Elisa Capelari Pedrozo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8792885207471866
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) da Universidade de Caxias do Sul (bolsista PROSUC/CAPES), orientada pela Profa. Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani. Licenciada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (2018). De 2016-3 a 2018-2 atuou como bolsista de iniciação científica PIBIC-CNPQ no Projeto de Pesquisa intitulado "Leitura sob o signo do gênero: Recepção do texto literário e regionalidade" (LEITORA1), coordenado pela Profa. Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani. De 2014-2 a 2016-2 atuou como bolsista de iniciação à docência PIBID-UCS no subprojeto Letras - Português, coordenado pela Profa. Dra. Suzana Maria Lain Pagot. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisa Capelari Pedrozo
Nome em citações bibliográficas
PEDROZO, E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Caxias do Sul.
Rua Francisco Getúlio Vargas, Bloco H, 202.2
Petrópolis
95070560 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 32182100
Ramal: 2789
URL da Homepage: https://www.ucs.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Letras, Cultura e Regionalidade.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Orientador: Cecil Jeanine Albert Zinani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2018
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2002 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Cenecista Angelo Antonello, ICAA-%20CNEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Novo Ortografia da Língua Portuguesa. (Carga horária: 30h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Libras básico. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Redação Oficial. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria de disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atua como monitora da disciplina "Literatura Brasileira I", ministrada pela Prof. Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Este projeto tem o propósito de investigar a questão da leitura do texto literário, com base na recepção, observando o gênero social e a regionalidade. Para tanto, pretende-se utilizar como fundamento as teorias da recepção e também aportes de crítica feminista, além dos estudos sobre Região e Regionalidade, considerando diferentes suportes de leitura. A metodologia utilizada fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e hermenêutica literária, com a organização de um quadro teórico que subsidie adequadamente a análise e a interpretação de obras literárias, observando a representação da mulher em obras da literatura e sua relação com a regionalidade, possibilitando a construção de subsídios que contribuam para a escrita de uma história da literatura atendendo às características de gênero e de regionalidade. Bolsista de iniciação científica PIBIC-CNPQ Projeto: Leitura sob o signo do gênero: Recepção do texto literário e regionalidade (LEITORA1) Coordenadora: Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani Pesquisadora: Dra. Salete Rosa Pezzi dos Santos Pesquisadora: Dra. Tânia Maria Cemin Wagner

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria de evento, Carga horária: 3
Outras informações
Participou como monitora da sessão 02 do Eixo Temático 08 do 5o Encontro Rede Sul Letras: Letras no século XXI, realizado na Universidade de Caxias do Sul, de 8 a 10 de novembro de 2017.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Este projeto tem o propósito de investigar diferenças na recepção do texto literário, de acordo com o gênero social e a regionalidade, utilizando aportes de crítica feminista, bem como de instrumental teórico proveniente de correntes pós-estruturalista, desconstrutivista, pós-colonialista e Estética da Recepção e dos estudos de Região e Regionalidade, considerando diferentes suportes de leitura. A metodologia utilizada fundamenta-se na hermenêutica literária, com a organização de um quadro teórico que subsidie adequadamente a análise e a interpretação de obras literárias, observando a recepção da mulher em obras de literatura contemporânea de autoria feminina e sua relação com a regionalidade. Bolsista de iniciação científica BIC-UCS. Projeto: Configuração da mulher leitora na contemporaneidade: Recepção do texto literário e regionalidade (LEITORA) Coordenadora: Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani Pesquisadora: Dra. Salete Rosa Pezzi dos Santos Pesquisadora: Dra. Tânia Maria Cemin Wagner

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria de evento, Carga horária: 25
Outras informações
Participou como monitora do III Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais - Novas vozes. Novas linguagens. Novas leituras., realizado na Universidade de Caxias do Sul, de 21 a 23 de novembro de 2016

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação à docência, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Pibid-UCS aponta para a construção de uma metodologia participativa e interreflexiva entre Universidade e Educação Básica permitindo ao bolsista exercer o papel de mediador deste processo. Também procura levar à escola as diferentes potencialidades das novas tecnologias e das propostas de interações por ela apresentadas. Atualmente, se diz que a sociedade é eminentemente pedagógica ou do conhecimento. Segundo Libâneo (1998), o pedagógico perpassa toda sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal, criando formas de educação paralela, desfazendo praticamente todos os nós que separavam escola e sociedade. Bolsista de iniciação à docência CNPQ/Pibid-UCS. Subprojeto: Letras - Português, cidade de Caxias do Sul Coordenadora: Dra. Suzana Maria Lain Pagot



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Pesquisa e Desenvolvimento.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEDROZO, E. C.2018PEDROZO, E. C.. A dupla essência do imaginário humano em ?Uma em duas?, de Lya Luft. MAFUÁ, v. 2, p. 1-12, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEDROZO, E. C.; Letícia Lima . GÊNERO FANTÁSTICO: UMA PERSPECTIVA NO TRABALHO COM OS CLÁSSICOS. In: XVIII Jornada Nacional de Educação e do VI Seminário Interdisciplinar PIBID, 2016, Santa Maria - RS. Anais da XVIII Jornada Nacional de Educação e do VI Seminário Interdisciplinar PIBID, Santa Maria - RS. Tema: Ensino, ambiente e cultura: interfaces na formação docente. de 13 a 16 de setembro de 2016, 2016. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEDROZO, E. C.; Cecil Jeanine Albert Zinani . ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO: POETISA PORTO-ALEGRENDE NO ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO. In: II Colóquio de Educação Discente: estado, democracia e educação - Políticas em debate, 2017, Caxias do Sul. Anais de resumos e programação. Caxias do Sul: EDUCS, 2017. v. 2. p. 86-89.

2.
PEDROZO, E. C.; Letícia Lima ; Edolésia Fontoura da Rosa Andreazza ; Jéssica Denise Silva de Aguiar . OFICINAS PIBID: LER E ESCREVER, ATOS DE CIDADANIA. In: 1º Seminário Institucional do PIBID-UCS e 1º Painel de Licenciaturas UCS, 2015, Caxias do Sul. O papel das instituições na formação docente: universidade, mantenedora e comunidade. Caxias do Sul: EDUCS, 2015. v. 01. p. 01-209.

3.
PEDROZO, E. C.; Letícia Lima ; Suzana Maria Lain Pagot . OFICINA PIBID: A ESCRITA NO ENEM DA PRÁTICA À EFICIÊNCIA. In: III Seminário Institucional do PIBID/UNISC: Aproximações entre Universidades, Pesquisa e Educação Básica, 2015, Santa Cruz do Sul - RS. v. 1 (2015): Anais do III Seminário Institucional do PIBID UNISC Aproximações entre Universidade, Pesquisa e Educação Básica, 2015. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEDROZO, E. C.. ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO: ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS HISTO RICOS LATINO-AMERICANOS UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS 13 A 15 DE SETEMBRO DE 2017, 2017, São Leopoldo. Caderno de Programação e Resumos. São Leopoldo: PPGH- UNISINOS, 2017. p. 101-102.

Apresentações de Trabalho
1.
PEDROZO, E. C.. Configurações da mulher operária na literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEDROZO, E. C.. A MULHER OPERÁRIA NOS UNIVERSOS FICCIONAIS DE AMANDO FONTES E PATRÍCIA GALVÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PEDROZO, E. C.. Anália Vieira do Nascimento: poetisa no Almanaque de lembranças luso-brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEDROZO, E. C.; Cecil Jeanine Albert Zinani . ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO E O ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEDROZO, E. C.. ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO: ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEDROZO, E. C.. O MITEMA DO DUPLO EM ?DUAS EM UMA?, DE LIA LUFT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEDROZO, E. C.. A essência do imagético humano em 'Uma em duas', de Lya Luft. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEDROZO, E. C.. A representação do sujeito feminino em Judy Moody, de Megan McDonald. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PEDROZO, E. C.; Letícia Lima . Projeto PIBID: leitura dos clássicos da literatura ?a utilidade do inútil?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEDROZO, E. C.. Judy Moody: a representação do sujeito feminino mirim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEDROZO, E. C.; Letícia Lima ; Edolésia Fontoura da Rosa Andreazza ; Jéssica Denise Silva de Aguiar . OFICINAS PIBID: LER E ESCREVER, ATOS DE CIDADANIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PEDROZO, E. C.; Letícia Lima ; Suzana Maria Lain Pagot . OFICINA PIBID: A ESCRITA NO ENEM DA PRÁTICA À EFICIÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula de abertura do semestre 2018/2. 2018. (Outra).

2.
II CEDU - Colóquio de Educação Discente: ESTADO, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: políticas em debate. 2017. (Outra).

3.
II CEDU - Colóquio de Educação Discente: ESTADO, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: políticas em debate.ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO: POETISA PORTOALEGRENDE NO ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO. 2017. (Outra).

4.
II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos - II CI-EHILA. ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO: ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO. 2017. (Congresso).

5.
IV Fórum de Integração de Teses e Dissertações do PPGLET/PDLET e II Fórum de Pesquisa da Área do Conhecimento de Humanidades.Representações da mulher operária na literatura. 2017. (Outra).

6.
VIII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, II Simpósio Internacional Leitura, Literatura e Mídia, VIII Conferência Linguística e Cognição e XVIII Semana Acadêmica de Letras - (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras.A MULHER OPERÁRIA NOS UNIVERSOS FICCIONAIS DE AMANDO FONTES E PATRÍCIA GALVÃO. 2017. (Simpósio).

7.
XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCR.Anália Vieira do Nascimento: poetisa no Almanaque de lembranças luso-brasileiro. 2017. (Outra).

8.
XXV Encontro de Jovens Pesquisadores & VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO E O ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO. 2017. (Encontro).

9.
XXV Encontro de Jovens Pesquisadores & VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.ANÁLIA VIEIRA DO NASCIMENTO E O ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIRO. 2017. (Outra).

10.
27ª Semana de Letras ? Shakespeare e Cervantes 400 anos depoi.Projeto PIBID: leitura dos clássicos da literatura ?a utilidade do inútil?. 2016. (Outra).

11.
III Congresso Internac iona l Vertentes do Insó lito Ficcional XV Painel Ref lexões sobre o insól ito na narrat iva ficcional ?A personagem nos mundos poss íveis do insó l ito f icc ional?. A essência do imagético humano em 'Uma em duas', de Lya Luft. 2016. (Congresso).

12.
III Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais - Novas vozes. Novas linguagens. Novas leituras..A representação do sujeito feminino em Judy Moody, Megan McDonald. 2016. (Seminário).

13.
Salão UFRGS 2016: SIC - XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS,.O MITEMA DO DUPLO EM ?DUAS EM UMA?, DE LIA LUFT. 2016. (Outra).

14.
Salão UFRGS 2016: SIC - XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS,.O MITEMA DO DUPLO EM ?DUAS EM UMA?, DE LIA LUFT. 2016. (Outra).

15.
XVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.Judy Moody: a representação do sujeito feminino mirim. 2016. (Outra).

16.
1º Seminário Institucional do PIBID-UCS 1º Seminário Institucional do PIBID-UCS e 1º Painel de Licenciaturas UCS. 2015. (Seminário).

17.
Seminário Institucional PIBID UNISC 2015.OFICINA PIBID: A ESCRITA NO ENEM DA PRÁTICA À EFICIÊNCIA. 2015. (Seminário).

18.
VII Seminário Internacional e XVI Seminário Nacional Mulher e Literatura. 2015. (Seminário).

19.
XXVI Semana Acadêmica do Curso de Letras - Professor: dos saberes à prática pedagógica prazerosa. 2015. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEDROZO, E. C.2018PEDROZO, E. C.. A dupla essência do imaginário humano em ?Uma em duas?, de Lya Luft. MAFUÁ, v. 2, p. 1-12, 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 23:32:39