Mauricio da Silva Oliveira Junior

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  • Última atualização do currículo em 27/11/2017


Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado em Letras, área de concentração Linguística Aplicada (2017), também pela UFRN. Atualmente é diagramador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design Gráfico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauricio da Silva Oliveira Junior
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA JUNIOR, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: EMBATES DIALÓGICOS EM UM PAÍS DIVIDIDO: A RESPONSIVIDADE DAS CHARGES DE IVAN CABRAL NO PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria da Penha Casado Alves.
Palavras-chave: Charge; Ivan Cabral; Relações dialógicas; Responsividade; Enunciado concreto; Impeachment de Dilma Rousseff.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2009
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Charge como Notícia.
Orientador: Vicente Serejo.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diagramador, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de material para Educação a Distância.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação Mediada por Tecnologia para Formação Sociotécnica e Humana em Saúde: análise de dados em cursos de pós-graduação em saúde da família.
Descrição: A área de learning analytics surgi da necessidade de produção de métricas e indicadores para a produção de informações e conhecimento que possam melhorar o processo de avaliação, monitoramento, acompanhamento, controle e gestão na área de educação a distância. Os ambientes virtuais de aprendizagem normalmente possuem alguns tipos de relatórios, todavia, estes são pobres quanto as informações, pois geralmente disponibilizam apenas dados que apontam aspectos gerais sobres as bases acadêmicas dos cursos, disciplinas, tutores e alunos. Quando se trata de educação a distância é importante destacar é modelo de educacional que cada vez mais ganha espaço, e está se tornando um dos principais instrumentos de formação em todo o mundo, hoje as grandes universidades já dispõe de cursos online, como exemplo citamos a Universidade de Harvard, que desenvolveu um plataforma própria para isso. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou suas ofertas na área da educação a distância em 2001, e atualmente já desenvolveu mais de 20 plataformas educacionais para formação a distância, dentre estas é possível citar algumas: Plataforma para Formação dos Voluntários da Copa do Mundo, Plataforma para Preparação do ENEM, Escola de Você, Educação Livre e o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Todas essas plataforma contribuíram com a formação de mais de 1000000 (um milhão) de cursistas. Hoje o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN é um dos lideres no Brasil na área do desenvolvimento tecnologias educacionais em saúde. Este aspecto, permitiu identificar que um dos maiores desafios para a gestão da educação a distância está em aumentar a escala no processo de formação e manter a qualidade do ensino, todavia, esse binômio só é alcançado quando subsidiado por tecnologias que possam auxiliar nos processo de tomada de decisão. É importante destacar que o uso de técnicas do learning analytics permite a construção de mecanismos de conhecimento que podem melhorar todo o processo da EaD, tratando da analise de dados da gestão, dos itinerários formação produzidos pelos docentes e dos itinerários de formativos percorridos pelos discentes. Para tanto, se utilizando de técnicas de aprendizagem de máquinas e de mineração de dados. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo primário a construção de uma arquitetura de informação baseada em machine learning que possibilite a analise online de grandes conjuntos de dados educacionais (learning analytics) a fim de favorecer a qualidade dos processos decisórios em torno da educação a distância na área da saúde. Como objeto de estudo será aplicado um curso de pós-graduação em saúde, cuja a base de dados será de mais de 2000 estudantes, todos anonimizados e em processo de formação, sendo este necessário para validar os algoritmos e sistemas de desenvolvidos, sobretudo para analises online..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Coleção 15 anos SEDIS/UFRN
Descrição: As ações da SEDIS/UFRN nos últimos 15 anos tiveram grande importância na educação brasileira, principalmente na região nordeste e no estado do Rio Grande do Norte, e é necessário que essas ações sejam coletadas, sistematizadas e publicadas e sirvam como paramentos teóricos e práticos para ações futuras desta e de outras instituições públicas de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
i Oficina de Integração e hackton de produção do #susconecta e plataformas associadas (AVASUS, PSBE e Comunidade de Práticas)
Descrição: A I Oficina de Integração e hackton de produção do #susconecta e plataformas associadas (AVASUS, PSBE, #susconecta e Comunidade de Práticas), visou Integrar as equipes UFRN e externos; Implementar metodologia de processos e projetos, além de Colocar a mão na massa e produzir entregáveis durante a oficina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
i OFICINA DE GESTÃO E PROCESSOS DE TRABALHO DO LAIS
Descrição: Avaliar e melhorar a Gestão de Processos de Trabalho do Laboratório de Inovacao Tecnológica em Saúde - LAIS, neste sentido foi apresentado aos participantes a história do LAIS desde sua fundação, além de dar pubicização de todas as áreas/núcleos/coordenações, para em seguida, apresentarem os respectivos fluxos de processos de trabalho, alinhado ao novo Mapa Estratégico do LAIS..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
CULTURA E CIDADANIA: A EDUCAÇÃO PELAS NOTAS MUSICAIS
Descrição: O projeto propõe a estruturação, execução, impressão, divulgação e distribuição da quarta edição da revista cultural ?BASCULHO? que apresentará a historicidade das Bandas de Músicas das cidades do Rio Grande do Norte onde a Universidade Federal do Rio Grande do Norte mantem polos de apoio presencial dos cursos de graduação a distância. A revista terá circulação estadual e distribuição em diversos espaços culturais e seu expediente será formado por Discentes dos cursos de graduação a distância, Técnicos Administrativos e Docentes da UFRN responsáveis por todo o processo de construção, editoração e distribuição da revista..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Mauricio da Silva Oliveira Junior - Integrante / Dickson de Oliveira Tavares - Integrante / Luciana Melo de Lacerda - Integrante / Carolina Costa de Oliveira Lima - Integrante / Carolina Aires Mayer - Integrante / Amanda Duarte Belém da Silva - Integrante / Anderson Gomes do Nascimento - Integrante / Kaline Sampaio de Araújo - Integrante / Letícia Cristina Torres de Azevedo Ortencio - Integrante / Fernanda Beatriz Souza de Oliveira - Integrante / José Correia Torres Neto - Integrante / Ione Rodrigues Diniz Morais - Coordenador / GLÊNIA MARIA DA SILVA FREITAS - Integrante / AMANDA DA COSTA MARQUES - Integrante / MAÍRA CAROLINE FREITAS DOS SANTOS - Integrante.
2016 - Atual
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MICROBIOLOGIA PARA AULAS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DA UFRN
Descrição: Pretende-se produzir vídeos, com auxílio do Setor de Vídeo, vinculado a Coordenação de Produção de Materiais Didáticos da SEDIS/UFRN, para uso na introdução das aulas práticas, demonstrando os experimentos a serem executados pelos alunos e vídeos-aula de alguns tópicos de aula teóricos, expositivos de conteúdos de Microbiologia oferecidas para cursos de graduação presenciais para serem usados em aula e/ou disponibilizados pela internet. O material produzido será usado inicialmente nas aulas das disciplinas DMP0029 (Microbiologia para Enfermagem,75 horas-aulas), DMP0041 (Microbiologia para Nutrição, 45 horas-aulas) e DMP0044 (Bacteriologia para Biomedicina, 90 horas-aulas) oferecidas nos dois semestres regulares pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências desta universidade. Este projeto contempla cerca de 120-160 alunos por semestre. A demonstração pelo professor na bancada de trabalho no Laboratório de Ensino de Microbiologia das atividades a serem executadas nas aulas práticas é prejudicada porque a relação alunos/professor para este tipo de atividade é alta. Neste contexto, a projeção de um vídeo demonstrando a atividade a ser executada permitiria a visualização dos procedimentos de forma mais clara e visível para todos. Serão produzidas vídeo-aulas de algumas das aulas teóricas para testá-las como metodologia de ensino alternativa. A vídeo aula poderia ser vista pelo aluno em qualquer momento ou como uma forma de rever e fixar o conteúdo ministrado. Além disso, as vídeo-aulas poderiam ser disponibilizadas no Sigaa em caso de necessidade de ausência do professor por motivo de doença ou outro impedimento de realização do encontro presencial. Os vídeos- aulas poderiam ser usados em disciplinas de reposição e em regimes de exercícios domiciliares. A aceitação dos vídeos aulas será avaliada através de enquetes e questionários específicos comparando a satisfação com o uso destes vídeos em relação aos conteúdos ministrados de forma tradicional em sala de aula. Será comparado o desempenho na avaliação nas questões sobre o conteúdo na forma de vídeo com os ministrados de forma tradicional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MICROBIOLOGIA PARA AULAS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DA UFRN
Descrição: Pretende-se produzir vídeos, com auxílio do Setor de Vídeo, vinculado a Coordenação de Produção de Materiais Didáticos da SEDIS/UFRN, para uso na introdução das aulas práticas, demonstrando os experimentos a serem executados pelos alunos e vídeos-aula de alguns tópicos de aula teóricos, expositivos de conteúdos de Microbiologia oferecidas para cursos de graduação presenciais para serem usados em aula e/ou disponibilizados pela internet. O material produzido será usado inicialmente nas aulas das disciplinas DMP0029 (Microbiologia para Enfermagem,75 horas-aulas), DMP0041 (Microbiologia para Nutrição, 45 horas-aulas) e DMP0044 (Bacteriologia para Biomedicina, 90 horas-aulas) oferecidas nos dois semestres regulares pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências desta universidade. Este projeto contempla cerca de 120-160 alunos por semestre. A demonstração pelo professor na bancada de trabalho no Laboratório de Ensino de Microbiologia das atividades a serem executadas nas aulas práticas é prejudicada porque a relação alunos/professor para este tipo de atividade é alta. Neste contexto, a projeção de um vídeo demonstrando a atividade a ser executada permitiria a visualização dos procedimentos de forma mais clara e visível para todos. Serão produzidas vídeo-aulas de algumas das aulas teóricas para testá-las como metodologia de ensino alternativa. A vídeo aula poderia ser vista pelo aluno em qualquer momento ou como uma forma de rever e fixar o conteúdo ministrado. Além disso, as vídeo-aulas poderiam ser disponibilizadas no Sigaa em caso de necessidade de ausência do professor por motivo de doença ou outro impedimento de realização do encontro presencial. Os vídeos- aulas poderiam ser usados em disciplinas de reposição e em regimes de exercícios domiciliares. A aceitação dos vídeos aulas será avaliada através de enquetes e questionários específicos comparando a satisfação com o uso destes vídeos em relação aos conteúdos ministrados de forma tradicional em sala de aula. Será comparado o desempenho na avaliação nas questões sobre o conteúdo na forma de vídeo com os ministrados de forma tradicional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
REVISÃO, EDIÇÃO E ACESSIBILIDADE DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Descrição: O curso propõe-se a oferecer qualificação para profissionais iniciantes na atividade de revisão, de edição e de acessibilidade de textos. A atuação no campo editorial de alguns docentes envolvidos na concepção do curso permitiu detectarem-se lacunas na formação de profissionais que exercem a atividade de revisor textual. Em face dessa constatação, são abordadasaspectos do trabalho de revisão, de edição e de acessiblidade, abarcando conteúdos gramaticais e sua aplicação aos distintos gêneros discursivos. Destaca-se também a relação dialógica entre revisor e autor e o emprego de novas tecnologias no trabalho de revisão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Educação para o uso sustentável do planeta: divulgação e formação on-line para a educação básica por meio de um curso Massivo, aberto e Online (Massive Open Online Course-MOOC)
Descrição: Este MOOC, de natureza pluridisciplinar, procura integrar o conhecimento desenvolvido em diversas áreas da ciência para uma melhor compreensão dos aspectos que propõe. Pretende-se fornecer informação atualizada que permita uma visão estruturada e clara, permitindo uma argumentação lógica sobre questões de natureza ambiental que envolvem a biodiversidade, a degradação ambiental e a importância, para os sistemas vivos, dos tipos de energia a usar no futuro, de modo a criar a possibilidade de uma harmonização ambiental sustentável. São apresentados os vários tipos de energia disponíveis, começando pelas formas convencionais cuja utilização se manterá durante algumas décadas, ainda que, preferencialmente, de uma forma mais limpa. No capítulo sobre fontes de energias renováveis abordaremos a energia de origem eólica, das marés, solar, biomassa e a energia geotérmica. As grandes questões ambientais serão tratadas na perspectiva da educação para Desenvolvimento sustentável. Em especial, a Biodiversidade e seus Benefícios ambientais serão debatidos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Revista Basculho - Edição 3
Descrição: O projeto propõe a estruturação, execução, impressão, divulgação e distribuição da 3a edição da revista cultural denominada ?BASCULHO? que apresenta matérias sobre a Cultura Urbana envolvendo o registro da Memória Imaterial e Material de 12 localidades do RN onde a UFRN possui Polos de Apoio Presencial para os cursos de graduação a distância (PARMAMIRIM, NOVA CRUZ, LAJES, CURRAIS NOVOS, CAICÓ, LUÍS GOMES, MARCELO VIEIRA, MARTINS, CARAÚBAS, MOSSORÓ, GROSSOS, MACAU, GUAMARÉ, SÃO GONÇALO DO AMARANTE e EXTREMOZ). A revista terá circulação estadual e distribuição em diversos espaços culturais e seu expediente será formado por Discentes dos cursos de graduação a distância, Técnicos Administrativos e Docentes da UFRN responsáveis por todo o processo de construção, editoração e distribuição da revista..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mauricio da Silva Oliveira Junior - Coordenador / Dickson de Oliveira Tavares - Integrante / Luciana Melo de Lacerda - Integrante / Carolina Costa de Oliveira Lima - Integrante / Carolina Aires Mayer - Integrante / Amanda Duarte Belém da Silva - Integrante / Anderson Gomes do Nascimento - Integrante / Kaline Sampaio de Araújo - Integrante / Letícia Cristina Torres de Azevedo Ortencio - Integrante / Renilson Aurélio Ferreira Filho - Integrante / Alice Câmara Rosa - Integrante / Fernanda Beatriz Souza de Oliveira - Integrante / José Correia Torres Neto - Integrante / Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo - Integrante / Ione Rodrigues Diniz Morais - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
FOTEC
Descrição: Agência Experimental de Fotografia - UFRN. Projeto de extensão da disciplina fotojornalismo ministrada pelo Prof. Dr. Itamar Nobre..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Mauricio da Silva Oliveira Junior - Coordenador / Itamar Nobre - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design Gráfico.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Diagramação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ilustração.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Escritor.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Akynara Aglaé ; DIAS, A. P. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; GUSMAO, C. M. G. ; NAGEM, D. A. P. ; LINS, H. W. C. ; SILVA JUNIOR, J. A. ; MACHIAVELLI, J. L. ; ARAUJO, K. S. ; COUTINHO, K. D. ; CORTEZ, L. R. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. S. ; VALENTIM, R. A. M. . Design instrucional para cursos a distância: Um guia para construção de material didático do AVASUS. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. v. 1. 28p .

2.
LIMA, T. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. S. . Humor Acima de Tudo 2. 1. ed. , 2012. v. 1. 180p .

3.
LIMA, T. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. S. ; BRITO, M. A. . Humor Acima de Tudo. 1. ed. , 2010. v. 1. 174p .

4.
LIMA, T. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. S. . Concerto para Triângulo em Dó Maior. 1. ed. , 2008. v. 1. 156p .

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA JUNIOR, M. S.. Como criar uma marca diferente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA JUNIOR, M. S.. Como criar uma identidade visual ou design editorial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHAINE, D. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. S. . Meu Carango na TV. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA JUNIOR, M. S.. InDesign Básico. 2015. .



Patentes e registros



Programa de computador
1.
DIAS, A. P. MORAIS, A. H. F. REGO, A. H. G. SILVA, A. N. ARAUJO, B. G. GUERRA NETO, C. L. B. BARROS, D. M. S. NAGEM, D. A. P. GUSMAO, E. H. O. SILVA, E. C. O. HEKIS, H. R. MORAIS, I. R. D. DINIZ JUNIOR, J. SANTOS, J. P. Q. BARBOSA, J. G. ARAUJO, K. S. COUTINHO, K. D. MOURA, L. C. M. A. CORTEZ, L. R. DANTAS, M. C. R. REGO, M. C. F. D. FERREIRA, M. A. C. OLIVEIRA JUNIOR, M. S. CARDOSO, P. H. GUERRA, P. V. A. , et al.MORAIS, P. S. G. VALENTIM, R. A. M. ALVES, R. L. S. SILVA, R. D. SA, S. R. BEZERRA, S. F. A. ; AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS - AVASUS 1.0. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001826-7, data de registro: 19/12/2016, título: "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS - AVASUS 1.0" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Marca registrada
1.
 OLIVEIRA JUNIOR, M. S.. Mauricio Design. 2011, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 904392660, título: "Mauricio Design" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
 OLIVEIRA JUNIOR, M. S.. Mauricio Design. 2011, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 904392775, título: "Mauricio Design" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, I. S. L.; OLIVEIRA JUNIOR, M. S.; TAVARES, D. O.. Banca de Seleção de Programador Visual (Diagramação). 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Elaboração de Material Didático - IF Goiano.Elaboração de Material Didático. 2016. (Outra).

2.
GELNE. 2016. (Outra).

3.
GELNE.Reverberação de Charges Online. 2016. (Outra).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
DIAS, A. P. MORAIS, A. H. F. REGO, A. H. G. SILVA, A. N. ARAUJO, B. G. GUERRA NETO, C. L. B. BARROS, D. M. S. NAGEM, D. A. P. GUSMAO, E. H. O. SILVA, E. C. O. HEKIS, H. R. MORAIS, I. R. D. DINIZ JUNIOR, J. SANTOS, J. P. Q. BARBOSA, J. G. ARAUJO, K. S. COUTINHO, K. D. MOURA, L. C. M. A. CORTEZ, L. R. DANTAS, M. C. R. REGO, M. C. F. D. FERREIRA, M. A. C. OLIVEIRA JUNIOR, M. S. CARDOSO, P. H. GUERRA, P. V. A. , et al.MORAIS, P. S. G. VALENTIM, R. A. M. ALVES, R. L. S. SILVA, R. D. SA, S. R. BEZERRA, S. F. A. ; AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS - AVASUS 1.0. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001826-7, data de registro: 19/12/2016, título: "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS - AVASUS 1.0" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Akynara Aglaé ; DIAS, A. P. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; GUSMAO, C. M. G. ; NAGEM, D. A. P. ; LINS, H. W. C. ; SILVA JUNIOR, J. A. ; MACHIAVELLI, J. L. ; ARAUJO, K. S. ; COUTINHO, K. D. ; CORTEZ, L. R. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. S. ; VALENTIM, R. A. M. . Design instrucional para cursos a distância: Um guia para construção de material didático do AVASUS. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. v. 1. 28p .


Programa de Computador registrado
1.
DIAS, A. P. MORAIS, A. H. F. REGO, A. H. G. SILVA, A. N. ARAUJO, B. G. GUERRA NETO, C. L. B. BARROS, D. M. S. NAGEM, D. A. P. GUSMAO, E. H. O. SILVA, E. C. O. HEKIS, H. R. MORAIS, I. R. D. DINIZ JUNIOR, J. SANTOS, J. P. Q. BARBOSA, J. G. ARAUJO, K. S. COUTINHO, K. D. MOURA, L. C. M. A. CORTEZ, L. R. DANTAS, M. C. R. REGO, M. C. F. D. FERREIRA, M. A. C. OLIVEIRA JUNIOR, M. S. CARDOSO, P. H. GUERRA, P. V. A. , et al.MORAIS, P. S. G. VALENTIM, R. A. M. ALVES, R. L. S. SILVA, R. D. SA, S. R. BEZERRA, S. F. A. ; AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS - AVASUS 1.0. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001826-7, data de registro: 19/12/2016, título: "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS - AVASUS 1.0" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




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