Lara Barros Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3248633694509680
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia com ingresso em 2014.1. Foi bolsista do projeto de iniciação à pesquisa "Luta pelo trabalho na periferia de Vitória da Conquista: mobilidade, permanência camponesa e reprodução da vida nas contradições do urbano" financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, respectivamente. Exerceu a função de bolsista nos anos 2015 e 2016.1 dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (GPECT/UFS). Tem experiência em Geografia com ênfase nas áreas de Geografia Agrária e Ensino de Geografia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lara Barros Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, L. B.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: O processo de criminalização dos movimentos sociais de luta pela terra frente às investidas do capital no campo..
Orientador: Suzane Tosta Souza.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitora da disciplina Estatística sob orientação do professor Cleophano Gomes Lamego, adjunto do departamento de Ciências Exatas e Tecnologias da mesma instituição


Colégio Estadual Vilas Boas Moreira, CEVBM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora substituta pelo regime de Prestação de Serviço Temporário - PST do Estado.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Luta pelo trabalho na periferia de Vitória da Conquista: mobilidade, permanência camponesa e reprodução da vida nas contradições do urbano.
Descrição: O seguinte projeto tem como objetivo compreender a luta pelo trabalho nos espaços de reprodução camponesa, de forma que seja analisada a luta pela terra na contemporaneidade e o papel dos Movimentos sociais na produção dos espaços agrários e urbanos. Enfatizar a relação campo cidade na luta camponesa e o processo de mobilidade do trabalho das famílias assentadas é também objetivo desse projeito que analisa as investidas do capital no campo e o processo de reprodução e resistência do campesinato na terra de trabalho é feita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lara Barros Pereira - Integrante / Suzane Tosta Souza - Coordenador / Guilherme Matos de Oliveira - Integrante / Thaís Chaves Freires - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Bolsista do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência, sub-projeto de Geografia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CONCEICAO, R. S. ; PEREIRA, L. B. ; VEIGA, A. J. P. . ANÁLISE DA TEMPERATURA DO AR, PRECIPITAÇÃO, EVAPOTRANSPIRAÇÃO, DÉFICIT E EXCEDENTE HÍDRICO EM VITÓRIA DA CONQUISTA?BA, DE 1961 A 1990. GeoAraguaia Revista, Barra do Garças - MT.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. M. ; PEREIRA, L. B. ; SOUZA, S. T. . OS ESPAÇOS DE REPRODUÇÃO CAMPONESA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: HISTÓRICO E PROPOSTA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA EM ANAGÉ/BA. In: II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS, 2017, Salvador. II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS. Salvador: UFBA, 2017. v. Único. p. 1-10.

2.
PEREIRA, L. B.; OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, S. T. . O PROCESSO DE RESFRIAMENTO DA LUTA PELA TERRA DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO/DO CAMPO. In: II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS, 2017, Salvador. II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, ARTICULAÇÕES E RESISTÊNCIAS. Salvador: UFBA, 2017. v. único. p. 1-10.

3.
PEREIRA, L. B.. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - MST e suas articulações políticas em um contexto de criminalização da luta camponesa. In: IV Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho., 2017, São Cristóvão - SE. IV ENGPECT E X FÓRUM ESTADO, CAPITAL, TRABALHO.. São Cristóvão - SE: UFS, 2017. v. Único.

4.
OLIVEIRA, G. M. ; PEREIRA, L. B. ; FIALHO, A. F. . MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. In: : XIII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 2017, Belo Horizonte. Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 1. p. 1-11.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, L. B.; OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, S. T. . A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ENQUANTO CONTEÚDO IDEOLÓGICO DA CLASSE DOMINANTE NO CAMPO. In: XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2017, Vitória da Conquista. Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. v. 12. p. 1315-1320.

2.
PEREIRA, L. B.; OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, S. T. . A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ENQUANTO CONTEÚDO IDEOLÓGICO DA CLASSE DOMINANTE NO CAMPO. In: XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2017, Vitória da Conquista. Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. v. 12. p. 1315-1320.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, L. B.. O PROCESSO DE CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM LUTA PELA TERRA E O USO DA IDEOLOGIA DOMINANTE NO CAMPO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Baiano de Geografia Agrária: entre a teoria e a prática, articulações e resistências.O PROCESSO DE RESFRIAMENTO DA LUTA PELA TERRA DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO/DO CAMPO. 2017. (Simpósio).

2.
Prosas no PPGeo: Produção do Espaço.. 2017. (Outra).

3.
V Simpósio de Ensino de Geografia da UESB.Monitora. 2015. (Simpósio).

4.
SIMPÓSIO 1º DE MAIO NO CINEMA: CAPITAL X TRABALHO NA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA - ANO 2.. 2014. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:24:12