José Bento de Oliveira Camassa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2691610030818621
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Mestrando em História Social na Universidade de São Paulo (USP) e bolsista FAPESP, com pesquisa sobre relatos de viagem na Belle Époque latino-americana. Bacharel e licenciado em História pela mesma USP. Integrou entre 2014 e 2018 a comissão editorial da Revista Epígrafe, periódico acadêmico organizado e editado por alunos da graduação em História da USP. Durante a graduação, foi monitor-bolsista da disciplina "Metodologia da História I" em 2015 e da disciplina "Metodologia da História II" em 2016 e desenvolveu pesquisa de iniciação científica no Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Bento de Oliveira Camassa
Nome em citações bibliográficas
CAMASSA, J.B.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Itinerários da nação: identidade nacional e projetos de civilização nos escritos de viagem de Euclides da Cunha sobre a Amazônia brasileira e de Roberto Payró sobre a Patagônia argentina.,Orientador: Stella Maris Scatena Franco.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Euclides da Cunha; Roberto Payró; relatos de viagem; Amazônia; Patagônia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
2016
Graduação em andamento em Licenciatura em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2016
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Direito.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Ano de interrupção: 2014




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de extensão do Centro de Estudos Hannah Arendt. (Carga horária: 34h).
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, FDUSP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Diásporas africanas nas Américas e expressão artística em perspectiva atlân. (Carga horária: 8h).
Departamento de História da Universidade de São Paulo, DH-USP, Brasil.
2016 - 2016
4ª Semana Universitária da Prefeitura de São Paulo. (Carga horária: 40h).
Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Por uma cenografia da enunciação. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Departamento de História da Universidade de São Paulo, DH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Metodologia da História I, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina "Metodologia da História I" ministrada pela Professora Doutora Sara Albieri. Entre as atividades realizadas, estiveram: participação em reuniões semanais, preparação de materiais didáticos, sugestão de referências bibliográficas, realização de seminários temáticos, participação na parte expositiva da aulas, resolução de dúvidas dos estudantes em plantões, por e-mail e nas aulas.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor-bolsista, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina "Metodologia da História II" ministrada pelo Professor Doutor José Geraldo Vinci de Moraes.


Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estagiário monitor de História do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz. Entre as atividades realizadas, estão: produção de materiais didáticos, atendimento aos estudantes em plantão de dúvidas, elaboração e correção de atividades avaliativas e suporte organizacional para o curso.



Membro de corpo editorial


2014 - 2018
Periódico: Epígrafe


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMASSA, J.B.2017 CAMASSA, J.B.. Papilas modernistas: alteridade e identidade nacional no diário de viagem O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade. REVISTA DE HISTÓRIA BILROS, v. 5, p. 65-94, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMASSA, J.B.. Identidade nacional e projetos de civilização para a Patagônia nas crônicas de La Australia Argentina, de Roberto Payró.. In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas), 2018, Mariana, Minas Gerais. Anais do XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018.

2.
CAMASSA, J.B.; SILVESTRE, C. ; GOMES, J. ; MAGALHAES, L. H. C. ; FORTUNATO, T. . A Novela do Grasso entalhador e o Renascimento: Racionalidade, Narrativa e Experiência. In: V EPEGH -Encontro de Pesquisa na Graduação em História, 2017, São Paulo. Anais do V EPEGH -Encontro de Pesquisa na Graduação em História, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMASSA, J.B.. Itinerários da Nação: os escritos de viagem de Euclides da Cunha sobre a Amazônia brasileira e de Roberto Payró sobre a Patagônia argentina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CAMASSA, J.B.. Identidade nacional e projetos de civilização para a Patagônia nas crônicas de La Australia Argentina, de Roberto Payró. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAMASSA, J.B.; SILVESTRE, C. ; GOMES, J. ; MAGALHAES, L. H. C. ; FORTUNATO, T. . A Novela do Grasso entalhador e o Renascimento: Racionalidade, Narrativa e Experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAMASSA, J.B.. A legitimidade da polícia e os direitos humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CAMASSA, J.B.. O conceito de legitimidade da polícia: a tese da justiça procedimental e outras abordagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMASSA, J.B.. Tudo será difícil dizer: Memória, História e ficção em 'A resistência' de Julián Fuks 2018 (Resenha).

2.
CAMASSA, J.B.. Romance de uma (auto)afirmação: o íntimo e o político em 'Afirma Pereira', de Antonio Tabucchi. Revista Primeiros Escritos - Departamento de Filosofia - USP, 2017 (Resenha).

3.
CAMASSA, J.B.. Editorial - Revista Epígrafe - edição nº 3, ano 4, setembro de 2016. São Paulo: Revista Epígrafe, 2016 (Editorial).

4.
KANESIRO, H. A. ; DELIA, M. ; CAMASSA, J.B. . A representação da Copa do mundo de 1970 no jornal O Pasquim e na revista Veja durante a Ditadura Militar brasileira. 2015 (Sequência didática).

5.
CAMASSA, J.B.. Baseado em fatos reais: O (esquecido) protagonismo de Carolina Maria de Jesus numa São Paulo miserável 2013 (Sequência didática).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CAMASSA, J.B.. O crescente questionamento à ?Guerra às Drogas?: três filmes sobre diferentes aspectos. 2016. (Blog).

2.
CAMASSA, J.B.. A Guerra às drogas na Indonésia - o que a pena de morte aos brasileiros Marco Archer e Rodrigo Gularte tem a ver com a Guerra do Ópio e com a Guerra Fria?. 2016. (Blog).

3.
CAMASSA, J.B.. Desnaturalizando a relação entre capitalismo e criminalização das drogas ? O Império Britânico e as Guerras do Ópio. 2016. (Blog).

4.
CAMASSA, J.B.. Depois da migração: idas e vindas após o acolhimento. 2016. (Blog).

5.
CAMASSA, J.B.. Entre os muros de uma escola, entre as fronteiras de um país. 2016. (Blog).

6.
CAMASSA, J.B.. Lugar de vida. 2016. (Blog).

7.
CAMASSA, J.B.. A legitimidade de um Estado depende das interações entre cidadão e agente público. 2016; Tema: Legitimidade do Estado e justiça procedimental. (Blog).

8.
CAMASSA, J.B.. Quando o Brasil terá seu 'dia muito especial'?. 2016; Tema: Polarização política e oposição ao autoritarismo. (Blog).

9.
CAMASSA, J.B.. Uma mensagem na garrafa - as trajetórias de mulheres refugiadas. 2016; Tema: Refúgio; relações internacionais; gênero. (Blog).

10.
CAMASSA, J.B.. Sete argumentos para debater com quem defende que 'bandido bom é bandido morto'. 2016; Tema: Direitos Humanos e controle da letalidade policial. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMASSA, J.B.. Relatório final - O impacto do contato em nível local entre os cidadãos e as instituições: pesquisa exploratória relacionada aos serviços de polícia locais.. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
CAMASSA, J.B.. Relatório semestral - O impacto do contato em nível local entre os cidadãos e as instituições: pesquisa exploratória relacionada aos serviços de polícia locais.. 2014. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Minicurso Recursos para uma história intelectual latino-americana: as propostas historiográficas de Ángel Rama - Ministrante: Prof. Dr. Pedro Demenech - XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2018. (Encontro).

2.
Seminário do LEHA-USP - abril de 2018.Itinerários da Nação: os escritos de viagem de Euclides da Cunha sobre a Amazônia brasileira e de Roberto Payró sobre a Patagônia argentina.. 2018. (Seminário).

3.
Seminário do LEHA-USP - agosto de 2018. 2018. (Seminário).

4.
XIII Encontro internacional da ANPHLAC.Identidade nacional e projetos de civilização para a Patagônia nas crônicas de La Australia Argentina, de Roberto Payró. 2018. (Encontro).

5.
Cineclube de dezembro - "Dr Fantástico", de Stanley Kubrick - Projeto Cinegri/USP. 2015. (Oficina).

6.
Simpósio Internacional 70 anos de "A Rosa do Povo". 2015. (Simpósio).

7.
22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Técnica da USP.O conceito de legitimidade da polícia: a tese da justiça procedimental e outras abordagens. 2014. (Simpósio).

8.
Ciclo Mutações - fontes passionais da violência. 2014. (Outra).

9.
Debate em 2 Tempos: A Fantasmagoria da Derrota, o Futebol como Metáfora - Instituto de Estudos Avançados da USP. 2014. (Outra).

10.
II Seminário do Núcleo dos Direitos da USP - Cidade, espaço e pertencimento. 2014. (Seminário).

11.
Seminário Internacional de Direitos Humanos - Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 2014. (Seminário).

12.
VIII Encontro Nacional da ANDHEP - Políticas Públicas para Segurança Pública e Direitos Humanos.A legitimidade da polícia e os direitos humanos. 2014. (Encontro).

13.
VIII Encontro Nacional da ANDHEP - Políticas Públicas para Segurança Pública e Direitos Humanos. 2014. (Encontro).

14.
A Micro História de Carlo Ginzburg em "O Queijo e os Vermes" - Seminário Aberto Pet História Usp. 2013. (Seminário).

15.
Cidadania e Questão Racial no Brasil - Debates Agenda Brasileira: Temas Fundamentais para a Sociedade. 2013. (Outra).

16.
Palestra sobre Dom Casmurro - Alcides Villaça - ciclo Romance de Formação ? Caminhos e Descaminhos do Herói - Lero USP. 2013. (Outra).

17.
Seminário Internacional - Escravidão e Capitalismo Histórico: História e Historiografia, Brasil, Cuba e Estados Unidos, século XIX. 2013. (Seminário).

18.
Trabalho, Cidade e Patrimônio: a fábrica de cimento de Perus. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMASSA, J.B.; REVISTA EPÍGRAFE ; REVISTA PAISAGENS . Por que estamos no mesmo prédio? - História e Geografia USP. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:53:43