Ana Caroline Coelho Correa dos Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4931113428695228
  • Última atualização do currículo em 09/02/2018


Graduanda de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, com início de formação no segundo semestre de 2013. Realizei minha primeira iniciação científica em 2014 com inicio em agosto e término em fevereiro de 2015, tendo continuação com uma nova bolsa com inicio em março de 2015 e término em fevereiro de 2016, ambas com foco em levantamento de abelhas. De março de 2016 á fevereiro de 2017, realizei minha terceira iniciação e, iniciei minha quarta iniciação em março de 2017, com previsão para término em fevereiro de 2018, ambas com foco em citogenética de formigas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Caroline Coelho Correa dos Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, A. C. C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas.
Rua Diogo de Vasconcelos
Bauxita
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil - Caixa-postal: 35400000
Telefone: (31) 35591189


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2004 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
COLÉGIO EQUIPE, E, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Biologia Forense - A ciência desvendando crimes. (Carga horária: 9h).
Renova Cursos, RENOVA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Da Ecologia à Evolução: Estrutura do ninho e diversidade genética de populações de Trachymyrmex holmgreni em ecossistemas costeiros
Descrição: Este projeto tem como objetivo conduzir estudos sobre a diversidade genética, distribuição, demografia e a arquitetura das colônias de Trachymyrmex holmgreni em ecossistemas costeiros. Nosso intuito é fornecer subsídios para o entendimento da história evolutiva das espécies de formigas cultivadoras de fungo e seu estabelecimento e diversificação em diversos ecossistemas neotropicais. Na condução deste trabalho serão amostradas populações ao longo da costa brasileira, nas áreas de provável ocorrência da espécie em ambientes de restinga. Marcadores moleculares mitocondriais e nucleares, obtidos por meio de sequenciamento, serão utilizados para acessar a diversidade genética destas populações e para estimar suas relações genealógicas. Iremos determinar o padrão de distribuição das colônias e sua arquitetura. Espera-se com o presente estudo conhecer a real distribuição desta espécie e detectar a importância relativa dos fatores contemporâneos e históricos em moldar a estrutura genética das suas populações, bem como avaliar os efeitos da degradação dos ambientes costeiros, decorrentes da atividade humana, sobre as populações de T. holmgreni...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Caroline Coelho Correa dos Reis - Integrante / Maykon Passos Cristiano - Coordenador / Danon Clemes Cardoso - Integrante / Tássia Tatiane Pontes Pereira - Integrante.
2016 - Atual
Biologia evolutiva e ecologia de espécies de formigas cultivadoras de fungo - PPM-00126-15
Descrição: Descrição: A principal proposta deste projeto é desenvolver estudos de diversidade genética, filogenéticos, distribuição das colônias, demografia, citogenética e arquitetura dos ninhos de espécies de formigas cultivadoras de fungos. Nossa intensão é obter dados para entender as relações filogenéticas e história evolutiva das espécies cultivadoras de fungos, bem como prover subsídios para compreender como ocorreu a diversificação e estabelecimento destas espécies nos atuais locais de distribuição. No intuito de alcançar nosso objetivo, nós realizaremos coletas de amostras nos locais de ocorrência das espécies. Utilizaremos marcadores moleculares, como sequências de DNA mitocondrial e nuclear, para acessar a diversidade genética, e assim, estimar as relações genealógicas. As relações filogenéticas serão analisadas a partir de uma árvore filogenética. Estudos citogenéticos serão conduzidos com o intuito de determinar o cariótipo das espécies de formigas analisadas, e comparar os resultados com diferentes localidades...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Caroline Coelho Correa dos Reis - Integrante / Maykon Passos Cristiano - Coordenador / Danon Clemes Cardoso - Integrante / Tássia Tatiane Pontes Pereira - Integrante / Mariana Neves Moura - Integrante / Flávia Carolina Simões Gomes - Integrante.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, T. T. P. ; REIS, A. C. C. C. ; CARDOSO, D. C. ; CRISTIANO, M. P. . Molecular phylogenetic reconstruction and localization of the (TTAGG)n telomeric repeats in the chromosomes of Acromyrmex striatus (Roger, 1863) suggests a lower ancestral karyotype for leafcutter ants (Hymenoptera). Comparative Cytogenetics, 09 jan. 2018.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Workshop sobre insetos sociais - IUSSI Brazilian Section Annual Meeting 2017. EFEITO DA SAZONALIDADE NA DEMOGRAFIA E ARQUITETURA DO NINHO DA FORMIGA CULTIVADORA DE FUNGO TRACHYMYRMEX HOLMGRENI WHEELER 1925. 2017. (Congresso).

2.
SEMANA DA BIOLOGIA - SER BIÓLOGO. 2017. (Outra).

3.
XXIII Simpósio de Mirmecologia at the Universidade Federal do Paraná.NESTING BIOLOGY AND DISTRIBUTION PATTERN OF TRACHYMYRMEX HOLMGRENI WHEELER, 1925 IN RESTINGA ECOSYSTEM. 2017. (Simpósio).

4.
Encontro dos Saberes - UFOP 2015. 2015. (Encontro).

5.
Encontro dos Saberes - UFOP 2015.Diversidade de Abelhas e Vespas em Ninhos-armadilha nas Matas Ciliares da Estação Ambiental de Volta Grand: Riqueza e Abundancia eem áreas com diferentes estágios sucessionais.. 2015. (Encontro).

6.
Encontro dos Saberes - UFOP 2015.A Comunidade de Abelhas no Quadrilátero Ferrífero: Padrões de Riqueza e Abundancia em diferentes Fitofisionomias. 2015. (Encontro).

7.
VI Semana Da Biologia - Agroecologia e Permacultura. 2014. (Outra).

8.
Ciclo de Palestras: Etologia e Bioconservação. 2013. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 13:40:23