Rafael Teixeira de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9502596340737837
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Mestre em Integração Latino-Americana pelo Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Osasco. Participa como integrante do Núcleo de Estudos sobre o Capitalismo Dependente (NECAD), da Universidade de São Paulo (USP) e do projeto de pesquisa e extensão universitária Realidade Latino-Americana da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tendo concluído as edições à Colômbia e Venezuela (2014); Bolívia e Peru (2015). Membro do Comitê Editorial da Espirales, Revista para a Integração da América Latina e o Caribe. Pesquisa temas relacionados à história e integração regional na América Latina, dependência e (sub)imperialismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Teixeira de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, R. T.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Título: A integração regional em infraestrutura da IIRSA e os capitais do BNDES nos governos Lula da Silva (2003-2010): subimperialismo do neodesenvolvimentismo brasileiro?,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Fábio Borges.
Palavras-chave: Integração Regional Lula; Infraestrutura; IIRSA; Neodesenvolvimentismo; Subimperialismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Integração regional na América Latina.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Política Externa do Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: As Missões Sociais na Venezuela de Hugo Chávez e os desafios de Nicolás Maduro no campo social.
Orientador: Fabio Luis Barbosa dos Santos.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional Pirassununga de Ensino Médio, OBJETIVO, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
América Latina em um mundo em Transformação. (Carga horária: 12h).
Centro de Pesquisa e Formação SESC SP, CPF SESC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em América Latina:Ditaduras e Revoluções no Século XX. (Carga horária: 36h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2015 - 2015
(Re)Pensar a comunicação na América Latina. (Carga horária: 40h).
Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.
2011 - 2011
Mundo Árabe: Conjuntura Atual e Análise de Cenário. (Carga horária: 15h).
Instituto da Cultura Árabe, ICARABE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Demanda Social UNILA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Realidade Latino-Americana: México
Descrição: Investigação coletiva sobre a conjuntura do México envolvendo 25 acadêmicos entre professores, pós-graduandos e graduandos de distintas áreas, principalmente vinculados às Relações Internacionais, em um projeto que se desdobra em três etapas: formação por meio de atividades sobre os países; viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rafael Teixeira de Lima - Integrante / Fabio Luis Barbosa dos Santos - Coordenador / Fabiana Dessoti - Integrante / Marcela Franzoni - Integrante.
2016 - 2018
A integração regional em infraestrutura da IIRSA e os capitais do BNDES nos governos Lula da Silva (2003-2010): subimperialismo do neodesenvolvimentismo brasileiro?
Descrição: A grande discussão que se fez presente no Brasil entre 2003 e 2013, em torno ao neodesenvolvimentismo e ao subimperialismo, envolvendo a academia, institutos de pesquisa e até mesmo políticos de diferentes posições ideológicas, ocorreu muito em função da orientação das políticas econômicas e do papel que o Estado brasileiro exerce, de protagonismo internacional durante os governos Lula. Esta dissertação busca refletir, por um lado, sobre a estratégia neodesenvolvimentista que se apresenta, em diálogo com outros projetos ideológicos como o neoliberalismo, o social-desenvolvimentismo, a partir de uma ?adaptação? da teoria clássica do desenvolvimento pensada como horizonte utópico dos países latino-americanos, no pós II Guerra Mundial; e por outro em torno do resgate e atualização da categoria subimperialismo, trabalhada por Ruy Mauro Marini nas décadas de 1960 e 1970, como aspectos fundamentais para, à luz dos aportes da Teoria Marxista da Dependência, discutir a posição assumida pelo Estado brasileiro durante os dois governos Lula da Silva (2003-2010), no que se refere à integração regional em infraestrutura física. Para tanto, o planejamento, a criação e a implementação da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), especialmente na construção da Estrada Interoceânica IIRSA Sul em território peruano, o papel desempenhado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) como um impulsionador da formação de monopólios empresariais e financiador de projetos de integração regional e a construtora brasileira Odebrecht como realizadora da obra e administradora da estrada, cujos objetivos de expansão e conexão do capitalismo dependente brasileiro aos portos do oceano Pacífico, tornam a discussão não somente possível, mas necessária aos interessados e preocupados com os rumos da integração em nosso continente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Realidade Latino-Americana: Bolívia e Peru
Descrição: Investigação coletiva sobre a conjuntura de Bolívia e Peru envolvendo 16 acadêmicos (7 professores, 3 pós-graduandas e 6 graduandos) de distintas áreas, principalmente vinculado às Relações Internacionais, em um projeto que se desdobra em três etapas: formação por meio de atividades sobre os países; viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Rafael Teixeira de Lima - Integrante / Fabio Luis Barbosa dos Santos - Coordenador / Salvador Schavelzon - Integrante / Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi - Integrante / Bruna Muriel Fuscaldo Huertas - Integrante / Luciana Rosa de Souza - Integrante / Fabiana Dessoti - Integrante.
2014 - 2014
As Missões Sociais na Venezuela de Hugo Chávez e os desafios de Nicolás Maduro no campo social
Descrição: O objeto desta pesquisa é a apresentação, análise e crítica da estratégia do presidente venezuelano Hugo Chávez de atenção à população, que se via desamparada e às margens do processo político e decisional do país, por meio das chamadas Misiones (Missões). A intervenção do Estado venezuelano na pobreza por meio desta política social a partir de 2003 e dos instrumentos que permitiram iniciar um processo objetivando construir uma democracia que transita de um caráter representativo ao participativo, com a delegação de funções aos próprios cidadãos, a partir da compreensão de que o Estado não é o único responsável por prover as necessidades da população. Torna-se relevante o entendimento das motivações político-ideológicas do presidente que perpassam os auspícios de emancipação dos mais pobres, intrínsecos à propaganda propalada pelas Missões. Com esse objetivo, analisa-se as rupturas e continuidades no discurso e na ação, como fatores que levaram ao declínio da efetividade de tais políticas, bem como os desdobramentos do conflito ideológico polarizado, que é intenso na sociedade venezuelana, tendo em vista as necessidades e anseios populares de, não somente continuidade do período de auge das políticas sociais, mas de um possível aprofundamento, em simultaneidade com o processo de radicalização da Revolução Bolivariana e os desdobramentos econômicos atuais que afetam o funcionamento das Missões Sociais com o presidente Nicolás Maduro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Realidade Latino-Americana: Venezuela e Colômbia
Descrição: Investigação coletiva sobre a conjuntura de Venezuela e Colômbia envolvendo 29 acadêmicos (6 professores; 5 pós-graduandos; 18 graduandos) de distintas áreas, principalmente vinculado à Relações Internacionais, em um projeto que se desdobra em três etapas: formação por meio de atividades sobre os países; viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos. Venezuela e Colômbia são identificados com as polaridades políticas no continente: desde a eleição de Hugo Chávez e o desencadeamento da autodenominada Revolução Bolivariana em 1999, o processo venezuelano tem despertado leituras contraditórias, em uma conjuntura que se acirrou recentemente com a posse de Nicolás Maduro. Concomitantemente, o Estado colombiano tem reforçado os nexos políticos, militares e econômicos com os Estados Unidos, evidenciados com a adesão ao Plano Colômbia e a posterior assinatura de um tratado de livre-comércio com este país. Nesta perspectiva, a pesquisa em ambos países permitirá um singular contraste histórico e político, de significativo valor pedagógico para aqueles que se interessam pelos dilemas da América Latina contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Rafael Teixeira de Lima - Integrante / Fabio Luis Barbosa dos Santos - Coordenador / Salvador Schavelzon - Integrante / Regiane Nitsch Bressan - Integrante / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Carolina Silva Pedroso - Integrante / Marília Carolina B. de Souza - Integrante / Maria Rosa Dória Ribeiro - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Realidade Latino-Americana: México
Descrição: Investigação coletiva sobre a conjuntura do México envolvendo 25 acadêmicos entre professores, pós-graduandos e graduandos de distintas áreas, principalmente vinculados às Relações Internacionais, em um projeto que se desdobra em três etapas: formação por meio de atividades sobre os países; viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rafael Teixeira de Lima - Integrante / Fabio Luis Barbosa dos Santos - Coordenador / Fabiana Dessoti - Integrante / Marcela Franzoni - Integrante.
2015 - 2015
Realidade Latino-Americana: Bolívia e Peru
Descrição: Investigação coletiva sobre a conjuntura de Bolívia e Peru envolvendo 16 acadêmicos (7 professores, 3 pós-graduandas e 6 graduandos) de distintas áreas, principalmente vinculado às Relações Internacionais, em um projeto que se desdobra em três etapas: formação por meio de atividades sobre os países; viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Fabio Luis Barbosa dos Santos - Coordenador / Salvador Shavelzon - Integrante / Rodrigo Chagas - Integrante / Vivian Urquidi - Integrante / Luciana Rosa de Souza - Integrante / Fabiana Dessoti - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Rafael Teixeira de Lima - Integrante / Fabio Luis Barbosa dos Santos - Coordenador / Salvador Schavelzon - Integrante / Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi - Integrante / Bruna Muriel Fuscaldo Huertas - Integrante / Luciana Rosa de Souza - Integrante / Fabiana Dessoti - Integrante / Rodrigo Chagas - Integrante.
2014 - 2014
Realidade Latino-Americana: Venezuela e Colômbia
Descrição: Investigação coletiva sobre a conjuntura de Venezuela e Colômbia envolvendo 29 acadêmicos (6 professores; 5 pós-graduandos; 18 graduandos) de distintas áreas, principalmente vinculado à Relações Internacionais, em um projeto que se desdobra em três etapas: formação por meio de atividades sobre os países; viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos. Venezuela e Colômbia são identificados com as polaridades políticas no continente: desde a eleição de Hugo Chávez e o desencadeamento da autodenominada Revolução Bolivariana em 1999, o processo venezuelano tem despertado leituras contraditórias, em uma conjuntura que se acirrou recentemente com a posse de Nicolás Maduro. Concomitantemente, o Estado colombiano tem reforçado os nexos políticos, militares e econômicos com os Estados Unidos, evidenciados com a adesão ao Plano Colômbia e a posterior assinatura de um tratado de livre-comércio com este país. Nesta perspectiva, a pesquisa em ambos países permitirá um singular contraste histórico e político, de significativo valor pedagógico para aqueles que se interessam pelos dilemas da América Latina contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Rafael Teixeira de Lima - Integrante / Fabio Luis Barbosa dos Santos - Coordenador / Salvador Schavelzon - Integrante / Regiane Nitsch Bressan - Integrante / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Rodrigo Chagas - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Espirales


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Integração regional na América Latina.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Política Internacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Realidade Latinoamericana/Especialidade: DEPENDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, R. T.2016 LIMA, R. T.. O projeto de integração regional brasileiro dos governos petistas (2003-2014): aspectos e dilemas da construção de uma liderança. Revista Densidades (Online), v. 20, p. 111-125, 2016.

2.
LIMA, R. T.2016 LIMA, R. T.. Entre o imperialismo e o subimperialismo: a projeção brasileira à Bolívia e ao Peru nos governos Lula da Silva (2003-2010). Revista Rebela, v. 6, p. 530-545, 2016.

3.
LIMA, R. T.2016 LIMA, R. T.; CARNEBIA LÓPEZ, F. . Ruy Mauro Marini y el subimperialismo brasileño en Bolivia y Paraguay en el siglo XXI. Cadernos CEMARX, v. 9, p. 69-87, 2016.

4.
LIMA, R. T.2015LIMA, R. T.. As Missões Sociais na Venezuela de Hugo Chávez e os desafios de Nicolás Maduro no campo social.. PaPel Político Estudiantil, v. 11, p. 155-185, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, F. L. B. ; LIMA, R. T. ; HERINGER, K. H. ; RIZZOTTI LIMA, L. ; PEREIRA, K. N. F. ; VILCARROMERO, A. M. S. . Peru e Bolívia: Contextualização dos Dilemas Atuais. In: Fabio Luis Barbosa dos Santos. (Org.). Pedagogia da Viagem: Peru e Bolívia. 1ed.São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2018, v. 1, p. 9-41.

2.
SANTOS, F. L. B. ; OLIVEIRA, A. C. H. ; FRANZONI, M. ; LIMA, R. T. ; LIMA, H. C. S. M . Introdução. In: SANTOS, F. L. B.. (Org.). Pedagogia da Viagem: Colômbia e Venezuela. 1ed.São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2017, v. 1, p. 20-45.

3.
LIMA, R. T.. As Missões Sociais na Venezuela de Hugo Chávez e os desafios de Nicolás Maduro no campo social. In: Fabio Luis Barbosa dos Santos. (Org.). Pedagogia da Viagem: Colômbia e Venezuela. 1ed.São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2017, v. 1, p. 74-100.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, R. T.. A integração da infraestrutura sul-americana: neodesenvolvimentismo e neoextrativismo brasileiro nos governos Lula da Silva (2003-2010) e o eixo Brasil-Bolívia-Peru nos marcos da IIRSA. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. A integração da infraestrutura sul-americana: neodesenvolvimentismo e neoextrativismo brasileiro nos governos Lula da Silva (2003-2010) e o eixo Brasil-Bolívia-Peru nos marcos da IIRSA. São Paulo, 2016. p. 1-15.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, R. T.. A política de integração regional dos governos Lula da Silva (2003-2010) em infraestrutura para a Bolívia e o Peru: o subimperialismo do neodesenvolvimentismo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LIMA, R. T.. A integração da infraestrutura sul-americana: neodesenvolvimentismo e neoextrativismo brasileiro nos governos Lula da Silva (2003-2010) e o eixo Brasil-Bolívia-Peru nos marcos da IIRSA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIMA, R. T.. A Colonialidade do Saber, a cultura do desenvolvimento e o neoliberalismo na produção de conhecimento na América Latina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, R. T.. Dilemas contemporâneos do governo Evo Morales na Bolívia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LIMA, R. T.. As Missões Sociais de Hugo Chávez e os desafios de Nicolás Maduro no campo social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LIMA, R. T.. Hugo Chávez: A contextualização da ascensão de um líder diferenciado na política venezuelana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lançamento do livro Teoria Marxista da Dependência: problemas e categorias. Uma Visão histórica.. 2018. (Exposição).

2.
Debate: Para onde vai a Esquerda? Fabio Luís dos Santos e André Singer | Instituto Rosa Luxemburgo. 2017. (Encontro).

3.
II ENEPI (Encontro Nacional de Economia Política Internacional) - PEPI UFRJ. 2017. (Encontro).

4.
Mesa Redonda Educação Superior na América Latina: Instrumento de Redução de Desigualdades | Prolam USP. 2017. (Outra).

5.
Realidade Latino-Americana edição Cuba - Unifesp EPPEN. 2017. (Seminário).

6.
1º Diálogos Libres: América Latina y la (Des)Integración: Los golpes y la Unila PPGICAL UNILA. 2016. (Encontro).

7.
2º Diálogos Libres: América Latina y los Movimientos Estudiantiles PPGICAL UNILA. 2016. (Encontro).

8.
4º Diálogos Libres: Conflictos y procesos de amnistía en América Latina PPGICAL UNILA. 2016. (Encontro).

9.
Ciclo de Debates: Crise Econômica, Geopolítica e Imperialismo NEEGI UNILA. 2016. (Seminário).

10.
Ciclo de Debates: Crise Política, Econômica e Social na América Latina: Desafios para os países emergentes NEEGI UNILA. 2016. (Outra).

11.
Desafios para a Integração Latino-Americana em tempos de. 2016. (Encontro).

12.
II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina - PROLAM USP.A integração da infraestrutura sul-americana: neodesenvolvimentismo e neoextrativismo brasileiro nos governos Lula da Silva (2003-2010) e o eixo Brasil-Bolívia-Peru nos marcos da IIRSA. 2016. (Simpósio).

13.
I Seminário de Pesquisas do ICAL - PPGICAL UNILA.A política de integração regional dos governos Lula da Silva (2003-2010) em infraestrutura para a Bolívia e o Peru: o subimperialismo do neodesenvolvimentismo?. 2016. (Seminário).

14.
IV Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y el Caribe - UNILA/UNC.A Colonialidade do Saber, a cultura do desenvolvimento e o neoliberalismo na produção de conhecimento na América Latina. 2016. (Encontro).

15.
Latinoamérica tambien es andina: Colômbia Proceso y acuerdo de paz. 2016. (Encontro).

16.
TMD: Um Resgate do Exílio - USP. 2016. (Seminário).

17.
Economia Mundial e Relações Internacionais no Século XXI. A América latina nesse contexto: entre China e EUA Prolam/USP. 2015. (Outra).

18.
Os atentados de Paris: significados e consequências dos atos de terror - iFHC. 2015. (Seminário).

19.
XI Jornadas Bolivarianas - IELA UFSC.As Missões Sociais na Venezuela de Hugo Chávez e os desafios de Nicolás Maduro no campo social. 2015. (Encontro).

20.
As Teorias do Desenvolvimento e Subdesenvolvimento em Celso Furtado - UNIFESP. 2014. (Seminário).

21.
Futebol e Subdesenvolvimento - O Legado de Celso Furtado e as Perspectivas para o Desenvolvimento Econômico no Brasil. 2014. (Seminário).

22.
I Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina - PROLAM USP. 2014. (Simpósio).

23.
Os Cenários Políticos no II Governo Dilma - II Jornada de Debates EPPEN UNIFESP. 2014. (Seminário).

24.
Pontificia Universidad Javeriana - Las rutas recientes de la Política Exterior de Brasil y Colombia. 2014. (Seminário).

25.
XIX Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais. 2014. (Encontro).

26.
4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de RI. 2013. (Encontro).

27.
I Encontro Sul-americano de Defesa. 2012. (Encontro).

28.
VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudo de Defesa. 2012. (Encontro).

29.
XVII Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais. 2012. (Encontro).

30.
Ciclo Contemporâneo de Relações Internacionais - UNIFESP. Palestra "The World Cup Legacy". 2". 2011. (Seminário).

31.
IX Semana de Relações Internacionais PUC-SP. 2011. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, R. T.2015LIMA, R. T.. As Missões Sociais na Venezuela de Hugo Chávez e os desafios de Nicolás Maduro no campo social.. PaPel Político Estudiantil, v. 11, p. 155-185, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:40:31