Laura Oliveira Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0874369617803204
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Graduanda do 8º semestre de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Foi bolsista de iniciação científica do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA) em 2016, com o projeto de pesquisa "Mulheres criativas: uma análise da inclusão sócio-produtiva na região das Missões do Rio Grande do Sul a partir Programa do Microempreendedor Individual (MEI)". Neste período desenvolveu pesquisas em Comunicação e Indústria Criativa. Foi voluntária de Assessoria de Comunicação no SESC/ São Borja - RS, desenvolvendo atividades de planejamento estratégico de comunicação, cobertura de eventos e produção de peças gráficas. Atualmente é bolsista voluntária do Grupo TELas - Tendências, Estratégias e Linguagens, e estagiária em comunicação da empresa Sirtec Sistemas Elétricos, atuando com comunicação interna e produção de peças gráficas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Oliveira Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, L. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa.
Rua Ver. Alberto Benevenuto, 3200
Passo
97670000 - São Borja, RS - Brasil
Telefone: (55) 34304323


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Relações Públicas.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Livramento Escola Anglicana, IL, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PDA - Mulheres criativas: uma análise da inclusão sócio-produtiva na região das Missões do Rio Grande do Sul a partir Programa do Microempreendedor Individual (MEI)



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Mulheres criativas: uma análise da inclusão sócio-produtiva na região das Missões do Rio Grande do Sul a partir Programa do Microempreendedor Individual (MEI)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo verificar o impacto do Programa Microempreendedor Individual (MEI) no processo de inclusão sócio-produtiva das mulheres da região das Missões do estado do Rio Grande do Sul na economia criativa. Além disso, o investigação busca analisar nas práticas das mulheres (MEI) a transversalidade entre as políticas públicas; mensurar o número de MEI do sexo feminino, registradas no Portal do Empreendedor, por meio das atividades realizadas segundo a Tabela de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), e em cada setor criativo conforme o escopo dos setores criativos do MinC; comparar o número de MEI do sexo feminino entre os anos de 2015 e 2016, por setores e por atividades criativas; identificar as potencialidades e gargalos para inclusão sócio-produtiva das mulheres (MEI) na economia criativa; para então apontar uma possiblidade de metodologia para estudos em economia criativa e gênero. Desta forma metodologicamente, a pesquisa primeiramente prevê a construção de um marco teórico sobre gênero e economia criativa, o qual servirá de base e suporte para análise e interpretação da realidade pesquisada. Posteriormente, dar-se-á início à pesquisa de campo, sendo esta organizada em etapas. Na primeira etapa da pesquisa será realidade a coleta dos dados disponíveis nos relatórios do Portal do Empreendedor, considerando a regionalização ?Rota Missões?, ou seja, 27 municípios. Esta etapa de levantamento de dados terá como referência o mês de março dos anos de 2015 e 2016. A partir disso, será feito o recorte de informações referentes ao registro de mulheres (MEI) atuantes nas atividades descritas conforme a Tabela CNAE 2.0; bem como serão identificadas essas atividades segundo o escopo dos setores criativos do MinC; para então ser feita a analise quanto a participação das mulheres (MEI) nas cadeias produtivas de cada setor da economia criativa na região investigada. Já na segunda etapa serão realizadas entrevistas com mulheres (MEI), aos gestores públicos da cultura e das políticas para as mulheres; bem como agentes de instituições ligadas à econômica criativa, nos anos de 2015 e 2016. Após estas duas etapas de levantamento de dados e entrevistas será feita a sistematização dos dados de cada ano empregando para isso um software e na sequencia a análise e interpretação dos resultados à luz do marco teórico. Espera-se com esta investigação: subsidiar a construção de ferramentas que ampliem a divulgação de ações, programas, projetos de economia criativa, nos quais a igualdade de gênero pode ser sedimentada; auxiliar a criação de instrumentos que efetivem a inclusão sócio-produtiva das mulheres (MEI) na cadeia produtiva de cada setor criativo por meio das atividades que realizam; contribuir para a divulgação e difusão do Programa MEI de modo a garantir a formalização das mulheres; colaborar para o desenvolvimento de ações, projetos e capacitações que garantam a inclusão sócio-produtiva das mulheres (MEI) no campo da economia criativa; propor instrumentos que possibilitem a transversalidade entre as políticas públicas para as mulheres e da economia da cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Laura Oliveira Souza - Integrante / Marcela Guimarães e Silva - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, L. O.; BORSATO, C. C. A. . Estratégias comunicacionais utilizadas pela Assessoria de Comunicação do SESC São Borja. In: TERRA, Elisa Lübeck; RHODEN, Valmor. (Org.). A experiência das Assessorias de Comunicação do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa. 1ed.São Borja: UNIPAMPA, 2017, v. 2, p. 95-109.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRES, F. S. ; SANTANA, V. A. ; CRUZ, A. C. ; BEULCK, L. P. ; NASCIMENTO, L. T. ; SOUZA, L. O. . Consumo das Redes Sociais Digitais pela Terceira Idade. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2017, Curitiba - PR. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba: Universidade Positivo, 2017. v. 1. p. 1-14.

2.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. . A Comunicação para e na Indústria Criativa: A Cooperativa Favos do Sul. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Curitiba: PUCPR, 2016. p. 01-12.

3.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. . A Comunicação como Instrumento da Indústria Criativa. In: 2º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura, 2016, São Luiz Gonzaga. Anais do 2º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. São Borja: Unipampa, 2016. v. 2. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. . Mulheres Criativas - A comunicação da Cooperativa Favos do Sul. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE, 2016, Uruguaiana. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Uruguaiana: Unipampa, 2016. v. 8. p. 1-2.

2.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. ; GUINDANI, J. F. ; MARTINS, T. C. ; CRUZ, A. C. . OBSERVATÓRIO MISSIONEIRO DE ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS - OMiCult. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE, 2015, Alegrete. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Alegrete: Unipampa, 2015. v. 7. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. O.; ANDRES, F. S. ; CORREA, R. S. . OS YOUTUBERS COMO NOVOS PROVEDORES DO CAPITAL SOCIAL. In: XIV Seminário Internacional da Comunicação, 2017, Porto Alegre. Anais do XIV Seminário Internacional da Comunicação - Mídia em Transformação: Intermídia, Trasmídia, Crossmídia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. p. 608-609.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. . A Comunicação como Instrumento da Indústria Criativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. . Mulheres Criativas - A comunicação da Cooperativa Favos do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. . A Comunicação para e na Indústria Criativa: A Cooperativa Favos do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. ; GUINDANI, J. F. ; MARTINS, T. C. ; CRUZ, A. C. . OBSERVATÓRIO MISSIONEIRO DE ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS - OMiCult. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, L. O.; FERRO, E. C. ; BORSATO, C. C. A. ; BASTOS, R. G. M. . RP e Indústria Criativa. 2016. (Palestra).

2.
SOUZA, L. O.; MENEGHEL, L. M. ; CRUZ, A. C. ; BORSATO, C. C. A. ; BEULCK, L. P. ; SANTANA, V. A. . Pesquisa de Opinião sobre o Transporte Público Urbano de Pssageiros. 2016. (Pesquisa de Opinião).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Direção de Arte ganha jogo; Planejamento e Criatividade ganham campeonatos". 2017. (Outra).

2.
II Encontro com Pesquisadores. 2016. (Outra).

3.
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE. 2016. (Congresso).

4.
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2016. (Congresso).

5.
III Semana Integrada de Comunicação.Comunicação Integrada. 2015. (Seminário).

6.
III Semana Integrada de Comunicação.Empreendedorismo e YouTube. 2015. (Seminário).

7.
III Semana Integrada de Comunicação.Assessoria Política. 2015. (Oficina).

8.
III Semana Integrada de Comunicação.Gerenciamento de Sites. 2015. (Oficina).

9.
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE. 2015. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORSATO, C. C. A. ; FERRO, E. C. ; GUINDANI, J. F. ; NASCIMENTO, L. T. ; SILVA, M. G. ; BASTOS, R. G. M. ; MARTINS, T. C. ; SOUZA, L. O. . 2º Encontro Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais - EMiCult. 2016. (Outro).

2.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. ; GUINDANI, J. F. ; MARTINS, T. C. ; BORSATO, C. C. A. . Plano Institucional de Cultura ? Ateliê Cultural. 2015. (Outro).

3.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. ; BORSATO, C. C. A. ; MARTINS, T. C. . Bibliotecas escolares e acervos: possibilidades de fontes, história e memória. 2015. (Outro).

4.
SOUZA, L. O.; EUFLAUSINO, A. L. ; SANTHIAS, P. H. F. . III Semana Integrada de Comunicação. 2015. (Outro).

5.
SOUZA, L. O.; SILVA, M. G. ; GUINDANI, J. F. ; MARTINS, T. C. ; CRUZ, A. C. ; BORSATO, C. C. A. . 1º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura - EMiCult. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 4:43:56