Adson Alves da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8302896802691062
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Ex Atleta Profissional de Futebol com Atuações em Clubes de Expressão no Futebol Nacional, e Internacional como: Clube Náutico Capibaribe(2004), Sport Club do Recife (2006-2007), Gondomar -PT (2007-2008), AC OULU- FI (2009), Botafogo-PB (2010). Atualmente é Mestrando em Educação Física (PPGEF-UNIVASF), graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) . Membro do Grupo de Estudo em Psicologia do Esporte e do Exercício (GEPEEX) CNPQ/UNIVASF. Atua na área de de Educação física e esportes, destacando-se principalmente, os seguinte temas: psicologia do esporte, esporte e exercício. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adson Alves da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. A.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação Física.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Habilidades de coping e sua relação com a ansiedade, estresse, burnout e depressão em jogadores de futebol da categoria sub-20 da Região Nordeste,Orientador: José Roberto Andrade do Nascimento Junior.
2014 - 2017
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Aptidão física de escolares do ensino médio da escola de aplicação professora Vande de Souza Ferreira.
Orientador: José Fernando vila nova de moraes.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
colegio modelo, CMLEM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: graduaçao, Enquadramento Funcional: graduação

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , cefis, .

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , cefis, .



Linhas de pesquisa


1.
Benefícios psicológicos da prática de exercício físico
2.
Desempenho físico, técnico-tático e psicológico de atletas jovens e adultos


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudo do desenvolvimento das variáveis psicológicas e comportamentais de atletas jovens e adultos.
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar o desenvolvimento das variáveis psicológicas e comportamentais de atletas jovens e adultos. Participarão do estudo os atletas de esportes individuais e coletivos de diferentes regiões do país. A coleta de dados será realizada entre os anos de 2016 a 2019. Serão utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: Escala de Ansiedade-Estado Competitiva (CSAI-2), Ansiedade-Traço (SCAT), Escala de Auto Eficácia Geral Percebida, Escala de Motivação para o Esporte-II (SMS-II), Perfil do Estado de Humor (POMS), Inventário Atlético de Estratégias de Coping (ACSI-28), Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas (RESTQ-Sport), Questionário de Orientação às Metas (TEOSQ), Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta (CART-Q), Questionário de Ambiente de Grupo (GEQ), Questionário de Conflito de Grupo (GCQ), Questionário de Burnout para Atletas (QBA), Escala Multidimensional de Perfeccionismo no Esporte-2 (SMPS-2), Escala de Esperança Disposicional (EED), Escala da Paixão para o Esporte (PS) e a Escala de Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas no Esporte (BNSSS). Espera-se que com os resultados das pesquisas desenvolvidas dentro desse projeto, junto a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e as Secretarias de Esportes, no que se refere às variáveis psicológicas, seja diagnosticar a saúde mental dos atletas, buscando demonstrar o impacto do ambiente esportivo na saúde de atletas jovens e adultos. Ao apontar relações causais entre as variáveis investigadas, buscar-se-á contribuir para o avanço científico na área. Além disso, as pesquisas desenvolvidas, ao utilizar um arcabouço teórico baseado em teorias e modelos teóricos devidamente estruturados, podem contribuir para a compreensão de forma lógica do objeto de estudo e consequente divulgação científica através da publicação dos resultados alcançados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adson Alves da Silva - Integrante / Carla Thamires Laranjeiras Granja - Integrante / Diego Rubinakes Amorim Brito - Integrante / Eliakim Cerqueira da Silva - Integrante / Josy Rawane da Silva Paulo - Integrante / Maria Lara da Costa Santos - Integrante / Mauro Moreira dos Santos - Integrante / Roxana Soares Miranda Ferreira - Integrante / Hareta Fernandes da SIlva - Integrante / Denise da Silva Bomfim - Integrante / Deborah Silva de Menezes - Integrante / Ana Carolina Pereira Eugênio - Integrante / Luiz Martins Alves - Integrante / Jose Roberto Andrade do Nascimento Junior - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. A.. CARACTERÍSTICAS PERFECCIONISTAS DE JOGADORES DE FUTSAL: UM ESTUDO EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO DE JOGO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, A. A.. O TEMPO NA EQUIPE E A POSIÇÃO DE JOGO SÃO FATORES INTERVENIENTES NA PERCEPÇÃO DE COESÃO DE GRUPO DE JOGADORES DE FUTSAL?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:21:11