Roger Lucas Correa Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7479987362190134
  • Última atualização do currículo em 22/07/2018


Graduado em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestrando no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisador no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da UNIRIO e no Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) no IESP-UERJ. Atua nas áreas de política externa e migrações internacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roger Lucas Correa Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, R. L. C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em CIÊNCIA POLÍTICA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Enara Echart Muñoz.
2014 - 2017
Graduação em Ciência Política.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Cidadania Política de Estrangeiros: Análise Comparativa entre Brasil e Equador..
Orientador: Enara Echart Muñoz.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Palas, CP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
O grupo de pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global, criado em 2014, é coordenado por Enara Echart Muñoz e André Luiz Coelho e tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de relações internacionais, política global e política externa, com foco especial na criação de redes como forma de relacionamento na arena global e no papel dos atores transnacionais nessa dinâmica

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
O objetivo desse plano de estudo é mapear conceitos chave em discursos de líderes do ?socialismo africano?. Trata-se da ideologia de esquerda mais importante surgida no continente, parcialmente associada ao nacionalismo africano e ao Pan- Africanismo de ?terceira geração?, mas com características próprias bem delineadas entre as décadas de 1950 e 1970.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Migrações no Rio de Janeiro
Descrição: Por meio de entrevistas busca-se compreender a atuação e participação política dos migrantes na cidade do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roger Lucas Correa Martins - Integrante / Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Enara Echart Muñoz - Coordenador / Natália Passetti - Integrante / Lorena Marina dos Santos Miguel - Integrante / Juliana Pinto Lemos - Integrante / Lívia Liria Avelhan - Integrante.
2016 - Atual
Cooperação Sul-Sul e Modelos de Desenvolvimento na América Latina
Descrição: Descrição: A pesquisa recebeu apoio do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (Edital FAPERJ No 10/2016) e do Programa Pesquisador UNIRIO de Produtividade em pesquisa (Edital PQ-UNIRIO no 01/2016). Nos últimos 15 anos, os processos de integração e cooperação Sul-Sul na América Latina se revitalizaram, com a criação de espaços de cooperação política regional (UNASUL, ALBA-TCP, CELAC) e a renovação estratégica daqueles surgidos na fase de "regionalismo aberto" (MERCOSUL ou CAN). Cada espaço apresenta agendas e estratégias para abordar os principais problemas de desenvolvimento que afetam a região. No entanto, há uma série de tensões e conflitos diretamente relacionados com os modelos de desenvolvimento promovidos nesses espaços pelos diferentes atores envolvidos, o que evidencia uma realidade muito mais complexa do que a colocada em agendas governamentais de integração. Isto expõe a diferença entre a construção de um projeto regional institucionalizado (a integração formal) e a realidade de uma rede social-comunitária transnacional de escala regional (a integração real). O objetivo da pesquisa é analisar os modelos de desenvolvimento impulsionados pelos principais esquemas de integração regional na América Latina, e os conflitos e tensões que estes processos estão gerando, para identificar, a partir de uma perspectiva de coerência de políticas com o desenvolvimento, as respostas que as agendas, instituições e espaços de negociação regional oferecem. Qual é a experiência acumulada no campo do desenvolvimento nos principais espaços regionais da América Latina? Qual é o grau de coerência das práticas e modelos de desenvolvimento impulsionados? Quais os impactos econômicos, sociais e ambientais desses modelos? Quais são as principais demandas dos atores sociais na região? Quais são os espaços de articulação regional? Com base em que desenhos institucionais os espaços regionais concebem e implementam essa agenda de desenvolvimento? Que atores participam desses desenhos e a traves de que mecanismos? Existem espaços de participação e deliberação que incluam os atores sociais? Estas são algumas das perguntas que guiam a pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roger Lucas Correa Martins - Integrante / Enara Echart Muñoz - Coordenador.
2015 - 2016
CRIAÇÃO, TRADICIONALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DAS ESQUERDAS NA PERIFERIA: COMPARANDO AMÉRICA LATINA E ÁFRICA SUL-SAARIANA
Descrição: O objetivo desse plano de estudo é mapear conceitos chave em discursos de líderes do ?socialismo africano?. Trata-se da ideologia de esquerda mais importante surgida no continente, parcialmente associada ao nacionalismo africano e ao Pan- Africanismo de ?terceira geração?, mas com características próprias bem delineadas entre as décadas de 1950 e 1970..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Roger Lucas Correa Martins - Integrante / Fabrício Pereira da Silva - Coordenador / Fernanda Abi-Chahin de Oliveira Ferreira - Integrante.
2015 - 2016
A CSS BRASILEIRA COM MOÇAMBIQUE, GUINÉ-BISSAU E SENEGAL: DISCURSOS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES NO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO
Descrição: Analisar as práticas de CSS do Brasil no campo da alimentação com três países africanos: Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal. Esta pesquisa analisa as práticas de cooperação sul-sul do Brasil no campo da alimentação com três países africanos: Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Roger Lucas Correa Martins - Integrante / Bruna Soares de Aguiar - Integrante / Enara Echart Muñoz - Coordenador / Natália Passetti - Integrante / Lorena Marina dos Santos Miguel - Integrante / Juliana Pinto Lemos - Integrante / Tássia Carvalho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, R. L. C.. CIDADANIA AMPLIADA: DIREITOS POLÍTICOS DE ESTRANGEIROS NOS CASOS ARGENTINO, BRASILEIRO E EQUATORIANO. In: Seminário Internacional Migrações Atlânticas no mundo contemporâneo (séculos XIX ? XX), 2018, Niterói. E-Imigração em Debate: Novas Abordagens na Contemporaneidade. Niterói: ASOEC-UNIVERSO, 2017. v. 1. p. 222-233.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, R. L. C.. CIDADANIA AMPLIADA: DIREITOS POLÍTICOS DE ESTRANGEIROS NOS CASOS ARGENTINO, BRASILEIRO E EQUATORIANO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARTINS, R. L. C.. Inclusão Política de Estrangeiros: Análise Comparativa entre Argentina, Brasil e Equador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
AGUIAR, B.S. ; MARTINS, R. L. C. . AGUIAR, B. S.; Martins, R.L.C. . Cooperação Brasil-Angola- FAO: uma análise do projeto brasileiro na área de agricultura e alimentação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUIAR, B.S. ; MARTINS, R. L. C. . Cooperação SUL-SUL Brasil? África no Campo Da Alimentação (Setor Público). 2016. (Relatório de pesquisa).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 18:20:05