Lisley Mara Guimarães de Souza

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9737317240859481
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Mestranda em Engenharia Elétrica, na linha de pesquisa Controle, Automação e Robótica na Universidade Federal de Minas Gerais. Obteve o título de bacharel em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia Montes Claros, em 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lisley Mara Guimarães de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, L. M. G.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise de desempenho de Sistemas a Eventos Discretos via Autômatos Estocásticos Modulares,Orientador: Carlos Andrey Maia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Fundação Educacional Montes Claros, FEMC, Brasil.
Título: Utilização da domótica para monitoramento do consumo de energia.
Orientador: Aparecido Juneo dos Santos.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cenecista de Várzea da Palma, CNEC, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros, FACIT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Comparação entre arquivos JSON e XML para tratamento de informações do banco de dados de protéinas UNIPROT
Descrição: A integração entre sistemas é um recurso muito utilizado pelas empresas para que as informações sejam consistentes, a utilização de formatos de arquivos para troca de informações tem sido muito utilizado pelas empresas para conseguirem esta integração. O volume de informações e a demanda por processamento das informações pelas empresas é cada dia maior. Neste contexto a escolha correta de um formato que proporciona uma utilização eficiente de recursos pode ser algo estratégico para as empresas. O presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre os formatos de troca de arquivos XML e JSON no contexto dos bancos de dados do Uniprot, com o objetivo de saber qual seria o formato mais eficiente para atender a este projeto. Após a realização dos testes em uma aplicação desenvolvida pela própria equipe do projeto, concluiu-se com esta ferramenta que o formato XML mostrou-se mais eficiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Análise e Implementação de um Conversor Estático para Sistema Fotovoltaico
Descrição: A abrangência do trabalho envolve técnicas de rastreamento de máxima potência - MPPT e os conversores CC/CC do tipo boost e sepic controlados através de algoritmos implementados em microcontroladores para serem utilizados em sistemas fotovoltaicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lisley Mara Guimarães de Souza - Coordenador / Wesley de Olivera Maia - Integrante / Rodrigo Baleeiro Silva - Integrante / Fagner dos Santos Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2014 - 2015
Controle e Reabilitação Motora de Membros Superiores e Inferiores - CRM
Descrição: O objetivo da pesquisa foi desenvolver um equipamento capaz de reabilitar a coordenação motora de portadores de deficiência física. O equipamento utilizado foi constituído por um sistema mecânico robotizado integrado com um sistema de analise da atividade muscular facial, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre a região da epiderme na parte frontal da superfície encefálica, possibilitando uma interface homem maquina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lisley Mara Guimarães de Souza - Coordenador / Yuri Adan Gonçalves Cordovil - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, L. M. G.2017SOUZA, L. M. G.; NASCIMENTO, R. M. R. ; OLIVEIRA, J. S. ; SANTOS, L. A. O. ; COSTA, A. J. G. . COMPARAÇÃO ENTRE ARQUIVOS JSON E XML PARA O TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES DO BANCO DE DADOS DE PROTEÍNAS UNIPROT. Rvista Pesquisa e Extensão, v. VII, p. 11-15, 2017.

2.
GOMES, F. S.2016GOMES, F. S. ; MAIA NETO, J. ; MAIA, W. O. ; SOUZA, L. M. G. ; SILVA, R. B. . ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONVERSOR ESTÁTICO PARA SISTEMA FOTOVOLTAICO. Pesquisa & Extensão, v. VI, p. 29-37, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. M. G.; MAIA, C. A. . ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS A EVENTOS DISCRETOS VIA AUTÔMATOS ESTOCÁSTICOS MODULARES. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2018, João Pessoa - PB. Sistemas e Eventos Discretos, 2018. v. XXII.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. M. G.. ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONVERSOR ESTÁTICO PARA SISTEMA FOTOVOLTAICO. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia / FACIT, 2015, Montes Claros. Análise e Implementação de um Conversor Estático para Sistema Fotovoltaico. Montes Claros: Gráfica e Editora Uni-SET, 2015. v. 1. p. 74-74.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L. M. G.; GOMES, F. S. . Análise e Implementação de um Conversor Estático para Sistema Fotovoltaico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Automática. ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS A EVENTOS DISCRETOS VIA AUTÔMATOS ESTOCÁSTICOS MODULARES. 2018. (Congresso).

2.
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONVERSOR ESTÁTICO PARA SISTEMA FOTOVOLTAICO. 2015. (Congresso).

3.
XIV Semana da Engenharia. Supressor de Ruídos Sonoros. 2015. (Feira).

4.
Latinoware. 2014. (Congresso).

5.
Visita Técnica FIAT. 2012. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L. M. G.; GOMES, F. S. . Análise e Implementação de um Conversor Estático para Sistema Fotovoltaico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 2:32:54