Natalia de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6727844582028005
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Professora do ensino fundamental (1ª ao 5ª ano). Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e anos inicias. Bolsista FIPE Júnior em 2014. Bolsista FIPE em 2015. Bolsista UAB/PROPLAN em 2016. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) da Universidade Federal de Santa Maria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natalia de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, N.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A produção discursiva de uma infância surda escolarizada: escritas biografemáticas,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação de Surdos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2015
Graduação em Educação Especial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2000 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Maria Auxiliadora, CMA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
O Sistema Braille e a Adaptação de Recursos Didáticos na Perspectiva da Edu. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Mãos que falam: Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora no Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) da disciplina de Desenvolvimento linguístico e educação do surdo.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora no Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) da disciplina de Alternativas Metodológicas para o Aluno Surdo.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora no Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) da disciplina de Artes Visuais e Educação Especial.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista UAB/PROPLAN Educação Especial EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho junto à Coordenação do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) no âmbito de acompanhamento dos alunos, durante o semestre, em suas participações nas disciplinas, documentações necessárias ao aluno graduando, acompanhamento em relação às disciplinas complementares de graduação e participações em reuniões dos órgão do colegiado.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fipe, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto: Produções Culturais Surdas no contexto da Educação Bilíngue

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fipe Júnior, Carga horária: 20
Outras informações
Título do projeto: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alternativas Metodológicas para o aluno surdo
02/2017 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Santa Maria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de seleção para tutoria do Curso de Educação ESpecial - LIcenciatura (a distância).
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Artes Visuais e Educação Especial

Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Colégio Maria Auxiliadora, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Assalariado, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Produções Culturais Surdas no contexto da Educação Bilíngue
Descrição: Discussões sobre os documentos que norteiam a educação especial no Brasil, entrevistas, visitas a campo em escolas de surdos, gravações e filmagens acerca das práticas pedagógicas em escolas de surdos do Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Aprimoramento e manutenção dos cursos de educação a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
Descrição: O Projeto abrange o trabalho apoio/suporte aos alunos e tutores do Curso de Educação Especial a distância, bem como a novos estudantes que almejam ingressar neste Curso. Produção de materiais e documentos referentes ao andamento do Curso, leitura e organização da materialidade a que o projeto esteja envolvido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial: IX Seminário do Curso de Educação Especial
Descrição: Organização de um evento para o centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria que reuniu importantes professores/palestrantes em discussões acerca das pesquisas em educação especial na atualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A produção de práticas discursivas no campo da educação especial no contexto da racionalidade inclusiva
Descrição: A temática envolve discussões acerca do que está sendo produzido discursivamente no campo da educação especial e como aparece em efeito nas políticas públicas e escolas tidas como inclusivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa constitui-se como um subprojeto da investigação ?Educação inclusiva e subjetividades docentes?, desenvolvida pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq). Tem por objetivo investigar os desdobramentos das políticas públicas de inclusão na sociedade brasileira, bem como problematizar os efeitos de tais políticas nos processos de subjetivação de docentes de escolas públicas brasileiras. Para tanto, realizar-se-á uma análise de dois grupos de materiais: o primeiro constituído por políticas de inclusão voltadas para a educação inclusiva, produzidas no Brasil, durante as duas últimas décadas; o segundo constituído por entrevistas abertas realizadas com docentes, responsáveis em materializar ações de inclusão e de educar sujeitos historicamente marcados pela discriminação negativa. Para as análises, partir-se-á da noção de inclusão como imperativo mobilizado pela escola, esta entendida como maquinaria moderna de objetivação e de subjetivação dos indivíduos. Como meta a ser atingida com a pesquisa, pensa-se em produzir dados capazes de subsidiarem novas políticas de inclusão educacional, bem como outras pedagogias para a formação de professores e outras práticas escolares visando uma educação inclusiva. Também, visa produzir dados referentes aos processos de subjetivação docentes que subsidiem a criação de pesquisas aplicadas ao campo da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Natalia de Oliveira - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Coordenador / Priscila Turchiello - Integrante.Financiador(es): Fundo de Incentivo a Pesquisa - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Projeto de Estimulação Essencial do Nepes (PEEN)
Descrição: O Projeto de extensão consiste em atendimentos a crianças de 0 a 5 anos de idade que necessitam de maior estimulação motora e cognitiva para o seu desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - Atual
Reoferta dos Cursos de Educação a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
Descrição: O Projeto de Ensino consiste em dar subsídios aos alunos do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) no que se refere às participações nas disciplinas de cada semestre, entrega de documentos obrigatórios para a formação do aluno; suporte aos professores e Coordenação do Curso em relação à manipulação de materiais pedagógicos e participação em reuniões de órgãos do Colegiado..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, N.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; ALMEIDA, Laisa de Castro. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. In: III Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Criciúma. Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporânea, 2018. v. 3.

2.
OLIVEIRA, N.; ALMEIDA, Laisa de Castro. ; BERAS, J.J. . Culturas Surdas/ Identidades/ Língua de Sinais: elementos estratégicos da educação bilíngue no contexto das escolas de surdos. In: 7º SBECE Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º SIECE Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: PPGEDU, 2017., 2017.

3.
OLIVEIRA, N.; MENEZES, Eliana ; TURCHIELLO, Priscila . Problematizações sobre discursos inclusivos e seus efeitos em termos de subjetivação docente. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada, 2014.

4.
OLIVEIRA, N.; MENEZES, Eliana ; TURCHIELLO, Priscila . Inclusão, Educação Especial e a produção de práticas de normalização. In: VII CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

5.
OLIVEIRA, N.; TREVISAN, A. ; MACHADO, V. . CENTRO VIRTUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REDES DE CONHECIMENTO. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, N.; BRIDI, F. ; WEBER, R. . Estágio Supervisionado em Dificuldades de Aprendizagem: o desafio de trabalhar com dois alunos com dislexia. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, N.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; WEBER, R. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

2.
OLIVEIRA, N.; ALMEIDA, Laisa de Castro. ; BERAS, J.J. . Escolas de surdos e a produção de cultura: representações do bilinguismo. In: I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM DISCUSSÃO, 2017, Porto Alegre. I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o ensino e a aprendizagem em discussão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, N.; BORGES, C. . Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial - Momento Cultural: Peça teatral 'O Leão e o Ratinho'. 2014. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, N.. Participação em banca de Luciane Elis Vivian.Estágio Supervisionado/Surdez. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
OLIVEIRA, N.. Participação em banca de Milena de Macedo Alves.Relatório de Estágio Supervisionado/Surdez. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, N.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; DAMILANO, J. L. P.. Comissão de avaliação de tutotria para o Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância). 2017. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão.ESCOLAS DE SURDOS E A PRODUÇÃO DE CULTURA: REPRESENTAÇÕES DO BILINGUISMO. 2017. (Seminário).

2.
7° Seminário Brasileiro/ 4° Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.CULTURAS SURDAS/ IDENTIDADES/ LÍNGUA DE SINAIS: ELEMENTOS ESTRATÉGICOS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE SURDOS. 2017. (Seminário).

3.
aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) com a temática: Desafios da Educação Brasileira em Tempos Sombrios. 2017. (Seminário).

4.
Educação Escolar Bilíngue/Cultural de Surdos. 2017. (Congresso).

5.
IV Seminário de Línguas e Identidades surdas na Fronteira.A Educação Bilíngue e a Língua Brasileira de Sinais no Contexto nas Escolas de Surdos do Rio Grande Do Sul. 2017. (Seminário).

6.
palestra de lançamento do livro ?Elogio da Escola?, do professor Jorge Larrosa, na Universidade de Santa Cruz (Unisc). 2017. (Encontro).

7.
Seminário Especial: Escritura y viedograbaciones: un caso de política lingüística para los sordos. 2017. (Seminário).

8.
Setembro azul 2017. 2017. (Encontro).

9.
XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino Americano de Educação Especial.Movimentos Teóricos e Práticos: Um Relato de Experiência de uma Viagem pelo Estágio Curricular de Surdez. 2017. (Seminário).

10.
XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino Americano de Educação Especial. 2017. (Seminário).

11.
XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino Americano de Educação Especial.A educação bilíngue no contexto das escolas de surdos do Rio Grande do Sul. 2017. (Seminário).

12.
CBEE VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016. 2016. (Congresso).

13.
II Seminário Internacional Michel Foucault - Cinquentenário de As palavras e as coisas. 2016. (Seminário).

14.
30ª Jornada Acadêmica Integrada. Estágio Supervisionado em Dificuldades de Aprendizagem: o desafio de trabalhar com dois alunos com dislexia. 2015. (Congresso).

15.
Homens e mulheres: entre as relações de poder e o poder das relações. 2014. (Encontro).

16.
Jornada Acadêmica Integrada.Problematizações sobre discursos inclusivos e seus efeitos em termos de subjetivação docente. 2014. (Seminário).

17.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Inclusão, Educação Especial e práticas de normalização. 2014. (Congresso).

18.
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2014. (Congresso).

19.
V Seminário Nacional de Formação de Professores: o protagonismo das Instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão de. 2014. (Seminário).

20.
28º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. 2013. (Outra).

21.
Seminário dos Laboratórios de Metodologia do Ensino: Estratégias Educacionais no Contemporâneio. 2013. (Seminário).

22.
Seminário dos Laboratórios de Metodologia do Ensino: Estratégias Educacionais no Contemporâneo. 2013. (Seminário).

23.
VIII Seminário de Educação Especial - Campo teórico-prático e/ou serviço técnico?. 2013. (Seminário).

24.
VIII Seminário de Educação Especial - Campo Teórico-prático e/ou serviço técnico?. 2013. (Seminário).

25.
27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Centro Virtual de observação de professores: tecendo redes de conhecimento.. 2012. (Outra).

26.
As figuras éticas e políticas do cuidado na Contemporaneidade: o si mesmo em Heidegger, Foucault e Agambem. 2012. (Outra).

27.
Reconhecimento, Subjetividade e Formação em Hegel. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, N.. Educação Escolar Bilíngue/Cultural de Surdos. 2017. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, N.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . IX Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 11:23:04