Maíra Moraes dos Santos Villares Vianna

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6629886878322700
  • Última atualização do currículo em 06/10/2018


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2016. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais (REDES/UERJ). Possui interesse nas áreas de História do Brasil, Historiografia Brasileira, História do Livro e da Leitura, além das temáticas relacionadas à censura, política e cultura e relações de poder. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maíra Moraes dos Santos Villares Vianna
Nome em citações bibliográficas
VIANNA, M. M. S. V.;VIANNA. Maíra M. S. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua São Francisco Xavier
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340678
Ramal: 22


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Censores em cena: atores dentro da Mesa do Desembargo do Paço na corte joanina,Orientador: Prof.ª Drª. Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves.
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Galante Delmas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Censura; corte joanina; censores; luzes.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2017
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Censura no Império Luso-Brasileiro (1808-1822).
Orientador: Profª. Drª Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Comunitária, ECO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Tempo Histórico, Memória e Ideologia:a historicidade dos conceitos históric. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2016 - 2016
Mobilidade dos textos (sec. XVI-XIX). Traduções, Materialidade, Leituras. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Literatura Comparada, ABRALIC, Brasil.


Atuação Profissional



Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, ANRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária - COPED, site luso brasileiro, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária no Arquivo Nacional ? COPED - pesquisa e difusão de acervo, vinculado ao site luso-brasileiro, na produção de material para o site Luso-Brasileiro do Arquivo Nacional. Projetos: O Arquivo Nacional e a História Luso-brasileira: A ordem econômica e o desvio da ordem no Império luso-brasileiro e O Arquivo Nacional e a História Luso-brasileira: Expansão e Presença Ibérica no Oriente. Supervisora Cláudia Heymann. Realização de transcrições e ementas de documentos e na produção de verbetes, no período de Agosto de 2013 até Julho de 2015.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista de Iniciação científica pela FAPERJ, pesquisa desenvolvida no Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais na UERJ, 2015. Projeto: O inferno das Bibliotecas Régias: Livros proibidos nas Bibliotecas de Mafra e do Rio de Janeiro (Séculos XVIII e XIX). Orientadora Profª. Drª Lucia Maria Bastos Pereira das Neves


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 20
Outras informações
Mediadora de crianças com necessidades especiais na escola Municipal Friedenreich.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O inferno das Bibliotecas Régias: Livros proibidos nas Bibliotecas de Mafra e do Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX)
Descrição: Este projeto tem por principal objetivo o estudo comparado dos livros proibidos existentes na Biblioteca do Palácio de Mafra, Portugal, e na Real Biblioteca do Rio de Janeiro. Mais do que simples inventário, contudo, ele pretende analisar tanto o conteúdo das obras selecionadas quanto o contexto, seja o de sua publicação, seja, sobretudo, aquele em que terminaram proibidas pela censura que as monarquias do período institucionalizaram. Subsidiariamente, o projeto propõe novo olhar sobre esses mecanismos de restrição à circulação do escrito no mundo luso-brasileiro. Uma vez que as publicações não se destinavam apenas a mosteiros e escolas religiosas, convém pensar as decisões a seu respeito como igualmente voltadas para o leitor mais amplo, identificado, em geral, à elite letrada, ligada a um espaço profissional inédito, que surgia da ampliação de atividades como as de jurista, médico, professor de universidade e até eclesiástico. Por fim, o foco recai, em especial, no século XVIII e princípios do XIX, quando o mundo em transformação passou a ver na censura um elemento paradoxal. Afinal, se, dessa maneira, o poder real e religioso tentava reprimir a sedição, a imoralidade e a heresia, tal controle revelava-se, ao mesmo tempo, no mais das vezes ineficaz. A pesquisa articula, assim, investigação empírica e reflexão teórica, buscando sua originalidade não só no estudo dos livros proibidos, mas também na recepção que tiveram junto a público que, embora ainda exíguo, estava situado em posições a partir das quais podia assimilar e difundir as novas linguagens políticas características da modernidade. Palavras-chave: Bibliotecas Régias - Censura - Relações de Poder - Livros proibidos - Modernidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANNA, M. M. S. V.. Os embates nos bastidores da cesura joanina (1808-1821). In: VI EPHIS Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Tempo: permanências rupturas e transições na História, 2017, Belo Horizonte. Anais eletrônicos do VI EPHIS Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Tempo: permanências rupturas e transições na História, 2017.

2.
VIANNA, M. M. S. V.. Luzes e censura: os primeiros anos do século XIX no Império luso-brasileiro. In: X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro, RJ.. Anais / X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015. p. 3151-3159.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANNA, M. M. S. V.. Os embates nos bastidores da cesura joanina (1808-1821). In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018, Niterói. Caderno de resumos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018. p. 494-495.

2.
VIANNA, M. M. S. V.. O rei, o censor e o padre: três atores e um palco na corte joanina. In: Encontro Internacional de História Colonial, 2018, Natal, Rio Grande do Norte. Caderno de Resumos do VII Encontro Internacional de História Colonial. Espaços coloniais: domínios, poderes e representações, 2018. p. 122-123.

3.
VIANNA, M. M. S. V.. Os censores nos bastidores da censura Joanina: As relações de prestígio e poder dentro da sociedade de Corte. In: XIII Semana de História Política. X Seminário Nacional de História Política, Cultural e Sociedade, 2018, Rio de Janeiro, RJ.. Caderno de Resumos da XIII Semana de História Política: Quando ?a imaginação toma o poder?: democracias e representatividades / X Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade., 2018. p. 165-166.

4.
VIANNA, M. M. S. V.. A Censura a partir da análise dos pareceres da Mesa do Desembargo do Paço. In: VI EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História. Tempo: permanências rupturas e transições na História, 2017, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - VI EPHIS ? VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG. 08 a 12 de maio ? Belo Horizonte: Departamento de História - FAFICH/UFMG, 2017., 2017. p. 166-167.

5.
VIANNA, M. M. S. V.. Leitura e censura nos primórdios do século XIX. In: XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas. IX Seminário de História: Política, Cultura e Sociedade,, 2017. Caderno de Resumos da XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017. p. 270.

6.
VIANNA, M. M. S. V.. A censura nos primeiros anos do Império luso-brasileiro. In: XI Semana de História Política / VIII Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos XI Semana de História Política / VIII Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade, 2016. p. 60-61.

7.
VIANNA, M. M. S. V.. Luzes e censura: os primeiros anos do século XIX no Império luso-brasileiro. In: X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos/ X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015. p. 125.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANNA, M. M. S. V.. Os embates nos bastidores da cesura joanina (1808-1821). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIANNA, M. M. S. V.. O rei, o censor e o padre: três atores e um palco na corte joanina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIANNA, M. M. S. V.. Os censores nos bastidores da censura Joanina: As relações de prestígio e poder dentro da sociedade de Corte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIANNA, M. M. S. V.. A Censura a partir da análise dos pareceres da Mesa do Desembargo do Paço. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
VIANNA, M. M. S. V.. Leitura e censura nos primórdios do século XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
VIANNA, M. M. S. V.. O Império Luso-Brasileiro e a censura nos primeiros anos do século XIX (1808-1821). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VIANNA, M. M. S. V.. O Império Luso-Brasileiro e a censura nos primeiros anos do séc. XIX (1808-1821). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
VIANNA, M. M. S. V.. Leitura nos anos iniciais do Século XIX e a censura dentro do Império luso-brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
VIANNA, M. M. S. V.. A censura nos primeiros anos do Império luso-brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIANNA, M. M. S. V.. Luzes e censura: os primeiros anos do século XIX no Império luso-brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANNA, M. M. S. V.. CENSORES EM CENA: ATORES DENTRO DA MESA DO DESEMBARGO DO PAÇO NA CORTE JOANINA. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
VIANNA, M. M. S. V.. O Inferno das Bibliotecas Régias: Livros proibidos nas bibliotecas de Mafra e do Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). 2016. (Relatório final de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Censura à prova do tempo. 2018. (Outra).

2.
Encontro Internacional de História Colonial.O rei, o censor e o padre: três atores e um palco na corte joanina. 2018. (Encontro).

3.
XIII Semana de História Política. X Seminário Nacional de História Política, Cultural e Sociedade..Os censores nos bastidores da censura Joanina: As relações de prestígio e poder dentro da sociedade de Corte. 2018. (Seminário).

4.
A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra: um testemunho do tempo das Luzes. 2017. (Congresso).

5.
A Revolução de 1817 e suas apropriações da História. 2017. (Outra).

6.
I Encontro de Pesquisa em Teoria e História da Historiografia.O Império Luso-Brasileiro e a censura nos primeiros anos do séc. XIX (1808-1821). 2017. (Encontro).

7.
II Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos.Leitura nos anos iniciais do Século XIX e a censura dentro do Império luso-brasileiro. 2017. (Simpósio).

8.
Práticas de escritura, materialidades dos textos e expectativas de leitura. 2017. (Seminário).

9.
VI Encontro de Pesquisa em 2017 História da UFMG: Tempo, permanências, rupturas e transições na história.A Censura a partir da análise dos pareceres da Mesa do Desembargo do Paço. 2017. (Simpósio).

10.
XII Semana de História Política | IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas.Leitura e censura nos primórdios do século XIX. 2017. (Simpósio).

11.
50 anos do golpe civil-militar: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. 2014.. 2014. (Congresso).

12.
Semana de recepção ao calouros - História 2014. 2014. (Outro).. 2014. (Outra).

13.
XISemana de História "Tempos de Manifestação" CAHIS UERJ. 2013. (Outra).

14.
XXXII Encontro Nacional dos Estudantes de História, "A Universidade Necessária: Reforma Curricular e a Utilidade da História". 2013. 2013. (Congresso).

15.
II Congresso Internacional de religião, Mito e Magia na Antiguidade. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANNA, M. M. S. V.. XIII Semana de História Política do PPGH-UERJ/ X Seminário Nacional: política, cultura e sociedade. 2018. (Congresso).

2.
VIANNA, M. M. S. V.. X Semana de História UERJ. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 23:31:30