Herika Paes Rodrigues Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2059920490504270
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Mestre em História (2017) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É especialista em Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional (2014) pela Universidade Cândido Mendes. É especialista em História de Pernambuco (2006) pela Universidade de Pernambuco(UPE). Possui Graduação em História pela Universidade de Pernambuco (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assessoria Pedagógica na Modalidade EaD (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Herika Paes Rodrigues Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, H. P. R.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ricardo de Aguiar Pacheco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: currículo; identidade; formação docente.
2018
Especialização em andamento em Especialização em Artes e Tecnologia. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2012 - 2014
Especialização em Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional. (Carga Horária: 460h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O papel do supervisor escolar no desafio por uma escola melhor.
Orientador: Luci Carlos de Andrade.
2005 - 2006
Especialização em História de Pernambuco. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Maçonaria: atuação e papel social no município de Garanhuns.
Orientador: Maria Giseuda de Barros Machado.
2001 - 2004
Graduação em História.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em XI Para Ler Paul Ricoeur por François Dosse. (Carga horária: 16h).
Instituto Ricardo Brennand, IRB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em X Curso de Extensão Para Ler Fernand Braudel. (Carga horária: 16h).
Instituto Ricardo Brennand, IRB, Brasil.
2016 - 2016
Cultura Política: suas múltiplas abordagens teórico-metodológicas. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2016 - 2016
Pesquisas em Didática da História: caminhos percorridos e desafios plantado. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Formação Acadêmica no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
A atualidade do pensamento de Mariá Tegui para América Latica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Competências, Ambientação e Profissionalismo em EaD: reflexões para uma prá. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Diseños Curriculares por Competencias. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2015 - 2015
Innovación, Tecnología y Transferencia Educativa. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa de Pós-Graduação em História


Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, FADURPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Secretaria do Curso de Licenciatura em Artes Visuais


Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Mediadores educacionais na assessoria de Cursos de Graduação na modalidade EAD ULBRA(Universidade Luterana do Brasil), atividades de secretaria e administrativo, atendimento ao aluno e tutores presenciais, contato direto com a Coordenação dos Cursos e departamentos da ULBRA, assessoria pedagógica de Cursos de Pós-Graduação na modalidade EAD da UCAM(Universidade Cândido Mendes).


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência realizado no Curso Presencial de Licenciatura em História, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na disciplina "Metodologia do Ensino de História" sob orientação do Prof. Dr. Ricardo de Aguiar Pacheco.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Executora
Outras informações
Professora Executora da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica (60h) no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância. (2º Semestre de 2015) EADTeC/UFRPE



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Observatório do Ensino de História em Pernambuco

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ricardo de Aguiar Pacheco em 03/05/2017.
Descrição: O Observatório do Ensino de História em Pernambuco deseja perceber a coerência entre a formação inicial dos Professores, o currículo das escolas, e as demandas das avaliações nacionais (Enad e Enem) tomando como recorte o Ensino de História nas escolas de ensino médio da Cidade do Recife, PE. Este estudo visa auxiliar tanto os professores das escolas a qualificarem seu trabalho docente bem como apontar às universidades linhas de estruturação de seus cursos de formação de professores. Ao mesmo tempo oferece os gestores das políticas públicas de educação uma análise dos currículos com base nos instrumentos de avaliação nacional do ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Assessora Pedagógica Modalidade EaD.


Idiomas


Catalão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIANA, H. P. R.2017VIANA, H. P. R.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . O currículo como objeto de observação do historiador. Momento (Rio Grande), v. 25, p. 199-217, 2017.

2.
PACHECO, Ricardo de Aguiar2017PACHECO, Ricardo de Aguiar ; VIANA, H. P. R. . Profisiional de História: uma questão de identidade. Fênix (UFU. Online), v. 14, p. 1-16, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
VIANA, H. P. R.. A história da formação de professores de História: currículo entre teoria e prática. In: Ângelo José Muira; Márcia Angela da Silva Aguiar; Antônio Flávio Barbosa Moreira. (Org.). Currículo, formação e trabalho docente. (Orgs) AGUIAR, Márcia Ângela da S; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; MUIRA,Ângelo José.. 1ed.Recife/PE: ANPAE, 2017, v. , p. 399-406.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Profissional de História: uma questão de Identidade. Fênix ? Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia-MG, 31 jul. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Estudo do currículo: A formação do professor na modernidade líquida. In: XI Encontro Estadual de História da ANPUH PE, 2017, Recife/PE. Encontro Democracia e Diversidade: produção e socialização do conhecimento histórico: XI Encontro Estadual de História da ANPUH de Pernambuco.. Recife/PE: Ed. Universitária da UFPE, 2017. v. Único. p. 1001-1016.

2.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . A história da formação de professores de História. In: XVII Encontro Estadual de História ? ANPUH-PB, 2016, Guarabira/PB. XVII Encontro Estadual de História ? ANPUH-PB. João Pessoa/PB: Mídia Gráfica e Editora - UEPB, 2016. v. 17. p. 319-326.

3.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Paralelo da Licenciatura em História nas modalidades presencial e a distância: o caso Universidade Federal Rural de Pernambuco. In: Caravana Estadual ANPUH PERNAMBUCO 25 ANOS, 2015, Recife/PE. Anais da Caravana 25 anos da Anpuh: diálogos entre a pesquisa e o ensino. Recife/PE: Editora UFPE, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . A história da formação de professores de História. In: XVII Encontro Estadual de História ANPUH/PB / I Encontro Estadual do PIBID em História, 2016, Guarabira/PB. XVII Encontro Estadual de História/?História: Conhecimento e Profissão?/I Encontro Estadual do PIBID em História. João Pessoa/PB: Mídia Gráfica e Editora - UEPB, 2016.

2.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Estudos do currículo: a formação do professor na modernidade líquida. In: XI Encontro Estadual de História: Democracia e Diversidade ? Produção e socialização do Conhecimento Histórico., 2016, Recife/PE. XI Encontro Estadual de História: Democracia e Diversidade ? Produção e socialização do Conhecimento Histórico. ANPUH PE, 2016.

3.
VIANA, H. P. R.. A história da formação de professores de história: currículo entre teoria e prática. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares UFPE/PE, 2016, Recife/PE. XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016.

4.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Reflexão sobre a formação do professor de história: currículo e legislação. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó/RN. Caderno de resumos - VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: história e memória. Caicó/RN: UFRN, 2016.

5.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . A legislação da formação de professores de história. In: V Seminário Internacional de História e Historiografia - A história na encruzilhada dos tempos, 2016, Recife/PE. Seminário Internacional de História e Historiografia - A história na encruzilhada dos tempos. Recife/PE: Editora UFPE, 2016. v. V.

6.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . A formação do professor de história: currículo e legislação uma reflexão necessária. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco.(JEPEX 2016), 2016, Recife/PE. XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco.(JEPEX 2016). Recife/PE: UFRPE, 2016.

7.
VIANA, H. P. R.; LIMA, A. C. P. . Atuação da Maçonaria no Município de Garanhuns/PE. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: histórias e memórias, 2016, Caico/RN. Caderno de resumos - VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: história e memória. Caicó/RN: UFRN, 2016.

8.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Paralelo da licenciatura em história nas modalidades presencial e a distância: o caso Universidade Federal Rural de Pernambuco. In: Caravana Estadual ANPUH PERNAMBUCO 25 ANOS, 2015, Recife/PE. Caravana Estadual ANPUH PERNAMBUCO 25 ANOS: diálogos entre a pesquisa e o ensino, 2015.

9.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Paralelo da licenciatura em história nas modalidades presencial e a distância: o caso Universidade Federal Rural de Pernambuco. In: XV JEPEX- Jornada de Pesquisa e Extensão, 2015, Recife/PE. XV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . A história da formação de professores de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Estudos do Currículo: a formação do professor na modernidade líquida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIANA, H. P. R.. A história da formação de professores de história: currículo entre teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . A formação do professor de história: currículo e legislação uma reflexão necessária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIANA, H. P. R.; LIMA, A. C. P. . Atuação da Maçonaria no Município de Garanhuns/PE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VIANA, H. P. R.. Reflexão sobre a formação do professor de história: currículo e legislação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . A legislação da formação de professores de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . Formação do professor de história: currículo e legislação uma reflexão necessária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . PARALELO DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: O CASO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIANA, H. P. R.; Pacheco, R. A. . PARALELO DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: O CASO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, H. P. R.. Relatório de atividade semestral 2016.1.. 2016. (Relatório).

2.
VIANA, H. P. R.. Relatório de atividade semestral 2015.2.. 2015. (Relatório).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de História Social da Cultura: História e Cultura Material. 2017. (Seminário).

2.
XI Para Ler Paul Ricoeur por Fraçois Dosse. 2017. (Outra).

3.
Conferência com François Dosse tema: "Michel de Certau, analisando a cultura". 2016. (Outra).

4.
Seminário Internacional: Educação, Sociedade e Globalização - FUNDAJ/PE. 2016. (Seminário).

5.
VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: histórias e memórias.Reflexão sobre a formação do professor de história: currículo e legislação. 2016. (Outra).

6.
VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Sertões: histórias e memórias.Atuação da Maçonaria no Município de Garanhuns/PE. 2016. (Outra).

7.
V Seminário Internacional de História e Historiografia - A história na encruzilhada dos tempos.A legislação da formação de professores de história. 2016. (Seminário).

8.
XI Encontro Estadual de História (ANPUH/PE) ?Democracia e Diversidade: Produção e Socialização do Conhecimento Histórico.Estudos do currículo: a formação do professor na modernidade líquida. 2016. (Encontro).

9.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.A história da formação de professores de História: currículo entre teoria e prática. 2016. (Outra).

10.
XVII Encontro Estadual de História ANPUH/PB/ I Encontro Estadual do PIBID em História.A história da formação de professores de história. 2016. (Encontro).

11.
XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco..A formação do professor de história: currículo e legislação uma reflexão necessária. 2016. (Outra).

12.
Caravana Estadual ANPUH PERNAMBUCO 25 ANOS.Paralelo da Licenciatura em História nas modalidades presencial e a distância: o caso Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2015. (Encontro).

13.
EXPOTEC 2015 ? Expo de Tecnologia e Ciência em Camaragibe/PE. 2015. (Exposição).

14.
UFRPE-Formação Acadêmica no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2015. (Outra).

15.
Mesa redonda: 1964, 50 anos depois : direito à verdade e à memória. 2014. (Outra).

16.
Capacitação Modelo Formação Continuada Semestral EAD/ULBRA Para Diretores e Coordenadores de Polos. 2013. (Outra).

17.
IV Semana de Ciências Sociais da UFRPE. 2013. (Outra).

18.
JOVAED - Jornada Virtual Abed de Educação a Distância. 2013. (Outra).

19.
Minicurso: Estudos Demográficos - UFRPE. 2013. (Outra).

20.
Minicurso Roteirização e Postura para Video Aula. 2012. (Outra).

21.
Minicurso Utilização dos Recursos e Atividades do Moodle. 2012. (Outra).

22.
Palestra Pespectiva da EaD no Nordeste. 2012. (Outra).



Outras informações relevantes


Aprovação em 1º lugar na 10º GERE no Concurso Público SEDUC/AL - 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 9:54:08