Camila Jordana Ribeiro Teixeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2430440415410963
  • Última atualização do currículo em 21/07/2018


Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2018) e curso técnico em Informática (2015) pela mesma instituição. Durante o período em que foi aluna da graduação, desempenhou atividades de tutoria na disciplina de Algoritmos e Programação e participou de projetos de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Jordana Ribeiro Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, C. J. R.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: Implementação e Análise de Algoritmos para Solução do Cubo de Rubik.
Orientador: Plácido Antonio de Souza Neto.
2010 - 2015
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2010 - 2015
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFRN, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Desenvolvimento Web - PHP para iniciantes. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2014 - 2014
HTML5 para Aplicativos Mobile. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2010 - 2010
Comunicação de Dados Via Celular. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2010 - 2010
Construindo Aplicações com Access. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Programação e Algoritmos, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
ARCKO 2.0: Otimização Mecânica e de Software à Solução do Problema do Cubo Mágico
Descrição: O projeto ARKCO: Um robô em arduino para resolver o problema do cubo mágico, foi desenvolvido no último ano no contexto do labotório LAICA, no campu Natal Central. Este projeto tinha por objetivo desenvolver um robô utilizando arduíno para resolver automáticamente o problema do cubo mágico. O projeto evoluiu, e obteve resultados relevantes de software e um modelo inicial para a solução mecânica. Em uma primeira fase, o problema foi resolvido sem considerar a performance do robô. A solução do problema do cubo mágico é ainda não satisfatório para os objetivos dos pesquisadores do laboratório. Assim, apresentamos uma extensão ao projeto para que possamos alcançar uma melhor performance de hardware e de software. Esta segunda versão deste projeto tem po objetivo a melhoria de tempo de execução do problema. Isso envolve melhorias da estrutura mecânica e pesquisa na solução lógica do robô. O objetivo principal é usar conceitos de software e hardware mais avançados para solução deste problema complexo, e assim motivar ainda mais os alunos da área de computação de se aventurarem neste tipo de solução. Este projeto envolve alunos do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e alunos do curso técnico em Manutenção e Suporte.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Jordana Ribeiro Teixeira - Integrante / Helora Dana Cruz Monteiro - Integrante / Plácido Antonio de Souza Neto - Coordenador / Samara Revoredo da Silva - Integrante / João Moreno Vilas Boas de Souza Silva - Integrante.
2016 - 2017
ARKCO: Um robô em arduino para resolver o problema do cubo mágico
Descrição: Este trabalho tem por objetivo desenvolver um robô utilizando arduíno para resolver automáticamente o problema do cubo mágico. Após a leitura das 6 faces e suas respectivas cores, o robô executará movimentos para que o cubo mágico seja solucionado. Em uma primeira fase, o problema será resolvido sem considerar a performance do robô. E em uma segunda fase do desenvolvimento do projeto, será considerado a melhoria de tempo de execução do problema. O objetivo principal é usar conceitos de software e hardware para solução de problemas um pouco mais complexos, e assim motivar os alunos da área de computação de se aventurarem neste tipo de solução.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Jordana Ribeiro Teixeira - Integrante / Helora Dana Cruz Monteiro - Integrante / Arnold Schwarzenegger Gomes Rodrigues - Integrante / Plácido Antonio de Souza Neto - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Help Pet
Descrição: O Help Pet é essencialmente um sistema de ajuda animal cujo o principal objetivo é auxiliar a adoção de animais, assim é possível cadastrar animais para a adoção. No entanto, essa plataforma também fornece outros recursos para os seus usuários, como a denúncia de maus tratos, mantendo a segurança da identidade do denunciante; o resgate de animais, através do cadastro de animais perdidos; visualização de instituições de apoio de animais, será possível ver o local e quais suprimentos são necessários. O projeto Help Pet é uma ideia solidária, mas que visa a monetização através de parcerias com clinicas e pet shops. Assim, será divulgado dados dessas empresas e anúncios de produtos e serviços. Portanto, essa característica do sistema será mais um beneficio para o seus usuários.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Camila Jordana Ribeiro Teixeira - Integrante / Anne Gonçalo de Oliveira - Integrante / Ana Gonçalo de Oliveira - Integrante / Helora Dana Cruz Monteiro - Integrante / Marilia Aranha Freire - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Melhor Trabalho dos Projetos de Desenvolvimento de Sistemas Web (Help Pet), IFRN.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, C. J. R.; SOUZA NETO, P. A. ; MONTEIRO, H. D. C. ; SILVA, S. R. ; VILAS BOAS, J. M. ; SÁ, S. T. L. . Design and Development of a Mechanism for Rubiks' Cub Solution. In: WRE 2017, 2017, Curitiba/PR. Anais do 8º Workshop em Robótica Educacional, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. G. ; OLIVEIRA, A. G. ; TEIXEIRA, C. J. R. ; VIDAL, J. M. B. . Coleta Divertida: Um jogo Digital Sobre Educação Ambiental. In: SECITEX - Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, 2015, Santa Cruz. Coleta Divertida: Um jogo Digital Sobre Educação Ambiental, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, C. J. R.; MONTEIRO, H. D. C. ; OLIVEIRA, A. G. ; OLIVEIRA, A. G. . Help Pet. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
TEIXEIRA, C. J. R.; OLIVEIRA, A. G. ; OLIVEIRA, A. G. ; VIDAL, J. M. B. . Coleta divertida: um jogo digital sobre educação ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TEIXEIRA, C. J. R.; OLIVEIRA, J. D. S. . Sistema de Gerenciamento de Solicitações - SigSol 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, C. J. R.. Robô que resolve cubo mágico é estrela na Olimpíada de Robótica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Workshop de Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2017.2. 2017. (Encontro).

2.
VI Workshop de Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 2017. (Outra).

3.
III Workshop de Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologias em Redes de Computadores. 2016. (Exposição).

4.
IV Workshop de Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.Help Pet. 2016. (Outra).

5.
Code Girl - terceira edição. 2015. (Encontro).

6.
International Collegiate Programming Contest. Maratona de Programação. 2015. (Olimpíada).

7.
I SECITEX - Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN.Coleta Divertida: Um jogo Digital sobre Educação Ambiental. 2015. (Simpósio).

8.
I Workshop de Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRN. 2015. (Encontro).

9.
XVII Olimpíada Brasileira de Informática. OBI 2015. 2015. (Olimpíada).

10.
III EXPOTEC do IFRN/Campus João Câmara. 2014. (Exposição).

11.
2ª EXPOTEC | IFRN campus João Câmara. 2013. (Encontro).

12.
EXPOTEC 2010. 2010. (Outra).

13.
I Fórum Científico Cultural da Região do Mato Grande. 2010. (Outra).

14.
I Simpósio de Informática da Região do Mato Grande. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TEIXEIRA, C. J. R.. CODE GIRL - 3ª EDIÇÃO. 2015. (Outro).

2.
TEIXEIRA, C. J. R.. EXPOTEC 2010. 2010. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, C. J. R.; OLIVEIRA, A. G. ; OLIVEIRA, A. G. ; VIDAL, J. M. B. . Coleta divertida: um jogo digital sobre educação ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, C. J. R.. Robô que resolve cubo mágico é estrela na Olimpíada de Robótica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


2015/2 - Atividade de tutoria em PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS com aproveitamento - Carga horária: 360h



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:53:24