Maria Carolina Zanini Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7956892598008518
  • Última atualização do currículo em 31/01/2017


Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba. Iniciou sua atuação profissional na Assessoria de Relações Internacionais na Universidade Federal do Paraná (UFPR), passando posteriormente pela Agência de Inovação da Universidade de São Paulo (USP) como Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq, realizando cursos nas áreas de Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo e atuando com demandas empresariais que necessitam de informações técnicas para melhorar seus produtos, processos e desempenho em seus negócios. Participou da Iniciação Científica da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET) no período 2014/2015 na linha de pesquisa de Direito e Desenvolvimento Econômico, com o plano de investigação em Inovação e Empreendedorismo nos Países que compõe os BRICS. Participou da XX Simulação de Relações Internacionais organizada pela Escola Naval, recebendo Menção Honrosa. Em 2015, foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nas áreas de Empreendedorismo e Inovação, e atualmente é Bolsista nos Projetos de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (VIA Estação Conhecimento) relacionados ao Fortalecimento de Habitats de Inovação em parceria com a FAPESC e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SC), Ecossistema de inovação em Santa Catarina: Ferramenta Digital para a explicitação do conhecimento e Habitats de inovação no mundo: ferramenta para explicitação e disseminação do conhecimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Carolina Zanini Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, M. C. Z.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Graduação em Relações Internacionais.
Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA, Brasil.
Título: A questão religiosa nas Relações Internacionais: os monoteísmos em um mundo globalizado.
Orientador: Andrew Patrick Traumann.




Formação Complementar


2015 - 2015
Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios. (Carga horária: 9h).
Axonal Consultoria Teconlógica, AXONAL, Brasil.
2015 - 2015
Oficina PCT. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Agentes Colaboradores de Inovação. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
O Sistema Brasileiro de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas de Negociação Internacional. (Carga horária: 8h).
Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa
Outras informações
Participação em projetos como o Fortalecimento de Habitats de Inovação em parceria com a FAPESC e o SDS, Habitats de inovação no mundo: ferramenta para explicitação e disseminação do conhecimento e Ecossistema de inovação em Santa Catarina: Ferramenta Digital para a explicitação do conhecimento.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do CNPq na modalidade DTI-C atuando na Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) na Universidade Federal de Santa Maria. Elaboração do Projeto Institucional e Regimento Interno da Incubadora e Parque Científico da UFSM; Implantação do processo de gestão e acompanhamento do Parque Científico e da Incubadora Tecnológica; Elaboração e lançamento de edital de pré-incubação; Colaboração na elaboração do edital de incubação e empresas residentes; Supervisão das empresas situadas na pré-incubação assim como auxílio na coordenação das atividades promovidas pelo Programa de Pré-Incubação; Colaboração na criação de estratégias de captação de recursos para o Parque Científico e Incubadora da UFSM; Realização de levantamento das possíveis fontes de financiamento para o Parque Científico, a Incubadora da UFSM; Auxílio na elaboração do Plano de Negócios para a Incubadora ficando como responsável para elaboração da política de indicadores; Colaboração na criação da resolução das Empresas Juniores; Elaboração de projetos para participação da AGITTEC por meio da Incubadora e do Parque Científico em editais; Levantamento das disciplinas de graduação e pós-graduação com foco em empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia e planejar e realizar atividades com as mesmas. Auxílio e colaboração em eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 3 atuando na Agência de Inovação da Universidade de São Paulo. Capacitação de alunos para empreendedorismo e inovação em outras instituições e ações internacionais; Auxílio no desenvolvimento de disciplinas e ações de disseminação do Ensino do Empreendedorismo e Inovação; Identificação e disseminação de ações de Inovação e Empreendedorismo para graduandos e pós-graduandos; Recebimento e análise de demandas de empresários que precisam de informações técnicas para melhorar os produtos e processos, desenvolver e também melhorar o seu desempenho em seus negócios através do Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT): interface com os clientes e atendimento de suas demandas; Elaboração de Respostas Técnicas para os clientes; Analisou projetos e realizou diagnósticos para ajudar os proprietários de pequenas e grandes empresas a organizar e administrar seus negócios; Atuação junto a treinamentos; Atuação junto aos Grupos de Trabalho do SBRT; Apoio no desenvolvimento e melhoria das metodologias existentes; Avaliação da qualidade das respostas técnicas; Atuação junto às empresas juniores na prospecção de novos temas para dossiês técnicos. Auxílio as Empresas Juniores a atenderem melhor as demandas da Universidade, colocá-las em contato com as incubadoras vinculadas a USP, auxiliando também no desenvolvimento de cursos de capacitação; Contato com a área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, realizando alguns cursos nas áreas pela Universidade de São Paulo.


Academia Nacional de Estudos Transnacionais, ANET, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária da Assessoria de R.I, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiária da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Paraná. Trabalho com os processos seletivos de estudantes nacionais e internacionais da AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevideo; Colaboração na gestão do Programa Estudante Convênio Graduação (PEC-G) que permite aos conveniados fazer o curso de graduação integralmente no Brasil; Auxílio na organização do evento XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu em 2012 realizada na Universidade Federal do Paraná; Participação da Comissão Organizadora do IV Seminário Internacional e V Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras sediada na Universidade Federal do Paraná em 2012.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Ecossistema de inovação em Santa Catarina: Ferramenta Digital para a explicitação do conhecimento
Descrição: O presente projeto objetiva promover estratégias de pesquisa para possibilitar a construção de uma ferramenta digital para disseminar o conhecimento sobre os atores do ecossistema de inovação de Santa Catarina. Para tanto, o projeto será realizado em seis fases distintas que culminam na difusão do conhecimento gerado por meio de um aplicativo online que permitirá a representação visual e interativa do ecossistema de inovação. O impacto do projeto é incalculável sendo que o número de usuários não pode ser mensurado neste momento uma vez que no Brasil e no mundo existe um número significativo de agentes interessados em contribuir para as ações da inovação. Entretanto, poucas iniciativas reúnem informações estratégicas que podem culminar em parcerias em prol da inovação. Só em Santa Catarina, por exemplo, foram recentemente mapeadas mais de 200 iniciativas ligadas a inovação que se associam aos habitats de diferentes tipologias. Entretanto, os ganhos poderão ser evidenciados nas ações de empreendedores (que saberão facilmente onde encontrar soluções que estejam pautadas em inovação), academia (alunos e professores que trabalham com a temática de habitats de inovação e inovação e podem usar a ferramenta para estudos futuros), governos (que podem pautar suas políticas a partir da existência de ambientes ligados a inovação e facilmente encontrados na ferramenta) e sociedade (que conseguirá ter ideia do ecossistema que rodeia sua vida). Função no projeto: Coordenação geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Fortalecimento de Habitats de Inovação
Descrição: O projeto tem como objetivo realizar pesquisas que levem ao fortalecimento dos Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina uma vez que os mesmos serão inaugurados em 2016. Além disso, esta necessidade surge a partir das estratégias do Governo do Estado de Santa Catarina, na expansão do eixo de infraestrutura para a inovação no qual em como motor principal a implantando os 13 Centros de Inovação nos municípios de Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul e Tubarão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Os Desafios do Direito de Propriedade Intelectual nos Países que Compõe os BRICS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milena Barbosa de Melo em 31/08/2015.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica da Academia Nacional de Estudos Transnacionais - ANET desenvolvido no tema Direito e Desenvolvimento Econômico, com o plano de investigação Inovação e Empreendedorismo nos Países que Compõe os BRICS, sob orientação da Profa. Milena Barbosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Habitats de inovação no mundo: ferramenta para explicitação e disseminação do conhecimento
Descrição: Descrição: O presente projeto objetiva promover estratégias de cunho extensionista realizando a interação entre os habitats de inovação mundiais na tipologia de Parques, Centros de Inovação, Incubadoras, Aceleradoras, Coworkings, e Fab Labs e a Universidade por meio de ações que envolvem o uso dos estudos já realizados pelo grupo de estudos e pesquisa Habitats de Inovação e Empreendedorismo. Assim, o projeto busca explicitar o conhecimento, por meio de uma ferramenta digital online, que facilite a empreendedores, governo, academia e sociedade a identificação da localização e informações estratégicas dos habitats de inovação nacional e internacional. Para tanto, o projeto será realizado em seis fases distintas que culminam na difusão do conhecimento gerado por meio de um aplicativo online que permitirá a representação visual e interativa do ecossistema internacional de inovação. O impacto do projeto é incalculável sendo que o número de usuários não pode ser mensurado neste momento uma vez que no Brasil e no mundo existe um número significativo de habitats de inovação. Só em Santa Catarina, por exemplo, foram recentemente mapeadas mais de 200 iniciativas ligadas a inovação que se associam aos habitats de diferentes tipologias. Entretanto, os ganhos poderão ser evidenciados nas ações de empreendedores (que saberão facilmente onde encontrar soluções que estejam pautadas em inovação), academia (alunos e professores que trabalham com a temática de habitats de inovação e podem usar a ferramenta para estudos futuros), governos (que podem pautar suas políticas a partir da existência de ambientes ligados a inovação e facilmente encontrados na ferramenta) e sociedade (que conseguirá ter ideia do ecossistema que rodeia sua vida). Função no projeto: Participação no mapeamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Pulsar Incubadora Tecnológica UFSM
Descrição: Contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social das regiões de abrangência da UFSM por meio do apoio aos empreendimentos vinculados à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação por intermédio da difusão do conhecimento, de novas tecnologias e experimentação e disseminação de práticas inovadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Planejamento em Ciência e Tecnologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Política Pública e População.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa pela participação na XX Simulação de Relações Internacionais da Escola Naval, Escola Naval.
2013
Bolsa de Estudos para cursar a Língua Espanhola em Córdoba, Argentina., International Spanish Language Alliance of Argentina junto com a A.B.L.E Spanish..


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ABDALA, L. N. ; DEPINE, A. C. ; POZZOBON, C. M. ; TRZECIAK, D. S. ; FERREIRA, M. C. Z. ; SCHREINER, T. ; ELEUTHERIOU, V. C. S. ; TEIXEIRA, C. S. . Centro de Inovação: alinhamento conceitual. 1. ed. , 2016. v. 1.

2.
TEIXEIRA, C. S. (Org.) ; ALMEIDA, C. G. (Org.) ; FERREIRA, M. C. Z. (Org.) ; ABDALA, L. N. (Org.) ; EHLERS, A. C. S. T. (Org.) ; MACEDO, M. (Org.) . Habitats de Inovação: alinhamento conceitual. 1. ed. Florianópolis: Perse, 2016. v. 1.

3.
FERREIRA, M. C. Z.; TEIXEIRA, C. S. . Núcleo de inovação tecnológica: Alinhamento conceitual. 1. ed. Florianópolis: Perse, 2016. 17p .

4.
FERREIRA, M. C. Z.; TEIXEIRA, C. S. . Terminologia de habitats de inovação: Alinhamento conceitual. 1. ed. Florianópolis: Perse, 2016. 51p .

5.
FERREIRA, M. C. Z.; TEIXEIRA, C. S. . Empresa Junior: Defnições e aplicações. 1. ed. Florianópolis: Perse, 2016. v. 1. 17p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, M. C. Z.. Amanhã vai ser outro dia: 50 anos após 64. Gazeta do Povo, Paraná, p. 7 - 7, 07 abr. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRIZZO, K. ; FERREIRA, M. C. Z. ; GOMES, C. M. ; SILVA, S. J. P. . Desempenho do programa de pré-incubação como catalisador do empreendedorismo inovador. In: 26 Conferência Anprotec, 2016, Fortaleza. Novos Mecanismos e Espaços de Geração de Empreendimentos Inovadores., 2016.

2.
FERREIRA, M. C. Z.; TEIXEIRA, C. S. ; FLOR, C. S. . A disseminação da cultura de inovação e o desenvolvimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica nas ICTs de Santa Catarina. In: 26ª Conferência Anprotec, 2016, Fortaleza. Novos Mecanismos e Espaços de Geração de Empreendimentos Inovadores., 2016.

3.
FERREIRA, M. C. Z.; TEIXEIRA, C. S. . Fomento à inovação entre Instituição Científica Tecnológica (ICT) e Empresa: os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).. In: INOVA- 1ª Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia, 2016, São Bento do Sul. Anais do INOVA 2016, 2016.

4.
FLOR, C. S. ; SANTOS, G. S. P. ; FERREIRA, M. C. Z. ; EHLERS, A. C. S. T. ; TEIXEIRA, C. S. . As aceleradoras brasileiras: levantamento para identificação do foco, atuação e distribuição territorial. In: 26ª Conferência Anprotec, 2016, Fortaleza. Novos Mecanismos e Espaços de Geração de Empreendimentos Inovadores., 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. C. Z.; TEIXEIRA, C. S. . Fomento á inovação entre Instituição Científica Tecnológica (ICT) e Empresa: os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, M. C. Z.. Desafios do Direito de Propriedade Intelectual nos países que compõe os BRICS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, M. C. Z.. Movimentos Sociais: das redes sociais às ruas, das ruas ao estádio, do estádio às urnas 2014 (Coluna).

2.
FERREIRA, M. C. Z.. Como a Copa do Mundo pode projetar o Brasil no Cenário Internacional? 2014 (Coluna).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26ª Conferência Anprotec. A disseminação de inovação e o desenvolvimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica nas ICTs de Santa Catarina. 2016. (Congresso).

2.
4ª Fórum Internacional Ecoinovar. 2015. (Outra).

3.
Salão de Inovação e Empreendedorismo - UFSM/AGITTEC. 2015. (Outra).

4.
XX Simulação de Relações Internacionais da Escola Naval.Pirataria no Sudeste Asiático. 2015. (Outra).

5.
II Seminário Brasil - Alemanha de Inovação. 2014. (Outra).

6.
Inovação Cultura e Desafio na Universidade: Open Hub.. 2014. (Outra).

7.
II Fórum Sul-Regional de Relações Internacionais. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, M. C. Z.. Salão de Inovação e Empreendedorismo. 2015. (Outro).

2.
FERREIRA, M. C. Z.. XLV Conselho Nacional de Estudantes de Relações Internacionais. 2013. (Outro).

3.
FERREIRA, M. C. Z.. Intercinema: Lágrimas no Deserto. 2013. (Outro).

4.
FERREIRA, M. C. Z.. XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevideo. 2012. (Outro).

5.
FERREIRA, M. C. Z.. IV Seminário Internacional e V Assembléia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. 2012. (Outro).

6.
FERREIRA, M. C. Z.. Intercinema: Flores do Oriente. 2012. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, M. C. Z.. XX Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevideo. 2012. (Outro).

2.
FERREIRA, M. C. Z.. IV Seminário Internacional e V Assembléia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Voluntária no projeto "Tamo Junto" da ALIANÇA EMPREENDEDORA, incentivando os os empresários brasileiros a colaborar e desenvolver a sua rede através de reuniões locais em 2014.             
 Voluntária na AIESEC Curitiba como Membro do Projeto Gira Mundo, trabalhando no projeto voltado para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos com a participação de intercambistas no intuito de promover palestras, aulas, workshops, envolvendo vários temas importantes, como a responsabilidade social, a diversidade cultural, o empreendedorismo, a sustentabilidade e os direitos humanos em 2014. 
 Voluntária na AIESEC USP, como EP Manager de Matching na Área de Intercâmbios Profissionais para Jovens, entrevistando e auxiliando jovens que gostariam de realizar intercâmbio profissional pela AIESEC. Também, assessorou com os devidos trâmites necessários para a realização do intercâmbio, desde o contato com o responsáveis internacionais até a documentação necessária para viajar em 2015. 
Experiência no exterior: intercâmbio para Vancouver, Canadá, durante um mês e meio (estudo da língua inglesa) em 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:57:40