Jhonatan Augusto Ribeiro

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  • Última atualização do currículo em 14/08/2015


Graduando em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jhonatan Augusto Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, J. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Trindade
88010970 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37219923


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Antropologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero no Brasil
Descrição: Os objetivos do projeto são: a) Analisar as redações e artigos pré-selecionados em todas as edições do Prêmio buscando identificar temas recorrentes, em cada ano e ao longo de todo o concurso, e a presença de especificidades decorrentes do contexto local/regional, assim como, identificar os conceitos predominantes de gênero, raça/etnia, orientação sexual e articulação de gênero com outras categorias relevantes, tais como raça, classe etc.; b) Identificar perfil das/os estudantes de ensino médio em termos de gênero, cor, idade, orientação sexual, tipo de escola por dependência administrativa (municipal, estadual, federal ou privada), localização geográfica e outros critérios; c)Mapear a trajetória dos/as alunos/as premiados por Estado (estudantes de ensino médio, graduação e mestrado) por meio de consulta à currículo lattes e por meio de pesquisa eletrônica em redes sociais, contatos por e-mail e telefônicos e, se possível presencial, para averiguar o que fazem estas/es estudantes atualmente e se houve aprofundamento e continuidade de pesquisas sobre o tema; d)Investigar a inserção do projeto no Projeto Politico Pedagógico da escola e a abrangência do mesmo em termos de percentual de alunos/as e professores/as envolvidos, tempo de implementação do projeto e metodologia empregada na construção do projeto, assim como outros fatores que possam ter influenciado a participação no concurso como cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização em gênero (como o GDE Gênero e Diversidade na Escola) e/ou ativismo político em movimentos sociais; e)Identificar o perfil da escola em termos de dependência administrativa nas esferas pública e privada e localização geográfica no município e no Estado. f) Realizar uma pesquisa qualitativa in loco com uma amostra de 2 ou 3 escolas por região das escolas premiadas na categoria Escola Promotora da Igualdade , observando especialmente, se elas continuam implementando o projeto pedagógico no campo dos estudos de gênero e entrevistando professoras/es que tenham especial destaque no desenvolvimento de atividades pela Igualdade de Gênero e, se for o caso, o acompanhamento de alunos/as vencedoras. g) Entrevistar presencialmente, durante a visita in loco, representantes na esfera municipal e estadual dos Organismos de Políticas para as Mulheres nos Municípios em que estão situadas as escolas premiados na categoria Promotoras da Igualdade de Gênero para conhecer as políticas locais que podem (ou não) influenciar o bom desempenho de algumas escolas no concurso. h) Realizar um levantamento quantitativo dos ganhadores de prêmios em todas as categorias, construindo diferentes gráficos por região, estado, nível de premiação, gênero dos vencedores, etc. em vista de uma análise mais sociológica dos dados já disponíveis no site da SPM. A análise das diferenças regionais será feita por consultoras/es do projeto, pesquisadores/as vivendo nas cinco regiões do Brasil...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jhonatan Augusto Ribeiro - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador / Mareli graupe - Integrante / Bruna Klöppel - Integrante / Jefferson Virgilio - Integrante / Carmem Vera Ramos - Integrante / Virginia Nunes - Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Outra.
2015 - Atual
Antropologia, Gênero e ciencias
Descrição: A solicitação para o Edital Universal CNPq 2012, visa o apoio ao desenvolvimento da pesquisa ?Um Olhar De Gênero Sobre A História E A Transmissão Das Antropologias Contemporâneas Em Diferentes Países Do Mundo? que está sendo realizada com recursos da Bolsa PQ nível 1. O projeto visa dar continuidade às pesquisas sobre o lugar das mulheres no campo cientifico e artístico, e em particular, nas antropologias contemporâneas. A pesquisa dá continuidade à etnografia em curso sobre a constituição e a organização institucional, política e acadêmica e sobre os principais sistemas de formação antropológica de diferentes antropologias nacionais em suas articulações com redes, associações e instituições internacionais. Tem como eixo analítico a reflexão de como questões de gênero estão presentes no universo científico, ou seja, como a produção de conhecimento é ?situada? e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas nos discursos hegemônicos que legitimam instituições, tradições teóricas e indivíduos no interior de um campo de produção teórica. A pesquisa será realizada através de investigação documental em arquivos institucionais e bibliotecas especializadas, observação participante em eventos acadêmicos na área de Antropologia e na realização de entrevistas, com enfoque em histórias de vida, com mulheres (e homens) ?chaves? na constituição de diferentes instituições de ensino e na transmissão da Antropologia no mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jhonatan Augusto Ribeiro - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Latino-Americano de Biotecnologia de Algas. 2013. (Congresso).




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