Luciene da Silva Reis de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4762038342778609
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e especiliazação em Finanças e Controladoria pelo Instituto Newton Paiva (2013). Tutora da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (2014 até a presente data). É assistente em administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciene da Silva Reis de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, L. S. R.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Especialização em MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA. (Carga Horária: 380h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Título: DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONSULTORIA EM SEGURANÇA PATRIMONIAL: Um Estudo de Caso.
Orientador: Luiz Carlos Ribeiro Fernandes.
2006 - 2011
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Uma Pesquisa Sobre a Relevância dos Sistemas Integrados para Eficácia da Escrituração Contábil em Empresas de Pequeno Porte.
Orientador: Rogério Mário Fernandes.




Formação Complementar


2017 - 2017
Gestão Estratégica com Foco na Administração Pública - Turma 02 A. (Carga horária: 40h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2017 - 2017
Excelência no Atendimento - Turma 02 A. (Carga horária: 20h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2017 - 2017
Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público - Turma 02 A. (Carga horária: 35h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2017 - 2017
Deveres, Proibições e Responsabilidades do Servidor Público Federal. (Carga horária: 60h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2015 - 2015
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A REDE NACIONAL DE CERTIFICADORES. (Carga horária: 30h).
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA, INEP, Brasil.
2015 - 2015
Parcerias do Estado com o Terceiro Setor. (Carga horária: 40h).
FUNDAÇÃO ESCOLA ABERTA DO TERCEIRO SETOR, ABED, Brasil.
2015 - 2015
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. (Carga horária: 6h).
INSTITUTO DE MEDIAÇÃO APLICADA, IMA, Brasil.
2015 - 2015
FORMAÇÃO TECNICO PEDAGOGICA DE PROFESSORES, GESTORES E TECNICOS DE EaD. (Carga horária: 90h).
CENTRO DE APOIO A EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GER, CAED/UFMG, Brasil.
2015 - 2015
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. (Carga horária: 6h).
INSTITUTO DE MEDIAÇÃO APLICADA, IMA, Brasil.
2014 - 2014
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E PLANOS DE CARREIRA. (Carga horária: 20h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Modalidades, Tipos e Fases da Licitação. (Carga horária: 40h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2014 - 2014
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Integração de Servidores Recém-Admitidos. (Carga horária: 33h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Conhecendo o novo acordo ortográfico. (Carga horária: 20h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao Orçamento Público. (Carga horária: 40h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2014 - 2014
MEDIADORES. (Carga horária: 30h).
MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG, MIP/UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Pública. (Carga horária: 80h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2013 - 2013
Retenção na Fonte de Tributos Federais e Municipais nos pagamentos efetuado. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora, Carga horária: 5
Outras informações
Coordenadora e professora no curso de Mediadores ministrado pelo Museu Itinerante Ponto, atuando com correção e orientação das atividades propostas.

Atividades

04/2017 - 05/2017
Ensino, Mediador do Museu Itinerante Ponto UFMG, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Professora no curso de Mediadores ministrado pelo Museu Itinerante Ponto
04/2017 - 05/2017
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Centro Pedagógico.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora no curso de Mediadores ministrado pelo Museu Itinerante Ponto.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora em duas ofertas no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica: Educação Não Formal em Ciência e Tecnologia em 2015 e 2016. Tutora no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental no ano de 2015. Tutora no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 iniciado em 2018.


MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG, MIP/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou como coordenadora e professora no Curso de Mediadores ministrado pelo Museu Itinerante PONTO UFMG do Centro Pedagógico, na modalidade a distância, com carga horária de 30 horas.



Projetos de extensão


2017 - Atual
A FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO MUSEU PONTO UFMG
Descrição: A ação educativa é comum no mundo dos museus e outros espaços científico-culturais, sejam eles de Arte, de Ciência e Tecnologia, de História Natural, Históricos, etc. Observa-se que cada vez mais os museus têm investido no compromisso público de promoção da cultura junto à sociedade. A preocupação com a comunicação nas exposições e com os grupos escolares (professores e alunos) também vem aumentando. No entanto, percebe-se que ainda há pouca circulação de informação e cursos de formação na área de formação de mediadores no Brasil. Assim, a demanda está se tornando cada vez maior e se faz necessária a valorização e qualificação do trabalho dos profissionais que atuam nesses espaços. Diante disso, o Museu Itinerante PONTO UFMG promove, desde 2013, um curso a distância de Formação de Mediadores, que visa à formação e ao aperfeiçoamento de mediadores para atuarem no próprio museu e em outros espaços científico-culturais. Consideramos que os mediadores são o ponto de conexão entre a instituição e os seus públicos, por isso, o processo de mediação humana deve envolver a interação interpessoal e entre o conteúdo expositivo e o visitante. Dessa forma, um bom diálogo vai ajudar a conquistar o público, tanto para revistar este espaço quanto para visitar outros. Neste sentido concordamos com Cabral (1997) quando afirma que: "Quem faz o museu é o profissional que nele atua, e não apenas as coleções que ele guarda". Através de questionários para cursistas e de entrevistas semiestruturadas, buscou-se esboçar algumas hipóteses sobre as motivações de um público tão diverso para se atrair à área de divulgação científica. Especialmente, nos interessa focar nos estudantes de licenciatura, que se mantiveram de maneira constante e vigorosa nas duas ofertas do curso. Quais suas iniciativas ao iniciar o curso? Alguma lacuna formativa em seu curso de graduação pode ter motivado a busca pelo que esta perspectiva da divulgação científica oferece? Como o curso contribui para a prática, não apenas da mediação, mas também para a própria formação acadêmico-profissional dos participantes do curso?..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Curso de Educação Científica - Educação não Formal de ciência e tecnologia
Descrição: O curso é oferecido na modalidade à distância para a formação continuada de professores e outros profissionais formadores de opinião e será desenvolvido por um período de seis meses em cada um dos municípios. Ele tem como viés principal o desenvolvimento da cultura científica e de ações que promovam educação não formal de Ciência e Tecnologia, buscando refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento e sua importância educacional e cultural na sociedade. Espera-se que após participar do curso, o professor da educação básica possa desenvolver atividades pedagógicas variadas, esteja sensibilizado pela importância da divulgação científica e consiga retornar a sua escola praticando, criando e desenvolvendo o que foi vivenciado. O objetivo do curso é realizar a formação continuada em cultura científica e educação não formal em Ciência e Tecnologia para professores e outros profissionais de educação formadores de opinião..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG
Descrição: O projeto do Museu Itinerante PONTO UFMG começou a ser pensado em 2006, no Centro Pedagógico da UFMG. Adaptado em uma unidade móvel (caminhão), o Museu é constituído de seis salas interativas que abordam temas de ciência e tecnologia, sendo elas: sala do Útero, sala dos Sentidos, sala dos Biomas, sala de Projeção 3D, sala do Submarino e sala das Cidades. O Museu Itinerante Ponto UFMG é um museu de ciência e tecnologia interativo que circulará nas cidades mineiras e do Brasil. Constituído de um caminhão com seu espaço interior adaptado em seis ambientes apresenta uma proposta inovadora no país. O museu, além de transportar artefatos e materiais para montagem de exposições e oficinas externas, oferece atividades que utilizam aparatos artísticos tecnológicos nos ambientes internos do baú. Um dos grandes desafios do projeto é aliar a arte, ciência e educação a fim de implantar salas que ambientadas proporcionem aos visitantes experiências estéticas e científicas inéditas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - Atual
Café Científico Virtual
Descrição: O Café Cientifico Virtual é um projeto realizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES que consiste na realização de debates, transmitidos virtualmente, entre profissionais de diversas áreas de conhecimento acadêmico, em que cada data é abordado um tema específico. Os cafés são transmitidos em tempo real a alunos dos polos da UAITEC ? Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, e também através da internet para o mundo todo...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2013 - Atual
Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - FEBRAT
Descrição: Descrição: A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas - FEBRAT é um projeto proposto pelo Centro Pedagógico, Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP-EBAP-UFMG), sob a coordenação da Professora Dra. Tânia Margarida Lima Costa, visando à integração e à socialização do conhecimento gerado a partir de polos educacionais públicos e privados de todo o país. Tem como objetivo proporcionar um espaço para divulgação e socialização de trabalhos desenvolvidos por alunos da Educação Básica e Técnica sob a orientação de professores das diferentes áreas do conhecimento. A intenção é consolidar a FEBRAT como referência para professores e alunos das escolas de Educação Básica e Técnica e que tenham contato com outras experiências, culturas e proximidade com reconhecidos cientistas. Pretendemos, ainda, criar na comunidade escolar a cultura de participação em feiras e mostras científicas e despertar o interesse em desenvolver, em suas escolas, atividades investigativas e criativas de caráter interdisciplinar. A realização da FEBRAT concretiza o propósito de estreitar ainda mais o relacionamento entre as Instituições Federais de Ensino Superior, as Escolas Técnicas e os Colégios de Aplicação vinculados às IFES, das redes pública e privada de ensino de todo o país. Nesse sentido, a FEBRAT mantém em sua concepção, o compromisso do desenvolvimento de ações nas três dimensões que caracterizam as atividades universitárias: ensino, extensão e pesquisa. No que se refere à dimensão Ensino, o edital para participação na FEBRAT solicita o registro no diário de campo, com o planejamento e o desenvolvimento do projeto inscrito, para que na avaliação seja identificada por exemplo, a metodologia utilizada. Em relação à dimensão "Extensão", a programação da FEBRAT inclui, além da socialização dos trabalhos dos estudantes, a realização de palestras, oficinas, reuniões de trabalho, conversas com pesquisadores da UFMG, atividades culturais e percursos formativos, visando transformar este momento de convivência acadêmica em momentos de formação tanto para alunos como para professores e gestores. Além disso, a FEBRAT recebe visitantes para participar deste movimento de celebração do esforço de jovens que apresentam e socializam seus trabalhos na expectativa de apreciação e avaliação positivas. No tocante à dimensão "Pesquisa", para além da socialização das investigações e processos desenvolvidos pelos participantes, durante a realização da FEBRAT é aplicado um instrumento de investigação que visa identificar a importância da feira para os visitantes e para os alunos que têm seus trabalhos selecionados; a relação das temáticas dos trabalhos com os alunos (faixa etária, escolaridade, entre outros); a presença de desdobramentos nas escolas; o impacto da participação na Feira na escolha de uma carreira científica, etc. Os resultados dessa pesquisa são publicados e divulgados em eventos acadêmicos, como por exemplo: A pesquisa "Feiras de ciências e carreiras científicas: FEBRAT, um estudo de caso" foi apresentada no Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, em Buenos Aires, no período do dia 12 de novembro a 14 de novembro de 2014. O alcance da FEBRAT junto a alunos e professores dos colégios de aplicação e escolas de formação técnica tem sido significativo. Atualmente existem 17 escolas de Ensino Fundamental e Médio, alocadas em Instituições Federais de Ensino Superior, os chamados Colégios de Aplicação , em 12 estados do país: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Sergipe, Maranhão, Goiás, Roraima, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Mariele Roberto Rosa. PROJETO INTERDISCIPLINAR: A Educação Física no processo de alfabetização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

2.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Cristiane Duarte Ramalho. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

3.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de THAÍS CRISTIANE JAMARINO ANDRADE FERNANDES. VISITA AO MUSEU, UMA BUSCA DO DESCONHECIDO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

4.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Marcus Vinicius dos Santos. Saúde na (Voz da) Escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

5.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Fábio Tadeu de Paula. PROJETO DE COLETA SELETIVA E PLANTIO DE ÁRVORES NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ NA CIDADE DE BELO HORIZONTE.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

6.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Ennius Marcus Moreira.. Visita Guiada setor Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

7.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Delane Coleta Casemiro. Visita guiada de alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental, da E. M. Odete Rodrigues Ferreira no Museu de Ciências Naturais da PUC/MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

8.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Laurinda Botelho. VISITA AO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: O CORPO HUMANO NOS ANOS INICIAIS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

9.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Mariane Avelar de Aquino Souza. A SENSUALIDADE INFANTIL E OS MALEFÍCIOS DA EROTIZAÇÃO PRECOCE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

10.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Samuel Santos Portela. Educação científica no processo de ensino-aprendizagem em língua inglesa: a construção do letramento em ciência e tecnologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

11.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de SANDRA VIEIRA NAHUM DE MENDONÇA. A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

12.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Adriana Aparecida Lemos Torres. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM PAUTA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

13.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Átala Lotti Garcia. O VINCULO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RECORTE DENTRO DO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

14.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Jesiel Francisco de Jesus Fernandes Martins Lima. Proposta político pedagógica para atuação dos profissionais em análises clínicas no Santa Clara Medicina Laboratorial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

15.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Gilmar Tadeu Pereira da Cruz. SISTEMA AUDITIVO HUMANO E OS EFEITOS NOCIVOS DA POLUIÇÃO SONORA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

16.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Érica Melanie Ribeiro Nunes. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR NA FUNDAÇÃO DE ENSINO DE CONTAGEM.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

17.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Ethel Mizrahy Cuperschmid. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE MEMÓRIA DA MEDICINA: ?O CORREDOR DA MEMÓRIA?.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

18.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Juliana Aparecida Menezes Fernandes. CONSTRUINDO O AMANHÃ.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

19.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Ricardo Messias Leite. Utiliza de meios tecnológicos no auxilio do aprendizado para crianças entre 8 a 12 anos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

20.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Samuel Santos Portela. A construção do letramento em ciência e tecnologia no ensino de língua inglesa.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

21.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Cristiane Ferreira da Silva. A importância da tecnologia na expansão do artesanato. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

22.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Sandra Vieira Nahum De Mendonça. Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

23.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de André Gustavo Fonseca da Silva. A pluralização da ciência e a multiplicação dos educadores na sociedade da tecnologia.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

24.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Mariele Roberto Rosa. A Educação Física no processo de alfabetização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

25.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Wilimar Junio Ruas.. ANÁLISE DE CITAÇÕES: Rede de referências em Educação Científica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

26.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Natália Martins de Oliveira Gonçalves. Da terra ao museu: a literatura de ficção científica e o teatro em espaços museais.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

27.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Marcus Vinicius dos Santos.. SAÚDE NA ESCOLA: Clube de ciências e jornalismo como ferramentas de produção e difusão de conhecimento em escolas públicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

28.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de James Jesuino de Souza. MERCADO MUNICIPAL DE ALMENARA: o olhar científico a partir do cotidiano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

29.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de ÁUREA FERNANDA DA COSTA SILVA. A UTILIZAÇÃO DE JORNAL PEDAGÓGICO COMO FONTE DE APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

30.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Fabiano Touzdjjian Pinheiro Kohlrausch Távora.. ENSAIOS CIENTÍFICOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICO-EXPERIMENTAL NÃO FORMAL DE ENSINO CIENTÍFICO EM SALA DE AULA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

31.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Fátima Aparecida Gomes da Silva. O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA, DESPERTAR, COMUNICAR E EXPERIMENTAR: UM ESTUDO DE CASO.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

32.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Ivan Marcos Silva Oliveira.. FEIRA DE CIÊNCIAS COMO MÉTODO NÃO FORMAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO COM ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ SEVERINO E ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

33.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Elizabeth de Araujo.. MÍDIA SOCIAL APLICADA À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM TIMÓTEO.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

34.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Fernanda Aires Guedes Ferreira.. Promoção da Iniciação Científica na Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro através da elaboração de práticas experimentais voltadas à pesquisa com plantas usando materiais laboratoriais alternativos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

35.
COSTA, R.A; ARAUJO, L. S. R.. Participação em banca de Christiano Costa de Miranda. S.O.S Água. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CIENTIFICA: EDUC NÃO FORMAL DE C&T) - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARAUJO, L. S. R.; MARQUES, R. M.. Edital de seleção de Bolsista do Centro Pedagógico para o Museu Itinerante Ponto UFMG.. 2018. MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG.

2.
Priscila Barbosa Peixoto; ARAUJO, L. S. R.; COSTA, T. M. L.; LIMA, F. C.. II CONCURSO PARA ESCOLHA DA LOGOMARCA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2018. 2018. MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG.

3.
Priscila Barbosa Peixoto; LIMA, F. C.; ARAUJO, L. S. R.; MARQUES, R. M.. Bolsista do PBEXT-2016/PROEX. 2017. 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciênc9. 2017. (Encontro).

2.
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciênc9.Museu Itinerante Ponto UFMG. 2017. (Encontro).

3.
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciênc9.Museu Itinerante Ponto UFMG. 2017. (Encontro).

4.
69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciênc9. 2017. (Encontro).

5.
FINIT - Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia. Museu Itinerante Ponto UFMG. 2017. (Feira).

6.
PALESTRA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO EM RESIDENCIA DOCENTE. 2016. (Outra).

7.
II FÓRUM DE CULTURA CIENTIFICA DA UFMG. 2015. (Outra).

8.
II Fórum de Cultura Científica da UFMG. 2015. (Outra).

9.
MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG NA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS DE 2015. 2015. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; PINTO, J. I. M. ; ARAUJO, L. S. R. ; Priscila Barbosa Peixoto ; SOUZA, M. V. ; COSTA, T. M. L. . VI Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2018. .

2.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; Priscila Barbosa Peixoto ; MARQUES, R. M. . II Concurso para Escolha da Logomarca da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018. 2018. (Concurso).

3.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; LIMA, F. C. ; RAGIL, E. M. R. F. ; Priscila Barbosa Peixoto . V Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2017. .

4.
ARAUJO, L. S. R.; Priscila Barbosa Peixoto ; RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; MARQUES, R. M. ; COSTA, T. M. L. . 15ª Semana Nacional de Museus.. 2017. (Outro).

5.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; PINTO, J. I. M. . IV Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2016. .

6.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; Priscila Barbosa Peixoto . Museu Itinerante Ponto UFMG em Raposos. 2016. (Exposição).

7.
ARAUJO, L. S. R.; COSTA, T. M. L. ; RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. . Museu Itinerante Ponto UFMG em Ribeirão das Neves. 2016. (Exposição).

8.
COSTA, T. M. L. ; POENARU, L. M. ; ARAUJO, L. S. R. . MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG NA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS DE 2015. 2015. (Outro).

9.
COSTA, T. M. L. ; POENARU, L. M. ; ARAUJO, L. S. R. . Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Tècnicas. 2015. .

10.
COSTA, T. M. L. ; POENARU, L. M. ; ARAUJO, L. S. R. . MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG na Semana Nacional de Museus. 2015. (Exposição).

11.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; LIMA, F. C. ; RAGIL, E. M. R. F. ; PINTO, J. I. M. . III Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2015. .

12.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; LIMA, F. C. ; POENARU, L. M. . Museu Itinerante Ponto UFMG em Taquaril. 2015. (Exposição).

13.
COSTA, T. M. L. ; POENARU, L. M. ; ARAUJO, L. S. R. . FEIRA BRASILEIRA DE COLÉGIOS DE APLICAÇÃO E ESCOLA TÉCNICAS - FEBRAT. 2014. .

14.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; RAGIL, E. M. R. F. ; PINTO, J. I. M. ; POENARU, L. M. . II Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2014. .

15.
COSTA, T. M. L. ; POENARU, L. M. ; ROCHA, J. N. ; ARAUJO, L. S. R. . FEIRA BRASILEIRA DE COLÉGIOS DE APLICAÇÃO E ESCOLA TÉCNICAS - FEBRAT. 2013. .

16.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; POENARU, L. M. ; ROCHA, J. N. ; RAGIL, E. M. R. F. . I Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2013. .



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; PINTO, J. I. M. ; ARAUJO, L. S. R. ; Priscila Barbosa Peixoto ; SOUZA, M. V. ; COSTA, T. M. L. . VI Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2018. .

2.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; LIMA, F. C. ; RAGIL, E. M. R. F. ; Priscila Barbosa Peixoto . V Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2017. .

3.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; PINTO, J. I. M. . IV Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2016. .

4.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; LIMA, F. C. ; RAGIL, E. M. R. F. ; PINTO, J. I. M. . III Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2015. .

5.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; RAGIL, E. M. R. F. ; PINTO, J. I. M. ; POENARU, L. M. . II Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2014. .

6.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; POENARU, L. M. ; ROCHA, J. N. ; RAGIL, E. M. R. F. . I Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escola Técnicas - FEBRAT. 2013. .

7.
COSTA, T. M. L. ; ARAUJO, L. S. R. ; RAGIL, E. M. R. F. ; LIMA, F. C. ; Priscila Barbosa Peixoto ; MARQUES, R. M. . II Concurso para Escolha da Logomarca da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018. 2018. (Concurso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:51:07