Venilson Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9773124217582141
  • Última atualização do currículo em 16/05/2018


Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) pela Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2018-202?); com interesse nos seguintes temas: Banco de Dados; Programação Orientada a Objetos e Redes de Computadores. Mestrando em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia - PPGDem, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2016-201?); com interesse nos seguintes temas: Mortalidade; Fecundidade; Migração e Demografia Histórica. Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2015); com interesse nos seguintes temas: História Antiga (Roma) e História Contemporânea (Relações Internacionais). Técnico em Informática pela Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2008), com ênfase em Cabeamento Estruturado, Montagem e Manutenção de Computadores, Programação Orientada a Objetos e Rede de Computadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Venilson Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, Venilson.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola Agrícola de Jundiaí.
RN 160 - Km 03
Distrito de Jundiaí
59280000 - Macaíba, RN - Brasil
Telefone: (84) 33424800


Formação acadêmica/titulação


2016 interrompida
Mestrado interrompido em 2017 em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A Definir...,Orientador: Luciana Conceição de Lima.
Ano de interrupção: 2017
2018
Graduação em andamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
UFRN-Escola Agrícola de Jundiaí, EAJ, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Da Teoria ao Enfrentamento da Prática: Experiências da Docência em História no Ensino Básico.
Orientador: Crislane B. Azevedo.
2007 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
UFRN-Escola Agrícola de Jundiaí, EAJ, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
UFRN-Escola Agrícola de Jundiaí, EAJ, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de extensão


2014 - 2014
A contribuição de universitários de origem popular no ingresso de jovens e adolescentes em instituições públicas de ensino superior e de ensino técnico.
Descrição: Este projeto objetiva desenvolver três ações de Cursinhos Comunitários preparatórios para processos seletivos de acesso ao ensino superior (ENEM) e Escola Agrícola de Jundiaí e as unidades dos Institutos Federais do RN. A primeira ação é a continuidade de uma experiência que vem sendo desenvolvida desde 2008 e que envolve o apoio a e parceria com o ?Cursinho Ileaô?, em Parnamirim. O Programa Conexões de Saberes manteve até 2011 uma importante parceria com este cursinho. Tal parceria teve continuidade no período 2011-2013 com a inserção de alunos bolsistas do PET - Conexões de Saberes/Comunidade Urbana nesta experiência. A segunda ação desse projeto é uma iniciativa de alunos da UFRN e bolsistas do referido grupo de PET, vinculados aos cursos de serviço social e Medicina e moradores da comunidade de Guanduba em São Gonçalo do Amarante. Estes, juntamente com dois outros colegas, também moradores da Comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, criaram em 2011 o Cursinho Pró - ITEC ?Sementes de Guanduba? cujo objetivo foi preparar adolescentes da comunidade para se submeterem aos processos seletivos nos IFRNs e na Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN. A este projeto se integra em 2014 um aluno do curso de letras. A terceira ação é um cursinho preparatório para o ENEM em Taipu-RN. Neste município, alunos universitários, liderados por um dos alunos do grupo de PET-Conexões, com o apoio da prefeitura municipal de Taipu irão desenvolver uma experiência de cursinho. O presente projeto visa fortalecer essas iniciativas, assim como ampliar a relação de parceria da UFRN com organizações da sociedade civil e comunidades populares da região metropolitana de Natal, fortalecendo também parcerias e atividades no âmbito do Grupo de PET-Conexões de Saberes já referido..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Venilson Aguiar - Integrante / Francisco Canindé das Chagas Duarte - Integrante / Jaívilles Cibele Pontes da Silva - Integrante / Iris Maria de Oliveira - Coordenador / Arlan Rocha da Silva - Integrante / Aline Rodrigues Holanda - Integrante / João Paulo Teixeira Viana - Integrante / Mateus Silva de Oliveira - Integrante.
2013 - 2013
5ª Mostra de Profissões
Descrição: A Mostra de Profissões é um evento destinado aos estudantes do ensino médio com o objetivo de levar ao conhecimento dos alunos a oferta dos vários cursos da UFRN e as possibilidades de profissionalização a estes vinculadas. A interação entre alunos do ensino médio, graduandos e professores da universidade possibilitará ao aluno fazer uma escolha mais consciente e segura, de modo a minimizar as insatisfações relativas à profissionalização precoce. Para os alunos, a programação consta de palestras interativas realizadas por discentes e docentes da UFRN apresentando os 76 cursos de graduação. Além disso, a visita ao evento permite aos convidados conhecer o espaço físico da Universidade. Internamente é uma oportunidade para os estudantes da graduação pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre a área de profissionalização. Em cada curso, a palestra terá como foco aspectos gerais da formação, da profissionalização e do mercado de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Venilson Aguiar - Integrante / Elizama Rodrigues da Cunha - Coordenador / Juliana de Lima Figueiredo - Integrante / kaline Lorena Silva Dantas - Integrante / Jordan Carlos Silva de Medeiros - Integrante / José Adalberto de Souza Félix - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dos Pigmeus aos Ciganos: a proteção as minorias étnicas no mundo contemporâneo.Dos Pigmeus aos Ciganos: a proteção as minorias étnicas no mundo contemporâneo. 2015. (Outra).

2.
II Seminário Universidade, Escola e Comunidade.II Seminário Universidade, Escola e Comunidade. 2015. (Outra).

3.
Quartas Demográficas QD02 Aula Inaugural "Nuances da Fecundidade Brasileira: Abaixo do nível de reposição e estrutura jovem".Aula Inaugural. 2015. (Outra).

4.
Quartas Demográficas QD03 Palestra Expectativa de Vida Saudável no Brasil: Aspectos substantivos e metodológicos.Palestra Expectativa de Vida Saudável no Brasil: Aspectos substantivos e metodológicos. 2015. (Outra).

5.
Quartas Demográficas QD04 Palestra "O efeito de variações nas funções demográficas na capacidade de pagamento de benefícios de planos previdenciários de servidores públicos | Cristiane Silva Corrêa (DDCA/UFRN)".Palestra. 2015. (Outra).

6.
Quartas Demográficas QD05 Palestra Você sabe o que é demografia histórica? Relato da experiência do projeto de extensão ?A preservação da memória dos potiguares e dos registros paroquiais da Cúria Metropolitana de Natal?.Palestra. 2015. (Outra).

7.
Quartas Demográficas QD11 Palestra "Determinantes da felicidade e satisfação com a vida no Brasil: efeitos de idade, período e coorte | André Braz Golgher (Cedeplar/UFMG) e Raquel Zanatta Coutinho (University of North Carolina)".Palestra. 2015. (Outra).

8.
Quartas Demográficas QD12 Conferência "Estimating Total Fertility for Many Small Areas from Sparse Census Data | Carl P. Schmertmann (Florida State University)".Conferência. 2015. (Outra).

9.
V Seminário Didática e Ensino de História.V Seminário Didática e Ensino de História. 2015. (Outra).

10.
I MOSTRA PET:.Expandindo conhecimentos, construindo diálogos.. 2014. (Outra).

11.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E OS ATUAIS PROTESTOS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE. 2014. (Encontro).

12.
Manuseio de bússola e GPS.Manuseio de bússola e GPS. 2014. (Oficina).

13.
Quartas Demográficas QD01 Conferência "Población y Sustentabilidad: temas abiertos para el siglo XXI".Conferência. 2014. (Outra).

14.
Visita Acadêmica do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann da Technische Universität Braunschweig (Alemanha).Visita Acadêmica do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann da Technische Universität Braunschweig (Alemanha). 2014. (Outra).

15.
AMÉRICA LATINA NO CINEMA - QUARTA EDIÇÃO.AMÉRICA LATINA NO CINEMA - QUARTA EDIÇÃO. 2013. (Outra).

16.
POEMAS ÉPICOS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA.POEMAS ÉPICOS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA. 2013. (Oficina).

17.
MINI-CURSO SOBRE O PENSAMENTO SOCIAL LATINO-AMERICANO. 2012. (Encontro).

18.
OFICINA: O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO RIO GRANDE DO NORTE: ADMINISTRAÇÃO, FONTES E PESQUISAS EM HISTÓRIA COLONIAL. 2012. (Oficina).

19.
BERLIM DEPOIS DO MURO A CIDADE REUNIDA?. 2011. (Encontro).



Outras informações relevantes


Fiscal do Processo Seletivo "Vestibular da UFRN 2013"



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:23:12