Efrem Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9112949148148168
  • Última atualização do currículo em 15/02/2018


Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2005). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga, onde atua também como coordenador do curso de graduação em engenharia elétrica do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga. Tem experiência na área de engenharia (instrumentação, automação e elétrica) e implantação de projetos na área de mineração, cimento e cal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Efrem Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, E.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Estudo de uma Algoritmo de Mineração de Dados Aplicado à Avaliação de Curvas de Consumo de Engenharia Elétrica.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Germano Lambert Torres.
2011 - 2012
Especialização em MBA em Gestão de Projetos. (Carga Horária: 434h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Avaliação da Maturidade da Gestão de Projetos em uma Empresa Cimenteira.
Orientador: André Bittencourt do Valle.
2006 - 2007
Especialização em MBA em Gestão Industrial. (Carga Horária: 434h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Plantio de Eucalipto - Análise de Viabilidade do Negócio.
Orientador: André Bittencourt do Valle.
1998 - 2002
Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1990 - 1992
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Tecncia de Eletronica Francisco Moreira da Costa, ETEFCM, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso Engenharia Elétrica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40


Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44
Outras informações
➢ Coordenar junto à equipe de planejamento as etapas para entrega dos projetos (elaboração da Requisição Técnica, CAPEX, estratégias de contratação, licitação, laudo técnico, implantação, entregas do projeto e termo de aceite). Definir estratégias de contratação de equipamentos elétricos, automação, instrumentação e rede de dados; ➢ Elaborar e equalizar propostas técnicas para aquisição de equipamentos e serviços; ➢ Gestão de Contratos de Serviços de Engenharia, Montagem Eletromecânica e fornecimento de equipamentos; ➢ Coordenar as atividades de engenharia, implantação, comissionamento e startup de projetos (Linha de Transmissão de Energia Elétrica, Subestação Elétrica 138kV, Adequação da Mineração Existente, Empilhadeira, Retomadora, Moinho Vertical 200 tph, Moinho de Bolas 15 tph, Forno de Clínquer 2.500 tpd, Embarque Rodoviário/Ferroviário, projeto CBMG, Moinho Vertical de Cimento 177 tph, Moinho Vertical de Petcoque 35 tph, Ensacadeira/Paletizadora, Britador Primário 1.800 tph, Forno de Clínquer 6.500 tpd); ➢ Acompanhar, supervisionar e auxiliar as equipes executivas dos projetos, garantindo a aplicação de melhores práticas, visando qualidade, atendimento de prazos e custos dos projetos; ➢ Realizar reuniões semanais com as partes interessadas, com a finalidade de apresentar o andamento do projeto através de relatórios (curva S, fluxo de desembolso, histogramas, riscos e oportunidades); ➢ Utilização da metodologia FEL(Front-End Loading) e do PMI para gestão dos projetos; ➢ Avaliação da maturidade do gerenciamento de projetos na CSN Cimentos utilizando o modelo Prado ? MMGP; ➢ Solução de problemas das operações para aprimorar a confiabilidade e redução de custos dos equipamentos (Automação do Stacker/Reclaimer) e das instalações (Coordenação/Seletividade da Proteção, Filtro de Harmônicos, Sistema de Gerenciamento de Energia, Linha de 13,8KV, Adequação Pisos das Galerias, Embarque Ferroviário -


Votorantim Metais Niquel, VOTORANTIM MET, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
➢ Coordenar a engenharia e execução das disciplinas de elétrica, automação e instrumentação do projeto da nova planta de Ferro-Níquel (beneficiamento e estocagem do minério, moagem de carvão/coque, fornos (calcinação, redução, refino) e subestação elétrica 230KV e Caldeira à Coque 200tph. * Nota: este projeto foi paralizado em dezembro 2008. ➢ Responsável por identificar (Análise de Falhas, Causa Raiz e Árvore de Falhas) e fornecer soluções para os equipamentos com falhas crônicas na planta existente (Processo Caron) para aumentar a disponibilidade e reduzir os custo de manutenção e produção; ➢ Implantação do Plano Diretor de Automação Industrial - PDAI; ➢ Gestão de projetos utilizando metodologia FEL(Front-End Loading) - (Redução do Consumo de Combustível, Monitoramento/Proteção online de Vibração e Medição de Nível no Silo de Minério); ➢ Dar suporte a manutenção.


Lagos Indústria Química Ltda, LAGOS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
➢ Coordenar as atividades de comissionamento e startup da planta de Carbonato de Cálcio Precipitado (1.500 tpm); ➢ Estudar e otimizar o processo (Instalação de analisadores de gases para controlar combustão das caldeiras, automação da hidratação, sopradores, centrífuga, etc); ➢ Implantar do Controle Estatístico de Processo - CEP e ?Plant Information Management System? ? PIMS (Proficy Historian - GE); ➢ Especificar instrumentação para automação do processo; ➢ Programação de PLC e supervisório para atender as ampliações e melhorias de processo; ➢ Elaboração de relatórios dinâmicos de produção.


Centro Universitário de Formiga, FUOM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Professor nos cursos de Engenharia de Produção (Eletricidade Básica e Automação) e Ciência da Computação (Inteligência Artificial, Sistemas Distribuídos, Programação).


AST - Automação, Serviços e Tecnologia, AST, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
➢ Desenvolvimento de supervisório, utilizando CIMPLICIITY ? GE, para a usina hidroelétrica de Funil ? Lavras; ➢ Desenvolvimento de supervisório, utilizando CIMPLICIITY ? GE, para estação de tratamento de esgoto - ETE, ETE Arrudas, da COPASA; ➢ Projeto de um sistema de transporte pneumático de materiais para a UNILEVER; ➢ Configuração de relés de proteção da GE; ➢ Programação de PLC da série 90-30 GE, Rockwell (PLC 5, SLC500 e ControlLogix).


OI, OI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
➢ Desenvolver projetos de hardware e software para automação de testes para a área de Transmissão, Comutação e Comunicação de Dados utilizando como base placas de aquisição de dados e instrumentação virtual; ➢ Realizar simulações via computador para verificar o hardware projetado, utilizando como ferramenta o software `Pspice`; ➢ Desenvolver Firmware (em linguagem C ) e interface com usuário em C++, LabWindows, GPIB; ➢ Configuração de assinantes na central telefônica EWSD; ➢ Testes de assinantes analógicos e digitais; ➢ Suporte e reparo de placas de assinante da central EWSD - Siemens; ➢ Reparo de placas de equipamentos PCM /PDH; ➢ Testes em placas de equipamentos SDH; ➢ Testes e reparo em equipamentos ISDN; ➢ Suporte e reparo de equipamentos de tele supervisão; ➢ Reparar os instrumentos de medição utilizados na Telemar; ➢ Participar do Programa de Qualidade Total que esta sendo implantado pela Telemar.


White Martins Gases Industriais, WHITE MARTINS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
➢ Equipamentos de aquisição de dados - DAQ e Software ?Labview" National Instruments; ➢ Programação de PLC; ➢ Realização de aferição e/ou calibração em equipamentos de ensaio, medição e controle; ➢ Sonda de nível radioativa, ultra-sônica, admitância, capacitância; ➢ Manutenção preventiva e corretiva em controladores contínuos - PID, estação de controle local - ECL, balanças eletrônicas para carregamento e pesagem, balanças analíticas, transdutores, carregadores de baterias e estabilizadores de tensão; ➢ Analisadores de gases e detetores de CO; ➢ Transmissores (temperatura, pressão) controladores pneumáticos, válvulas pneumáticas, posicionadores, conversores I/P; ➢ Elaboração de pequenos projetos para atender as necessidades da empresa; ➢ Elaboração de procedimento operacional - PO para certificação da ISO9000; ➢ Treinamento do corpo técnico em cima dos PO?s elaborados.



Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
Protocolo para Verificação de Manobras de Ultrapassagem Utilizando Verificação de Modelos Probabilísticas e Redes Veiculares.
Descrição: Desenvolvimento de um protocolo para auxiliar o motorista no processo de ultrapassagem de um outro veículo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Efrem Ferreira - Integrante / Bruno Ferreira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: FORSCIENCE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
2.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MASSELLI, Y. M. C. ; FERREIRA, E. ; LAMBERT-TORRES, Germano ; SILVA, L. E. B. ; ROSSI, Ronaldo ; REIS, L. O. M. . Sugestion of a neuro-genetic hybrid system as an alternative for the electric power consumption curves evaluation. In: 1st International Congress University-Industry Cooperation, UNINDU, 2005, Ubatuba. Proceedings of the 1st International Congress University-Industry Cooperation. Taubaté: UNITAU, 2005. v. 12. p. 79-91.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, E.. Gerenciamento de Projetos Utilizando Ms Project: Ampliação de uma Subestação Elétrica.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, E.. Circuitos Elétricos de 2º Ordem e Simulação no PSIM. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, E.. Participação em banca de Rayane Aparecida Guimarães.Sistema de Controle e Automação de um Processo de Empilhamento e Desempilhamento de Telhas de Concreto.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, E.; REZENDE, J. A. M.; MOURA, RENAN S.. Edital 16/2016-Processo seletivo simplificado para professor substituto. IFMG-Campus Formiga.. 2016. Instituto Federal de Minas Gerais.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dione Weverton dos Reis Araújo.. Desenvolvimento de um Kit de Robótica de Baixo Custo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Minas Gerais. Orientador: Efrem Ferreira.

2.
William Tadeu Fonseca. Desenvolvimento de um sistema para monitoramento e auxílio à tomada de decisão em um ambiente industrial de fabricação de cal.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Formiga. Orientador: Efrem Ferreira.

3.
Fábio Júnio Silva. Desenvolvimento de uma ferramenta baseada em CRM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Formiga. Orientador: Efrem Ferreira.

4.
Carlos José da Costa. Classificador de Documentos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Formiga. Orientador: Efrem Ferreira.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 16:27:13