Matheus Henrique Santos Lucas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1568852120754419
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM - http://www.gedam.com.br); Mestrando em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Possui interesse no estudo dos fatores que influenciam a aquisição e controle de habilidades motoras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Matheus Henrique Santos Lucas
Nome em citações bibliográficas
LUCAS, M. H. S.;SANTOS-LUCAS, M.H.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Orientador: Herbert Ugrinowitsch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Efeitos da faixa da amplitude de conhecimento de resultados (CR) sobre os componentes na aprendizagem de uma habilidade motoroa seriada.
Orientador: Herbert Ugrinowitsch.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Recent Advances in Applied Biomechanics. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
A contribuição do esporte para a inclusão social. (Carga horária: 19h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2016 - 2016
Modelo de função e disfunção do movimento humano. (Carga horária: 4h).
Núcleo de Excelência em Fisioterapia, NEF, Brasil.
2016 - 2016
Psicologia do Esporte. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Oficiais de Arbitragem. (Carga horária: 23h).
Federação Mineira de Basketball, FMB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Vinculado ao CNPq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica vinculado ao CNPq, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação Física, .



Linhas de pesquisa


1.
Aquisição, controle e adaptação de habilidades motoras ao longo da vida


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) no esforço cognitivo e na aprendizagem motora

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Herbert Ugrinowitsch em 18/09/2017.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Matheus Henrique Santos Lucas - Integrante / Herber Ugrinowitsch - Coordenador.
2015 - 2016
Efeito da faixa de amplitude de feedback na aprendizagem em uma tarefa de força isométrica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Matheus Henrique Santos Lucas - Integrante / Herber Ugrinowitsch - Coordenador / Maria Flávia Soares Pinto Carvalho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2015 - 2015
Efeitos da combinação da prática na aquisição da habilidade motora do voleibol
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Matheus Henrique Santos Lucas - Integrante / Herber Ugrinowitsch - Coordenador / Cíntia de Oliveira Matos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, M. P. ; LAGE, G. M. ; LUCAS, M. H. S. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeito da Faixa de Amplitude em Diferentes Demandas e Tipo de Tarefa. In: http://socibracom.com/bjmb/index.php/bjmb/issue/viewIssue/42/12, 2017, Belo Horizonte. VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor, 2017. v. 11. p. 71-71.

2.
LUCAS, M. H. S.; CARVALHO, M. F. S. P. ; LAGE, G. M. ; UGRINOWITSCH, H. . Efeitos da Faixa de Amplitude de Conhecimento de Resultados (CR) na Consistência do Comportamento: Positivo ou Nulo?. In: VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor, 2017, Belo Horizonte. VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor, 2017. v. 11. p. 77-77.

3.
LUCAS, M. H. S.; COSTA, C. L. A. ; BENDA, R. N. ; VIEIRA, M. M. ; FREIRE, A. B. ; UGRINOWITSCH, H. . RELAÇÃO DE PADRÕES BÁSICOS DE MOVIMENTO COM UMA HABILIDADE ESPORTIVA. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014, Belo Horizonte. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. v. 8. p. 239-239.

4.
CAMPOS, C. E. ; COUTO, C. R. ; SANTOS-LUCAS, M.H. ; UGRINOWITSCH, H. . EFEITOS DA PRÁTICA COM BAIXA VARIAÇÃO NA ADAPTAÇÃO MOTORA. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. v. 8. p. 14-14.

5.
COUTO, C. R. ; BENDA, R. N. ; CAMPOS, C. E. ; LUCAS, M. H. S. ; UGRINOWITSCH, H. . EFEITOS DA PRÁTICA COM ALTA VARIAÇÃO NA ADAPTAÇÃO MOTORA. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. v. 8. p. 15-15.

6.
MATOS, C. O. ; BENDA, R. N. ; JANUARIO, M. S. ; COSTA, C. L. A. ; FERREIRA, A. M. ; LUCAS, M. H. S. ; UGRINOWITSCH, H. . EFEITOS DA COMBINAÇÃO DE PRÁTICA NA AQUISIÇÃO DA HABILIDADE MOTORA SAQUE DO VOLEIBOL. In: VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2014. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2014. v. 8. p. 4-4.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor.Efeitos da Faixa de Amplitude de Conhecimento de Resultados (CR) na Consistência do Comportamento: Positivo ou Nulo?. 2017. (Seminário).

2.
I Colóquio Interno do GEDAM. 2016. (Outra).

3.
XXV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EFEITOS DA FAIXA DE AMPLITUDE DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) SOBRE OS COMPONENTES NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA SERIADA. 2016. (Exposição).

4.
2º Ciclo de Palestras Sobre Atividade Física e Nutrição. 2015. (Outra).

5.
XXIV Semana do Conhecimento. EFEITOS DA COMBINAÇÃO DE PRÁTICA NA AQUISIÇÃO DA HABILIDADE MOTORA SAQUE DO VOLEIBOL. 2015. (Exposição).

6.
1º CICLO DE PALESTRAS RELATIVA IDADE. 2014. (Outra).

7.
III Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso. 2014. (Exposição).

8.
UFMG SCIENCE SOCCER. 2014. (Seminário).

9.
VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2014. (Congresso).

10.
VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Relação de padrões básicos de movimento com uma habilidade esportiva. 2014. (Congresso).

11.
II Mostra de trabalhos de conclusão de curso. 2013. (Exposição).

12.
VI SEMINÁRIO MINEIRO DE COMPORTAMENTO MOTOR. 2013. (Seminário).

13.
Semana Acadêmica do Curso de Educação Física. 2011. (Oficina).

14.
Seminário de Grandes Eventos Esportivos. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUCAS, M. H. S.. VIII Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 4:20:27