Adilson José Pereira Junior

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  • Última atualização do currículo em 22/05/2017


Formado no curso técnico de Geoprocessamento, integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande (IFRS). Atualmente cursa Engenharia de Computação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sendo bolsista voluntário de pesquisa e inovação da FURG na área de Visão Computacional. Tem experiência na área de geoprocessamento, atuando nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adilson José Pereira Junior
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA JUNIOR, A. J.


Formação acadêmica/titulação


2017
Graduação em andamento em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2016
Curso técnico/profissionalizante em Geoprocessamento.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2013 - 2016
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BICET, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista de pesquisa e inovação vinculado ao projeto Análise da Percepção Profissional dos Trabalhadores do Polo Naval e Offshore da Cidade do Rio Grande, sob coordenação da professora Viviani Rios Kwecko. Edital PROPI Nº 010/2013-Fomento Interno 2014/2015-IFRS.



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Abordagem Metodológica Interdisciplinar na Educação Profissional
Descrição: A atuação profissional junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ? IFRS, Câmpus Rio Grande e a adoção de uma metodologia interdisciplinar representam os espaços de onde partem reflexões sobre atividades de aprendizagem que mobilizam o sujeito coletivo a partir de uma proposta que problematiza a forma como construímos conhecimento. Nesse sentido, o trabalho visa apontar algumas contribuições à pesquisa em educação, tendo como foco os desafios de uma abordagem metodológica partilhada entre as disciplinas de Arte, área geral, e Máquinas Elétricas, área técnica, na modalidade integrada da Educação Profissional. Nesse sentido, buscamos discutir os desafios de uma proposta de atividade integrada na qual o objetivo profissionalizante não se pautaria pelos interesses do mercado. Isso somente será possível a partir de um ensino que integre cultura e ciência, humanismo e tecnologia, permitindo o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adilson José Pereira Junior - Integrante / Viviani Rios Kwecko - Integrante / Liziane Garcia Torchelsen - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2014 - 2016
Análise da Percepção Profissional dos Trabalhadores do Polo Naval e Offshore da Cidade do Rio Grande
Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo a análise da percepção dos trabalhadores do Pólo Naval do município do Rio Grande sobre a sua formação profissional. Nossa meta é conhecer o conjunto de relações existentes no interior do processo produtivo a partir das concepções socialmente compartilhadas pelos trabalhadores. Para tanto, será empregada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste na organização qualitativa de dados obtidos por meio de depoimentos. A metodologia DSC visa, a partir do depoimento do indivíduo, resgatar discursos-síntese que expressem o pensamento de uma determinada coletividade. Do ponto de vista educativo, a pesquisa permitirá avaliar o papel assumido pelas instituições de ensino profissional no que se refere à formação do trabalhador, bem como a visão dos gestores sobre o processo de qualificação do mesmo. Nessa perspectiva, a execução deste projeto proporcionará a consolidação participativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS ? Câmpus Rio Grande) no APL INDÚSTRIA OCEÂNICA E POLO NAVAL DE RIO GRANDE E ENTORNO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adilson José Pereira Junior - Integrante / Viviani Rios Kwecko - Coordenador / Liziane Garcia Torchelsen - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2013 - 2016
Mapeamento dos saberes - Informações e etapas desenvolvidas para a qualificação do trabalho
Descrição: Tendo em vista a inserção do IFRS ? Câmpus Rio Grande no projeto dos APLs e a instalação dos Polos de Inovação Tecnológica, a presente proposta visa avaliar a qualificação do trabalhador baseada em demandas regionais reais, atuais e/ou potenciais, com base na coleta e na análise de dados e informações referentes à atividade econômica regional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adilson José Pereira Junior - Integrante / Viviani Rios Kwecko - Coordenador / Liziane Garcia Torchelsen - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, J. R. dos2015SANTOS, J. R. dos ; SILVA, L. V. ; PEREIRA JUNIOR, A. J. . MERCADOS INSTITUCIONAIS DE GÊNEROS AGRÍCOLAS: O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO RURAL-URBANO. Encontro Nacional da ANPEGE, v. Unico, p. 2756-2767, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. R. dos ; SILVA, L. V. ; PEREIRA JUNIOR, A. J. . MERCADOS INSTITUCIONAIS DE GÊNEROS AGRÍCOLAS: O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO RURAL-URBANO. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, Presidente Prudente. Anais do XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015. v. Único. p. 2756-2767.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA JUNIOR, A. J.; KWECKO, V. R. ; TORCHELSEN, L. G. ; ALVES, D. C. L. . POLO NAVAL DE RIO GRANDE: PERCEPÇÃO PROFISSIONAL DO TRABALHADOR. In: Mostra de Produção Científica, 2014, Rio Grande. Anais da MPU. Rio Grande: FURG, 2014. v. 13.




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