Rui Seabra Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9043121750298634
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Atualmente é aluno de pós-graduação stricto sensu no curso de mestrado, pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação Ciências Fisiológicas (PMPG em Ciências Fisiológicas), ofertado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/SBFis), campus Uruguaiana, na linha de pesquisa Ensino de Fisiologia, sendo orientado pela professora Dra. Pâmela Billig Mello-Carpes (UNIPAMPA) e coorientado pela professora Dra. Maria Flávia Marques Ribeiro (UFRGS). Também é aluno no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UNIPAMPA, com início em 2015. É bacharel em Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL ? 1995). Possui o título de especialista em Gestão da Saúde (PNAP-UAB), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2015), também é especialista em Neurociência Aplicada à Educação (UNIPAMPA-2017). Presidente do Instituto WUJI e instrutor sênior de Tai Chi Chuan pela World Chen Xiaowang Taijiquan Association - Brasil (WCTA-BR). Tem experiência na área de Prática Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), com ênfase em práticas corporais e mentais. Tem interesse nos seguintes temas: metodologia de ensino, corporeidade, práticas contemplativas na educação, formação docente, neurociência aplicada à educação, ciências fisiológicas, ensino de fisiologia, divulgação científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rui Seabra Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, R. S.;MACHADO, RUI SEABRA


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: ENSINO DE FISIOLOGIA NO BRASIL - DESAFIOS DE HOJE, NECESSIDADES DO AMANHÃ,Orientador: PÂMELA BILLIG MELLO-CARPES.
Coorientador: MARIA FLÁVIA MARQUES RIBEIRO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: FISIOLOGIA; ENSINO; Educação.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2016 - 2017
Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Investigação da eficácia do Tai Chi Chuan como uma prática facilitadora da aprendizagem de escolares..
Orientador: Pâmela Billig Mello Carpes.
2013 - 2015
Especialização em GESTÃO EM SAÚDE. (Carga Horária: 465h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Perfil dos participantes do Projeto Chen Tai Chi Chuan para a Saúde e Bem-estar na Atenção Básica no Município de Uruguaiana - RS.
Orientador: Guilherme Dornelas Camara.
2015
Graduação em andamento em Educação Física.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Título: Projeto Experimental - Óticas Teixeira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Neurociência Aplicada a Educação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Extensão para Gestores do SUS em Promoção da Saúde. (150 H). (Carga horária: 150h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação de Promotores Populares em Saúde. (Carga horária: 120h).
Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, ESP/RS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Curso Virtual de Linux - Básico e Intermediário. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - DS / Dedicação Exclusiva, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência. PIBID/CAPES, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar no Projeto Práticas de Lutas, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Uruguaiana, PMU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Contrato prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Taijiquan, Carga horária: 16


prefeitura Municipal da Barra do Quaraí, PMBQ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contrato prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Taijiquan, Carga horária: 3


Conselho Municipal de Desporto de Uruguaiana - RS, CMD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Serviço Público Relevante, Enquadramento Funcional: Conselheiro Municipal do Desporto
Outras informações
Conselheiro Municipal do Desporto representando o Executivo Municipal.


World Chen Xiaowang Taijiquan Association, WCTA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor Sênior


Instituto WUJI, IW, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente


Colégio Marista Sant'Ana, Uruguaiana, CMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Locador
Outras informações
Escolinha de Chen Tai Chi Chuan, para escolares, comunidade escolar, etc



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
IBRO/IBE-UNESCO Science for Learning: Neuroscience as a tool to improve education of low income students
Descrição: The goal of this project is to develop activities with school students and teachers, including seminar and symposiums to the teachers, and the specialization in neuroscience applied to education. In addition, the grant will be applied to implement experimental interventions, based in evidences from neuroscience studies, in schools from Uruguaiana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Rui Seabra Machado - Integrante / Pâmela Billig Mello Carpes - Coordenador / Elena Maria Billig Mello - Integrante / Helen Lidiane Schimidt - Integrante / Ben-Hur Neves - Integrante / Liane da Silva de Vargas - Integrante / Maria Eduarda Ziani Gutierrez - Integrante / Mayúme de Freitas Fantti - Integrante / Liliana Temp Medeiros - Integrante / Alexandre Garcia - Integrante / Marina Prause - Integrante.
2016 - Atual
PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO CUIDADO AO PROFISSIONAL DA SAÚDE: CHEN TAI CHI CHUAN COMO FERRAMENTA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA
Descrição: O nível de estresse difere nas diversas profissões, sendo que as ocupações da área da saúde estão entre as mais associadas ao estresse. Dada a relevância e o impacto da atuação destes trabalhadores sobre a sociedade, ressalta-se a importância do atendimento às suas necessidades na redução do estresse, fornecimento de alternativas para seu gerenciamento e promoção de saúde. Incentivado pela Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC), o objetivo deste projeto é aplicar o Tai Chi Chuan, baseado no equilíbrio entre o corpo e mente, como ferramenta na redução dos níveis de estresse, promoção de saúde e qualidade de vida de trabalhadores da área de saúde da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Para tanto, sessões de Tai Chi Chuan serão oferecidas a 40 profissionais de saúde do hospital, que serão acompanhados por 12 meses. A cada 4 meses, os participantes responderão a um questionário e passarão por avaliações antropométricas, cognitivas, nutricionais, hematológicas e bioquímicas para verificação dos níveis de estresse e condições de saúde. Os resultados destas avaliações permitirão: 1) determinar o nível inicial de estresse dos trabalhadores do serviço de saúde e traçar um perfil dos seus hábitos de vida e autocuidado; 2) fazer um acompanhamento das condições de saúde e níveis de estresse dos participantes ao longo do tempo; 3) verificar a possível influência do Tai Chi Chuan na redução do estresse ocupacional e melhoria das condições de saúde dos trabalhadores; e 4) realizar ações de promoção em saúde, visando o fornecimento de orientações sobre saúde, favorecendo o empoderamento dos sujeitos no sentido da promoção do autocuidado e melhoria da qualidade de vida. Com este projeto espera-se observar a redução nos níveis de estresse e melhoramento geral nas condições de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores de saúde da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Rui Seabra Machado - Integrante / Luís Flávio Souza de Oliveira - Integrante / Fabiane Moreira Farias - Coordenador / Vanusa Manfredini - Integrante / Jacqueline da Costa Escobar Piccoli - Integrante / Bruno Melo Baptista - Integrante / Michel Mansur Machado - Integrante / Camila Krüger Cardoso - Integrante / Laura Lanes Etcheverria - Integrante / Weliton Baldin - Integrante / Thiane Martins Messina - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO CUIDADO AO PROFISSIONAL DA SAÚDE: CHEN TAI CHI CHUAN COMO FERRAMENTA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA
Descrição: O nível de estresse difere nas diversas profissões, sendo que as ocupações da área da saúde estão entre as mais associadas ao estresse. Dada a relevância e o impacto da atuação destes trabalhadores sobre a sociedade, ressalta-se a importância do atendimento às suas necessidades no que se refere à redução do estresse, fornecimento de alternativas para seu gerenciamento e promoção de saúde. Incentivado pela Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC), o objetivo deste projeto é aplicar o Tai Chi Chuan, baseado no equilíbrio entre o corpo e mente, como ferramenta na redução dos níveis de estresse, promoção de saúde e qualidade de vida de trabalhadores de saúde da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Para tanto, sessões de Tai Chi Chuan serão oferecidas a 40 profissionais do hospital, que serão acompanhados por 12 meses. Antes do início das sessões e cada 4 meses, os participantes responderão a um questionário e passarão por avaliações antropométricas, cognitivas, nutricionais, hematológicas e bioquímicas para verificação dos níveis de estresse e condições de saúde. Os resultados permitirão: 1) determinar o nível de estresse dos trabalhadores do serviço de saúde e traçar um perfil dos seus hábitos de vida e autocuidado; 2) fazer um acompanhamento das condições de saúde e níveis de estresse dos participantes ao longo do tempo; 3) verificar a possível influência do Tai Chi Chuan na redução do estresse ocupacional e melhoria das condições de saúde; e 4) realizar ações de promoção em saúde, visando o fornecimento de orientações sobre saúde, favorecendo o empoderamento dos sujeitos no sentido da promoção do autocuidado e melhoria da qualidade de vida. Com este projeto espera-se observar a redução nos níveis de estresse e melhoramento geral nas condições de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Rui Seabra Machado - Integrante / Luís Flávio Souza de Oliveira - Integrante / Fabiane Moreira Farias - Coordenador / Vanusa Manfredini - Integrante / Jacqueline da Costa Escobar Piccoli - Integrante / Bruno Melo Baptista - Integrante / Michel Mansur Machado - Integrante / Laura Lanes Etcheverria - Integrante / Luíza Zuraviski - Integrante / Mylena da Silva Vargas - Integrante.
2015 - 2016
Prática de lutas na UNIPAMPA
Descrição: A prática de lutas e artes marciais é uma atividade física completa que contribui para o desenvolvimento humano e proporciona melhor qualidade de vida para os seus praticantes, podendo relacionar a influência da atividade física e do esporte no rendimento acadêmico, saúde e bem-estar social dos participantes. Neste projeto, duas vezes por semana, acadêmicos, servidores e membros da comunidade externa terão um espaço disponível no campus Uruguaiana para a prática de diferentes modalidades de lutas, principalmente judô e jiu-jitsu. Além do estímulo à prática saudável de atividades físicas, este projeto promoverá uma aproximação da UNIPAMPA com membros da comunidade externa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Rui Seabra Machado - Coordenador / Vinícius Martins Farias - Integrante / Carlos Eduardo Izaguirre da Silva - Integrante / Eraldo dos Santos Pinheiro - Integrante / Thiago Francisco Rodrigues - Integrante / Raphaelly Machado Felix - Integrante.


Projetos de ensino


2015 - Atual
Metodologias ativas para ensino de Fisiologia Humana
Descrição: Projeto procura avaliar o impacto de diferentes metodologias ativas no ensino de fisiologia humana, tais como: jogos didáticos, casos clínicos, redes sociais, etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Rui Seabra Machado - Integrante / Pâmela Billig Mello Carpes - Coordenador / Ben-Hur Neves - Integrante / Liane da Silva de Vargas - Integrante / Caroline Bittencourt Soares - Integrante / Amanda Dalla Cort Chaves - Integrante.
Temáticas: Aprendizagem por projetos, Inserção de tecnologias no ensino, Ensino e aprendizagem.
Ações Inovadoras: Graduação.
Cooperações: Instituição de Ensino.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Melhor trabalho, apresentação oral, modalidade extensão, IX SIEPE (coorientador). Trabalho: POPNEWS: Uma ferramenta de divulgação da neurociência, por Garcia, Machado & Mello-Carpes, UNIPAMPA., Universidade Federal do Pampa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2MACHADO, RUI SEABRA2018MACHADO, RUI SEABRA; OLIVEIRA, INAÊ ; FERREIRA, INGRID ; DAS NEVES, BEN-HUR SOUTO ; MELLO-CARPES, PÂMELA B. . The membrane potential puzzle: a new educational game to use in physiology teaching. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. 79-83, 2018.

2.
5NEVES, BEN-HUR SOUTO DAS2018NEVES, BEN-HUR SOUTO DAS ; FERREIRA, INGRID ; MACHADO, RUI SEABRA ; MELLO-CARPES, PÂMELA BILLIG . Grupo de estudo -fisiologiando- utilizando metodologias ativas: a percepão dos estudantes sobre o uso dessa estratégia no ensino-aprendizagem de Fisiologia humana. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA, v. 16, p. 74, 2018.

3.
MACHADO, R. S.;MACHADO, RUI SEABRA2018MACHADO, R. S.; MELLO-CARPES, P.B. . O TAI CHI CHUAN REDUZ O ESTRESSE E A ANSIEDADE NA ESCOLA?. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO, v. 14, p. 64-78, 2018.

4.
MACHADO, RUI SEABRA2018MACHADO, RUI SEABRA; MELLO-CARPES, PÂMELA BILLIG . The use of an open-ended, student-led activity to aid in the learning and understanding of action potential. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. 324-328, 2018.

5.
1MACHADO, RUI SEABRA2018MACHADO, RUI SEABRA; MELLO-CARPES, PÂMELA BILLIG . Status of research on physiology education in Brazil. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. 547-554, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
VASCONCELOS, G. R. ; SALVADOR, J. L. R. ; SILVEIRA, M. I. C. M. ; SILVA, D. N. ; NORONHA, D. M. ; MACHADO, R. S. ; BERNY, K. M. N. ; SILVEIRA, P. R. C. . Diálogos sobre corporeidade e suas implicações na formação docente em Educação Física. In: Marta Iris Camargo Messias da Silveira, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann. (Org.). Transformando as Práticas Pedagógicas da Educação Física. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 62-74.

2.
SILVEIRA, M. I. C. M. ; MACHADO, R. S. ; NORONHA, D. M. ; SILVEIRA, P. R. C. ; ACOSTA, G. S. ; FREITAS, R. F. ; GOULART, M. A. M. . Corporeirdade e a educação para as relações étnico-raciais: implicações na formação docente em Educação Física. In: Marta Iris Camargo Messias da Silveira, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann. (Org.). Transformando as Práticas Pedagógicas da Educação Física. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 75-89.

3.
MACHADO, R. S.; PINTO, A. R. B. ; SILVA, L. I. ; GAVIAO, P. C. S. ; CARAVAGIO, A. R. S. ; GOMES, M. L. ; SILVEIRA, M. I. C. M. . OS DESAFIOS PARA INCLUIR PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas, Fabiane Ferreira da Silva, Renata Hernandez Lindemann. (Org.). Anais do XIV encontro sobre investigação na escola: educar para a democracia e a justiça social.. 01ed.Uruguaiana: Unipampa, 2017, v. 01, p. 1068-1073.

4.
MACHADO, R. S.; SILVA, M. D. ; MELLO-CARPES, P.B. . TAICHI COMO PRÁTICA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DO ESTADO DA ARTE. In: Daniela Martí Barros, Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Claudete Abreu. (Org.). Seminário de Neurociências Aplicada à Educação: habilidades cognitivas e socioambientais. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. 01, p. 103-103.

5.
MACHADO, RUI SEABRA; CAMARA, G. D. . Perfil dos participantes do projeto Chen Tai Chi Chuan para a saúde e bem-estar na atenção básica no município de Uruguaiana-RS. In: Ronaldo Bordin, Diogo Joel Demarco, Fabio Bittencourt Meira. (Org.). Gestão em Saúde no Rio Grande do Sul:casos, análises e práticas. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2015, v. 1, p. 196-196.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACHADO, R. S.. I Jornada Chen Taijiquan de Uruguaiana. WCTA - Br World Chen Xiaowang Taijiquan Association Brasil, Rio de Janeiro, 17 jan. 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, L. T. ; MACHADO, R. S. ; MELLO-CARPES, P.B. . UM DIA DE NEUROCIÊNCIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, Santana do Livramento - RS. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018.

2.
FANTTI, M. F. ; MACHADO, R. S. ; VARGAS, L. S. ; MELLO-CARPES, P.B. . POPNEURO: LEVANDO A NEUROCIÊNCIA À ESCOLA E COMUNIDADE. In: 35° SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL - SEURS, 2017, Foz do Iguaçu - PR. ANAIS DO 35° SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL - SEURS, 2017. p. 2090-2096.

3.
GARCIA, A. ; GUTIERREZ, M. E. Z. ; MACHADO, R. S. ; MELLO-CARPES, P.B. . POPNEWS: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA REDE SOCIAL. In: IX Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE) - Unipampa, 2017, Santana do Livramento. Anais do IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE/Unipampa, 2017. v. 9.

4.
BICCA, L. A. ; MACHADO, R. S. ; MELLO-CARPES, P.B. . APROXIMANDO A NEUROCIÊNCIA DA ESCOLA PARA MELHORAR A DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO CÉREBRO. In: IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) - UNIPAMPA, 2017, Santana do Livramento. Anais do IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE/Unipampa, 2017. v. 9.

5.
PRAUSE, M. ; MACHADO, R. S. ; MELLO-CARPES, P.B. . A NEUROCIÊNCIA VAI À ESCOLA: RESULTADOS INICIAIS DE UMA NOVA ATIVIDADE DO PROGRAMA POPNEURO. In: IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE/Unipampa, 2017, Santana do Livramento. Anais do IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE/Unipampa, 2017.

6.
MANDARINO, A. F. ; MACHADO, R. S. ; MELLO-CARPES, P.B. . A NEUROCIÊNCIA VISITA À ESCOLA: RESULTADOS INICIAIS DE UMA NOVA ATIVIDADE DO GRUPO POPNEURO. In: IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE/Unipampa, 2017, Santana do Livramento. Anais do IX Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE/Unipampa, 2017. v. 9.

7.
MACHADO, R. S.; MACHADO, M. C. F. ; LIMA, E. F. . DOMA DE PAPELÃO E ESPELHO DE SEGURANÇA: BARATEANDO A DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA. In: VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, 2016.

8.
MACHADO, R. S.; BALINHAS, V. L. G. ; CUNHA, A. L. A. . O TAI CHI CHUAN E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, 2016.

9.
SILVA, C. E. I. ; MACHADO, R. S. ; RODRIGUES, T. F. ; BOMBACH, G. D. ; FARIAS, V. M. ; COPETTI, J. . PROJETO PRÁTICA DE LUTAS NA UNIPAMPA. In: VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.

10.
MACHADO, R. S.; PIJUAN, P. L. ; BRUM, V. S. ; MOREIRA, A. P. G. ; OLIVEIRA, L. F. S. ; FARIAS, F. M. . AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS. In: VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

11.
OLIVEIRA, M. C. ; DUARTE, M. L. C. ; SILVEIRA, D. B. ; MONTEIRO, L. R. ; MACHADO, R. S. ; CAMPOS, L. M. P. . CHEN TAI CHI CHUAN COMO TERAPIA COMPLEMENTAR EM SAÚDE MENTAL:VIVENCIAS DO PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2013, Bagé - RS. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, R. S.; SILVA, M. D. ; MELLO-CARPES, P.B. . TAICHI COMO PRÁTICA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DO ESTADO DA ARTE. In: III Seminário Nacional de Neurociências Aplicada à Educação, 2016, Rio Grande - RS. Anais do III Seminário Nacional de Neurociências Aplicada à Educação. Rio Grande - RS: Editora da FURG, 2016.

2.
BRUM, V. S. ; PIJUAN, P. L. ; MACHADO, R. S. ; MOREIRA, A. P. G. ; FARIAS, F. M. . USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS EM UM GRUPO DE URUGUAIANA. In: VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

3.
PIJUAN, P. L. ; BRUM, V. S. ; MOREIRA, A. P. G. ; MACHADO, R. S. ; FARIAS, F. M. . PLANTAS E MEDICAMENTOS EMPREGADOS POR UM GRUPO DE IDOSOS PRATICANTES DE TAI CHI CHUAN. In: VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21a. Meia Maratona Internacional de Uruguaiana. 2016. (Outra).

2.
III Seminário Nacional de Neurociência Aplicada à Educação ? Habilidades Cognitivas e Socioemocionais.TAICHI COMO PRÁTICA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DO ESTADO DA ARTE. 2016. (Seminário).

3.
III Seminário Nacional de Neurociência Aplicada à Educação ? Habilidades Cognitivas e Socioemocionais. 2016. (Seminário).

4.
OFICINA: UMA VIAGEM PELO SISTEMA SOLAR. 2016. (Oficina).

5.
PALESTRA: Chi Kung - para academicos do componente cur. Movimento e Ambiente.Chi Kung - Integrante o Meio Ambiente Externo e o Interno. 2016. (Outra).

6.
PALESTRA: Tai Chi Chuan - para academicos do componente cur. Movimento e Ambiente.Tai Chi Chuan - Atividade física ambiental. 2016. (Outra).

7.
PALESTRA: Teoria da Comunicação - para academicos do componente cur. urr. Educação Física e Mídia.Teoria da Comunicação - A importância do seu estudo para a Educação Física. 2016. (Outra).

8.
PALESTRA: Tuiná - para academicos do componente cur. Movimento e Ambiente.Tuiná - Técnica corporal de massagem chinesa. 2016. (Outra).

9.
VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE UNIPAMPA.. 2016. (Outra).

10.
PALESTRA: Técnicas de relaxamento corporal. Para alunos do curso de Fisioterapia - Unipampa.Técnicas de relaxamento corporal.. 2015. (Oficina).

11.
Seminário Sobre Docência em Educação Física - Unipampa.Oficina: Tai Chi na Escola ?. 2015. (Oficina).

12.
VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE UNIPAMPA. 2015. (Outra).

13.
VI Mostra de Lutas do Curso de Educação. Física - Unipampa.Apresentação da modalidade Taijiquan Estilo Chen. 2015. (Outra).

14.
II Congresso de Gestão de Projetos - Secretaria Municipal de Planejamento. 2014. (Congresso).

15.
Troca de Conhecimento - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.O Taijiquan como modalidade terapêutica. 2014. (Encontro).

16.
VI Seminário Faixa de Fronteira. 2014. (Seminário).

17.
V Seminário Marista Educação: Novos cenários e desafios.. 2014. (Seminário).

18.
Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2013 e XXV Seminário de Municipalização da Saúde. A Evolução das Práticas Integrativas no SUS. 2013. (Congresso).

19.
Curso de Princípios para a Gestão Social Sustentável - Parceiros Voluntários. 2013. (Outra).

20.
I Congresso de Gestão de Projetos - Secretaria Municipal de Planejamento. 2013. (Congresso).

21.
II Seminário de Práticas Integrativas e Complementares da Região Sul.A Prática Integrativa do Chen Tai Chi Chuan para a Saúde e o Bem-estar. 2013. (Seminário).

22.
II Seminário de Práticas Integrativas e Complementares da Região Sul. 2013. (Seminário).

23.
II Seminário Práticas Integradas em Saúde Coletiva - PISC Unipampa.Tai Chi Chuan. 2013. (Oficina).

24.
Troca de Conhecimento - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.O Taijiquan. 2013. (Encontro).

25.
XIII Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem - URI Campus Santo Angelo.A Prática Integrativa do Chen Tai Chi Chuan para a Saúde e o Bem-estar. 2013. (Outra).

26.
XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e X Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. O Chen Taijiquan para a Saúde e Bem-estar. 2013. (Congresso).

27.
XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e X Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. 2013. (Congresso).

28.
Curso Pacto pela Saúde - Escola de Gestão Pública FAMURS. 2012. (Outra).

29.
II Encontro de Educação Permanente em Saúde. 2012. (Encontro).

30.
Palestra: Conhecer o Pro Ser - Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva. 2012. (Outra).

31.
Palestra: Investir em Saúde para não gastar em doenças - Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva. 2012. (Outra).

32.
Palestra: Plano Municipal de Saúde - Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva. 2012. (Outra).

33.
Programa de Entrenamiento Personalizado de la Organización Pekiti Tirsia Kali Latinoamérica. 2007. (Oficina).

34.
Macromedia > Curso de Dreamweaver 4. 2001. (Outra).

35.
Macromedia > Curso de Dreamweaver Ultradeve 4. 2001. (Outra).

36.
3M Mais Perto de Você > Palestra ? Como conseguir o máximo da produção utilizando Teoria das Restrições. 2000. (Feira).

37.
3M Mais Perto de Você > Palestra ? E-service em Mercados Business to Business: Impactos de uma Nova Realidade. 2000. (Feira).

38.
3M Mais Perto de Você > Palestra ? Gerenciamento de Espaço. 2000. (Feira).

39.
3M Mais Perto de Você > Palestra ? Rumos: para onde está indo o mercado e os consumidores. 2000. (Feira).

40.
3M Mais Perto de Você > Palestra ? Supply Chain e a diferenciação dos Serviços. 2000. (Feira).

41.
3M Mais Perto de Você > Palestra - Administrando o patrimônio mais valioso das empresas: suas marcas. 2000. (Feira).

42.
AKZO NOBEL > Curso de Especialização em Repintura Automotiva. 1996. (Oficina).

43.
Mini Curso: Autoria de aplicações hipermídia - SUCESU´94. 1994. (Outra).

44.
XXVII Congresso Nacional de Informática e Telecomunicações - SUCESU´94. 1994. (Congresso).

45.
Curso de Fotografia (37 Horas) - Portfolium. 1992. (Outra).

46.
ESPM > Curso de EndoMarketing. 1992. (Outra).

47.
II Encontro Baiano de Anunciantes. 1992. (Encontro).

48.
Seminário de Mídia e Criminalidade. 1992. (Seminário).

49.
I Congresso Baiano de Comunicação Social. 1991. (Congresso).

50.
I Congresso Baiano de Marketing. 1991. (Congresso).

51.
I Semana de Propaganda, Um Encontro com a Alma do Negócio. 1991. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VARGAS, L. S. ; MELLO-CARPES, P.B. ; FANTTI, M. F. ; GARCIA, A. ; MACHADO, R. S. ; GUTIERREZ, M. E. Z. . VI Curso de Neurociência Aplicada à Educação. 2017. (Outro).




Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MACHADO, R. S.;MACHADO, RUI SEABRA2018MACHADO, R. S.; MELLO-CARPES, P.B. . O TAI CHI CHUAN REDUZ O ESTRESSE E A ANSIEDADE NA ESCOLA?. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO, v. 14, p. 64-78, 2018.

2.
MACHADO, RUI SEABRA2018MACHADO, RUI SEABRA; MELLO-CARPES, PÂMELA BILLIG . The use of an open-ended, student-led activity to aid in the learning and understanding of action potential. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. 324-328, 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 16:54:37