Stefany Sidô Ventura

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  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Possui graduação em Abi - Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência na área de pesquisa do pensamento político e social brasileiro, com ênfase na temática da mestiçagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Stefany Sidô Ventura
Nome em citações bibliográficas
VENTURA, S. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Ana Carolina Vimieiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Ambiguidades da nação, dilemas da República: a questão do mestiço.,Orientador: Eduardo França Paiva.
Palavras-chave: Mestiço; Mestiçagem; República.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2014
Graduação em Abi - Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A República e o mestiço.
Orientador: Juarez Guimarães.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Educacional Novos Tempos, IENT, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Breve introduçãoà História da Eugenia no Brasil: saúde, raça e nação na pri. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Estágio-Visita de Curta Duração. (Carga horária: 33h).
Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
2010 - 2010
Direito à Diferença. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2010 - 2010
História da Arte. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2010 - 2010
Formação política - Parlamento Jovem de Minas 2010. (Carga horária: 12h).
Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ALMG, Brasil.


Atuação Profissional



Vox Populi Estabelecimento unificado, Vox Populi, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações
aprendizagem sobre o uso de instrumentos para a análise e interpretação de fenômenos políticos e eleitorais, e ocorrerão no âmbito do Grupo de Pesquisa ?Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral? e no curso de especialização em Marketing Político: Mídia, Comportamento Eleitoral e Opinião Pública.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento de todas as etapas da pesquisa. Iniciando com o auxilio na investigação das fontes do republicanismo no Brasil, participante de reuniões para discussão teóricas e de delimitação de tarefas.Investigação teórica sobre os impasses da democracia brasileira



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
PROJETO: ?200 ANOS DE NAÇÃO: IMPASSES NA CONSTRUÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL?
Descrição: Iniciando com o auxilio na investigação das fontes do republicanismo no Brasil, participante de reuniões para discussão teóricas e de delimitação de tarefas.Investigação teórica sobre os impasses da democracia brasileira e o republicanismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Jovens Eleitores e Novas Tecnologias
Descrição: O projeto "Jovens Eleitores e novas tecnologias: um experimento extensionista com estudantes de ensino médio de Belo Horizonte", iniciado em 2011, trata-se de uma extensão realizada pelo grupo de pesquisa Opinião Pública: Marketing Político e Comportamento Eleitoral com apoio da UFMG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. O objetivo do projeto é a ativação política de jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte aliada ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Com o potencial das redes sociais na chamada "web 2.0", o projeto busca atender à demanda por informações e análises especializadas que capacitem os jovens eleitores a atuarem politicamente, de maneira qualificada, durante os interstícios eleitorais e no momento do voto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
O Direcionamento Estratégico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para o período 2010-2020
Descrição: aprofundar o processo de mudanças institucionais da casa impulsionado pela Constituição Estadual de 1989. Um dos objetivos finalísticos do documento é o de ?Ampliar e aprimorar a participação da sociedade nas atividades do Poder Legislativo?. Também se assume o compromisso de ?Exercer representação política com participação da sociedade?, bem como de ?Produzir legislação de qualidade, em sintonia com os interesses da sociedade?. Dessa maneira, a instituição mostra-se afinada com as discussões mais contemporâneas de teoria democrática. Ela não apenas busca incrementar a atuação dos cidadãos no exercício do poder político, mas também romper com a falsa dicotomia entre representação e participação que marcou grande parte das teorizações modernas sobre democracia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Parlamento Jovem
Descrição: O projeto Parlamento Jovem busca promover a participação de jovens estudantes do ensino médio e superior em discussões e preposições sobre o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Por meio de reflexão sobre o papel e funcionamento do poder legislativo estadual, estimulando os estudantes no envolvimento em situações práticas de pesquisa, debate, negociação e realização de escolhas políticas através da participação na comissão de participação popular da Assembléia Legislativa Mineira. Esta atividade culmina com uma sessão plenária do Parlamento Jovem onde as demandas e proposições dos jovens são debatidas e encaminhas ao poder legislativo para apreciação. . Na primeira edição do Parlamento Jovem, em 2003, 27 alunos do curso de Ciências Sociais participaram como monitores voluntários de 102 alunos de 4 escolas públicas e 4 escolas privadas de 2o grau. Na segunda edição do Parlamento Jovem, 25 estudantes do curso de Ciências Sociais atuaram como monitores voluntários de 168 jovens de 5 escolas públicas e 4 escolas privadas de 2o grau. No 1 semestre de 2008, o PJ teve como tema Jovem e Violência: Provocador ou Vítima e conta com a participação de 6 escolas de ensino médio da capital...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - 2014
Periódico: Em Debate (Belo Horizonte)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VENTURA, S. S.2015VENTURA, S. S.. Agregando dados:Traçando o perfil político da juventude belorizontina. Revista Três [...] Pontos (UFMG), v. 10, p. 13-20, 2015.

2.
BAPTISTA, E. A.2013 BAPTISTA, E. A. ; VENTURA, S. S. ; GAMA, B. M. B. ; Lamounier b. . JOVENS ELEITORES E NOVAS TECNOLOGIAS: PERCEPÇÃO DA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO. Em Debate (Belo Horizonte), v. 5, p. 124, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VENTURA, S. S.. Projeto: Jovens eleitores e Novas Tecnologias. Estagio Visita: Informação e Conhecimento, p. 24 - 26, 01 abr. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VENTURA, S. S.. Povo mestiço: pensando a conformação do léxico. In: Encontro de pesquisa em historia UFMG, 2017, Belo Horizonte. Cultura Intelectual Brasileira,, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
VENTURA, S. S.. O mágico de oz: A influência dos mitos e alegorias na construção do pensamento político e cultural da modernidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BAPTISTA, E. A. ; VENTURA, S. S. ; GAMA, B. M. B. . Os jovens e a percepção da corrupção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VENTURA, S. S.; GAMA, B. M. B. . Juventude e Novas Tecnologias: uma análise da participação no ambiente virtual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VENTURA, S. S.. A utilização da etnografia para análise da participação política juvenil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VENTURA, S. S.; GAMA, B. M. B. . Juventude e participação: interação com as redes sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VENTURA, S. S.. Breve análise da participação política: possibilidades e impossibilidades da juventude. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VENTURA, S. S.. Participação Política e Virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VENTURA, S. S.. Participação Política e Virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VENTURA, S. S.. Aproximando a participação política e a virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VENTURA, S. S.. Participação Política e Virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BAPTISTA, E. A. ; VENTURA, S. S. ; GAMA, B. M. B. . Jovens eleitores e novas tecnologias: percepção, participação e comportamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VENTURA, S. S.. Jovens Eleitores e Novas Tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
VENTURA, S. S.. Educação e cidadania política: projeto jovens eleitores e Novas Tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VENTURA, S. S.. Como o eleitor escolhe seu prefeito: as lógicas do voto. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VENTURA, S. S.. As câmaras municipais e as eleições para vereador. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
VENTURA, S. S.; VELOSO, C. B. ; GAMA, B. M. B. . Qual o nome do preconceito? Construções do passado e desafios do presente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VENTURA, S. S.; VELOSO, C. B. . Qual é o nome do seu preconceito? Construções do passado e desafios do presente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VENTURA, S. S.. Oficina de formaçâo política dos estudantes do ensino médio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VENTURA, S. S.. EUGENIA E RAÇA EM BELO HORIZONTE: UM DISCURSO A PARTIR DA REVISTA ALTEROS. 2017. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

2.
VENTURA, S. S.. EUGENIA E RAÇA EM BELO HORIZONTE: UM DISCURSO A PARTIR DA REVISTA ALTEROS. 2017. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

3.
VENTURA, S. S.. EUGENIA E RAÇA EM BELO HORIZONTE: UM DISCURSO A PARTIR DA REVISTA ALTEROS. 2017. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

4.
VENTURA, S. S.. EUGENIA E RAÇA EM BELO HORIZONTE: UM DISCURSO A PARTIR DA REVISTA ALTEROS. 2017. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTORIA UFMG.Povo mestiço: pensando a conformação do léxico. 2017. (Encontro).

2.
Encontro de Pesquisa em história. 2016. (Encontro).

3.
II congresso de diversidade sexual e de gênero. 2016. (Congresso).

4.
Encontro internacional participação, democracia e políticas públicas: aproximando agendas de agentes. 2013. (Encontro).

5.
III fórum brasileiro de Pós-graduação em Ciência Política. 2013. (Outra).

6.
Mídia, corrupção e novas tecnologias: Brasil e Portugal em perspectiva comparada. 2012. (Outra).

7.
WAPOR. 2011. (Congresso).

8.
Mulheres na política: as representantes de Minas no Poder LLeslativo. 2010. (Outra).

9.
Promoção do curso de Ciências Sociais. 2010. (Seminário).

10.
Redes de Proteção: Incentivos, escolhas e comportamentos políticos. 2010. (Outra).

11.
Seminário : Política, Juventude, Participação. 2010. (Seminário).

12.
Motodologia de survey aplicada À Ciência Política. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VENTURA, S. S.. Encontro de pesquisa em história UFMG. 2017. (Congresso).

2.
VENTURA, S. S.. II congresso de diversidade sexual e gênero. 2016. (Congresso).

3.
VENTURA, S. S.. V seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos. 2013. (Outro).

4.
VENTURA, S. S.. XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2011. (Outro).

5.
VENTURA, S. S.. PUC Aberta. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VENTURA, S. S.. Jovens Eleitores e Novas Tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VENTURA, S. S.. Participação Política e Virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VENTURA, S. S.. Participação Política e Virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VENTURA, S. S.. Aproximando a participação política e a virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VENTURA, S. S.. Participação Política e Virtualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VENTURA, S. S.; VELOSO, C. B. . Qual é o nome do seu preconceito? Construções do passado e desafios do presente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VENTURA, S. S.. Oficina de formaçâo política dos estudantes do ensino médio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VENTURA, S. S.. Como o eleitor escolhe seu prefeito: as lógicas do voto. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VENTURA, S. S.. As câmaras municipais e as eleições para vereador. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VENTURA, S. S.. XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2011. (Outro).

2.
VENTURA, S. S.. PUC Aberta. 2010. (Outro).

3.
VENTURA, S. S.. V seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos. 2013. (Outro).




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