Wanderson Bezerra da Silva

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 12/06/2018


Graduando do curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou como líder da equipe de Marketing do Star Cluster English Club - UEFS (2015/2017). Atualmente faz parte de um projeto de pesquisa na área de Fusão de Dados e Aprendizado de Máquina para Recuperação da Informação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wanderson Bezerra da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, W. B.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Engenharia de Computação.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, CMLEM, Brasil.




Formação Complementar


2018
Extensão universitária em Nível 5 do curso de Inglês disponível na plataforma MyEnglishOnline. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Nível 4 do curso de Inglês disponível na plataforma MyEnglishOnline. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2017 - 2017
Construindo interface com JavaFx Scene Builder. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2017 - 2017
Introdução a classificação com Machine Learning. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Língua Inglesa, Nível A2. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Língua Inglesa, Nível A1. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao desenvolvimento para Android. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso de Introdução ao Arduíno. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao desenvolvimento mobile com Phonegap. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso de introdução ao LateX. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2014 - 2014
Programação em Scratch. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2014 - 2014
Programação Orientada a objetos em Greenfoot e BLUEJ. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PROBIC), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Tecnológica (CNPq), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PROBIC), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CONSEPE, Universidade Estadual de Feira de Santana.


Star Cluster English Club - UEFS, SCEB - UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Líder da equipe de Marketing



Linhas de pesquisa


1.
Fusão de Dados e Aprendizado de Máquina para Recuperação da Informação
2.
Ferramental para Ensino e Aprendizado de Análise Eficácia de Sistemas de Recuperação da Informação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aprendizagem de Máquina para Fusão de Descritores de Credibilidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Tripodi Calumby em 06/10/2017.
Descrição: As informações de credibilidade nas tags do usuário tentam fornecer uma estimativa automática da qualidade global do conteúdo presente nas relações tag-imagem para as contribuições de um usuário. Elas dão uma indicação sobre quais usuários são mais propensos a compartilhar imagens representativas. Neste processo, a credibilidade do usuário é um fator de grande importância para a melhora dos resultados obtidos, porém, um único descritor de credibilidade pode não ser capaz de afirmar se um usuário tem credibilidade para ter suas imagens definidas como relevantes em uma determinada busca, levando em consideração fatores como a descrição textual da imagem, a quantidade de visualizações, entre outros. De modo a atenuar este problema, descritores de credibilidade podem ser combinados para refinar os resultados da busca, por exemplo eliminando-se itens fornecidos por usuários de baixa credibilidade, o que não é uma tarefa fácil, dado que é preciso definir de forma automática quais as melhores combinações entre os descritores para prover o melhor resultado para determinada consulta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Ferramental para Ensino e Aprendizado de Análise Eficácia de Sistemas de Recuperação da Informação
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de mecanismos facilitadores para efetuar o comparativo de sistemas usando métricas de eficácia, visto que, pesquisadores necessitam utilizar um conjunto de ferramentas para mensurar eficácia, realizar análise estatística destes valores e construir modelos visuais para apresentação destes dados. Uma outra grande dificuldade está relacionada à visualização dos resultados da análise de eficácia que, em geral, demanda a construção manual de modelo comparativos. Este trabalho foi realizado com o intuito de facilitar a análise, compreensão e comparação dos resultados de um sistema, utilizando modelos onde o usuário não precisa se preocupar com os parâmetros utilizados na avaliação. Também foi desenvolvido uma nova forma de análise e visualização dos resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Star Cluster
Descrição: Descrição: Star Cluster é um clube de língua inglesa, inaugurado no dia 13 de Novembro de 2015, buscando desenvolver atividades e ações para o fortalecimento do diálogo intercultural. O clube faz parte das atividades desenvolvidas pelo programa de extensão da UEFS: PROGRAMA PORTAL: ensino/aprendizagem de línguas modernas para a cidadania, inclusão social, diálogo multi e intercultural, e, portanto, tem também como objetivo contribuir para melhorar o desempenho acadêmico-profissional dos estudantes de língua inglesa da UEFS à medida que proporciona um ambiente para o desenvolvimento de proficiência linguístico-comunicativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2017
Ferramental para Ensino e Aprendizado de Análise Eficácia de Sistemas de Recuperação da Informação
Descrição: Este trabalho tem como objetivo geral continuar o desenvolvimento de mecanismos facilitadores para a execução e o ensino e aprendizado da análise de eficácia em RI. Estes mecanismos serão incorporados à AnalyzIR, uma ferramenta integrada que vem sendo desenvolvida na UEFS. Tal sistema incorpora as principais medidas de avaliação para um único sistema ou comparativo de múltiplos sistemas de recuperação de informações. Além disso, permite o uso de modelos pré-definidos de análise de resultados e construção de comparativos visuais de modo a auxiliar usuários pouco experientes nas suas primeiras atividades de avaliação de sistemas de RI. Também é possível construção de diferentes tipos de gráficos e análise de significância estatística utilizando teste estatístico..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, W. B.; CALUMBY, R. T. . Ferramental para Ensino e Aprendizado de Análise Eficácia de Sistemas de Recuperação da Informação. In: XX Seminário de Iniciação Científica, 2016, Feira de Santana. XX Seminário de Iniciação Científica, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, W. B.; CALUMBY, R. T. . Ferramental para Ensino e Aprendizado de Análise Eficácia de Sistemas de Recuperação da Informação.. In: XXI Seminário de Iniciação Científica, 2017, Feira de Santana. XXI Seminário de Iniciação Científica, 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Campus Party Brasil 11. 2018. (Congresso).

2.
Campus Party Bahia. 2017. (Congresso).

3.
PHPeste. 2016. (Congresso).

4.
XX SEMIC.Ferramental para Ensino e Aprendizado de Análise Eficácia de Sistemas de Recuperação da Informação. 2016. (Seminário).

5.
XIV SIECOMP. 2015. (Congresso).

6.
XII SIECOMP. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, W. B.. XVII Siecomp. 2017. (Congresso).

2.
CALUMBY, R. T. ; SILVA, W. B. . 1º FBTA - Fórum Baino de Tecnologias Abertas. 2017. (Outro).

3.
SILVA, W. B.. XVI Siecomp. 2016. (Congresso).




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