Raquel Vieira Fávaro Petronilho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7383849290119677
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Mestre em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Possui Pós Graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Professora do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redação Publicitária. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas. Escritora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Vieira Fávaro Petronilho
Nome em citações bibliográficas
PETRONILHO, R. V. F.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas - Campus Poços de Caldas.
Avenida Padre Cletus Francis Cox - até 204/205
Country Club
37701355 - Poços de Caldas, MG - Brasil
Telefone: (35) 37299200


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O reflexo da sombra: possibilidades comunicacionais a partir de uma narrativa literária,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Júlio Pinto.
Palavras-chave: Best seller; Desterritorialização; Placement; Consumo; Estratégias comunicacionais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e propaganda.
2013 - 2014
Especialização em Processos Criativos em Palavra e Imagem.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Alma - A transformação da memória oral em um romance ficcional.
Orientador: Tailze Melo.
2002 - 2005
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora/estagiária

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à publicidade
08/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental II
8/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Publicitária
8/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética na Propaganda
8/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária
8/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , PUC Minas - Campus Poços de Caldas, PUC Minas - Campus Poços de Caldas.

Atividade realizada
Dedicação - orientação de monitores na agência laboratório Helvética.
05/2018 - 06/2018
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada no contexto das mídias digitais
05/2017 - 05/2017
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada no Contexto das Mídias Sociais
05/2017 - 05/2017
Ensino, Comunicação Organizacional e Branding, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Publicidade e Propaganda e Novas Linguagens
08/2016 - 09/2016
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrado no contexto das mídias digitais
07/2015 - 07/2015
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada no contexto da Comunicação Digital
11/2002 - 12/2004
Estágios , PUC Minas campus Arcos, .

Estágio realizado
Monitora de Redação Publicitária na F/kaz, agência júnior (laboratório) da PUC Minas em Arcos. Monitoria orientada por professores do curso, com trabalhos realizados para empresas locais ou, ainda, demandas internas da própria universiidade..

Cervantes Propaganda e Marketing, CERVANTES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Freelancer - Redação publicitária
Outras informações
Trabalhos de freelancer na área de Redação Publicitária, envolvendo reuniões de briefing, brainstorms, criação de campanhas e peças (online e offline), além de acompanhamento de gravação e edição de material audiovisual para clientes da agência.


Pro Brasil Propaganda, PRO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 44
Outras informações
Integrou a equipe de criação de dedicação exclusiva a cliente do setor varejista posicionado entre os 3 maiores do pais. Responsável pela criação de material off-line, online, audiovisual e impresso, com veiculação em território nacional, além de ações de merchandising em programas televisivos e de ponto de venda, bem como desenvolvimento de argumentos de venda junto ao cliente.


Circuito Integrado, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Clipping
Outras informações
Clipping de material audiovisual para o cliente Governo de Minas, com análise diária de todos os jornais regionais do estado (afiliadas Globo, SBT e Record).


Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Publicitária I
Redação Publicitária II

W.Espanha Comunicação, WE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 44
Outras informações
Integrou a dupla de criação da agência, junto ao diretor de arte. Responsável pela criação de material audiovisual e impresso, online e off-line, de todos os clientes da agência, além de desenvolvimento de planejamento criativo dos clientes e acompanhamento RTVC junto a produtoras.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
UM BRINDE À PERSUASÃO: Uma análise da percepção do consumidor em relação à propaganda de cerveja nos formatos tradicional e de entretenimento.
Descrição: Este projeto se propõe a investigar se a forma como o anunciante se expõe, ao eleger como recurso persuasivo a propaganda de formato tradicional ou o conteúdo de entretenimento, pode vir a influenciar na recepção do consumidor comum, tendo como objeto peças publicitárias audiovisuais das principais marcas de cerveja do país produzidas e veiculadas no segundo semestre de 2016, sendo elas o filme publicitário de formato tradicional Verão Skol: Redondo é sair do seu quadrado, da marca Skol, o filme publicitário de formato tradicional Abertura, da marca Itaipava e os filmes No Gogó, websérie em cinco capítulos, e No Boteco, curta metragem, ambos assinados pela marca Antarctica e disponibilizados ao público através do canal oficial da marca na plataforma YouTube, em formato de conteúdo de entretenimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Vieira Fávaro Petronilho - Coordenador / Taísa Mastri - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Pólen de Literatura - Finalista, Suzano Papel e Celulose.
2016
Prêmio Kindle de Literatura - Finalista, Kindle - Amazon.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PETRONILHO, R. V. F.2015PETRONILHO, R. V. F.. De música a ícone - o caminho da trilha sonora através da ressignificação. Revista Movimento, v. dez2015, p. 119-127, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PETRONILHO, R. V. F.. 'Ser Furnense é'. Jornal Folha da Manhã, Passos-MG, 11 nov. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Um brinde à persuasão: Uma análise das estratégias persuasivas da publicidade em formato de entretenimento. In: Conec - Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais, 2017, Poços de Caldas. Anais Conec 2017, 2017.

2.
PETRONILHO, R. V. F.. Terra à vista, experiência à venda: fãs, cruzeiros temáticos e consumo. In: Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. 6º Encontro de GTS de Pós-Graduação, 2016.

3.
PETRONILHO, R. V. F.. Experiência, heterotopia e consumo. In: Conec - Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais, 2016, Poços de Caldas. Anais Conec 2016, 2016.

4.
PETRONILHO, R. V. F.. A narrativa transmídia sai da sombra: possibilidades reais a partir de uma obra ficcional. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon, 2015, São Paulo. 5º encontro GTs Pós-graduação, 2015.

5.
PETRONILHO, R. V. F.. Reality: da TV às outras telas. In: Intercom, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Um brinde à persuasão: Uma análise das estratégias persuasivas da publicidade em formato de entretenimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PETRONILHO, R. V. F.. Terra à vista, experiência à venda: fãs, cruzeiros temáticos e consumo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PETRONILHO, R. V. F.. Experiência, heterotopia e consumo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PETRONILHO, R. V. F.. A narrativa transmídia sai da sombra: possibilidades reais a partir de uma obra ficcional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PETRONILHO, R. V. F.. Mega Palestrão - Propaganda de Varejo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PETRONILHO, R. V. F.. O trabalho do Redator na Agência de Publicidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PETRONILHO, R. V. F.. Publicidade de Varejo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Alma 2013 (Livro).

2.
PETRONILHO, R. V. F.; F., Raphael ; F., Ricardo ; S., anaelisa . Raconteur - memórias de um banco de praça 2013 (Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Alma recebe elogios de Carlos Herculano Lopes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Olha o que eu te escrevi. 2009; Tema: Textos e mini contos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Mini curso - Propaganda promocional: a cara do varejo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PETRONILHO, R. V. F.. Oficina - Criação de Roteiro. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PETRONILHO, R. V. F.; F., Raphael ; F., Ricardo ; S., anaelisa . Conexões Urbanas. 2013. (Intervenção urbana).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Gule-Gule: vá com um sorriso.. 2013. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PETRONILHO, R. V. F.. Concurso Estudantil Flipoços 2018. 2018 (Concurso Estudantil).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PETRONILHO, R. V. F.; Lívia Borges Pádua; Lúcio Carvalho. Participação em banca de Basso, B., Silva, D., Faria, L., Souza, M., Silva, T..Chega de ser quadrado: um estudo sobre a representação da mulher no reposicionamento da Skol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
PETRONILHO, R. V. F.; Cintia Maria Murta; FERREIRA JUNIOR, S.. Participação em banca de Bonafé, C., Coutinho, C., Alves, I., Fontão, J., Oliveira, K.Representatividade maquiada: uma análise do discurso feminista da marca Quem disse, Berenice?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
PETRONILHO, R. V. F.; FERREIRA JUNIOR, S.. Participação em banca de Bonaretti, C., Michilin, E., Schumann, G., Ferracioli, G..Razão e emoção na publicidade: estratégias argumentativas das campanhas audiovisuais da Trivago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan; M., Pablo. Participação em banca de Raphael Rossi;Rafael Emerich;Isabella Grilo;Lucas Andrade.MUITO ALÉM DOS TOUCHDOWNS: uma análise do Halftime Show, o espaço midiático mais valioso do mundo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan; FERREIRA JUNIOR, S.. Participação em banca de Gustavo Mazzoti; Otavio Augusto; Ohilipe Ribeiro.ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO: uma análise dialógica entre o ficcional e o documental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan; Silva, E. P.. Participação em banca de Alessa Marynara Silva.A influência e o impacto da Mídia sobre as crianças de 4 a 9 anos: a percepção dos pais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan. Participação em banca de Veiga, A.P. G., Vieira, V. de L., Pereira, Y. R..Comunicação, saúde e atitudes: um teste experimental com campanhas de prevenção e cuidados sobre a AIDS, junto a jovens universitários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan. Participação em banca de Júlia Gonçalves, Larissa Araújo, Maria G. Matthes, Rafaela M.Celebridade e marca: a influência de Fátima Bernardes no reposicionamento da marca Seara Alimentos S.A.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan; P., Pedro Vaz. Participação em banca de Emerson M., Felipe P., Grasielle A., Monalisa M, Tatiane O..DE SPRINGFIELD PARA O MUNDO: uma análise sobre o processo transmidiático da cerveja Duff sob o ponto de vista do comportamento do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
PETRONILHO, R. V. F.; P., Pedro Vaz; M., Pablo. Participação em banca de Dalila Belmiro, Lucas de Paula, Priscila Laurindo.ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS DA CERVEJA DEVASSA: uma análise do posicionamento da marca, das reações do público e da consequente atuação do Conar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
PETRONILHO, R. V. F.; Mendes, Conrado; OLIVEIRA, E.. Participação em banca de Guilherme R., Laís I., Sara P., Suzane S., Tércio P..A RESPOSTA SOCIAL NO SITE JOVEM NERD: o transmedia storytelling do universo Marvel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan; FERREIRA JUNIOR, S.. Participação em banca de Clarissa R., Danilo S., Gabriella R., Marcos Z., Marina R..TEM FESTA NO E-GLU: uma análise sobre o perfil da marca Ponto Frio no Twitter.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
PETRONILHO, R. V. F.; N., Adinan; M., Pablo. Participação em banca de Helen M., Letícia Z., Luiz A. P., Paulo Jr, Rafaela S..UM ESTUDO SOBRE O PÚBLICO DO AUDIOVISUAL: planejamento de uma mostra de cinema em Poços de Caldas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PETRONILHO, R. V. F.; Ana Amélia; Patrícia Oliveira. Licitação de campanha pubilcitária - DME Distribuidora. 2016. Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas.

2.
PETRONILHO, R. V. F.. Banca de Avaliação do Relatório de Estágio Supervisionado. 2007. Faculdade Cenecista de Varginha.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Arte da Palavra - Escrita transmídia, com o autor Ithalo Furtado. 2018. (Oficina).

2.
CONEC - Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. Um brinde à persuasão: Uma análise das estratégias persuasivas da publicidade em formato de entretenimento. 2017. (Congresso).

3.
Ecom. 2017. (Outra).

4.
Flipoços. Mesa de abertura do evento - Encontro dos escritores sulfurosos. 2017. (Feira).

5.
Soltando a Língua, com o autor Marcelino Freire. 2017. (Oficina).

6.
CONEC - Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. Experiência, heterotopia e consumo. 2016. (Congresso).

7.
Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon. Terra à vista, experiência à venda: fãs, cruzeiros temáticos e consumo. 2016. (Congresso).

8.
Ecom. 2016. (Encontro).

9.
Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon. A narrativa transmídia sai da sombra: possibilidades reais a partir de uma obra ficcional. 2015. (Congresso).

10.
E-com. 2015. (Encontro).

11.
E-com. 2014. (Encontro).

12.
Workshop de cartaz artístico. 2013. (Oficina).

13.
E-com.Mega Palestrão de Varejo. 2011. (Encontro).

14.
Oficina de texto. 2003. (Oficina).

15.
Oficina de vídeo e documentário. 2003. (Oficina).

16.
IV Agenda Cultural da PUC Minas Arcos. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mendes, C. M. ; N., Adinan ; Lúcio Carvalho ; Lívia Borges Pádua ; FERREIRA JUNIOR, S. ; Cintia Maria Murta ; OLIVEIRA, E. ; PETRONILHO, R. V. F. . Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. 2017. (Congresso).

2.
Lívia Borges Pádua ; Mendes, Conrado ; N., Adinan ; OLIVEIRA, E. ; FERREIRA JUNIOR, S. ; Lúcio Carvalho ; Cintia Maria Murta ; PETRONILHO, R. V. F. . Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bonafé, C., Coutinho, C., Alves, I., Fontão, J., Oliveira, K. Representatividade maquiada: uma análise do discurso feminista da arca Quem disse, Berenice?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Raquel Vieira Fávaro Petronilho.

2.
Bonaretti, C.; Ferraciolli, G.; Freitas, G.; Michilin, E.. RAZÃO E EMOÇÃO NA PUBLICIDADE: Estratégias argumentativas das campanhas audiovisuais da Trivago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Raquel Vieira Fávaro Petronilho.

3.
Rafael Rossi, Isabela Grilo, Raphael Emerich, Lucas Andrade. MUITO ALÉM DOS TOUCHDOWNS: uma análise do Halftime Show, o espaço midiático mais valioso do mundo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Raquel Vieira Fávaro Petronilho.

4.
Alessa Marynara Silva. A influência e o impacto da Mídia sobre as crianças de 4 a 9 aos: a percepção dos pais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Raquel Vieira Fávaro Petronilho.

5.
Isabella G., Lucas A., Rafael F., Raphael E.. MUITO ALÉM DO JOGO: uma análise sobre o halftime show, o espaço midiático mais valioso do mundo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Raquel Vieira Fávaro Petronilho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 21:40:53