Érica da Silva Maciel

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, campus Barretos, cursando atualmente o 8º semestre do curso. Bolsista pelo CNPQ, Iniciação Científica, na área de Biologia Reprodutiva de Squamata no Instituto Butantan. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica da Silva Maciel
Nome em citações bibliográficas
MACIEL, E. S.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Ciências Biológicas.
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Biologia Marinha. (Carga horária: 40h).
Departamento de Zoologia-IBB-UNESP, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Taxidermia. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos, IFSP, Brasil.
2017 - 2017
Sistemática e Filogenética. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos, IFSP, Brasil.
2016 - 2016
Biologia Reprodutiva de Squamata. (Carga horária: 40h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
2015 - 2015
Enzimologia. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos, IFSP, Brasil.
2015 - 2015
Contaminação Ambiental: Biomarcadores: Bioindicadores em uma abordagem. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
Circuito de Palestras. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
Microbiologia de Alimentos. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos, IFSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa sobre a morfologia testicular e das vias seminíferas de Ameiva ameiva (Squamata, Teiidae). CNPQ/ Instituto Butantan.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Ensino no laboratório de Anatomia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa vinculada ao melhoramento do material didático do campus no ensino de Zoologia para execução de aulas práticas.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Aspectos histoquímicos e estereológicos dos testículos e das vias seminíferas de Ameiva ameiva (Squamata, Teiidae)
Descrição: O aparelho reprodutor masculino de répteis, particularmente em lagartos, é constituído por testículos pares, compactos, ovoides exibindo uma coloração que varia do branco ao creme e com tamanho variável devido a sazonalidade reprodutiva. Trabalhos a respeito da morfologia reprodutiva desse grupo são escassos, principalmente se tratando de espécies de teídeos, com o Ameiva ameiva, bastante comuns em território brasileiro e abundante na região norte do estado de São Paulo. Este trabalho busca analisar comparativamente as estruturas dos órgãos reprodutores (testículos, via seminífera e segmento sexual renal - SSR) por meio de analises histoquímicas e estereológicas em machos da espécie Ameiva ameiva (Teiidae), nas estações de inverno e verão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Érica da Silva Maciel - Coordenador / Selma Maria de Almeida Santos - Integrante / Rodrigo Zieri - Integrante / Classius de Oliveira - Integrante.
2017 - 2018
Morfologia testicular e das vias seminíferas de Ameiva ameiva (Squamata, Teiidae)
Descrição: O aparelho reprodutor masculino de répteis, particularmente em lagartos, é constituído por testículos pares, compactos, ovoides exibindo uma coloração que varia do branco ao creme e com tamanho variável devido a sazonalidade reprodutiva. Trabalhos a respeito da morfologia reprodutiva desse grupo são escassos, principalmente se tratando de espécies de teídeos, com o Ameiva ameiva, bastante comuns em território brasileiro e abundante na região norte do estado de São Paulo. Estre trabalho busca descrever e analisar comparativamente as estruturas dos órgãos reprodutores (testículos, via seminífera e segmento sexual renal - SSR) em machos da espécie Ameiva ameiva (Teiidae), em duas estações do ano, inverno e verão, por meio de análises estereológicas e histoquímicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Érica da Silva Maciel - Coordenador / Selma Maria de Almeida Santos - Integrante / Rodrigo Zieri - Integrante / Classius de Oliveira - Integrante.
2014 - 2014
As Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso lúdico pedagógico nas aulas de Ciências Naturais utilizado por professores e alunos da rede pública de Barretos.
Descrição: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), um dos princípios do ensino é garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Sendo assim, devem-se buscar metodologias de ensino que motivem e facilitem para o aluno a construção do seu conhecimento, garantindo assim sua permanência na escola e, conseqüentemente, permitindo dar continuidade a seus estudos. Com isso, torna-se imprescindível a criação e o desenvolvimento de materiais diversificados, com a intenção de dinamização as aulas. Nesse sentido, as Histórias em Quadrinhos (HQs) vêm se apresentando como uma importante ferramenta lúdica na construção do conhecimento pelo aluno, capaz de motivar o estudante não somente para o ensino de Ciências, mas também para a leitura e para os estudos. Com o intuito de promover a sinergia entre ensino e pesquisa, o presente projeto tem como objetivo central verificar a aceitabilidade das HQs como uma ferramenta lúdica do processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências em algumas escolas públicas de Barretos/São Paulo, buscando, assim, a consolidação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Barretos, como referência em assuntos educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Érica da Silva Maciel - Coordenador / Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva - Integrante.


Projetos de ensino


2017 - 2017
Bolsa Ensino - Acervo didático de Zoologia e Morfologia
Descrição: O projeto teve como objetivo complementar as coleções zoológicas e didáticas do IFSP, Campus Barretos, na área de Anatomia e Zoologia. Além de contribuir com o professor de anatomia em aulas práticas e eventuais apresentações da coleção para alunos internos e externos da instituição..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino, Agência de fomento.
Em relação a temática: Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem, Projetos de curso, Aprendizagem por projetos.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Melhorar a coleção zoológica e anatômica do Campus, promover maior interesse dos alunos pela área de estudo e elaborar materiais que puderam ser utilizados em aulas práticas e teóricas..
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Érica da Silva Maciel - Integrante / Rodrigo Zieri - Coordenador.
2016 - 2016
Bolsa Ensino - Acervo didático de Zoologia e Morfologia
Descrição: O projeto teve como objetivo complementar as coleções zoológicas e didáticas do IFSP, Campus Barretos, na área de Anatomia e Zoologia. Além de contribuir com o professor de anatomia em aulas práticas e eventuais apresentações da coleção para alunos internos e externos da instituição..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem, Projetos de curso, Aprendizagem por projetos.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Melhorar a coleção zoológica e anatômica do Campus, promover maior interesse dos alunos pela área de estudo e elaborar materiais que puderam ser utilizados em aulas práticas e teóricas..
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Érica da Silva Maciel - Integrante / Rodrigo Zieri - Coordenador.
2015 - 2016
Bolsa Ensino - Acervo didático de Zoologia e Morfologia
Descrição: O projeto teve como objetivo complementar as coleções zoológicas e didáticas do IFSP, Campus Barretos, na área de Anatomia e Zoologia. Além de contribuir com o professor de anatomia em aulas práticas e eventuais apresentações da coleção para alunos internos e externos da instituição..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento, Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projetos de curso, Integração social(escola, familia, comunidade), Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Melhorar a coleção zoológica e anatômica do Campus, promover maior interesse dos alunos pela área de estudo e elaborar materiais que puderam ser utilizados em aulas práticas e teóricas..
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Érica da Silva Maciel - Integrante / Rodrigo Zieri - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - campus Barretos - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Herpetologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MACIEL, E. S.; ALMEIDA SANTOS ; ZIERI, R. . Análise testicular e das vias seminíferas do lagarto Ameiva ameiva (Squamata, Teiidae) durante as estações inverno e verão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MACIEL, E. S.; ZIERI, R. ; ALMEIDA SANTOS . Análise testicular do lagarto Ameiva ameiva (Squamata, Teiidae) durante as estações inverno e verão.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACIEL, E. S.; SARAIVA, A. I. N. B. . As Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso lúdico pedagógico nas aulas de Ciências Naturais utilizado por professores e alunos da rede pública de Barretos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MACIEL, E. S.; OLIVEIRA, C. . Práticas de laboratório e fundamentos da reprodução e pigmentação em ectotérmicos. 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia. Análise Testicular e das Vias Seminíferas do lagarto Ameiva ameiva (Squamata, Teiidae) durante as Estações Inverno e Verão. 2018. (Congresso).

2.
IV Simpósio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Barretos. 2017. (Simpósio).

3.
III Simpósio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Barretos. 2016. (Simpósio).

4.
III Feira de Ciências da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Barretos.. Monitoramento. 2015. (Feira).

5.
II Simpósio de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Barretos. 2014. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACIEL, E. S.. III Simpósio de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Barretos. 2015. (Outro).

2.
MACIEL, E. S.. II Simpósio de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Barretos. 2014. (Outro).




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