Paulo Sérgio Ferigollo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1617920682857208
  • Última atualização do currículo em 28/03/2018


Graduando em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal Catarinense Campus Luzerna, está à procura de um estágio para adquirir experiência e desenvolver algum projeto na área de controle que sirva como trabalho de conclusão de curso. Durante os estudos, foi bolsista de trabalhos de pesquisa e extensão onde capacitou-se em gestão e execução de projetos desenvolvidos de forma individual e coletiva. Planejou e escreveu uma proposta de automação residencial com o uso de processamento de imagens, a qual trouxe equipamentos e bolsas para a instituição. Desenvolveu também, em parceria com uma empresa do ramo, uma planta automatizada para produção de cerveja artesanal. Teve trabalhos premiados em três eventos, sendo dois deles nacionais. Concluiu quatro meses de estágio na empresa Automatic e, com isso, adquiriu experiência em projetos elétricos de quadros e painéis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Sérgio Ferigollo
Nome em citações bibliográficas
FERIGOLLO, P. S.


Formação acadêmica/titulação


2012
Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Técnica José Cañellas, EETJC, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Automatic Ind. e Com. de Equip. Elétricos LTDA, Automatic, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário no setor de projetos elétricos., Carga horária: 30



Projetos de extensão


2016 - Atual
Desenvolvimento de um kit didático composto por uma planta de nível e uma interface gráfica para aplicação de controladores de uma maneira simples e didática utilizando a comunicação entre Matlab® e microcontrolador AVR®.
Descrição: O presente projeto visa dar continuidade a dois projetos já iniciados e finalizados de editais anteriores nos anos de 2014 e 2015 e, como o do ano anterior, segue no ramo de desenvolvimento de sistemas didáticos para a aplicação experimental de controladores pelos alunos da Engenharia de Controle e Automação (ECA) do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Luzerna e, possivelmente, de todo o Brasil. A falta de equipamentos específicos para experimentação nas mais variadas áreas do conhecimento faz com que o aprendizado do conteúdo lecionado em sala de aula torne-se um processo lento e menos interessante (Olinger, 2002). Uma vez que o curso de ECA do IFC campus Luzerna está em crescente expansão e visando gerar uma melhor absorção no processo ensino-aprendizagem da instituição em algumas disciplinas do curso, nas quais existe a demanda por plantas fabris reais, este projeto objetiva elaborar um sistema de controle de nível de dois tanques e uma interface gráfica de controle e supervisão simples de ser utilizada. O objetivo é propiciar a aplicação de controladores em uma planta real, incentivando o estudo de sistemas embarcados e, ainda, dando suporte ao entendimento e aplicação de disciplinas de controle em sistemas físicos reais. O kit a ser elaborado será composto por três tanques, dois com a opção de ter seus níveis controlados e um terceiro, como reservatório para alimentação dos outros dois, um sistema de bombas e mangueiras interligando os tanques e fazendo com que haja fluxo de água entre eles e, ainda, sensores ultrassônicos para medições dos níveis de cada um dos dois tanques controlados. Para realizar a aquisição de dados da planta física será utilizado um controlador AVR® e, para transmitir as informações ao Matlab®, será empregado o programa, parcialmente elaborado, que executa a comunicação de hardware e software através de uma comunicação serial. A interação do operador com a planta se dará a partir de uma interface gráfica intuitiva em ambiente Matlab® que apresentará todas as variáveis necessárias para um melhor entendimento do funcionamento de controladores embarcados na prática. O projeto pretende também elaborar um tutorial para utilização do kit e parametrização das variáveis existentes na interface. Espera-se obter como resultado final um kit aberto que seja aplicável nos cursos de Engenharia de Controle e Automação de todo o Brasil e que apresente baixo custo relativo de construção e simplicidade para sua utilização..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Sérgio Ferigollo - Coordenador / Antônio Ribas Neto - Integrante / Thiago Javaroni Prati - Integrante.
2015 - 2015
Desenvolvimento de algoritmos e rotinas de controle aplicadas utilizando o software MATLAB e o Arduino
Descrição: O presente projeto visa dar continuidade aos dois projetos já iniciados e finalizados anteriormente, nos anos de 2013 e 2014. O foco principal deste projeto é realizar melhorias no projeto de desenvolvimento do ambiente de controle e monitoramento em tempo real utilizando o software MATLAB e o Arduino e realizar algoritmos e rotinas de controle para dois protótipos de plantas industriais, montadas nos projetos integradores do curso técnico e superior desta instituição, para depois expandir os procedimentos para outros protótipos. Os projetos anteriormente propostos tinham como objetivo principal a criação de uma interface para controle no software citado acima. Já este intenciona promover melhorias no projeto da interface, e ir além, gerar algoritmos e rotinas de controle para os processos a serem controlados. Estes algoritmos e rotinas devem ser usados nas disciplinas do curso superior de Engenharia de Controle e Automação, como Sistemas Realimentados, Controle Multivariável e Controle Discreto da instituição de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Sérgio Ferigollo - Integrante / Antônio Ribas Neto - Coordenador / Rafael Garlet de Oliveira - Integrante.
2014 - 2014
Desenvolvimento de um ambiente de controle e monitoramento em tempo real utilizando o software Matlab e o Arduino
Descrição: O projeto visa a criação de uma interface no software MatLab® utilizando a placa eletrônica de programação Arduíno®. Este projeto é a continuação e melhoria de um projeto proposto anteriormente cuja objetivo principal era a criação de uma interface no software citado acima, já este intenciona terminar o projeto da interface, e ir além, fazendo uso do Arduíno para realizar o meio de campo entre o software MatLab® e os processos a serem controlados. Projeto submetido ao Edital nº 17/2014 - Interno IFC Câmpus Luzerna..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Sérgio Ferigollo - Integrante / Antônio Ribas Neto - Coordenador / Rafael Garlet de Oliveira - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2FERIGOLLO, P. S.2016 FERIGOLLO, P. S.; RIBAS NETO, A. . Desenvolvimento de protótipo didático de tacogeração utilizando Arduino e Matlab para ensino de Controle Automático. Ciência, Inovação e Tecnologia, v. 1, p. 74-81, 2016.

2.
1FERIGOLLO, P. S.2016 FERIGOLLO, P. S.; RIBAS NETO, A. . Desenvolvimento de protótipo didático de tacogeração utilizando Arduino e Matlab para ensino de Controle Automático. Revista Técnico-científica, v. 1, p. 1-16, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FERIGOLLO, P. S.; RIBAS NETO, A. . DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DIDÁTICO DE TACOGERAÇÃO UTILIZANDO ARDUINO E MATLAB PARA ENSINO DE CONTROLE AUTOMÁTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERIGOLLO, P. S.; RIBAS NETO, A. . DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA A APLICAÇÃO DE CONTROLADORES EM PLANTAS REAIS UTILIZANDO ARDUINO® E MATLAB®. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERIGOLLO, P. S.; RIBAS NETO, A. ; PRATI, T. J. . DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA APLICAÇÃO DE CONTROLADORES DE UMA MANEIRA SIMPLES E DIDÁTICA EM UMA PLANTA DE NÍVEL UTILIZANDO MATLAB® E MICROCONTROLADOR AVR®. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Desenvolvimento de protótipo didático de tacogeração utilizando Arduino e Matlab para ensino de Controle Automático. 2016. (Congresso).

2.
Feira de Iniciação Científica e Extensão. DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA A APLICAÇÃO DE CONTROLADORES EM PLANTAS REAIS UTILIZANDO ARDUINO® E MATLAB®. 2016. (Feira).

3.
Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. 2016. (Congresso).

4.
Semana da Ciência e Tecnologia. Sistema de controle com parâmetros móveis e visualização das variáveis envolvidas no processo. 2015. (Feira).

5.
Semana da Ciência e Tecnologia. Desenvolvimento de um sistema de controle e monitoramento em tempo real utilizando o software Matlab® e o Arduino. 2014. (Feira).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 8:48:48