Henrique Hamester Pause

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5453445443698422
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Estudante de graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM, no qual cumpre a função de Monitor assistente para assuntos burocráticos. Foi Bolsista no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Bolsista PROBIC/FAPERGs de Iniciação Científica e Bolsista FIPE/UFSM de Iniciação Cientifica. Atualmente realiza pesquisa de Iniciação Científica sobre Homoerotismo, Virilidade e Humor nos poemas de Marcos Valério Marcial (século I d.C.). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Henrique Hamester Pause
Nome em citações bibliográficas
PAUSE, H. H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria.
Avenida Roraima, 1000
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32209224


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em História.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Básico Margarida Pardelhas, E.E.E.B. M.P, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução ao Grego Antigo. (Carga horária: 20h).
Instituto Mundo Antigo, IMA, Brasil.
2018 - 2018
UMA INTRODUÇÃO A EPIGRAFIA: COMO RECONHECER E PESQUISAR. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Portugal Romano - A investigação arqueológica no norte da Lusitânia Romana.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Pesadelos Artificiais. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Metodologia em História Cultural. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Introdução ao Latim.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Runemal. Onde a História e a Mitologia se confundem.... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro de grupo de estudos, Enquadramento Funcional: Assistente para assuntos burocráticos/Monitor, Carga horária: 2
Outras informações
Participação como Assistente para assuntos burocráticos/Monitor no Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM, sob coordenação da Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História).

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40
Outras informações
Estudante de graduação em História (licenciatura e Bacharelado)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante membro de grupo de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Participante do grupo de pesquisas História Platina: Sociedade, Poder e Instituições. coordenado pela Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin (UFSM) e Profa. Dra. Ana Frega (UDELAR).

Atividades

08/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Curso de História, Curso de História.

Atividade realizada
Monitor voluntário na disciplina Tópicos de História Antiga.
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de História, .

03/2017 - 04/2017
Outras atividades técnico-científicas , Curso de História, Curso de História.

Atividade realizada
Monitoria Subsidiada na disciplina de História da Antiguidade Oriental.
09/2014 - 10/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de História, .

04/2014 - 09/2014
Outras atividades técnico-científicas , Programa de pós-graduação em História - PPGH, Programa de pós-graduação em História - PPGH.

Atividade realizada
Organização de uma política de gestão do PPGH: planejamento e avaliação.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Membro estudante do ATRIVM, Enquadramento Funcional: Membro de grupo de pesquisa
Outras informações
Membro estudante do grupo de pesquisa ATRIVM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, sob coordenação do Prof. Dr. Anderson de Araujo Martins Esteves (Departamento de Letras Clássicas)

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ATRIVM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, .



Linhas de pesquisa


1.
Gênero, Sexualidades e Corporalidades

Objetivo: Análise de relações de gênero na literatura e na cultura material da Antiguidade. Análise de aspectos sobre as sexualidades, subjetivações, corporalidades e erotismos entre homens, entre mulheres (homoerotismos) e entre homens e mulheres na Antiguidade.
Palavras-chave: Sexualidades; Corporalidades; Homoerotismos; Gênero.
2.
Fronteira, Política e Cultura

Objetivo: A linha de pesquisa privilegia as relações de poder e suas implicações no que tange as questões referentes às práticas sociais, a construção e consolidação dos estados nacionais, as relações internacionais, aos nacionalismos, identidades nacionais e regionais, relações de integração e de conflitos, as fronteiras política, cultural e social, o processo imigratório, as instituições religiosas, educacionais, partidárias, o imaginário, a memória;o direito e a sociedade.
Palavras-chave: Relações de Poder; Fronteiras; Cultura; Representações.
3.
Gênero e Sexualidade na Antiguidade

Objetivo: Levantamento e análise de documentação que permita repensar as formulações esquemáticas sobre as práticas homoeróticas na Antiguidade, por meio do estudo paralelo dos corpora imagéticos e dos documentos textuais.
Palavras-chave: Antiguidade clássica; homoerotismo; estudos de gênero.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Barbaridade: identidades e alteridades em representações do outro por escritores romanos
Descrição: Durante o Império Romano foi construída uma identificação greco-romana entre os grupos das elites, identificação essa que foi um fator de coesão no mundo imperial romano, embora as culturas dentro do Império fossem muito mais plurais que isso. Dentre os historiadores que trabalham como tal percepção podemos citar, por exemplo, Janet Huskinson (2000) e Andrew Wallace-Hadrill (2008). Os escritores do Império Romano, inseridos nesse espaço discursivo comum, se utilizaram da ideia de bárbaros versus civilizados que fora criada pelos gregos antigos, mas de maneira ressignificada conforme o momento histórico em que viviam, os anseios e objetivos que almejavam e a relação estabelecida entre o escritor e os povos representados. Desta forma, através das análises de textos de escritores do período imperial romano podemos perceber como as construções das identidades culturais são negociáveis, flexíveis e não estanques e imutáveis, dependendo de jogos de representações e poder. Diante disso, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é analisar documentos textuais escritos por autores romanos, de língua latina ou grega, buscando a compreensão de representações de povos considerados bárbaros pelos escritores, em processos de formação de identidades e alteridades. Visamos, da mesma forma, estudar elementos culturais específicos dos povos considerados como bárbaros, tais como aspectos da religiosidade, organização social, guerra, etc., na visão dos escritores e no contato com a cultura imperial romana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Henrique Hamester Pause - Integrante / Semíramis Corsi Silva - Coordenador / Gabriel de Freitas Reis - Integrante / Rodrigo Santos Oliveira - Integrante / Dandara Perlin Pereira - Integrante / Fabio Pimentel - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
ATRIVM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade
Descrição: O grupo ATRIVM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade foi formado em 2010 e é vinculado ao PPGLC-UFRJ. É composto por pesquisadores interessados em estudar as culturas da Antiguidade Clássica por meio de abordagens teóricas contemporâneas e a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que privilegie as interações entre as literaturas grega e romana, a história cultural, a filosofia e a arqueologia. Dentre as atividades do grupo, destacamos as pesquisas realizadas pelos seus membros, a orientação dos discentes de Graduação e de Pós-Graduação, a participação em eventos científicos em que estes projetos são apresentados e debatidos, a organização de cursos de extensão, a organização de obras coletivas e o diálogo com outros grupos e no encontro anual, promovido pelo PPGLC. Objetivos principais do grupo são o fomento à circulação das pesquisas entre as IFES em que atuam os diversos membros e a consolidação da interdisciplinaridade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
"América Platina": processos de formação e de consolidação dos estados nacionais no século XIX e no início do século XX
Descrição: Pretende-se analisar a problemática das relações de poder e do imaginário social que estão presentes no espaço da América Platina, desvelando o que está implícita ou explicitamente presente nos processos de formação e consolidação dos estados nacionais a partir de um levantamento e análise de dados, principalmente bibliográficos e documentais, incentivando assim a produção de conhecimento desde a iniciação científica ao pós-graduação.Pretende-se a partir da pesquisa documental e bibliográfica avançar e aprofundar os conhecimentos históricos, por meio de subprojetos, que delimitarão o objeto de pesquisa e o período em questão ( especialmente sec. XIX e início do séc. XX) - período do processo de formação e construção dos novos estados nacionais. Analisar-se-á nestas como foram tratadas as questões da fronteira, o poder local/regional e sua relação com a construção do poder nacional, a relação entre os vizinhos, a identidade regional e a nacional, os processos imigratórios, entre outros, tendo como fundamentos teóricos para a análise, especialmente as discussões propostas por Eric Hobsbawm (2004), Benedict Anderson(1989), Jose Carlos Chiaramonte(1995), José Murilo de Carvalho (1987)....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Henrique Hamester Pause - Integrante / Maria Medianeira Padoin - Coordenador.
2015 - Atual
Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM
Descrição: O Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas na área de História Antiga no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Além disso, o grupo se propõe a fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes de História Antiga da UFSM com outras universidades brasileiras e estrangeiras, assim como pretende promover eventos na área em questão (Jornadas, Ciclos de Cinema, Seminários de Pesquisa, etc.) na UFSM. O GEMAM é coordenado pela Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (Departamento de História da UFSM).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Henrique Hamester Pause - Integrante / Semíramis Corsi Silva - Coordenador.
2015 - Atual
Fronteiras culturais na busca por Antiguidades plurais: gênero, sexualidades, magia e identidades
Descrição: Este projeto de pesquisa, ligado ao Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM, tem como objetivo desenvolver estudos históricos sobre as problemáticas das fronteiras culturais na Antiguidade e as representações posteriores deste período em quatro aspectos: fronteiras entre grupos étnicos e entre identidades culturais construídas historicamente, tênues fronteiras entre representações da magia e representações religiosas, fronteiras entre as diferentes construções culturais de "sexualidade" e gênero (masculino/feminino) e fronteiras entre períodos históricos e os "usos do passado". Desta forma, nosso projeto operacionaliza o conceito de fronteiras não como um limite estanque entre Estados, mas como espaço simbólico de contatos, trocas, conflitos e relações de poder, buscando a análise das construções de identidades, alteridades e modos de ação e negociação de grupos. Neste sentido, as pesquisas abarcadas por este projeto visarão repensar as pluralidades das experiências culturais no período comumente conhecido como Antiguidade e os "usos" de elementos deste contexto em outros períodos históricos por meio, especialmente, de documentos escritos. Não negamos a importância da cultura material no tipo de abordagem aqui apresentada e, embora nosso foco seja na análise de textos, consideraremos a cultura material quando houver material disponível para análise. Diante disso, visamos pensar nas representações sobre fenômenos identitários, de integração, de magia, de "sexualidade" e de gênero e como tais fenômenos são construídos em fronteiras na relação nós/outros. O aporte teórico do projeto advém da Nova História Cultural em diálogo com os Estudos Culturais e seus desdobramentos nos Estudos pós-coloniais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Henrique Hamester Pause - Integrante / Semíramis Corsi Silva - Coordenador / Gabriel de Freitas Reis - Integrante / Renan do Amarante - Integrante / Rodrigo Santos Oliveira - Integrante / Pedro Vieira Marques - Integrante / Jivago Furlan Machado - Integrante.
2014 - 2015
História Platina: Sociedade, Poder e Instituições
Descrição: O Grupo de Pesquisa História Platina: sociedade, poder e instituições prevê como repercussões de suas ações e atividades: -ampliar e valorizar os estudos e a produção do conhecimento na área de História e áreas afins; -ampliar o diálogo acadêmico entre grupos de pesquisa, interinstitucional e pesquisadores individualmente, tanto em nível regional, nacional como internacionalmente; -propiciar a produção do conhecimento com um caráter inter/multidisciplinar; -colaborar na consolidação do pós-graduação na UFSM especialmente na área; -interação entre a pesquisa acadêmica do pós-graduação e graduação(iniciação científica); -vínculo da pesquisa a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM; -divulgação da produção em eventos, publicações, etc em âmbito internacional, nacional e regional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
III Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Dissidências e acusações politico-religiosas: diálogos entre a Antiguidade e outras temporalidades
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Henrique Hamester Pause - Integrante / Semíramis Corsi Silva - Coordenador.
2016 - 2016
Ciclo de Videoconferências sobre o Império Romano do Oriente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Trajetórias de pesquisa: entre café, mate e histórias
Descrição: O objetivo deste projeto de extensão, desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM - GEMAM/UFSM, é realizar apresentações de trajetórias profissionais de pesquisa e debates com professores/pesquisadores convidados, especialmente profissionais da área de História Antiga, de forma descontraída e agradável, sem as imposições formais de uma conferência. Assim, durante as palestras buscaremos também servir ao convidado e ouvintes café e mate. Esperamos com esse rigor menor às formalidades atrair o público jovem de estudantes para um contato mais próximo com os profissionais convidados, deixando também nossos convidados à vontade para falarem sobre seus projetos e suas experiências acadêmicas. As apresentações e debates serão abertos para todos os estudantes da UFSM, assim como para a comunidade em geral, mas serão voltados, especialmente, aos alunos e alunas de graduação do curso de História e também aos interessados do PPGH da UFSM. Acreditamos que o contato dos estudantes com as trajetórias profissionais e com os relatos de experiências de diferentes profissionais da História, em especial da História Antiga, área de estudo do GEMAM, pode ser muito motivador. Além disso, são momentos propícios para a descoberta de temas de pesquisa, formas de abordagem e aspectos sobre como organizar e planejar projetos de vida profissional, assim como planejar possíveis publicações acadêmicas. O projeto objetiva realizar pelo menos um encontro semestral, mas a ideia é tentar aproveitar as vindas de profissionais para bancas de defesas e outros eventos maiores e convidá-los para uma conversa descontraída e enriquecedora com nossos alunos e alunas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Henrique Hamester Pause - Integrante / Semíramis Corsi Silva - Coordenador.
2015 - Atual
Telecine Clio. Filmes, séries e debates sobre o Mundo Antigo e Medieval
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo exibir filmes e séries televisivas inspirados em temas da Antiguidade e Idade Média, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Buscaremos fomentar debates sobre a relação das produções cinematográficas contemporâneas e a história/historiografia e sobre questões relativas às recepções da Antiguidade e do Medievo. Procuraremos, com isso, desafiar um olhar crítico, analisando como essas narrativas constroem visões sobre os contextos históricos em questão, enfatizando conflitos sociais, políticos, econômicos e/ou culturais com olhares contemporâneos às suas produções. A iniciativa tem como público-alvo interessados na relação entre Cinema e História, tanto alunos do curso de História da UFSM, assim como toda comunidade acadêmica e a sociedade em geral, uma vez que as exibições e debates serão abertos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Henrique Hamester Pause - Integrante / Semíramis Corsi Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa pelo trabalho apresentado no XIII Encontro Regional de História da ANPUH RS, ANPUH RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAUSE, H. H.2018PAUSE, H. H.; PEREIRA, D. P. . Homoerotismo no Principado Romano e o polêmico trabalho com gênero na educação básica: uma proposta de material didátic. ALETHÉIA (GOIÂNIA), v. 2, p. 1-17, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAUSE, H. H.. Homoerotismo no Principado Romano: representações satíricas nos poemas de Juvenal (século I d.C.). In: I Congresso Internacional de História da Universidade Federal de Santa Maria: Poder, Cultura e Fronteiras - CIHIS/UFSM, 2016, Santa Maria. Caderno de Programação e Resumos do Congresso Internacional de História da UFSM - CIHIS. Santa Maria: UFSM/CCSH/PPGH, 2016. v. 1. p. 487-500.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAUSE, H. H.. Sexo, Gênero e Humor na Roma do Principado, rindo da passividade e da efeminação masculina com os Epigrammata de Marcial. In: I Ciclo Internacional e II Ciclo Nacional do GTHA-RS & V Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM: Corrupção, Crimes e Crises na Antiguidade, 2018, Santa Maria. Caderno de Programação e Resumos. Rio de Janeiro: Letras/UFRJ, 2018. v. 1. p. 38-38.

2.
PAUSE, H. H.. Gênero e Humor na Cidade de Roma do século I d.C.: Rindo da Efeminação Masculina com os Poemas de Marcos Valério Marcial. In: XIV Encontro Estadual de História ANPUH - RS, 2018, Porto Alegre. Caderno de Resumos (E-book). São Leopoldo: Oikos, 2018. v. 1. p. 284-285.

3.
PAUSE, H. H.. Pilosidade e Virilidade na Literatura Latina e no caso da Warren Cup: UIR ou não UIR?. In: 32º Jornada Acadêmica Integrada, 2017, santa maria. Anais da 32º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

4.
PAUSE, H. H.. PELOS: TER OU NÃO TER? EIS A QUESTÃO! PILOSIDADE E VIRILIDADE ROMANA NOS POEMAS DE MARCIAL E JUVENAL. In: IV Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Prazeres Antigos: Comer, jogar e amar na Antiguidade, 2017, santa maria. Caderno de Programação e Resumos. Santa Maria: GEMAM/UFSM, 2017. v. 1. p. 22-22.

5.
PAUSE, H. H.. Práticas religiosas lícitas e ilícitas em O asno de ouro, de Apuleio (século II d.C.). In: III Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM - Dissidências e acusações político-religiosas: diálogos entre a Antiguidade e outras temporalidades, 2016, Santa Maria/RS. Caderno de Programação e Resumo da III Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Santa Maria/RS: GEMAM/UFSM, 2016. p. 28-28.

6.
PAUSE, H. H.. Homoerotismo e Misoginia no Principado Romano: o testemunho de Juvenal e Marcial (século I d.C.). In: 31º Jornada Acadêmica Integrada, 2016, santa maria. Anais da 31º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

7.
PAUSE, H. H.; PADOIN, M. M. ; PIASSINI, C. E. . Italianos na Revolução Farroupilha (1835-1845) e seus ideais políticos. In: 30º Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2015, Santa Maria. Anais 30° Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. . Sexo, Gênero e Humor na Roma do Principado, rindo da passividade e da efeminação masculina com os Epigrammata de Marcial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAUSE, H. H.. Rindo da Efeminação Masculina no Império Romano: Os Poemas de Marcos Valério Marcial (século I d.C.). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAUSE, H. H.. Gênero e Humor na Cidade de Roma do século I d.C.: Rindo da Efeminação Masculina com os Poemas de Marcos Valério Marcial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. . Pilosidade e Virilidade na Literatura Latina e no caso da Warren Cup: UIR ou não UIR?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PAUSE, H. H.. Pelos: ter ou não ter? Eis a questão! Pilosidade e Virilidade romana nos poemas de Marcial e Juvena. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PAUSE, H. H.. Práticas religiosas lícitas e ilícitas em O asno de ouro, de Apuleio (século II d.C.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAUSE, H. H.. Representações do homoerotismo no Principado Romano: uma análise dos epigramas de Marcial (século I d.C.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PAUSE, H. H.. Homoerotismo no Principado Romano: representações satíricas nos poemas de Juvenal (século I d.C.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. . Homoerotismo e Misoginia no Principado Romano: o testemunho de Juvenal e Marcial (século I d.C.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PAUSE, H. H.; PIASSINI, C. E. ; PADOIN, M. M. . Italianos na Revolução Farroupilha (1835-1845) e seus ideais políticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PAUSE, H. H.. O homoerotismo na sociedade romana pelo olhar satírico de Petrônio em Satyricon. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo Internacional e II Ciclo Nacional do GTHA-RS & V Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM: Corrupção, Crimes e Crises na Antiguidade. Sexo, Gênero e Humor na Roma do Principado, rindo da passividade e da efeminação masculina com os Epigrammata de Marcial. 2018. (Congresso).

2.
I Jornada do GEFEM: É Possivel estudar Gênero na Longa Duração?.Rindo da Efeminação Masculina no Império Romano: Os Poemas de Marcos Valério Marcial (século I d.C.). 2018. (Outra).

3.
XIV Encontro Estadual de História ANPUH-RS: Democracia, Liberdades, Utopias.Gênero e Humor na Cidade de Roma do século I d.C.: Rindo da Efeminação Masculina com os Poemas de Marcos Valério Marcial. 2018. (Encontro).

4.
IV Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM - Prazeres antigos: comer, jogar e amar na Antiguidade:."PELOS: ter ou não ter? Eis a questão!? Pilosidade e Virilidade Romana nos poemas de Marcial e Juvenal (Séc. I d.C.). 2017. (Outra).

5.
Ciclo de Videoconferências sobre o Império Romano do Oriente. 2016. (Outra).

6.
I Congresso Internacional de História da Universidade Federal de Santa Maria: Poder, Cultura e Fronteiras - CIHIS/UFSM. Homoerotismo no Principado Romano: representações satíricas nos poemas de Juvenal (século I d.C.). 2016. (Congresso).

7.
III Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Dissidências e acusações político-religiosas: diálogos entre a Antiguidade e outras temporalidades.Práticas religiosas lícitas e ilícitas em O asno de ouro, de Apuleio (século II d.C.). 2016. (Outra).

8.
II Telecine Clio: Exibição e debate do filme "A Paixão de Cristo". 2016. (Outra).

9.
I Oficina de Arqueologia e História Antiga do NEP e GEMAM: O teatro e as máscaras gregas. 2016. (Oficina).

10.
I Trajetórias de pesquisa. Os meus vasos, o meu pintor: teoria, métodos e práticas na trajetória de uma pesquisa acadêmica. 2016. (Outra).

11.
Oficina de Introdução ao Latim. 2016. (Oficina).

12.
XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS.Representações do homoerotismo no Principado Romano: uma análise dos epigramas de Marcial (século I d.C.). 2016. (Encontro).

13.
III Ciclo de Cinema Série Vikings - 3ª Temporada. 2015. (Outra).

14.
II Jornada de Estudos sobre o Mundo Antigo e Medieval da UFSM.O homoerotismo na sociedade romana pelo olhar satírico de Petrônio em Satyricon. 2015. (Outra).

15.
I Telecine Clio: exposição de debate do filme A Papisa Joana. 2015. (Outra).

16.
Minicurso Runemal. 2015. (Oficina).

17.
Palestra Neurociência e Aprendizagem. 2015. (Outra).

18.
XXI Semana Acadêmica da História UFSM. 2015. (Outra).

19.
Ciclo de Cinema "Série Vikings" 1ª Temporada. 2014. (Outra).

20.
Conferência A atualidade do golpe de Estado de 1964. 2014. (Outra).

21.
XX Semana Acadêmica da História UFSM. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, S. C. ; PAUSE, H. H. ; ET AL . I Ciclo Internacional e II Ciclo Nacional do GTHA- RS & V Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM: Corrupção, Crimes e Crises na Antiguidade. 2018. (Congresso).

2.
REIS, G. F. ; SILVA, S. C. ; PAUSE, H. H. . Conceitos e Historiografia a respeito da transição da Antiguidade para a Idade Média. 2017. (Outro).

3.
SILVA, S. C. ; PAUSE, H. H. . IV TeleCine Clio: Ciclo de cinema barbariedade! Os Inimigos de Roma. 2017. (Outro).

4.
SILVA, S. C. ; SOARES, A. L. R. ; PAUSE, H. H. . Minicurso Portugal Romano - A investigação arqueológica no norte da Lusitânia Romana. 2017. (Outro).

5.
SILVA, S. C. ; PAUSE, H. H. . IV Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Prazeres antigos: comer, jogar e amar na Antiguidade.. 2017. (Congresso).

6.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. ; ET AL . III Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Dissidências e acusações político-religiosas: diálogos entre a Antiguidade e outras temporalidades. 2016. (Outro).

7.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. ; ET AL . II Telecine Clio: exibição e debate do filme A paixão de Cristo. 2016. (Outro).

8.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. ; ET AL . Ciclo de Videoconferências sobre o Império Romano do Oriente. 2016. (Outro).

9.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. ; ET AL . I Trajetórias de Pesquisa: entre café, mate e histórias. Palestra "Os meus vasos, o meu pintor: teoria, métodos e prática na trajetória de uma pesquisa acadêmica", Profa. Dra. Carolina Kesser (PPGH/UFPel). 2016. (Outro).

10.
SILVA, S. C. ; PAUSE, H. H. . I Oficina de Arqueologia e História Antiga do NEP e GEMAM: O Teatro e as Máscaras Gregas. 2016. (Outro).

11.
SILVA, S. C. ; SOARES, A. L. R. ; PAUSE, H. H. . I Oficina de Arqueologia e História Antiga do NEP e GEMAM: O Teatro e as Máscaras Gregas. 2016. (Outro).

12.
PAUSE, H. H.; ET AL . XXI Semana Acadêmica da História UFSM. 2015. (Outro).

13.
SILVA, S. C. ; PAUSE, H. H. . II Jornada de Estudos sobre o Mundo Antigo e Medieval da UFSM. Documentos e Interpretações da Antiguidade e Idade Média. 2015. (Congresso).

14.
PAUSE, H. H.; SILVA, S. C. ; ET AL . I Telecine Clio: exposição e debate do filme A Papisa Joana. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 13:06:39