Giovani Luiz Genesi

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8783918720777879
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Tenho experiência em química medicinal computacional e planejamento de fármacos, biologia molecular e cultura de células. Tenho bacharelado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Durante a graduação, realizei trabalho de Iniciação Científica no laboratório do Profº Dr. Gustavo H. G. Trossini na área de planejamento de fármacos e defendi Trabalho de Conclusão de Curso orientado pelo Profº Alexandre Bruni-Cardoso no Instituto de Química (IQ-USP) com foco em cultura tridimensional de células para o estudo do desenvolvimento da glândula mamária. Atualmente sou aluno de mestrado do Programa de Bioquímica do IQ-USP, estudando o estado oligomérico e proteostase da quinase MST2 da via Hippo-YAP sob orientação do Profº Alexandre Bruni-Cardoso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giovani Luiz Genesi
Nome em citações bibliográficas
GENESI, G. L.;GENESI, GIOVANI L.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ciências Biológicas (Bioquímica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: Alexandre Bruni-Cardoso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Hippo; MST2; Células malignas; homodímero; Proteostase; ubiquitina-proteassoma.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular.
2012 - 2017
Graduação em Farmácia e Bioquímica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação da expressão de componentes da via Hippo-YAP/TAZ na acinogênese de estruturas epiteliais mamárias em cultura 3D.
Orientador: Alexandre Bruni Cardoso.




Formação Complementar


2014 - 2014
Bioestatística: Análise de Dados Biológicos. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Drugs and the Brain (Coursera). (Carga horária: 40h).
California Institute of Technology, CALTECH, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Alexandre Bruni-Cardoso (orientador)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estudante (IC), Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica
Outras informações
Professor Alexandre Bruni-Cardoso (Orientador)

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica
Outras informações
Professor Gustavo H. G. Trossini (orientador)



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Análise do estado oligomérico e proteostase da Hippo-quinase MST2
Descrição: A via Hippo apresenta papel central na regulação de processos vitais como a proliferação celular, apoptose, mecanotransdução e controle do tamanho de órgãos. Na última década, estudos têm demonstrado que a via de sinalização Hippo-YAP apresenta um papel crucial nos processos carcinogênese e metástase. Parte essencial do funcionamento desta via envolve a homodimerização e auto-ativação da quinase MST2. Nosso grupo observou recentemente que células malignas da glândula mamária humana expressam uma versão truncada da proteína MST2 (MST2ΔE7) resultante de um splicing alternativo. Em células malignas, apesar de níveis relativamente altos de mRNA, a proteína MST2ΔE7 é encontrada em baixa concentração devido a elevada degradação via proteassoma. Nós propomos avaliar a capacidade de enovelamento correto e formação de homodímero da MST2ΔE7. A nossa hipótese é que o estado conformacional e de homodimerização possam afetar a estabilidade da MST2ΔE7. Serão geradas versões recombinantes da MST2 completa (MST2FL) e MST2ΔE7. O estado conformacional geral das proteínas purificadas será avaliado por dicroísmo circular. A capacidade de formação de homodímeros e oligomerização das duas proteínas será avaliada por cromatografia por exclusão de tamanho. A susceptibilidade à degradação via proteassoma das proteínas será avaliada por ensaios in vitro de ubiquitinação, na presença ou ausência de RASSF5, proteína que bloqueia a homodimerização de MST2. Nossa expectativa é obter informações cruciais sobre a estrutura e dinâmica deste componente central da via Hippo e de sua versão truncada expressa em células malignas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Giovani Luiz Genesi - Integrante / Alexandre Bruni Cardoso - Coordenador.
2017 - 2017
Avaliação da Expressão de Componentes da via Hippo-YAP/TAZ na acinogênese de estruturas epiteliais mamárias em cultura 3D
Descrição: As características da glândula mamária durante seu desenvolvimento pós-natal, no qual ocorrem diversos ciclos de diferenciação, crescimento e regressão, a tornam um bom modelo de estudo da regulação da expressão gênica no desenvolvimento tecidual. Acredita-se que mecanismos envolvidos no desenvolvimento da glândula, como os de interações célula-célula e célula-matriz extracelular (MEC), podem ter relevância na gênese do câncer. Nosso laboratório explora a hipótese que a via de sinalização Hippo-YAP/TAZ, uma via reguladora do crescimento e tamanho de órgãos e que é capaz de responder à composição e viscosidade da MEC, possa estar envolvida na progressão do câncer de mama e em processos específicos da morfogênese da glândula mamária, como a formação de ácinos, estruturas compostas por uma bicamada epitelial encapsulada por uma membrana basal, secretores de leite. Nosso objetivo é avaliar a expressão de componentes-chave da via Hippo-YAP na acinogênese de células epiteliais da glândula mamária tratadas, ou não, com uma matriz extracelular rica em laminina (lrECM)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Giovani Luiz Genesi - Integrante / Alexandre Bruni Cardoso - Coordenador / Antonio Carlos Manucci Pereira Júnior - Integrante.
2015 - 2017
Triagem Virtual e Relação Quantitativa entre a Estrutura Química e a Atividade Biológica (QSAR) de Inibidores Seletivos de LSD1

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gustavo Henrique Goulart Trossini em 14/08/2017.
Descrição: As modificações de histonas - como a metilação, acetilação e fosforilação - exercem um importante papel no controle epigenético da expressão gênica. Dentre estas modificações, a metilação de histonas é regulada reversivelmente por histonas metiltransferases e desmetilases. A desmetilase lisina-específica 1 (LSD1), a primeira histona desmetilase caracterizada, faz parte de uma ampla família de amino oxidases e catalisa a remoção de grupos metila das lisinas 4 e 9 da histona H3 (H3K4 e H3K9), utilizando o FAD como cofator. A superexpressão de LSD1 foi observada em diversos tipos de câncer, sendo sua atividade necessária para a manutenção das células cancerígenas, de forma que a inibição farmacológica de sua atividade consegue inibir a progressão do câncer. A LSD1, portanto, tem sido considerada um alvo biológico promissor no desenvolvimento de novos fármacos com potencial terapêutico contra o câncer. Diversos inibidores de LSD1 têm sido reportados - dentre eles derivados da trans-2-fenilciclopropilamina (tranilcipromina), um inibidor das monoamino oxidases utilizado na clínica como antidepressivo -, embora nenhum ainda tenha adentrado na prática clínica. Frente ao exposto, o principal objetivo deste projeto é empregar técnicas de triagem virtual para a descoberta de novos inibidores seletivos da LSD1, bem como realizar a relação quantitativa entre a estrutura química e a atividade biológica (QSAR) de forma a auxiliar o planejamento racional de novos inibidores da LSD1..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Giovani Luiz Genesi - Integrante / GUSTAVO HENRIQUE GOULART TROSSINI (PQ) - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Medicinal.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Melhor Apresentação Oral de Iniciação Científica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VAIDERGORN, MIGUEL M.2018 VAIDERGORN, MIGUEL M. ; CARNEIRO, ZUMIRA A. ; LOPES, CARLA D. ; DE ALBUQUERQUE, SÉRGIO ; REIS, FELIPE C.C. ; NIKOLAOU, SOFIA ; MELLO, JULIANA F.R. E ; GENESI, GIOVANI L. ; TROSSINI, GUSTAVO H.G. ; GANESAN, A. ; EMERY, FLAVIO S. . β-amino alcohols and their respective 2-phenyl-N-alkyl aziridines as potential DNA minor groove binders. EUROPEAN JOURNAL OF MEDICINAL CHEMISTRY, v. 157, p. 657-664, 2018.

2.
GOMES, RENAN A.2017 GOMES, RENAN A. ; GENESI, GIOVANI L. ; MALTAROLLO, VINICIUS G. ; TROSSINI, GUSTAVO H. G. . Quantitative structure-activity relationships (HQSAR, CoMFA, and CoMSIA) studies for COX-2 selective inhibitors. JOURNAL OF BIOMOLECULAR STRUCTURE & DYNAMICS, v. 35, p. 1436-1445, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
GENESI, G. L.; PQ, V. G. M. ; PQ, G. H. G. T. . COMBINED 2D- AND 3D-QSAR IN THE STUDY OF LSD-1 ALLOSTERIC INHIBITORS WITH ANTICANCER ACTIVITY.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GENESI, G. L.; PQ, V. G. M. ; PQ, G. H. G. T. . HOLOGRAM-QSAR (HQSAR) STUDIES AND CHEMICAL-SIMILARITY MODELS GENERATION FOR VIRTUAL SCREENING AND LEAD OPTIMIZATION OF LYSINE-SPECIFIC DEMETHYLASE (LSD1) ALLOSTERIC INHIBITORS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GENESI, G. L.; PQ, V. G. M. ; PQ, G. H. G. T. . Generation of chemical similarity models as filters for virtual screening of LSD1 reversible allosteric inhibitors. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GENESI, G. L.; PQ, V. G. M. ; PQ, G. H. G. T. . BUILDING AND VALIDATION OF A PHARMACOPHORE MODEL OF LSD-1 INHIBITORS FOR VIRTUAL SCREENING. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras - 49ª Semana Universitária Paulista de Farmácia e Bioquímica. 2014. (Outra).

2.
Simpósio Anual de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas.BUILDING AND VALIDATION OF A PHARMACOPHORE MODEL OF LSD-1 INHIBITORS FOR VIRTUAL SCREENING. 2014. (Simpósio).

3.
Simpósio Anual de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas.BUILDING AND VALIDATION OF A PHARMACOPHORE MODEL OF LSD-1 INHIBITORS FOR VIRTUAL SCREENING. 2014. (Simpósio).

4.
Ciclo de Palestras - 48ª Semana Universitária Paulista de Farmácia e Bioquímica. 2013. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 5:55:02