Eliceli Katia Bonan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1952609668341084
  • Última atualização do currículo em 26/01/2018


Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo - USP (2015-2017), onde pesquisa o diálogo não oficial (da sociedade civil) como meio de transformação do conflito israelo-palestino. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2010). Fez o treinamento School of Reconciliation and Justice (University of the Nations) na Inglaterra para atuar com mediação e resolução de conflitos (2013) e leciona seminários de treinamento para atuação em mediação de conflitos. É voluntária da organização internacional YWAM em projetos de desenvolvimento comunitário em comunidades carentes e que enfrentam conflitos. Atua como jornalista freelance e consultora em comunicação em empresas e também em ONG's. Pesquisadora do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano, laboratório de estudos asiáticos (LEA), departamento de História FFLCH-USP (desde 2015). Foi monitora na graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo nas disciplinas de História das Relações Internacionais I (FLH 0124), com o prof. Peter Demant (fev-jul 2016), e de Negociação Internacional e Resolução de Controvérsias (DIN0430), com a Profa. Dra. Deisy Ventura (fev-jul 2017). Foi voluntária da organização Euro Relief na administração do campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesvos, Grécia, durante o mês de novembro de 2016. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: construção da paz, transformação e resolução de conflitos, diálogo e reconciliação, instituições internacionais, direitos humanos, desenvolvimento comunitário, refugiados, religião e conflitos, Oriente Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliceli Katia Bonan
Nome em citações bibliográficas
BONAN, E. K.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Relações Internacionais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Diálogo não oficial no conflito israelo-palestino: os desafios do movimento pela paz após o colapso das negociações de Oslo,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Peter Robert Demant.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: conflito Israel X Palestina; resolução de conflito; sociedade civil; transformação de conflito; diálogo não oficial; diplomacia não oficial.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz.
Setores de atividade: Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.
2005 - 2010
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO DA FÉ: O INDIVÍDUO ENTRE O SOCIAL E O TRANSCENDENTAL.
Orientador: Jorge Arlan de Oliveira Pereira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Workshop "Metodologia e Produção de Trabalhos Acadêmicos". (Carga horária: 20h).
Instituto de Relações Internacionais, IRI-USP, Brasil.
2013 - 2013
School of Reconciliation and Justice. (Carga horária: 1200h).
University of the Nations, UOFN, Inglaterra.
2012 - 2013
General English. (Carga horária: 180h).
Leinster College, LC, Irlanda.


Atuação Profissional



Youth With a Mission, YWAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Trabalho voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Voluntária em comunidades carentes pra promover desenvolvimento comunitário e resolução de conflitos locais em lugares como: - Amazônia: atuação em comunidades ribeirinhas em projeto comunitário para construção de banheiros e palestras de prevenção à malária; projeto social com crianças. - Sertão Nordestino: projeto para erradicar o abuso infantil e o suicídio em adolescentes; palestras e manifestações para prevenir o tráfico humano de crianças no interior dos estados de Pernambuco e Ceará. - Curitiba: comunidade Icaraí, ocupada pela polícia em 2012. Projeto de aconselhamento com mulheres vítimas de violência; projeto com crianças para produção de livro infantil com os escritos deles. - Luton, Inglaterra: local que enfrenta uma questão de conflito entre imigrantes muçulmanos e resistência inglesa à imigração. A equipe atuou junto às autoridades locais para promover reuniões de diálogo e reconciliação entre os grupos.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20
Outras informações
Assessoria de comunicação para a ONG,produzindo material para websites, atuando como editora de revistas e periódicos, na produção de vídeos institucionais, revisão de material publicitário para escritórios da organização no Brasil, Havaí, Letônia e Rússia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de seminário de Reconciliação e Justiça e Construção da Paz, com carga horária de 20 horas, ofertado na School of Community Development, da University of the Nations, campus de Belém do Pará, unidade móvel na comunidade ribeirinha de Barcarena - PA.


Instituto de Relações Internacionais, IRI-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), Carga horária: 6
Outras informações
Monitoria na disciplina de Negociação Internacional e Solução de Controvérsias - DIN0430, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo - IRI-USP, com supervisão da profa. Dra. Deisy de Freitas Lima Ventura, desenvolvendo as seguintes atividades: Participação na preparação das aulas e do material bibliográfico; Participação nas aulas da graduação; Observação das estratégias didáticas e pedagógicas para apresentação do conteúdo; Contato com alunos, pessoal e por e-mail para comunicações em geral sobre as aulas; Acompanhamento e assistência na administração da prova oral e das provas substituas; Contribuição em uma aula fazendo relato sobre experiência de campo com ajuda humanitária; Observações e comentários sobre participação dos alunos em sala de aula enviados ao professor para auxiliar na atribuição de nota final; Acompanhamento e assistência na administração da prova final.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), Carga horária: 7
Outras informações
Monitoria na disciplina de História das Relações Internacionais I ? FLH 0124, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo - IRI-USP, com supervisão do prof. Dr. Peter Robert Demant. Desenvolvendo as seguintes atividades: Participação nas reuniões para preparação das aulas e do material bibliográfico; Participação nas aulas da graduação, com registro com conteúdo sendo trabalhado; Registro da presença/ausência dos alunos em aula; Observação das estratégias didáticas e pedagógicas para apresentação do conteúdo; Organização, controle e disponibilização da bibligorafia do curso; Contato com alunos, pessoal e por e-mail para comunicações em geral sobre as aulas; Participação nos debates em sala de aula, promovendo reflexões do conteúdo estudado; Ministração de uma aula de 3 horas, de conteúdo especificado pelo professor, e acompanhamento da segunda monitora em sua exposição, no total de 6 horas aula dadas pelas monitoras; Recolhimento e correção das resenhas dos alunos, 1ª atividade desenvolvida no semestre, com sugestão de nota ao professor; Auxílio com questões técnicas, como a projeção de apresentações de Power POint, exibição de filme em sala, etc; Atribição de temas para o paper final dos alunos; correção da primeira versão do trabalho e sugestão de melhorias para uma boa nota; recolhimento e leitura da versão definitiva, com sugestão de nota segundo critérios indicados pelo professor; Acompanhamento na ministração e correção das provas finais; Oferecimento de plantão para sanar dúvidas sobre conteúdo, programa de aulas, trabalhos e etc, seguindo orientações do docente; Assistência na administração da prova final, e das provas substitutivas e de recuperação; Observações e comentários sobre participação dos alunos em sala de aula enviados ao professor para auxiliar na atribuição de nota final.


Euro Relief, ER, Grécia.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Voluntariado, Carga horária: 52
Outras informações
Voluntária por 5 semanas com a organização na administração do campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesvos, Grécia, com atividades gerais de assistência e cuidado de mais de 4 mil solicitantes de refúgio neste que é o ponto de chegada, a linha de frente dos imigrantes que cruzam o mar Egeu da Turquia para a Europa.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Literário.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BONAN, E. K.2017 BONAN, E. K.. RACHADURAS NO MURO: INTERAGINDO COM O MOVIMENTO PELA PAZ NA PALESTINA E EM ISRAEL. MALALA - REVISTA DO GRUPO DE TRABALHO ORIENTE MÉDIO E MUNDO MUÇULMANO (GTOMMM), v. 5, p. 77-100, 2017.

2.
BONAN, E. K.2015BONAN, E. K.. As Predições de Houellebecq: uma França vazia de ideologias que se submete ao Islã ? Resenha de Submissão, de Michel Houellebecq. Malala - Revista do Grupo de Trabalho Oriente Médio Mundo Muçulmano USP, v. 3, p. 124-130, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BONAN, E. K.. Scheurtjes in de Muur: Israelisch-Palestijnse vredesinitiatieven moeten opboksen tegen apathie en segregatie. De Brug, Holanda, p. 20 - 22, 25 mar. 2017.

2.
BONAN, E. K.. Mensageiro e peregrino. Revista Ultimato, Viçosa - MG, p. 44 - 44, 01 set. 2013.

3.
BONAN, E. K.. Das coleções, escolho o eterno. Revista Ultimato, Viçosa- MG, p. 42 - 42.

4.
BONAN, E. K.. O aniversário de Áureo. Revista Ultimato.

5.
BONAN, E. K.. Mãos limpas, pés descalços. Revista Ultimato.

6.
BONAN, E. K.. Mora comigo. Revista Ultimato.

7.
BONAN, E. K.. Em lenta perseguição. Revista Ultimato.

8.
BONAN, E. K.. Fora do saleiro. Revista Ultimato.

9.
BONAN, E. K.. Jacó, por causa de Esaú. Revista Ultimato.

10.
BONAN, E. K.. Bonita e corajosa. Revista Ultimato.

11.
BONAN, E. K.. Agora sim: vamos sonhar?. Revista Ultimato.

Apresentações de Trabalho
1.
BONAN, E. K.. A crise de refugiados na Europa e Oriente Médio e o voluntariado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BONAN, E. K.. A crise dos refugiados na Europa e Oriente Médio e o voluntariado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BONAN, E. K.. A crise dos refugiados na Europa e Oriente Médio e o voluntariado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BONAN, E. K.. A crise dos refugiados na Europa e Oriente Médio e o voluntariado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BONAN, E. K.. O movimento pela paz israelo-palestino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BONAN, E. K.. A participação da sociedade civil na questão dos refugiados no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BONAN, E. K.. Reconciliation Walk - a way to promote peace and reconciliation. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BONAN, E. K.. Como as Águas Cobrem o Mar. Curitiba - PR: Editora JOCUM, 2017. (Tradução/Livro).

2.
BONAN, E. K.. Diário do Intercambista Cristão. Curitiba: CESE, 2016 (livro institucional).

3.
BONAN, E. K.; RIBEIRO, A. M. . Retratos do que Somos - História e Valores de JOCUM no Brasil. Almirante Tamandaré - PR: JOCUM Brasil, 2015 (livro biográfico).

4.
BONAN, E. K.. Das Coleções Escolho o Eterno, em Altos Papos | Coração, Juventude e Fé. Viçosa - MG: Ultimato, 2013 (capítulo de livro).

5.
BONAN, E. K.. Meu olhar, meu mundo : uma dúzia de coisinhas que deixam minha comunidade mais feliz. Almirante Tamandaré - PR: Jocum, 2012 (livro infantil).

6.
BONAN, E. K.. Ave maria, pues! : arepas, bandas, sicarios e o cotidiano de colombianos que convivem com o rótulo de país mais violento do mundo. Chapecó - SC: produção própria, 2010 (livro reportagem).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BONAN, E. K.. A crise dos refugiados e o voluntariado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BONAN, E. K.. Solidariedade é fundamental na acolhida aos refugiados / Solidarity is essential in welcoming refugees. 2016; Tema: acolhida aos refugiados no Brasil. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONAN, E. K.. Participação em banca de Lydiana Rossetti.Peregrinos, andantes, saltitantes, com cáries : reportagem gonzo de uma peregrina na Jornada Mundial da Juventude 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nationalism, Geopolitics, War and Peace - Academic Week Newcastle University. 2013. (Outra).

2.
Seminário de Atualidade : Origem, caminhos e destino dos recursos públicos no Brasil. 2010. (Seminário).

3.
A fotografia no Jornalismo. 2009. (Oficina).

4.
Seminário de Atualidade : Religião - a fé e o ateísmo na sociedade brasileira. 2009. (Seminário).

5.
I Jornalismo em Pauta. 2007. (Seminário).

6.
Seminário de Atualidade : A civilização brasileira em transformação - há uma identidade?. 2007. (Seminário).

7.
INTERCOM. 2006. (Congresso).

8.
Seminário de Atualidade : Reforma Agrária - questão não resolvida no Brasil. 2006. (Seminário).

9.
Roteiros para TV. 2005. (Oficina).

10.
Seminário de Atualidade : Poder Judiciário, sociedade e democracia no Brasil. 2005. (Seminário).

11.
X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ilda Lourenço da Silva. Crise dos refugiados: Uma análise sobre o conflito dos indesejados na terra dos estabelecidos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:27:01