seminário Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade 2017. 2017. (Seminário).

12.
VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2017. (Simpósio).

13.
VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. 2017. (Seminário).

14.
XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. 2017. (Outra).

15.
XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 2017. (Encontro).

16.
Conferência: Reflexão sobre a pós-graduação: quem produz conhecimento e forma pessoal no nordeste. 2016. (Outra).

17.
V Simpósio de Ensino de Geografia da UESB. 2015. (Simpósio).

18.
I Colóquio Baiano - Tempos, espaços e representações: abordagens históricas e geográficas. 2013. (Outra).

19.
I Simpósio Baiano de Geografia Agrária e XI Semana de Geografia da UESB: O campo baiano na relação estado, capital, trabalho: espaço de contradições, espaço de lutas.. 2013. (Simpósio).

20.
IV Simpósio de Ensino de Geografia da UESB. 2013. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, G. M.. XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. 2017. (Outro).

2.
OLIVEIRA, G. M.. VI Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia da UESB. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:18:37