Andressa Araujo Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3571648785970954
  • Última atualização do currículo em 20/02/2018


Graduada em Enfermagem (2016). Especialização em andamento na modalidade Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem, ambos pela Universidade Estadual de Londrina - PR. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de Enfermagem (NEPGESE) da Universidade Estadual de Londrina-PR. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à Saúde do Trabalhador, Pré-Aposentadoria, Gestão da idade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andressa Araujo Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Especialização em andamento em Especialização em Residência em Gerencia dos Serviços de Enfermagem. (Carga Horária: 5385h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Percepção de trabalhadores mais velhos sobre o envelhecimento no contexto laboral.
Orientador: Raquel Gvozd.
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Enfermagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Opinião de trabalhadores quanto as palestras instrucionais ofertadas por um programa de pré-aposentadoria.
Orientador: Maria do Carmo Lourenço Haddad.
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
I curso teórico-prático de auditoria em terapia intravenosa do hospital uni. (Carga horária: 18h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitoria apresentação de TCC, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Prevalência de hiperglicemia por estresse em pacientes não críticos internados em um hospital público
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Primeiros Socorros: sensibilizando crianças
Descrição: A INCIDÊNCIA DE MORBI-MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS VEM CRESCENDO CONTINUAMENTE, SENDO RESPONSÁVEL POR MAIS DE CINCO MILHÕES DE MORTES EM TODO MUNDO, REPRESENTANDO CERCA DE 9% DO ÍNDICE DE MORTALIDADE GERAL. O ATENDIMENTO INICIAL DE UMA PESSOA EM SITUAÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA REQUER CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO DA SOCIEDADE EM GERAL (LEIGOS OU PROFISSIONAIS DA SAÚDE), A FIM DE MINIMINIZAR PROBLEMAS E A MORTALIDADE ADVINDA DESTES EVENTOS. COM BASE NESTE CENÁRIO, OBSERVA-SE A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO PRECOCE DE INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS, AUTÊNTICOS E EMOCIONALMENTE EQUILIBRADOS PARA O ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E ISSO É FACILITADO QUANDO OCORRE UM APRENDIZADO DAS PRÁTICAS PRECONIZADAS PARA AS CRIANÇAS, COM O OBJETIVO DE HAVER UMA SENSIBILIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS. ESTE É UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO, LONGITUDINAL, QUANTITATIVO E DESCRITIVO COM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 08 A 10 ANOS PARA A INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS. APÓS AUTORIZAÇÃO DA ESCOLA SELECIONADA, O TRABALHO FOI SUBMETIDO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA, OBTENDO PARECER FAVORÁVEL À REALIZAÇÃO. FOI ENVIADO AOS PAIS DOS ALUNOS MATRICULADOS NOS 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, SENDO QUE O CRITÉRIO DE INCLUSÃO SERÁ TODOS OS QUE ESTIVEREM COM O TERMO DEVIDAMENTE ASSINADO. AS CRIANÇAS PARTICIPARÃO DE 5 ENCONTROS COM INTERVALO SEMANAL E DURAÇÃO DE 45 MINUTOS CADA. EM CADA ENCONTRO SERÁ ABORDADO UM TEMA RELACIONADO A PRIMEIROS SOCORROS, NA SEGUINTE ORDEM: FERIDAS E QUEIMADURAS; EPISTAXE; ENGASGO DE ADULTOS; ENGASGO DE BEBÊS E PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. ANTES DE CADA ENCONTRO, SERÁ REALIZADO UMA RODA DE CONVERSA COM AS CRIANÇAS, UTILIZANDO ESTA, COMO UMA FORMA DE AVALIAÇÃO COLETIVA, QUESTIONANDO-SE AS CONDUTAS ADOTADAS E CONHECIDAS POR ELAS SOBRE OS DIFERENTES TEMAS. ESTE MOMENTO SERÁ GRAVADO, PARA QUE NÃO SE PERCA A RIQUEZA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS CRIANÇAS. EM SEGUIDA, SERÁ MINISTRADO UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE FORMA LÚDICA SOBRE OS PROCEDIMENTOS CORRETOS A SEREM REALIZADOS NAS SITUAÇÕES ACIMA MENCIONADAS, PROPICIANDO QUE AS CRIANÇAS REPRODUZAM O QUE APRENDEU E EXPONHAM SUAS DÚVIDAS. APÓS ESTE MOMENTO, SERÁ AVALIADO INDIVIDUALMENTE CADA CRIANÇAS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA ADOTADA OU REFERIDA PELA CRIANÇA NA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA ENUNCIADA PELOS AVALIADORES, CHECANDO-SE AS CONDUTAS DE ACORDO COM PROTOCOLOS RECONHECIDOS COMO PARÂMETROS PARA OS ATENDIMENTOS DAS DIFERENTES SITUAÇÕES. PASSADO 1 MÊS DO ÚLTIMO ENCONTRO, SERÁ NOVAMENTE REALIZADO O PÓS TESTE (OBSERVACIONAL) PARA VERIFICAR O CONHECIMENTO QUE PERMANECEU COM A CRIANÇA. OS DADOS COLETADOS SERÃO ANALISADOS ATRAVÉS DA TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA E DAS MÉDIAS DOS ACERTOS DAS CRIANÇAS, UTILIZANDO-SE O PROGRAMA SPSS 2.0 E APRESENTADOS ATRAVÉS DE GRÁFICOS E TABELAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andressa Araujo Silva - Coordenador / Eleine Aparecida Penha Martins - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2015
Currículo integrado de um curso de enfermagem: temas transversais e formação profissional
Descrição: Participou de coleta de dados da pesquisa intitulada "Currículo integrado de um curso de enfermagem: temas transversais e formação profissional" por meio de grupo focal, debatendo sobre o tema transversal: gestão do cuidado..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Currículo integrado de um curso de enfermagem: temas transversais e formação profissional
Descrição: Participou de coleta de dados da pesquisa intitulada "Currículo integrado de um curso de enfermagem: temas transversais e formação profissional" por meio de grupo focal, debatendo sobre o tema transversal: comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Currículo integrado de um curso de enfermagem: temas transversais e formação profissional
Descrição: Participou de coleta de dados da pesquisa intitulada "Currículo integrado de um curso de enfermagem: temas transversais e formação profissional" por meio de grupo focal, debatendo sobre o tema transversal: integração ensino-serviço-comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. A.; MONTEZELI, J. H. . O interesse de acadêmicos de enfermagem pela área de emergência.. In: 2º seminário de extensão universitária - por extenso, 2013, Londrina - PR. 2º seminário de extensão universitária - por extenso. Londrina - PR, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. A.; CARVALHO, W. O. . Cobertura vacinal de influenza e fatores associados em idosos residentes na área de abrangência da unidade de saúde da família novo bandeirantes, Cambé-PR, 2014. In: IV congresso científico do centro de ciências da saúde/UEL, 2014, Londrina - PR. Anais do IV congresso científico do centro de ciências da saúde/UEL. Londrina - PR, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. A.; CARVALHO, W. O. . Cobertura vacinal de influenza e fatores associados em idosos residentes na área de abrangência da unidade de saúde da família novo bandeirantes, Cambé-PR, 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, A. A.; CARDOSO, M. G. P. ; BATISTA, J. C. ; CICONATO, A. ; APOLINARIO, A. ; SOUZA, G. ; GARCIA, I. M. ; PEREIRA, J. S. . Avaliação das qualidade de terapia infusional por meio da auditoria em unidade médico-cirúrgico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, A. A.; MONTEZELI, J. H. . O interesse de acadêmicos de enfermagem pela área de emergência.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. A.. Insulinoterapia: Aspectos relevantes no cuidar. 2016. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de mini curso de atualização em enfermagem. 2016. (Encontro).

2.
Participação voluntária na imunização contra a raiva humana. Imunização contra raiva humana. 2016. (Feira).

3.
GFAS - Grupo de estudo da Formação na área da saúde. 2015. (Encontro).

4.
I forúm sobre "prevenção de úlcera por pressão" do hospital universitário de londrina. 2014. (Encontro).

5.
III Jornada de epidemiologia hospitalar. 2014. (Encontro).

6.
IV congresso científico do centro de ciências da saúde/UEL. Cobertura vacinal de influenza e fatores associados em idosos residentes na área de abrangência da unidade de saúde da família novo bandeirantes, Cambé-PR, 2014. 2014. (Congresso).

7.
1º simpósio de pesquisa em enfermagem de hospital universitário de londrina. 2013. (Encontro).

8.
2º seminário de extensão universitária por extenso.O interesse de acadêmicos de enfermagem pela área de emergência.. 2013. (Seminário).

9.
Ciclo de palestras: especialidades de enfermagem. 2013. (Encontro).

10.
III Jornada da liga de pediatria. 2013. (Encontro).

11.
Simpósio de humanização da saúde do sensibilizarte. 2013. (Simpósio).

12.
XII jornada da Loga do trauma. 2013. (Encontro).

13.
Atenção ao parto e nascimento: a qualidade da assistência em debate. 2012. (Encontro).

14.
I Ciclo de palestras de terapia intravenosa do hospital universitário de londrina. 2012. (Encontro).

15.
Servidor público do hospital universitário de Londrina. Feira de Saúde - em comemoração ao dia do servidor público do hospital universitário de Londrina. 2012. (Feira).

16.
Simpósio de 40 anos o curso de enfermagem: em busca da excelência no cuidar e 73ª semana brasileira de enfermagem. 2012. (Simpósio).

17.
Simpósio de 40 anos o curso de enfermagem: em busca da excelência no cuidar e 73ª semana brasileira de enfermagem. 2012. (Simpósio).

18.
XI Jornada da loga do trauma. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. A.. III Ciclo de palestras de terapia intravenosa do hospital universitário de londrina. 2014. (Outro).

2.
SILVA, A. A.. II Ciclo de palestras de terapia intravenosa do hospital universitário de londrina. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 20:13:58